Relato de experiência multiprofissional no atendimento a paciente diabética com amputaçÃo de membro inferior direito



Baixar 14.79 Kb.
Encontro14.09.2018
Tamanho14.79 Kb.

13ª Mostra da Produção Universitária

.

Rio Grande/RS, Brasil, 14 a 17 de outubro de 2014.


ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL A UMA PACIENTE DIABÉTICA COM AMPUTAÇÃO DE MEMBRO INFERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

CORRÊA, Leila de Lima; LEAL, Fernanda de Souza; MATA, Rita de Cássia P. da;

ROCHA, Laurelize Pereira (orientador)

leilaenf.2009@gmail.com
Evento: 13ª Mostra da Produção Universitária
Área do conhecimento: Saúde
Palavras-chave: Diabetes Mellitus; experiência multiprofissional;
1 INTRODUÇÃO
O Diabetes Mellitus (DM) constitui um grupo de distúrbios metabólicos heterogêneo que apresenta em comum a hiperglicemia, caracteriza-se por defeitos na ação e/ou na secreção de insulina (DIRETRIZ SBD, 2014). A associação da globalização com as alterações no comportamento e no estilo de vida das pessoas resultaram em um grande aumento de casos de DM em todo o mundo (MARINHO, 2013). Tal distúrbio se apresenta como um dos maiores problemas de saúde pública na atualidade e classificada como epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) (MARASCHIN, 2013).

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência da assistência prestada a uma paciente com DM tipo 2 internada na Unidade de Clínica Médica do Hospital Universitário (HU – FURG), pela equipe multiprofissional de residentes do Programa de Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto (RIMHAS).


2 REFERENCIAL TEÓRICO
Os principais fatores de risco para o DM tipo 2 são: idade, gênero, etnia, historia familiar de DM tipo 2, obesidade, sedentarismo, diabetes gestacional, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, glicemia elevada em testes anteriores, tolerância a glicose diminuída e hemoglobina glicada ≥ 5,7% ( MARINHO et al., 2013).

O diagnóstico adequado do DM pode proporcionar um tratamento mais efetivo, favorecer uma melhoria na qualidade de vida e um melhor prognóstico e prevenir complicações, tais como a retinopatia diabética e pé diabético. (MARASCHIN, et. al. 2010; DIRETRIZ SBD, 2014).

Quanto ao tratamento é recomendado pela Diretriz SBD (2014) a adoção de tratamento não medicamentoso e tratamento medicamentoso.
3 PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
Trata-se do relato de experiência da assistência prestada a uma paciente com DM tipo 2 internada durante 29 dias na Unidade de Clínica Médica do Hospital Universitário (HU – FURG) pela equipe multiprofissional de residentes (R1) – RIMHAS. Equipe formada por enfermeira, professora de educação física e psicóloga. Paciente RMA, feminina, branca, 70 anos de idade, assistida pela equipe multiprofissional durante um período de 29 dias na unidade de Clínica Médica do Hospital Universitário HU-FURG com diagnóstico de DM tipo 2 há dezoito anos.

Paciente referiu ter procurado o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) cinco dias após a lesão, onde recebeu medicação, foi realizado curativo e liberada. Dez dias após, retorna com exacerbação do DM, persistência da dor e odor fétido e é internada, imediatamente é avaliada pela equipe cirúrgica sofrendo duas amputações da perna direita até chegar ao nível da coxa.


4 RESULTADOS e DISCUSSÃO
A paciente durante a internação encontrava-se apática, resistente a qualquer intervenção, não aceitando a dieta hospitalar oferecida negando-se a permitir realizar passagem de sonda nasoenteral.

Após discussão do caso com toda a equipe multiprofissional, preceptores e tutores e com base em referencial teórico, cada profissional pôde atuar conforme suas especificidades. A psicóloga pode atuar no que é conhecido como dor fantasma. Foram realizadas procedimentos de reabilitação física com a professora de educação física, como mobilização pós-cirurgia e o reforço muscular de membro inferior e membros superiores. Os cuidados de enfermagem realizados após diagnósticos de enfermagem estabelecidos foram a oferta de nutrientes para reversão da perda de peso, o bom controle dos níveis sanguíneos de glicose a manutenção da integridade cutânea para acelerar o processo de cicatrização da ferida operatória.

Ainda a equipe multiprofissional realizou as seguintes intervenções: orientação educacional sobre DM, principalmente sobre a importância do reforço nutricional para melhorar a cicatrização da ferida operatória; mobilização precoce do leito apesar do medo relatado pela paciente; troca de leito para outro próximo a janela, favorecendo maior conforto e melhorando o humor da paciente. Após intervenções da equipe multiprofissional a paciente evoluiu para melhora do quadro clínico e posterior alta.

A experiência relatada contribuiu para nosso crescimento profissional e pessoal. Realizar a assistência a paciente que se encontrava resistente a qualquer intervenção nos mostrou que uma atenção integral multiprofissional e articulada com as demais profissões da saúde constitui vínculo e promove uma assistência de qualidade e resolutiva.


REFERÊNCIAS
DIRETRIZ DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2013-2014/ SBD; [org. OLIVEIRA, J.E.P.; VENCIO, S.] SP: AC Farmacêutica, 2014.
Maraschin J.F. et al. Classificação do Diabete Melito. Arq Bras Cardiol 2010; 95 (2): e40-e47

MARINHO, N.B.P. et al. Risco para diabetes mellitus tipo 2 e fatores associados. Acta Paul Enferm. 2013; 26 (6): 569-74



MARTIN I S, et al. Causas referidas para o desenvolvimento de úlceras em pés de pessoas com diabetes mellitus. Acta Paul Enferm. 2012; 25 (2): 218-24


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande