Tecendo com miçangas



Baixar 23.22 Kb.
Encontro02.07.2019
Tamanho23.22 Kb.

BEADESIGNER 1.0
( Lea Kramer )




  1. Instalando o Beadesigner

Todos os arquivos necessários para rodar o programa estão no disquete. Para instala-los em seu computador, proceda da seguinte maneira:


1.- Abra o Windows Explorer ( gerenciador de arquivos )

2.- Crie uma pasta no drive C, com o nome “beadesigner”

Clique em “C” / Arquivo / Novo / Criar pasta /Nomeie a pasta como “beadesigner”

3.- Copie os arquivos : bdsnr.exe, vbrun300.dll, cmdialog.vbx e threed.vbx para esta pasta.

4.- Você pode também copiar para esta pasta, se preferir, os arquivos correspondentes aos manuais do programa e do tear: manualbead.doc e manualtear.doc Estes manuais abrirão no programa Word.

4.- Para abrir o programa, clique duas vezes sobre o arquivo bdsnr.exe

5. – Para abrir os manuais , clique duas vezes no arquivo correspondente.



  1. Observações

Este é um programa, criado por Leah Kramer, e esta em constante aperfeiçoamento. Para preservar seus trabalhos, salve-os freqüentemente e enquanto estiver utilizando o Beadesigner , sugere-se fechar os demais aplicativos.





  1. Descrição do programa

A tradução do manual original, foi feita considerando-se a utilização do programa em criação de desenhos a serem utilizados em tecelagem.

Ao iniciar o programa, você terá acesso a quatro menus: File, Pallete, Colors, Options.


    1. Menu “File”


New – Inicia um novo projeto. Abre-se uma janela, onde você pode escolher o tipo de ponto ( stitch type ), dimensões ( dimensions ), forma da miçanga ( bead shape ), e o tipo de gráfico.

No nosso caso, clique em “loom” ( tear ). O programa apresentará um gráfico quadriculado, de acordo com as dimensões escolhidas em “Dimensions”. Se você clicar em 10 x 10, aparecerá um gráfico quadriculado, com 10 linhas e 10 colunas.

Há duas formas de miçanga apresentadas no programa. Clicando em “Bead shape”, você informa ao programa se a miçanga que utilizará são quadradas ( square ) ou ovais ( Oval ).

Escolhidas as opções, clique em “Graph Draft” ou “Transparent Graph Draft”, para poder iniciar o projeto.

Obs: Se o gráfico não aparecer completo , clique novamente em “new”e repita o procedimento.

Open – Abre um projeto já existente. ( Você só pode abrir um projeto de cada vez )
Save – Salva seu projeto como “nomedoarquivo.bds”, para que você possa abri-lo mais tarde . A palheta de cores também é salva.
Save as Bitmap – Salva seu projeto como um arquivo “nomedoarquivo.bmp”, que você poderá imprimir utilizando o programa Windows Paintbrush ( Paint )
Save as Portable File – comando semelhante ao “Save”
Load Portable File – comando semelhante ao “Open”



    1. Menu “Pallete”


Assign Color to Palette – Através deste comando personalizamos a palheta , com a cores desejadas em nosso projeto. Escolha uma das cores apresentadas na janela que se abrir ou crie uma , clicando em “Definir cores personalizadas”. Depois clique em OK. O ponteiro do mouse se transforma em uma seta, que você deverá clicar em cima da palheta de cores do programa. Por exemplo, escolha a cor vermelha, clique em ok e leve o ponteiro do mouse até a palheta, clicando no quadrado à esquerda do item “Color 1”. Escolha outra cor, e repita o procedimento ao lado do item “Color 2”. Cada quadrado ficará preenchido com a cor escolhida. Você poderá escolher até 20 cores diferentes. Quando quiser utilizar uma determinada cor, basta clicar com o ponteiro do mouse na cor desejada, que esta se tornará a cor ativa. Onde você clicar em seu projeto com o ponteiro do mouse, o quadrado do desenho, adquirirá esta cor.

Você também poderá especificar um numero padrão, para identificar a cor, na pequena caixa de texto, que apresenta um numero zero.


Save Color Palette – Salva a palheta atual em um arquivo do tipo “nomedoarquivo.plt”. Assim você poderá utilizar esta mesma seleção de cores em outros projetos.
Load Color Palette – Carrega para a palheta uma seleção de cores previamente salva.



    1. Menu “Collor”


Exchange Colors – Antes de você selecionar esta opção , verifique se as duas cores que pretende alterar estão na palheta do programa.

Selecione esta opção, clique em uma das cores e depois na outra. Cada miçanga no gráfico que possui a primeira cor, será alterada para a segunda cor.


Set Background Color - Quando se inicia um projeto novo, o fundo ( background ) do gráfico pode ser branco ou transparente. Com este comando você trocará todas as miçangas que estiverem com a cor do fundo, pela nova cor escolhida. Não será modificada nenhuma outra miçanga do gráfico.

Antes de selecionar esta opção, verifique se a cor que você deseja esta na palheta. Selecione a opção, e então clique na cor desejada da palheta.


Create Row Color Chart – Com este comando crie um arquivo denominado “nomedoarquivo.txt”, que contém um texto representando seu projeto. Este arquivo pode ser impresso no bloco de notas ou Word. Opção indicada, para o caso em que você queira reproduzir um projeto mais tarde. Veja “Row Select Option Buttons” explicado mais adiante.



    1. Menu “Options”


Load Picture –Uma imagem é carregada sobre o gráfico do programa. Você pode carregar arquivos ( imagens ) com a terminação .bmp ( bitmap ) ou .wmf ( Windows metafile ). Se você deseja carregar qualquer outra imagem ( arquivo ) com a terminação .gif, .jpg, .tif, etc , os mesmos devem ser convertidos em .bmp ou .wmf antes de serem carregados

Um programa indicado para isto é o Paint Shop Pro.

A imagem carregada aparecerá nas mesmas dimensões do gráfico do programa. Clique então em “Refresh Graph” para passar o gráfico para cima da imagem.
Observação Importante: Esta opção só funciona para gráficos transparentes, isto é, ao abrir um novo gráfico ( file/new ), deve ser clicada a opção “Draw Transparent Graphic”.

Esta opção serve como orientação para se quadricular uma imagem e ter-se idéia do número de miçangas necessárias. O recurso de coloração da imagem ainda esta em desenvolvimento.


Change Picture Dimensios - com este comando se altera as dimensões da imagem carregada no gráfico. Inicialmente a imagem é carregada sobre todo o gráfico. Se quisermos alterar suas dimensões temos a possibilidade de faze-lo, redimensionando as dimensões da imagem.

As possibilidades são:


1. - Shrink or Grow :



  • Top / up ou down – altera o topo da imagem para baixo (down ) ou para cima (up), na quantidade de pixels indicada na janela que se abre ( digitar um valor entre os limites indicados ).

  • Bottom / up ou down – mesmo efeito acima, para a base da imagem.

  • Right / direita ou esquerda (setas ) – mesmo efeito, para a lateral direita da imagem.

  • Left / direita ou esquerda ( setas ) – idem para a lateral esquerda da imagem.

Exemplo: se quisermos colocar a imagem ( que inicialmente ocupa toda a área do gráfico ) para o canto esquerdo do mesmo, devemos clicar nas seguintes opções:

Top / down – indicar o nº de pixels (p.ex. 300 ) – isto baixa o topo da imagem

Right / esquerda ( o mesmo nº de pixels ) – leva a borda direita da imagem para o lado esquerdo.


Após estes comandos, clicar o botão “Refresh Graph” para o gráfico ficar por cima da imagem alterada.
2. – Shift – opção semelhante a anterior.

Unload Picture – Esta opção limpa o gráfico da imagem carregada sobre ele. Clique “Refresh Graphic” para redesenhar o gráfico após descarregar a imagem.

Zoom In – Esta opção fica disponível, dependendo das dimensões do gráfico. Aumenta o tamanho do gráfico até 100 %. Neste caso podem aparecer barras de rolagem, para que se possa visualizar as diversas partes do gráfico. Se estiver trabalhando com um gráfico transparente, você deverá clicar no botão “Refresh Graph “ após cada rolagem.

Zoom Out – Esta opção retorna a imagem ao seu tamanho original.
Calculations – Esta opção carrega uma janela com 4 sub-menus.


  • Pricing guide - Possibilita o cálculo do custo da peça. Você deve digitar o custo de material utilizado ( cost of material ); as horas gastas na execução da peça ( hours spent ) e o custo da mão de obra/ hora ( hourly wage ). Clicando então em “calculate”, o programa da o custo total da peça ( cost of piece ).

  • Conversions - Útil para a conversão em diversas unidades, para um determindado tipo de miçanga ( bead ) . Definido o tipo, você pode, por exemplo, saber quantas miçanga tem em um quilo de material.

  • Jewerly Design – volta ao programa original.

  • Exit - sair do programa.


Observações Finais
Este programa, de autoria de Lea Kramer, esta constantemente em desenvolvimento. Algumas opções indicadas no programa, não são mencionadas neste manual, pois não tem utilidade para a criação de gráficos a serem utilizados em tecelagem manual.
Dúvidas sobre as orientações aqui descritas, podem ser esclarecidas por email no seguinte endereço: aklippel@tecelagemanual.com.br
Visite nosso site ! Estamos sempre com novidades na área da tecelagem manual.

www.tecelagemanual.com.br

Engº Áquila Klippel




RESUMO DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA

PARA UM ARQUIVO NOVO

Definição das características do Projeto


  • Clique em “File / New”

  • Clique em “Loom” e defina as dimensões da peça e forma da miçanga ( square ou oval )

  • Clique em ”Draw Graph” ou “Draw Transparent Graph”


Escolha das Cores



  • Clique em “Palette / Assign Colors to Palete”

  • Na janela que abrir clique em cima da cor desejada

  • Clique OK

  • Com a seta que aparecer clique no quadrado esquerdo onde está escrito “Color 1”

  • Repita o procedimento, escolhendo outra cor e clique no quadrado ao lado de “Color 2”

Assim sucessivamente....


Criando o Design
Após escolher todas as cores que serão utilizadas, clique em “Color”, embaixo do quadro de cores selecionadas ( á direita ). Você agora poderá começar a criar seu design.
Clique em cima da cor desejada no quadro da direita

Clique em cima do esquema nos pontos em que você deseja esta cor



Para utilizar uma outra cor, clique em cima desta nova cor no quadro e volte a clicar nos pontos desejados em cima do esquema....
E assim sucessivamente.....
Depois basta salvar o projeto clicando em “File/Save as Bitmap””


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande