Grupo de estudos de instrumentos e mantras vaishnavas



Baixar 35.75 Kb.
Encontro28.02.2019
Tamanho35.75 Kb.

GRUPO DE ESTUDOS DE INSTRUMENTOS E MANTRAS VAISHNAVAS
OS KARTALAS
Kartalas, kartals ou karatalas (literalmente “kara” - mão, “tal” - sino).
Ao longo da história do kirtana, os dois instrumentos fundamentais que representaram o ritmo foram a mrdanga e os kartalas.

Kartala é um par de pratos de mão (também conhecido como Címbalos de mão). Most of the kartals are made of two brass (or some rare cases, silver) cymbals which are connected with some kind of cloth or rope.A maioria dos kartalas são feitos de dois pratos de bronze (ou em alguns casos raros, prata) que estão relacionados com algum tipo de tecido ou de corda.

Eles são a espinha dorsal de um kirtan ou bhajan. In order to accompany properly in bhajans or kirtans , it is important to know what rhythm to use, how to play it without sounding out of control. Para acompanhar adequadamente em bhajans e kirtans, é importante saber usar o ritmo e como tocá-lo sem parecer fora de controle. The mrdanga (also known as a khol ) is a sacred clay drum, while the kartal is a pair of finger cymbals.



Principais toques
Existem vários toques e inumeráveis variações que podem ser executadas com os kartalas. Para nosso estudo didático vamos analisar 3 toques principais:


  1. Toque Simples – ou de Três Batidas ( X X O p )

É o ritmo mais comum utilizado em bhajans e kirtans. Contém 3 batidas:


  1. Toque Dobrado ( X X O - X X O )

É o Toque Simples executado de forma dobrada. Este toque deve acompanhar a Mrdanga quando esta também dobrar a batida. Também pode ser usado como variação.


  1. Toque de Dois ( X p O )

Esse ritmo é um pouco mais complexo que o Simples, pois exige uma pausa entre as suas Duas Batidas. Fique atento pois pode-se mudar de Dois Toques para Três.
Legendas:
X – Batida fechada, batendo um kartala contra o outro, prendendo o som com os dedos

O – Batida aberta, batendo um kartala contra o outro, deixando ecoar o som.

p – Pausa;


Etiqueta de Acompanhamento
OsNow that cycles and accompaniment have been formally taught, there is one more topic that needs to be discussed. kartalas só podem servir como acompanhamento. Despite having such limitations, the kartals can be one of the most important instruments. Apesar de tais limitações, os kartalas podem ser um dos instrumentos mais importantes.The singer, mridanga or tabla player, and the audience can rely on your kartal rhythm to the point that no one should grossly fall off place.In order to be an efficient and effective kartal player, some behavioral etiquette rules should be observed. Para ser um eficaz e eficiente tocador, algumas regras de etiqueta comportamental devem ser observadas.
1. 1. You are only accompanying an singer, musician, or artist Você está apenas acompanhando um cantor, músico ou artista
When you play the kartals for someone else, you must remember that you are being there to help the singer or the main artist. Quando você toca os kartalas para alguém, você deve se lembrar que está lá para ajudar o cantor ou o artista principal. In some cases, you may have very talented musician-devotees that have great experience in kirtanas , bhajans , or whichever musical form or dance they want to render. Em alguns casos, você pode estar tocando com um músico muito talentoso, porque os devotos têm grande experiência em kirtanas e bhajans.

- Play in such a way that the main artist does not get drowned out or you play in a way contrary to the needs of the kirtan . Você deve tocar de forma que o artista principal não desapareça, não deve tocar de uma forma contrária às necessidades dos kirtan. You are there to help the artist, not help promote your talent. Você está lá para ajudar o artista, e não para ajudar a promover o seu talento.

- As mentioned earlier, kartal cannot survive alone, musically.Os kartalas não podem sobreviver sozinhos, musicalmente. However, just because mridangas , harmonium, and other instruments are playing does not give one to right to attempt a “ kartal solo.” Stick to the cycles that you think will positively help the artist and will help him or her from going astray. Entretanto, apenas porque mridangas, harmônio, e outros instrumentos estão tocando não dá para tentar um “solo de kartalas”. Intente para os toques e variações que você acha que vai ajudar positivamente o artista.

- Stick to the tempo alone.Respeite o tempo sozinho. If the singer or main artist wants you to speed up, they will give you a subtle cue, like stare at you constantly, start pumping the harmonium loudly, or play harmonium faster. Se o cantor ou artista principal quer acelerar, eles vão te dar uma dica sutil, como, por exemplo, um olhar constante em você, ou comece a bombear o harmônio mais alto ou mais rápido.


2. 2. Predict the tala that is being played Predizer o tempo que está sendo tocado
Even though in the temple, most of the kirtanas will be in eight matras , you might want to listen to one mahamantra before you decide which set of rhythmic cycles you will need (ie Will four or three beat cycles be used?).Você pode querer ouvir a melodia e o tempo antes de decidir qual conjunto de ciclos rítmicos que você precisa (se são três batidas, duas, etc.). Count out the beats mentally before playing. Contar as batidas mentalmente antes de tocar ajuda. Always try to match the sam of the previous chapters to the sam of the song. Sometimes, clapping to the song would help keep track where the beats fall. Às vezes, batendo palmas na canção pode ajudar a saber onde as batidas se encaixam.
3. 3. When playing, focus only tala , tempo, and the main artist Ao tocar, o foco deve ser somente o tempo e o líder do bhajan
It is very easy for new students to easily miss a beat, for various reasons. É muito fácil para os novos praticantes perderem uma batida, por várias razões. If you think you may have missed a beat, look at the artist and stop playing and find the point where you can pick up and play on time. Se você acha que pode ter perdido o ritmo, deve parar de tocar, olhar para o líder e encontrar o ponto onde você pode pegar e tocar na hora certa. If you are really lost on what part of the cycle you should resume playing, try to pick up on a point where you can start off at the first beat of the kartal cycle. Se você estiver realmente perdido em qualquer parte do ciclo de tempos, você deve voltar a tocar tentando pegar em um ponto onde você pode começar no primeiro tempo do ciclo dos Kartalas.

If the main artist asks you to accompany a rhythm you are not 100% comfortable with or do not know how to play kartals for, humbly notify the artist that you are unable to play that.Se o artista principal pede-lhe para acompanhar um ritmo que não está 100% confortável ou se você não sabe como tocar isso nos kartalas, humildemente, deve notificar o artista que você é incapaz de tocar isso.


4. 4. Loud is never good O exagero nunca é bom
When people play kartals for the first time, they will tend to get overly excited that they will play the kartals too loudly, to the point that kartals begin to sound cacophonic.Quando as pessoas tocam kartalas pela primeira vez, eles tendem a ficar muito animados, tendendo a tocar os kartalas muito alto, a ponto de estar incomodando todo mundo. Instead of side-rhythm and help, it becomes a loud disturbance. Therefore, don't play too loudly and forcefully.Portanto, não devemos tocar muito alto e com força. Even in fast rhythms, playing gently and normally would help the ecstatic singer and mridanga player focus on the rhythm nicely. Mesmo em ritmo rápido, tocar suavemente ajudará o canto e o tocador de Mrdanga a levar um ritmo muito bom.
5. Whompers are NOT kartals !!!

5. Whompers NÃO são kartalas!
For those who are not familiar with whompers , they are large version of kartals . They are actually known as garba jhanjh .Para aqueles que não estão familiarizados com whompers, eles são a versão grande do kartala. Eles são realmente conhecidos como jhanjh garba. While the kartal's diameter ranges from 3 to O diâmetro dos kartalas varia de 3 a4 inches 4 polegadas,, the whompers ' diameter can be as big as six or seven inches long. Mas os whompers podem ter o diâmetro de seis ou sete centímetros de comprimento. Therefore, they have a much lower pitched sound compared to kartals . Portanto, eles têm uma menor frequência de som muito menor em comparação com os kartalas. Lately, whompers have become very much in fashion, due to their lower pitch and loud sound. Ultimamente, whompers estão na moda, devido à sua baixa altura e som alto. Whompers não devem ser usados no Bhajan, sendo melhor utilizados em alguns kirtans e Harinamas.

This comes at a price, though.Isso tem um preço, no entanto. People assume that these are played like kartals , and as a result, an obnoxiously loud sound comes about creating more of a disturbance than real accompaniment.As pessoas utilizam este instrumento como se fossem kartalas, e como resultado, há um som estridente e muito alto.Plus, it can cause kirtans to reach or exceed safe hearing levels, which result in devotees going partially deaf later on in life, or devotees wearing earplugs. Além disso, ele pode atrapalhar kirtans e atingir ou exceder os níveis de audiência seguro, o que vai resultar em devotos parcialmente surdo mais tarde na vida, ou devotos usando tampões.



As a result, many temples either stop carrying whompers or have designated people playing them.If your temple does not have such rules, please keep in mind that whompers are not kartals !Se o templo não tem regras para uso de instrumentos, por favor, tenha em mente que whompers não são kartalas! You cannot play the cycles that were discussed in this course. The whompers should be used to mark the sam only.Os whompers devem ser usados somente para marcar o tempo.
6. 6. Use good judgment Use o bom senso
Most of the time, a kirtan leader will not coordinate in advance who will play kartals , harmonium, and mridanga and in what tala . Na maioria das vezes, um líder de kirtan não irá coordenar, com antecedência quem vai tocar kartalas, harmônio e mridanga e em que tempo. If the kirtan leader wants to speed up, speed up gradually. Don't speed up abruptly. Se o líder do kirtan quer acelerar, deve acelerar gradualmente. Não acelere bruscamente. Same thing with slowing down too! O mesmo deve ser usado quando retardar o ritmo! Likewise, do not use the faster speed kartal cycles for slow songs. Da mesma forma, não use uma velocidade mais rápida nos kartalas para induzir o líder do kirtan a ir mais rápido.You can, however, use the slow cycles for fast songs, as they will function for marking rhythm in a tasteful manner.

Também é parte da etiqueta Vaishnava oferecer os kartalas (e outros instrumentos) na hora do bhajan ou kirtan, a devotos mais antigos, mais velhos ou naturalmente mais habilidosos em respeito a dedicação destes devotos. Isto não significa que os iniciantes não podem tocar quando devotos mais experientes estão presentes. Apenas use o bom senso.

Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande