Timbre da cnbb para carta em papel A4 (Médio)



Baixar 10.15 Kb.
Encontro28.06.2019
Tamanho10.15 Kb.

P nº 0932/09


POSICIONAMENTO DA CNBB A FAVOR

DAS INICIATIVAS QUE PROMOVEM A PAZ

ENTRE PESSOAS, POVOS, CULTURAS, IGREJAS E RELIGIÕES



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, a partir da fé cristã, manifesta o seu apoio a todas as iniciativas que promovem o encontro, o diálogo, a cooperação e a convivência pacífica entre pessoas, povos, culturas e religiões. No mundo plural no qual hoje vivemos, a acolhida, o diálogo, a convivência pacífica e a cooperação são exigências fundamentais para toda a humanidade. Judeus, Cristãos, Muçulmanos, Budistas, Hindus, tradições Afro-descendentes e pessoas de tantas outras expressões religiosas e culturais, cada uma com suas peculiaridades na forma e no conteúdo, podemos nos sentir irmanados na construção de um mundo de justiça, paz e liberdade para todos.


Urge superar tendências e exclusivismos que causam e intensificam as tensões e conflitos entre povos, culturas e religiões. É preciso construir caminhos de diálogo e de cooperação pelo exercício do respeito mútuo, da acolhida da diferença e do reconhecimento da liberdade religiosa de cada ser humano. Afirmamos, assim, que a paz é possível e que a vida é um valor sagrado, cooperando para a realização de um dos anseios fundamentais de toda a humanidade: shalom, salam, eirène, pax!
É preciso direcionar um olhar comum para o humano, para os seus valores e as vicissitudes do seu meio. Impõem-se para esse olhar comum: a afirmação da liberdade sócio-religiosa, com o respeito pela consciência de cada pessoa e de cada povo; um acordo básico sobre os fins e valores comuns e os meios para alcançá-los, que deve ser sobre os valores que trazem substância à vida pública e ao bem-estar neste mundo, como a sacralidade da vida, a justiça, a liberdade, a igualdade, a paz..., cujas raízes e significado pleno apresentam-se de modo variado nas diversas tradições dos povos; rejeição a toda atitude intolerante, autoritária e violenta, que transgrida os direitos de pessoas e povos e que cause tragédias amargamente sofridas pela humanidade como as guerras e os holocaustos.
Reiteramos a disposição da CNBB para o diálogo e a parceria com todas as pessoas e grupos que promovem iniciativas a favor da justiça e da paz, visando a promoção e a defesa da vida do ser humano e do planeta. Entendemos que tal é o caminho para o congraçamento dos povos, superando preconceitos, e atitudes de intolerância e de violência, religiosa ou politicamente fundamentadas.
Brasília, DF

Dom Geraldo Lyrio Rocha

Arcebispo de Mariana, MG

Presidente da CNBB


Dom Luiz Soares Vieira

Arcebispo de Manaus, AM

Vice-Presidente da CNBB


Dom Dimas Lara Barbosa

Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro

Secretário-Geral da CNBB






SE/Sul - Q. 801 - Conj. “B” - CEP 70200-014 - Caixa Postal 2037 - CEP 70259-970 - Brasília-DF - Brasil - Fone: (61) 2103-8300/2103-8200 - Fax: (61) 2103-8303

E-mail: secgeral@cnbb.org.br — Site: www.cnbb.org.br



Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande