Ufv / V mcpg / Março-2006/ Engenharia Civil / 236



Baixar 4.57 Kb.
Encontro18.08.2019
Tamanho4.57 Kb.

UFV / V MCPG / Março-2006/ Engenharia Civil / 236
_______________________________________________________________

ANÁLISE DA MICROESTRUTURA DE SOLOS RESIDUAIS DE GNAISSE ESTABILIZADOS COM RBI GRADE 81 ATRAVÉS DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA

TRINDADE, Tiago Pinto da (Estudante); LIMA, Dario Cardoso de (Orientador); SCHAEFER, Carlos Ernesto G. Reynaud (Professor); FONTES, Maurício Paulo Ferreira (Professor); MACHADO, Carlos Cardoso (Professor); CARVALHO, Carlos Alexandre Braz (Professor)



A microscopia eletrônica de varredura (MEV) é um dos métodos que, na prática, vem sendo muito utilizado para o estudo da microestrutura de solos compactados e estabilizados quimicamente, pois tanto a compactação como as trocas catiônicas e as reações químicas de cimentação são susceptíveis de oferecer rearranjo estrutural. Na microscopia eletrônica de varredura, os sinais de maior interesse para a formação da imagem são os elétrons secundários e os retroespalhados. Os elétrons secundários fornecem imagem de topografia da superfície da amostra e são os responsáveis pela obtenção das imagens de alta resolução; já os retroespalhados fornecem imagem característica de variação de composição devido às diferenças na densidade atômica, onde os elementos de maior densidade apresentam maior brilho. Neste trabalho foram analisadas amostras de um solo residual maduro e um solo residual jovem sem e com a adição de 6% em peso do estabilizante químico RBI Grade 81. As amostras de aproximadamente 1 cm3 foram extraídas cuidadosamente (para evitar qualquer dano à microestrutura do material) de corpos-de-prova compactados na energia do ensaio Proctor Normal, em seguida foram secas em estufa a 50°C e fixadas em stubs (pequenas bases) de alumínio com o auxílio de fita adesiva com dupla face de carbono. Elas receberam uma cobertura de aproximadamente 20 nm de uma liga ouro-paládio, utilizando-se um metalizador modelo FDU 010 (Balzers, Inc., USA) antes de serem observadas em um microscópio eletrônico de varredura VP 1430 (LEO Electron Microscopy, Oberkochen, Germany) operando a uma voltagem de 15 kV. Tanto a metalização quanto a microscopia eletrônica de varredura foram realizadas no Núcleo de Microscopia e Microanálise (NMM) da UFV. Através das imagens de elétrons secundários obtidas no presente estudo foi possível observar mudanças na microestrutura e a formação de ligações de cimentação entre os microgregados dos solos estudados. (CAPES)


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande