Promoção da saúde bucal nos diferentes ciclos de vida: gestantes e bebês



Baixar 5.1 Kb.
Encontro26.10.2017
Tamanho5.1 Kb.



Promoção da saúde bucal nos diferentes ciclos de vida: gestantes e bebês.

Diversas evidências apontam para ocorrência da cárie precoce da infância, a qual afeta 34% dos bebês entre zero e trinta meses (WALTER, et al., 1996). Este fenômeno é resultante da ausência de medidas de saúde voltadas para gestantes e bebês, já que recentemente muitas crianças tinham o início do atendimento odontológico em idade escolar, quando a doença cárie já estava instalada. 

Em termos de promoção de saúde, o atendimento odontológico deveria iniciar antes da possibilidade do aparecimento da doença, ou seja, no primeiro ano de vida. Os resultados favoráveis em relação ao controle da cárie (85% redução na prevalência em crianças atendidas no primeiro ano de vida -SCARPELLI et al., 1996) afirmaram a Odontologia para Bebês como tópico importante da Odontologia, culminando no ano de 1993, durante a 2ª Conferência Nacional de Saúde Bucal, em Brasília, com o reconhecimento do atendimento odontológico ao bebê como um “direito de cidadania” (WALTER et al., 1996).

O Projeto de Extensão Universitária “Promoção da saúde bucal nos diferentes ciclos de vida: gestantes e bebês”, do Curso de Odontologia da UEM, teve início em maio de 2008. Participam na equipe de trabalho, os docentes da disciplina de Odontopediatria e os alunos de graduação em odontologia, sob coordenação da Prof. Dra. Marina de Lourdes Calvo Fracasso.



O objetivo geral do projeto é modificar o perfil epidemiológico de doenças bucais, especificamente o controle da cárie dentária, beneficiando a população mais carente, por meio de uma estratégia de promoção de saúde bucal para crianças entre zero e cinco anos e 11 meses, interpondo medidas educativas, preventivas e quando necessárias as restauradoras, de tal forma que contemple a criança pequena e sua família com suas diversas necessidades odontológicas.
O atendimento se dá toda quinta-feira no horário das 17h00min horas nas dependências da Clínica Odontológica da UEM (Bloco S08). A inscrição ao programa deverá ser feita no setor de triagem da clínica e esta aberta a toda comunidade Telefone: 3011 9055.

 


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande