Nome do paciente: Prontuário



Baixar 12.36 Kb.
Encontro21.10.2017
Tamanho12.36 Kb.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

FACULDADE DE ODONTOLOGIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM IM PLANTODONTIA
TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO
LEVANTAMENTO DO ASSOALHO DO SEIO MAXILAR
A cirurgia para levantamento do assoalho do seio maxilar visa a reconstrução de atrofia óssea na maxila provocada por aumento do volume de seio maxilar após perda de elementos dentários na região. O objetivo deste procedimento cirúrgico consiste na tentativa de criação de estrutura óssea adequada para possibilitar a instalação futura de implantes osseointegrados, que deverão ser idealmente realizados dentro de, no mínimo, seis meses após a realização deste procedimento cirúrgico, prazo em que o enxerto poderá estar integrado ao osso da área receptora. O procedimento proposto encontra sustentação com descrição da técnica em diversos livros e artigos científicos Nacionais e Internacionais.
DECLARO QUE RECEBI AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:
- Que é viável o benefício do ganho ósseo para uma possível colocação de implantes osseointegrados que permitam reabilitação protética dos elementos dentários perdidos.

- Que existem riscos da realização deste procedimento, tais como, complicações anestésicas ou clínicas, local ou sistêmica.

- Que algumas complicações pós-operatórias podem exigir internação hospitalar para o seu satisfatório tratamento.

- Que estou devidamente esclarecido de suas possíveis limitações e complicações, dentre as quais se destacam: Necrose avascular do enxerto, infecção pós-operatória, deiscência (abertura) de sutura, perfuração da membrana mucosa do seio maxilar no trans ou pós operatório, sinusite maxilar aguda ou crônica, celulite facial e orbitária, reabsorção tardia do enxerto.

- Que as complicações citadas podem levar a perda do enxerto ósseo e impossibilidade de instalação de implantes.

- Que algumas alterações clínicas como dor, edema (inchaço), hematoma, equimose ou enfisema local, cervical ou em soalho de boca, trismo (dificuldade de abrir a boca), hemorragia pelo local operado ou pelo nariz, dificuldades de respiração, obstrução nasal e do ouvido, além de parestesia (dormência) no lábio superior, dentre outras são possíveis a este procedimento cirúrgico, não caracterizando, portanto, uma complicação, mau resultado, má técnica ou erro profissional.

- Que algumas alterações clínicas como dor, edema (inchaço), hematoma, equimose ou enfisema local, cervical ou em soalho de boca, trismo (dificuldade de abrir a boca), hemorragia, parestesia (dormência) no lábio superior, dentre outras podem ocorrer também na área doadora de enxerto quando for utilizado enxerto ósseo do próprio paciente.

- Que o não cumprimento das orientações pós-operatórias pode aumentar de forma significativa a possibilidade de complicações pós-operatórias.

- Que o acompanhamento pós-operatório rigoroso é fundamental para o sucesso do tratamento.

Existe a necessidade da utilização dos biomateriais especificados: membrana de colágeno ou cortical óssea, enxerto ósseos autógenos ou homólogos e hidroxiapatita granulada. (Todos os produtos têm autorização de órgãos governamentais para utilização em humanos)

Declaro ainda que tive a oportunidade de ler e entender completamente os termos e palavras contidas no texto acima e foram feitas explicações referentes a ele, e que todos os itens ou declarações foram preenchidos no momento.



Niterói, ____ de _____________________ de 200__.


_______________________________________________

Assinatura do paciente


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande