Requerimento nº 2229, de 2017



Baixar 9.64 Kb.
Encontro21.09.2019
Tamanho9.64 Kb.



REQUERIMENTO Nº 2229 , DE 2017

Requeiro, nos termos do inciso IX do artigo 165 da XIV Consolidação do Regimento Interno, seja consignada na ata de nossos trabalhos manifestação de pesar pelo falecimento, do Dr. Armênio Mendes , e que esta manifestação seja dada ciência à sua esposa Sra. Celeste Mendes, através do endereço do Mendes Convention Center, situado à avenida Francisco Glicério, 2016 – CEP: 11065-400 – Santos – SP.





JUSTIFICATIVA




Armênio Mendes, empresário, visionário e grande exemplo da diáspora portuguesa, nasceu em 2 de agosto de 1944, no vilarejo português Chão de Couce, distrito de Leiria – Portugal e chegou ao Brasil pelo Porto de Santos, no navio Cabo de São Vicente em 18 de abril de 1963, quando tinha apenas 18 anos.
Desde seu desembarque em terras brasileiras, empenhou-se em intenso labor, iniciando sua jornada profissional em um estaleiro naval, na cidade do Guarujá. Depois, comprou um caminhão basculante, com o qual fazia aterros e, em seguida, montou uma oficina de bicicletas.
Porém, foi em 1965 que o empresário luso brasileiro se dedicou à construção civil, ofício que aprendeu com seu avô aos 12 anos de idade e, assim, se estruturou como um dos maiores empresários da Baixada Santista.

Em 1975, fundou a Miramar Construtora, primeira empresa do Grupo Mendes, responsável pela construção de inúmeros imóveis e cuja sede localizava-se no Guarujá. Contudo, foi em Santos que suas edificações tiveram grande impacto no desenvolvimento urbano e no progresso da Cidade, como foi, por exemplo, a construção de um centro de lazer, o Playmar Boliche Center que, além de servir aos santistas, incrementou ainda mais o turismo local.

Armênio Mendes não parou mais e, aproximadamente, à mesma época em que fundou a Construtora, formou-se em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, concluindo o mestrado e doutorado pela Universidade McGill, no Canadá. Complementou ainda sua formação com o curso de Economia na USP, bem como fez mestrado e doutorado, pela Universidade de Paris – França.

Com a Miramar Empreendimentos Imobiliários, construiu edifícios residenciais, flats, motéis, as casas noturnas, além do Mendes Convention Center, espaço criado para o turismo de negócios e eventos. Erigiu também os hotéis Mendes Plaza e Mendes Panorama. Era proprietário dos shoppings Miramar, Praiamar e Praiamar Corporate, todos em Santos e  Brisamar, em São Vicente, além de atuar também na área de Comunicação, como proprietário da emissora da rádio Jovem Pan FM em Santos.

São inquestionáveis as imensas contribuições que Armênio Mendes propiciou à economia, não só da Baixada Santista, como também do Brasil.



Porém, no último dia 13, quis o Senhor do Universo recolher nosso amigo. É com tristeza que me despeço deste grande homem e, tenho certeza, que é com alegria que os céus o recebem. Ficarão as saudades e um imenso hiato em todos os que com ele conviveram, principalmente sua esposa Sra. Celeste Mendes, seus filhos Paulo, Alex e Carina e seus sete netos, para os quais deixo o meus mais sinceros sentimentos.



Sala das Sessões, em
Deputado Campos Machado


SPL - Código de Originalidade: 1000174381 181017 1326



Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande