Para ampliar o potencial turístico de Itanhaém, o Governo Municipal através da Secretaria de Comunicação Social e de Turismo e



Baixar 21.55 Kb.
Encontro08.10.2019
Tamanho21.55 Kb.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



imprensa@itanhaem.sp.gov.brwww.itanhaem.sp.gov.br

09.05.07

TURISMO – o projeto prevê o reconhecimento do terreno, estudo de campo e demarcação da trilha
Secretaria estuda implantação de

trilha que liga a Capital ao Município
Técnicos do setor, estarão percorrendo todo o trajeto, que compreende desde

o Núcleo Curucutu, localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, até

Itanhaém, próximo a Fazenda Mambú, entre os dias 14 e 16
Para ampliar o potencial turístico de Itanhaém, o Governo Municipal através da Secretaria de Comunicação Social e de Turismo está estudando a implantação da Trilha Ecológica Curucutu/Itanhaém. Técnicos do setor, das secretarias de Educação, Cultura e Esportes, e de Habitação e Meio Ambiente estarão percorrendo todo o trajeto, desde o Núcleo Curucutu, localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, na Capital, até o Município, próximo a Fazenda Mambú, entre os dias 14 e 16.
Os especialistas estarão desenvolvendo o reconhecimento do terreno, estudo de campo e demarcação da trilha. Segundo o secretário de Comunicação Social e de Turismo, Silvio Lousada, após a concretização do projeto, o caminho será uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento do setor. “Será um passeio repleto de riquezas naturais, com grande variedade de vegetação da Mata Atlântica, cachoeiras, rios e aves nativas. Sem contar com a possibilidade do visitante praticar diversos tipos de esportes de aventura, como rapel, escalada, trekking e canyoning”.
Um outro destaque do trajeto é o Rio Mambú, onde é possível ter contato desde sua nascente, ideal para banho, até quedas d’água que formam belas cachoeiras. Após esta etapa de estudos, com previsão de término no mês de agosto, o próximo passo será a execução dos trabalhos para a implantação da trilha.
CURUCUTU - Em 1958 a Fazenda Curucutu, produtora de carvão, foi adquirida pelo Governo do Estado, pelo decreto Nº 36.544/60, que garantiu a preservação dos 12.029 hectares em Reserva Florestal, através do Serviço Florestal do Estado - Seção de Reservas da Capital, a qual além de assegurar a integridade física da área, desenvolvia pesquisas objetivando a recuperação da área desflorestada com espécie de rápido crescimento, onde a partir de 1963 foram produzidas e cultivadas aproximadamente 63.000 árvores de Pinus elliopti.
O nome Curucutu tem origem indígena; a região apresenta uma fauna e flora singular, com pequenos roedores, insetos e répteis endêmicos, muito apreciados por aves de rapina, em particular as de hábito noturnos. Acredita-se que, durante a migração dos índios guaranis em busca de lugares altos, ao alcançarem estes campos, no alto da Serra, depararam com enorme quantidade destas aves (corujas) e batizaram a região com algo relacionado ao local, ou seja, Curucutu - espécie de coruja. Acredita-se existirem mais de cinco espécies, entre elas a suindara com aproximadamente 60 cm de envergadura.
É onde se encontram as cabeceiras dos rios Capivari, Embu-Guaçu, Itariri e Mambu. Essa crista da Serra do Mar, com mais de 800 metros de altura, é coberta por rara mata nebular, com arbustos baixos e samambaias onde se abrigam répteis, pequenos roedores e insetos raros como os gafanhotos gigantes, petiscos muito apreciados pela morucututu e suindara (dois tipos de corujas). Aberto aos visitantes ecológicos, o espaço é também usado por pesquisadores.


PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM


Administração João Carlos Forssell - vice Ruy Santos

Jornalista Responsável: Silvio Lousada – MTB 24.000

Avenida 31 de Março, 1.505 – Jardim Sabaúna

Telefax.: (13) 3421.1608 e 3421.1609


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande