Icms – Contratação de duas transportadoras para o transporte de mercadoria até o destinatário, cada uma realizando, de forma I



Baixar 5.88 Kb.
Encontro05.02.2019
Tamanho5.88 Kb.

ICMS – Contratação de duas transportadoras para o transporte de mercadoria até o destinatário, cada uma realizando, de forma independente, o transporte em um trecho do trajeto - Prestações independentes e distintas entre si.

Resposta à consulta tributária nº 366/2006, de 11 de setembro de 2006.

1. A Consulente, fabricante de veículos automotores, possui unidades industriais "no estado de São Paulo e em outro estado", atendendo, a partir dessas unidades, sua rede de concessionárias em todo o Brasil. Informa que:

"Por conveniência da empresa, ao realizar o transporte e entrega de seus produtos para os respectivos destinatários, tem processado o transporte (...) em duas etapas, utilizando empresas transportadoras diferentes para atender cada etapa. Tal transporte seccionado, quando ocorre, é indicado expressamente no campo ‘Dados do Transportador’ da Nota Fiscal (...) e cada transportadora emite um Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas (CTRC) para o trecho atendido. A prestação de serviço é submetida à regular tributação, aplicando-se o regime adequado às características do transporte que está sendo realizado (...)."

2. Entende, outrossim, que não estão caracterizados, na situação exposta, nem a subcontratação e nem o redespacho de que tratam os artigos 205 e 206 do RICMS, respectivamente, já que a prestação do serviço de transporte é contratada, diretamente pela Consulente, com as duas transportadoras. Deseja saber se seu entendimento está correto.

3. Em resposta, informamos que a Consulente está correta em seu entendimento de não ocorrer, na situação em comento, subcontratação ou redespacho, os quais caracterizam contratos entre transportadoras.

3.1. Ressaltamos que na Nota Fiscal emitida pela Consulente para acobertar a circulação dos veículos automotores até o seu destino, deverá constar no campo "Observações" a informação de que o transporte dos veículos será seccionado, correspondendo a dois trechos distintos, com a identificação da transportadora que prestará o serviço em cada trecho.

3.2. Por outro lado, cada uma das transportadoras deverá emitir um conhecimento de transporte relativo ao trecho no qual prestará o serviço de transporte, totalizando dois conhecimentos de transporte distintos, emitidos em nome da Consulente.

3.3. Deverão ser observadas, no que couberem, as regras dos artigos 266, 317 e 318 do RICMS.



4. Observe-se, ainda, que as obrigações principal e acessórias do ICMS, relativas à prestação de serviço de transporte iniciada no território de outro Estado (de origem da mercadoria) deverão ser cumpridas de acordo com o disposto na legislação daquele Estado.

OLGA CORTE BACAYCOA - Consultora Tributária. De acordo. ELAISE ELLEN LEOPOLDI - Consultora Tributária Chefe – 3ª. ACT. GUILHERME ALVARENGA PACHECO - Diretor Adjunto da Consultoria Tributária.
Catálogo: consulta tributaria -> pdf
pdf -> 9ª região fiscal
pdf -> Ato declaratório executivo nº 40, de 1º de julho de 2008
pdf -> 9 a- região fiscal
pdf -> Icms – Apropriação de crédito relativo à aquisição de bens do ativo imobilizado – Inclusão, para efeito de cálculo, do valor relativo às saídas interestaduais de lubrificantes e combustíveis derivados de petróleo no valor das operações de saídas e
pdf -> SoluçÃo de consulta nº , de de fevereiro de 2008
pdf -> Icms – Laboratório – Prestação de serviços de análises clínicas – Atividade não alcançada pelo imposto estadual – Movimentação
pdf -> Icms – Bovino – Coleta e Envasamento de Sêmen; Produção e Implante de Embrião – Possibilidade de se aplicar as regras relativas à Industrialização por Conta de Terceiro
pdf -> 1ª Região Fiscal
pdf -> Transferência de propriedade Alienação fiduciária Retomada de veículo financiado – Exigência de débitos pendentes
pdf -> Transmissão causa mortis – Direito decorrente de contrato de alienação fiduciária de veículo – Devedor alienante (de cujus) nã


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande