Histórico do curso



Baixar 222.19 Kb.
Página1/4
Encontro24.10.2017
Tamanho222.19 Kb.
  1   2   3   4

SÚMULA DO PROJETO PEDAGÓGICO


CURSO DE ODONTOLOGIA
Unidade de Cascavel

2012


1. HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Bacharelado em Odontologia foi concebido a partir da verificação da necessidade de se proporcionar à comunidade da área de abrangência da Universidade Paranaense - UNIPAR, Unidade de Cascavel, a possibilidade de contar na esfera do Ensino Superior com um curso que pudesse formar profissionais competentes na área de Odontologia capazes de mudar paradigmas do processo saúde/doença.

Ainda hoje, no Brasil, no que se refere à saúde bucal da população, podemos observar uma elevada prevalência das doenças buco-maxilo-faciais, com destaque a cárie e as periodontopatias. No que se refere às condições sociais, a população de nível mais elevado dispõe de atendimento curativo e preventivo oferecido pela assistência privada. Por sua vez, a população de baixa renda, em maior número, tem no serviço público a oportunidade de promoção da saúde, que, frente à demanda acumulada, muitas vezes não é suficiente na resolução dos problemas.

Assim, atenta às exigências e necessidades da região onde se insere, a UNIPAR, com os seus cursos na área da saúde, sente-se como propulsora no desenvolvimento regional do setor das Ciências da Saúde.

Em sintonia com a realidade e relevando os objetivos educacionais de ratificar as qualidades essenciais do ser humano como a criatividade, ousadia, competência técnico-científica e responsabilidade, respeitando, evidentemente, as diferenças individuais, é que a UNIPAR criou o Curso de Bacharelado em Odontologia na cidade de Cascavel, objetivando contribuir para o futuro dos jovens das comunidades da região que anseiam ingressar no mercado de trabalho na respectiva área, além de oferecer assistência odontológica para a comunidade.

A implantação do curso também se justifica pela oportunidade do constante aprendizado oferecidos aos inúmeros profissionais cirurgiões-dentistas que atuam na região de Cascavel, quer seja através de cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização e eventos científicos na área (jornadas, congressos, seminários, projetos de ensino, pesquisa e extensão) promovidos pelo curso/universidade.

O Curso atende o disposto pelo Decreto n.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005 que regulamenta a Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, como disciplina optativa a todos os cursos superiores de graduação, e o art. 18 da Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Assim o presente PPC do Curso de Bacharelado em Odontologia inseriu a disciplina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS como disciplina optativa.

No Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Odontologia, além dos conteúdos estabelecidos nas Legislações descritas acima, os alunos compartilham uma formação transversal de conteúdos referentes às Políticas de Educação Ambiental (Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999 e Decreto n.º 4.281/2002), Relações Étnico-raciais (Resolução CNE/CP n.º 01, de 17 de junho de 2004) e Educação em Direitos Humanos - EDH (Resolução CNE/CP n.º 01, de 30 de maio de 2012), de forma disciplinar obrigatória, e de enriquecimento curricular ou de projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária.



2. IDENTIFICAÇÃO


CURSO




ODONTOLOGIA


NÚMERO DE VAGAS: 80


TURNO: INTEGRAL


CARGA HORÁRIA: 4.800 h/a


MODALIDADE

X

BACHARELADO





LICENCIATURA







TECNÓLOGO




INTEGRALIZAÇÃO

Tempo mínimo: 04 (quatro) anos letivos

Tempo máximo: 06 (seis) anos letivos



UNIDADE


CASCAVEL

ENDEREÇO

Rua Rui Barbosa, 611

Centro

Cascavel - PR

CEP: 85.810-240

ANO DE IMPLANTAÇÃO DO CURSO

2000


  1. OBJETIVOS DO CURSO

3.1. Objetivo Geral

O Curso de Bacharelado em Odontologia da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia conforme o Parecer CNE/CES n.º 1300/2001 de 06/11/2001 e Resolução CNE/CES n.º 3 de 19/02/2002, tem como objetivo geral:

Formar profissionais com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente, conscientes do seu papel social e de cidadania, habilitados a exercer a profissão de cirurgiões-dentistas em todas as áreas, com base científica e técnica, de forma crítica e reflexiva, capacitado a promover mudanças no processo saúde-doença do ser humano e da coletividade, em todos os níveis, privado ou público, através de ações integradas de saúde, dentro dos princípios éticos e humanistas.




3.2. Objetivos Específicos


Ao final do curso de graduação, além da capacidade para exercer a profissão de cirurgião-dentista articulando as diferentes áreas de atuação, o curso tem por objetivo a formação do profissional instrumentalizador ao desenvolvimento de ações clínico-epidemiológicas, referenciadas no contexto social, político, cultural e econômico da comunidade. Um profissional que, incentivado à reflexão ética e crítica frente aos problemas, possa propor ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

Também é objetivo do curso, proporcionar, aos profissionais da área, a possibilidades de especializarem-se em cursos de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), bem como, oportunizá-los à atualização através da participação em eventos científicos da área, oferecidos pelo curso (jornadas e/ou congressos).






  1. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO EGRESSO

O Egresso do curso de graduação da Universidade Paranaense - UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

A partir das competências e das habilidades gerais do egresso do Curso de Graduação em Odontologia da UNIPAR, consoante o Parecer CNE/CES n.º 1300/2001 de 06/11/2001 e Resolução CNE/CES n.º 3 de 19/02/2002, deve ser assegurada, a formação de profissionais da saúde qualificados, atentos à realidade social, cultural e econômica da comunidade onde irão atuar, com formação: generalistas, crítica e reflexiva, profissionais capazes de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, dentro dos princípios técnicos e científicos; com sólida formação humanística e ética voltados ao benefício da comunidade em que exercerão sua profissão.

Essa atuação não se restringirá aos grandes centros urbanos, mas também aos pequenos seja como autônomos (clínicas privadas) ou por prestadoras de serviços (convênios, postos de saúde, PSF – Programa Saúde da Família) de forma individualizada ou coletiva, com produtividade ou qualidade.

Portanto, o cirurgião dentista deve atuar tendo como preocupação a prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto do ponto de vista individual quanto coletivo, num contexto onde embora exista um trabalho preventivo, ainda é muito evidente a prevalência das doenças bucais, especialmente a cárie e as doenças periodontais.



Dentro desse panorama, o Curso de Bacharelado em Odontologia da UNIPAR busca a formação de um profissional que não seja apenas mais um “operário da Odontologia”, com uma mentalidade unicamente tecnicista. Busca sim, a formação de um profissional capaz de interagir com a sociedade, que tenha capacidade de liderança e sensibilidade social, com vasto treinamento clínico, conhecedor de técnicas de prevenção e cura sustentada por uma sólida base nas ciências básicas, capaz de exercer a profissão em consultório privado, mas também que se adapte a equipes multidisciplinares e serviços públicos socializados.

5 . ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O cirurgião dentista formado pelo Curso de Odontologia da Universidade Paranaense - UNIPAR - Unidade de Cascavel visa formar e tornar apto o graduado a exercer suas funções no setor público e privado, conforme as necessidades da sua comunidade, tendo como objetivo principal o benefício da saúde do ser humano, sem qualquer tipo de discriminação, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva podendo atuar em:

    • Consultórios particulares;

    • Serviço público de saúde (postos de saúde, hospitais, escolas, PSF - Programa da Saúde da Família);

    • Planejamento e administração de campanhas e/ou programas de prevenção;

    • Empresas privadas (Assessoria na área da saúde), e Convênios odontológicos.

6. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

6.1. Currículo Pleno

MATRIZ CURRICULAR


Unidade: CASCAVEL

Curso: ODONTOLOGIA


Graduação: BACHARELADO
Habilitação: CIRURGIÃO – DENTISTA
Regime: SERIADO ANUAL – INTEGRAL

Duração: 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS


Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

- MÁXIMO = 06 (SEIS) ANOS LETIVOS
B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = 4.800 H/AULA (*)



CURRÍCULO PLENO/ 2012



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande