Handebol resumo das Regras Oficiais Regra 1 – a quadra



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HANDEBOL

Resumo das Regras Oficiais


Regra 1 – A quadra
- Medida oficial: 40 x 20 metros;

- Balizas: 3 metros de largura por 2 metros de altura, com rede;

- Demarcações: área do gol, linha de tiro livre, linha de 7 metros, linha de delimitação do galeiro, linha central, linha da área de gol, linhas laterais de linhas de fundo.
Regra 2 – A duração do jogo
- Dois tempos corridos e iguais de 30 minutos com intervalo de 10 minutos;

- Inicia-se o jogo com o apito do árbitro central e finaliza-se com o sinal do cronometrista;

- Os árbitros decidem quando o jogo deve ou não ser interrompido (time-out);

- Em caso de empate, poderá haver 01 (uma) ou no máximo 02 (duas) prorrogações com 2 (dois) tempos de 5 minutos com intervalo de 1 minuto, e caso o jogo ainda termine empatado, a decisão será feita através de cobranças de tiros de 7 metros;

- Cada equipe terá direito a 01 (um) pedido de tempo em cada período de jogo, com duração de 01 (um) minuto cada tempo (team time-out).
Regra 3 – A bola
- Deverá ser de material de couro ou sintético, ser redonda, não podendo ser lisa e nem brilhante.
Tamanhos:
H3L – Adulto, Junior e juvenil masculina;

H2L – Adulto, Junior e juvenil feminino, cadete (masc/fem) e infantil masculino.

H1L – Infantil feminino, mirim e pré-mirim (masc/fem).
Regra 4 – Os jogadores
- Uma equipe é composta por 12 (doze) jogadores inscritos em súmula;

- Para iniciar uma partida cada equipe deve ter no mínimo 5 (cinco) jogadores e para que possa permanecer em jogo deverá ter no mínimo 1 (um) jogador;

- A numeração das camisas será de 1 a 20;

- Uma substituição irregular será penalizada com tiro livre, e o jogador infrator será excluído por 2 (dois) minutos;

- O jogador excluído poderá receber um nova exclusão caso continue a adotar comportamento anti-desportivo;

- Não é permitido usar protetores para o rosto e cabeça, pulseiras, relógios, anéis, brincos e óculos sem aros sólidos e elástico de sustentação.


Regra 5 – O goleiro
- O goleiro pode substituir um jogador de campo e/ou ao contrário.
É permitido ao goleiro:

- Tocar a bola com qualquer parte do corpo em uma ação defensiva;

- Deslocar-se dentro da área em posse de bola;

- Deixar a área de gol sem bola;

- Deixar a área de gol numa ação defensiva, com a bola não dominada.
Não é permitido ao goleiro:

- Colocar o adversário em perigo, (tiro livre ou 7 metros);

- Lançar a bola dominada pela linha de fundo (tiro de lateral);

- Deixar a área de gol com posse de bola (tiro livre);

- Tocar a bola depois do tiro de meta (tiro livre);

- Trazer a bola para dentro da sua área estando esta parada ou rolando no solo, (tiro livre);

- Retornar da área de jogo para a área de gol em posse de bola, (tiro livre);

- Ultrapassar a linha de delimitação do goleiro durante o tiro de 7 metros, (7 metros ou gol).


Regra 6 – Área de gol
- Somente o goleiro pode ficar na área de gol;

- A invasão da área de gol será penalizada com um tiro livre ou tiro de 7 metros;

- Uma violação da área de gol por um jogador de campo não será penalizada quando a invasão não for voluntária;

- A bola parada ou rolando na área de gol pertence ao goleiro;

Se um jogador lança a bola intencionalmente para a sua própria área de gol, poderá ser dado o gol, se a bola entrar pelas balizas, tiro livre se o goleiro tocar na bola ou tiro de lateral se a bola sair pela linha de fundo da quadra.
Regra 7 – O manejo de bola
É permitido:

- Utilizar qualquer parte do corpo acima do joelho para controlar a bola de qualquer forma;

- Ficar de posse de bola no máximo por 3 (três) segundos;

- Dar no máximo 3 (três) passos coma bola na mão.


Não é permitido:

- Tocar a bola várias vezes seguidas, sem que ela tenha tocado o solo, em outro jogador ou nas balizas, (tiro livre);

- Tocar a bola com as partes do corpo abaixo do joelho, (tiro livre);

- Ficar a equipe de posse de bola sem manifestar ação de ataque (jogo passivo), (tiro livre).


Regra 8 – Conduta para com o adversário
É permitido:

- Barrar o caminho do adversário com o tronco;

- Entrar em contato físico com o adversário, de frente, com os braços flexionados e controlar o mesmo.
Não é permitido:

- Arrancar a bola do adversário;

- Segurar, empurrar ou atirar-se contra o adversário;

- Colocar o adversário em perigo;


Observações:

- As infrações desta regra deverão ser penalizadas com tiro livre ou tiro de 7 metros;

- Infrações as regras que dizem respeito a conduta para com o adversário que vise exclusivamente o jogador e não a bola, serão sancionadas progressivamente;

- Um jogador que coloca em risco a integridade física de um adversário deverá ser desqualificado (cartão vermelho);

- em caso de vias de fato (agressão), o jogador faltoso será expulso.
Regra 9 – O gol
- Um gol é validado quando a bola ultrapassar a linha de gol e a equioe atacante não tiver cometido nenhuma infração.


QUADRO DE EXPLICAÇÕOS DE TIROS – REFERENTE ÀS REGRAS 10, 11, 12, 13 e 14



Tiros

Quando?

Apito para execução

Como? (execução)

Onde? (local)

Contato com o solo

Direto (gol)

Saída

(Regra 10)



- Inicio de cada partida (após sorteiro);

- Após cada gol;

- Reinício após o intervalo;

- Nas prorrogações.



- Obrigatório

- Através de um passe ou arremesso, dentro de 3 (três) segundos após o apito do árbitro.

- No centro da quadra, não importando a direção;

- No início do 1º e do 2º tempo;

- Após o gol, somente a equipe executante do tiro de saída deverá estar na sua meia quadra.


- Obrigatório ter um pé em contato com o solo.

- Pode

Lateral

(Regra 11)



- Quando a bola ultrapassa a linha lateral, ou quando toca em um defensor e sai pela linha de fundo.

- Não é necessário. Somente em cãs de dúvidas dos atletas.

- Através de um passe ou arremesso.

- No local onde a bola saiu, ou mais próximo da linha de fundo

- Obrigatório ter o contato de um dos pés com a linha lateral.

- Pode

Meta

(Regra 12)



- Quando a bola ultrapassa a linha de fundo sem tocar na defesa, ou tenha tocado o goleiro;

- Quando o goleiro entra em possa de bola.



- Não é necessário. Somente em casos de demora na execução.

- Através de um passe ou arremesso, após a bola ter ultrapassado a linha da área de gol.

- Só pelo goleiro, dentro da sua área.

- Não é necessário

- Pode

Livre

(Regra 13)



- Após faltas, paralizações, reinício do jogo etc;

- Nos “erros” em geral.



- Não é necessário. Somente em casos de demora na execução.

- Através de um passe ou arremesso.

- No local onde ocorreu a falta ou se ocorreu dentro da linha pontilhada, fora dela, num local mais próximo.

- Obrigatório

- Pode

7 Metros

(Regra 14)



- Falta em clara ocasião de gol;

- Invasão intencional da própria área de gol obtendo vantagem.



- Obrigatório

- Arremesso direto ao gol, após os 3 (três) segundos do apito do árbitro.

- Atrás da linha de 7 metros.

- Obrigatório o contato do pé de apoio sem que toque a linha de 7 metros até que bola deixe a mão.

- Obrigatório


REGRA 16 - “SANSÕES” PUNIÇÕES DISCIPLINARES


Sansões

Quando?

Quem?

Qtde

Obs

Antes do jogo

No intervalo do jogo

Após o jogo

Advertências

- Faltas de agarrar;

- faltas repetidas;

- Retardar tiro;

- Atitude anti-desportiva leve.



- Jogador de quadra e banco;

- Dirigente



- 1 (um) por jogador;

- 3 (três) por equipe;

- 1 (um) por dirigente.





- SIM

- SIM

- Relatório

Exclusão

2 minutos

- Após o 1º cartão amarelo para o mesmo jogador;

- Após o 3º cartão amarelo para a equipe;

- Substituições irregulares;

- Atitude anti-desportiva;

- Naco liberar a bola imediatamente;

- Desqualificação de um oficial.



- Jogador de quadra e banco;

- Comissão técnica.



- 3 (três) por jogador;

- quantos forem necessários por equipe (não tem limite).



- Excluído Pode Voltar;

- Quando o excluído adentra a quadra antes de cumprir todo o tempo, é excluído por mais 2 (dois) minutos e é escolhido outro jogador para cumprir o tempo que faltou.



- NÃO

- NÃO

- NÃO

Desqualificação (cartão vermelho)

Obs: quando houver uma desqualificação durante o jogo deverá ser acompanhada por uma exclusão e depois completa



- Após a 3ª expulsão;

- Para dirigente e jogadores após o 3º cartão amarelo;

- Jogador não autorizado que não avisou a mas para entrar em quadra;

- Atitude anti-desportiva grosseira (xingar ou travar o braço por trás ou pelo lado);

- Vias de fato por um oficial;

- empurrar por trás ou pelo lado.



- Jogador de quadra e banco;

- Dirigente



- Quantos forem necessários.

- Quando acontece a desqualificação antes ou no intervalo do jogo, não é acompanhada de uma exclusão.

- SIM

- SIM

- Relatório

Expulsão

Obs: joga cm 1 (um) a menos até o final do jogo. O jogador ficará fora mais 1 (um) jogo no mínimo, após ao que foi expulso.



- Vias de fato

- Jogador de quadra e banco;

- Quantos forem necessários.




- NÃO

- NÃO

- Relatório






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