Vivências da Monitoria de Odontologia em Saúde Coletiva: a importância na realização de Levantamentos Epidemiológicos



Baixar 24.98 Kb.
Encontro25.10.2017
Tamanho24.98 Kb.



Vivências da Monitoria de Odontologia em Saúde Coletiva: a importância na realização de Levantamentos Epidemiológicos

PELÚCIO, Thiago1;

FREITAS, Cláudia2;

CARVALHO, Lais Guedes Alcoforado de3;



1Professor orientador

2Professora Colaboradora

3Aluna Voluntária

Centro de Ciências da Saúde - CCS , Departamento de Clínica e Odontologia Social - DCOS, Programa de Monitoria

Resumo
A monitoria de Odontologia em Saúde Coletiva tem o objetivo o estudo do processo saúde- doença, apresentar a epidemiologia e como se dá a realização de levantamentos epidemiológicos, Políticas Nacionais de Saúde Bucal ,estão Pública, Mercado de trabalho e Evolução da Odontologia. Além disso, procura formar alunos que estejam aptos a enfrentar o Serviço Público de Saúde, tornando-se profissionais íntegros, humanizados e aptos à realização de atividades de promoção e prevenção à saúde.

É levantando informações a respeito dos reais problemas que atingem a população e procurar soluções para tais.

Justificativa:

Intensifica a colaboração do discente no trabalho realizado pelo docente, seja nas aulas expositivas, seja em levantamentos epidemiológicos ou atividades de educação e prevenção a saúde. A experiência vivida durante o período da monitoria proporcionou aprofundamento dos conhecimentos teóricos apresentados em sala de aula, onde possibilitou sua ampliação durante as atividades realizadas na disciplina.

Objetivo

O objetivo do presente trabalho é descrever a experiência vivida na monitoria volunária da disciplina de Odontologia e Saúde Coletiva. A monitoria é um projeto de extrema importância, pois permite ao aluno descobrir aptidões até então desnconhecidas, além de aprofundar conhecimentos científicos e permitir ao aluno que desenvolva-se dentro do contexto magistral. As atividades realizadas durante o período da monitoria constou de: Calibração dos Estudantes para realização de Levantamentos Epidemiológicos para os incides CPO-D e IHO-S em Escolas Municipais, Visita à Vigilância da Saúde, debates sobre Gestão em Saúde. Além disso, foi elaborado lista de exercícios contendo questões discursivas e objetivas sobre os assuntos apresentados em sala de aula.

Conclusão

A monitoria trás inúmeros benefícios ao discente, entre eles o interesse pela vida acadêmica, pesquisa científica, conhecimento prático e que possa adquirir capacidades até então desconhecidas.


Palavras- Chave: Saúde pública, Odontologia em Saúde Pública, Odontologia
Introdução
A disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva ministrada no 4 período, visa a formar um aluno que possua perspectivas para atuar no SUS. Sendo um fator a disciplina é indispensável na formação de tais, visto que o SUS é o principal mecanismo de direitos relativos à universalização da atenção à saúde (Nora e Torquato, 2011), além de ser a primeira atividade realizada por esses estudantes ao terminarem a graduação.

O monitor, juntamente com o professor e alunos, realizaram atividades de promoção e prevenção a saúde, permitindo que atuem na educação infantil, principalmente, informando sobre a saúde bucal, enfatizando a importância na higiene bucal e visita ao dentista. Este consiste num dos maiores desafios para a Odontologia atual. (Vasconcelos et al, 2001)


Discussão

Realização de levantamentos epidemiológicos em escolares de rede pública, através do CPO-d ou ceo, no período 2012.2 , é importante para proporcionar tanto ao monitor quanto ao aluno adquirir uma visão mais ampla do acometimento da cárie dentária, bem como refletir sobre medidas que possibilitem sua diminuição. O índice CPO-D é o preconizado pela OMS para medir e comparar a experiência de cárie na população, seu valor expressa a média de dentes cariados, perdidos e obturados (Cypriano et al, 2004). Para realização dos índices, foi realizado a calibração dos estudantes em sala de aula, assim como preconizado pela OMS.


Freitas et al, 2012, trás uma propostade realização de atividades extraclasses em unidades do Sitema público de saúde, onde há participação de alunos, professores, e profssionais da saúde pública. Durante as atividades que foram realizadas, tivemos o apoio tanto dos professores, como da equipe escolar e de saúde daquela região. Esse fato possibilitou uma melhor integração das atividades realizadas, pois não se limitou apenas aos professores e alunos, repercutindo assim, numa atividade onde obteve-se sucesso, uma vez que os cirurgiões-dentistas presenciaram a realidade de saúde bucal dauqelas crianças.

Os levantamentos epidemiológicos realizados ao longo do tempo com a presença do monitor, foi importante porque houve auxílio aos alunos que possuíam dúvida quanto ao diagnóstico de cárie e códigos utilizados no CPO-D, havendo sempre uma integração do conhecimento teórico-prático, além do olhar social. Além do crescimento do aluno, o monitor desenvolveu competência e aptidão para discutir sobre levantamentos epidemiológicos e fatores sociais relacionados a este.

Em relação, ainda, as atividades realizadas pelo monitor, foi possível despertar a compet6encia pedagógica para o magistério através de lista de exercícios teóricos. Os alunos responderam a questões vistas em sala de aula e também questões que os fizessem refletir sobre a saúde publica e levantamentos epidemiológicos. Dessa forma, o objetivo da monitoria onde o monitor deve colaborar com o discente nas atividades de ensino foi alcançado, havendo crescimento intelectual tanto do monitor quanto do aluno, já que houve trocas de conhecimentos.



CONCLUSÃO:
A monitoria de saúde coletiva em odontologia permitiu uma maior reflexão sobre a saúde pública do Brasil, além de estimular o monitor a estar atento as necessidades da população geral, e mais especificamente, dos alunos de Odontologia, ajudando-os tentando transferir e adquirir conhecimentos voltados para a saúde publica e pratica odontológica.

A experiência vivida na monitoria possibilitou um melhor entendimento teórico e pratico, onde será levado por toda a vida acadêmica e profissional.

Referências



  1. FREITAS, S. F. T.; CALVO, M. C. M.; LACERDA, J. T. Saúde coletiva e novas diretrizes curriculares em odontologia: uma proposta para graduação. Trab. educ. saúde,  v. 10, n. 2, 2012.

2-CYPRIANO, S; de SOUSA, M.L.R; WADA, R.S. Avaliação dos índices CPOD simplificados em levantamentos epidemiológicos de cárie dentária. Revista Saúde Pública v.39,n. 22. p.285/92. 2005


3-VASCONCELOS, R; MATTA, M.L. da; PORDEUS, I.A; DE PAIVA, S.M. Esocla: um espaço importante de de informação em saúde para a população infantil. PGR- Pós – Graduação. Revista Fac de Odontologia São José dos Cmapos. V.4, n. 3, set/nov 2001.
Catálogo: enex -> XVENID -> Monitoria%202013 -> CCS
CCS -> ElaboraçÃo de atlas histológico virtual do sistema tegumentar
CCS -> Experiências da monitoria de radiologia odontológica I
CCS -> O papel fisiológico do intestino grosso na absorçÃo de água, eletrólitos e outras substâncias
CCS -> DiferenciaçÃo histológica entre a ossificaçÃo endocondral e intramembranosa: preparaçÃo de material didático para a monitoria
CCS -> Tecidos epiteliais de revestimento
CCS -> ElaboraçÃo de atlas histológico digital do sistema muscular como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem
CCS -> ProduçÃo de um pôster exploratório do tecido epitelial glandular colaborando para o processo ensino-aprendizagem
CCS -> A importância do estudo anatômico do sistema muscular na homeostase corporal e tratamento das doenças musculoesqueléticas


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande