Jogo rápido da motricidade orofacial



Baixar 17.01 Kb.
Encontro24.10.2017
Tamanho17.01 Kb.

Irene Queiroz Marchesan

Jogo Rápido Da Motricidade Orofacial

Nome: Irene Queiroz Marchesan

Livro: aqueles que contam histórias verdadeiras sobre o mundo

Hobby: cozinhar

Música: clássicas, óperas e as grandes orquestras

Lugar-viagem: Montanhas e  cidades pequenas, calmas com muita natureza em volta

Motricidade Orofacial é: a minha vida

Fonoaudiologia e Motricidade Orofacial

 

A motricidade orofacial corresponde, atualmente, a um dos grandes campos de atuação do fonoaudiólogo, tendo conquistado amplo respeito e penetração interdisciplinar, destacando-se nos meios médico e odontológico. Os avanços também se fazem sentir no universo das pesquisas, estando os temas ligados à MO entre os mais publicados nas revistas especializadas.



Considerando-se os dados do CFFa em relação à atribuição oficial de títulos de especialista profissional temos a MO ocupando o segundo lugar, dentre sete especialidades, o que significa que é uma das mais fortes e consolidadas áreas de trabalho do fonoaudiólogo.

Não bastasse tal vigor e prestígio dentro de nosso país, a MO, nos moldes que tem sido praticada e desenvolvida no Brasil, tem causado um impacto na atuação de fonoaudiólogos de diversas partes do mundo, modificando e ampliando fazeres até então praticados. Dentre muitos países, podemos destacar os Estados Unidos, Portugal, Espanha e, de uma maneira muito especial, todos os países da América do Sul, com penetração cada vez maior também na América Central. Em resumo, a MO brasileira tem conquistado espaço como referência mundial. É muito comum encontrarmos grupos de fonoaudiólogos estrangeiros fazendo formação em MO aqui no Brasil!

Porém, tal realidade não se constituiu ao acaso. Se voltássemos um pouco no tempo, encontraríamos a MO praticamente reduzida a uma lista de exercícios para melhorar os movimentos e a tonicidade de lábios e língua. Podemos, então, perguntar como que a MO, limitada a prescrição de uma relação de exercícios, aplicados na ausência de procedimentos confiáveis de avaliação e diagnóstico, e da real compreensão do problema a ser solucionado, tornou-se o que atualmente é. A resposta é simples e nos leva a um nome muito conhecido de todos nós: Profa. Dra. Irene Queiroz Marchesan.

Irene Marchesan é uma das maiores responsáveis por tal transformação. Com suas habilidades para sistematizar procedimentos de avaliação, diagnóstico e terapia, tendo como parâmetro uma prática efetivamente baseada em evidências, soube conduzir, com brilhantismo, a MO para o mundo da ciência e da pesquisa, afastando-a da prática primária de “receitas” na forma de exercícios.

Irene é, acima de tudo, uma fonoaudióloga clínica capaz de elaborar, a partir de suas práticas, um arcabouço teórico. Seu objetivo não é meramente acadêmico, uma vez que sua preocupação reside, acima de tudo, em prestar o melhor atendimento possível a seus pacientes. Some-se a esses predicados, o perfil didático de Irene ao ensinar e, o que é muito importante, sua capacidade de se dedicar aos outros, de ser naturalmente generosa e de procurar, sempre, o bem estar comum.

Irene, a MO te agradece.

Irene, todo nós, fonoaudiólogos, te agradecemos.

Obrigado por tudo o que você nos ensina, na profissão e na vida



Fgo Dr. Jaime Luiz Zorzi

Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini

Jogo Rápido Da Motricidade Orofacial

Nome:Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini

Livro: best seller - leve e divertido para relaxar

Hobby: pentear gatas

Música: As quatro estações - Vivaldi

Lugar-viagem: Praia em final de tarde - Itacaré

Motricidade Orofacial é: um grande desafio e um enorme prazer profissional

Esther M.... Bianchini fez uma carreira brilhante na Fonoaudiologia. Sua área de expertise é a Motricidade Orofacial, tendo realizado curso de especialização, mestrado e doutorado nessa área. Sua importância na MO é tão grande que estravasa o Brasil e corre pelo mundo afora. Não acredito que exista algum dentista no Brasil que não a conheça ou tenha lido algum dos seus artigos ou livros. O trabalho interdisciplinar com dentistas e médicos é reconhecidamente como entre os melhores do Brasil. É dificil quem não a referencie quando está escrevendo algo sobre alterações da articulação temporomandibular. Criou protocolos de avaliação e atendimento para disfunções da articulação temporomandibular, cirurgias ortognáticas e traumas de face.  Mas, além de exelente profissional ela também é excelente mãe e tem dois filhos tão inteligentes e estudiosos quanto seus pais.Outra grande qualidade de Esther é seu amor pelos animais, principalmente pelos gatos tendo três lindos bichanos em sua casa. Na verdade, Esther representa muito bem a MO do Brasil sendo respeitada nacional e internacionalmente por todos os artigos e livros publicados e por ser uma excelente clínica e professora, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Formou um grande número de fonoaudiólogos e de dentistas dentro de sua área de conhecimento. Todos nós devemos ter orgulho e respeito por profissionais como a Esther que fazem da Fonoaudiologia uma profissão respeitada por outros profissionais


Fga Dra Irene Queiroz Marchesan
Zelita Caldeira Ferreira Guedes

Jogo Rápido Da Motricidade Orofacial

Nome: Zelita Caldeira Ferreira Guedes

Livro: Tango

Hobby: cantar

Música: MPB, Jazz, Blues

Lugar-viagem: Montanhas minha Campos do Jordão

Motricidade Orofacial é: o que faço pelos pacientes com Doenças Raras

Profa. Dra. Zelita Guedes possui graduação em Fonoaudiologia pela Escola Paulista de Medicina (1975), especialização (1976), mestrado (1986) e doutorado (1994) em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou Pós-Doutorado em 2001 na Universidade René Descartes, Paris, França. Desde seu início de formação se dedicou a docência contribuindo na formação e desenvolvimento da área da fonoaudiologia. Atualmente é Professor Doutor Associado II da Universidade Federal de São Paulo atuando tanto na graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão; o que a torna uma das profissionais mais completas e experientes da profissão. Após anos de dedicação a Motricidade Orofacial resolveu desbravar novos caminhos da fonoaudiologia e iniciou sua atuação em outras áreas, a saber: Neonatologia, Erro Inato do Metabolismo, Sequência de Möbius e Paralisia Facial Adquirida, Malformações Craniofaciais e Fala. Paralelamente a estas atividades também se dedicou a questões sociais e, principalmente, políticas da fonoaudiologia, exercendo os seguintes cargos: Presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia - SP em 1997; Diretoria da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, como Secretária e Tesoureira de 2006 a 2009 e coordenadora do Departamento de Motricidade Orofacial no biênio 2010-2011. Recebeu o Prêmio de Destaque em Motricidade Orofacial em 2010, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, organizado pela SBFa. Atualmente é Chefe da Disciplina de Distúrbios da Comunicação Humana do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP. 


Sua dedicação a profissão é tão grande quanto o carinho, amizade, alegria, prontidão, respeito e atenção a todos aqueles que têm a possibilidade de estar ao seu lado. Parabéns pelo exemplo de profissional!

Fga Dra Silvana Bomarito



Hilton Justino

Jogo Rápido Da Motricidade Orofacial

Nome: HILTON JUSTINO

Livro:O caçador de pipas

Hobby: Cinema

Música:MPB

Lugar-viagem: Atenas - Grécia

Motricidade Orofacial é: Uma Paixão

HiIton é um homem verdadeiro, que procura buscar e compartilhar conhecimentos científicos.

Seu caminho revela um investimento pessoal engrandecedor e um compromisso sério com a fonoaudiologia.

Realiza projetos e concretiza sonhos. Pessoa de carácter e que sabe escutar seus alunos e amigos.

Ponderação e calma são aspectos relevantes que atuam nas reuniões e discussões.

Ele é uma pessoa com o sentido do tato aprimorado. Pelo tato estabelecemos um vínculo entre a realidade e a nossa vida interior. Quanto mais refinado for esse tatear, tanto mais teremos acesso às qualidades das pessoas e do nosso mundo. É através do tatear que iniciamos o caminho do conhecimento. Através do tato, entramos nas profundezas do nosso olhar e do outro. Tatear é conhecer e descobrir o processo de construção de cada um e de cada objeto de estudo.

O conhecimento, a devoção pela vida só é possível pelo olhar, pelo tatear com profundidade.

Quando aprendemos com sabedoria, nossas atitudes contribuem para revelar e descobrir segredos da ciência.



Parabéns, a você , Hilton, que consegue descobrir segredos, através da pesquisa científica, pelo olhar e pelo tatear diferenciado.
Fga Ms. Maristella Oncins


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande