FundaçÃo comunitária tricordiana de educaçÃO



Baixar 360.1 Kb.
Página1/9
Encontro21.10.2017
Tamanho360.1 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9




Decretos Estaduais nº 9.843/66 e nº 16.719/74 - Parecer CEE/MG nº 99/93


Universidade Vale do Rio Verde

Recredenciada e-MEC 200901929





PROGRAMA PARA O

ESTÁGIO CURRICULAR

SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE ODONTOLOGIA

Três Corações

2013

FICHA CATALOGRÁFICA

(Deve ser impressa no verso da Folha de Rosto)


Catalogação na Fonte

Bibliotecária responsável : Marisa A. F. Marques CRB-6 / 2352

Claudete de Oliveira Luiz CRB-6 / 2176

378.815104

U58p Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR

Programa para o estágio curricular supervisionado obrigatório – curso de odontologia / UNINCOR; organização de Marcelo Junqueira Pereira. - - Três Corações : UNINCOR, 2013.


44 p.

1. Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. 2. Estágio Supervisionado. I. Pereira, Marcelo Junqueira, org. II. Título.






Sumário





6 - FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES 6

1 – INTRODUÇÃO
O estágio é uma atividade de complementação e enriquecimento da formação acadêmica do aluno, nos moldes estabelecidos pela legislação vigente que trata do estágio curricular: Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, artigo 82 da Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em odontologia e as normativas internas da instituição em acordo com o projeto pedagógico do curso.

O Estágio Curricular Obrigatório na UNINCOR pode ser definido como um conjunto de instituições, pessoas e recursos que se integram de modo a contribuir com a formação profissional, dentro de objetivos e metas estabelecidas.

É uma atividade a ser realizada em estabelecimentos de saúde pública e ou privada, órgãos públicos, clínicas, hospitais, escolas, consultórios, entidades assistenciais, dentre outros; para se obter uma vivência do conhecimento acadêmico aplicado à realidade brasileira.

Ele deve proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem, a fim de se constituir em um instrumento privilegiado de formação profissional, aperfeiçoamento técnico e de relacionamento humano.

Aliando a teoria à prática e buscando sempre a síntese entre as duas, o estágio oportuniza uma preparação que responda às expectativas do mercado de trabalho e do crescimento pessoal buscando formas de superação para as transformações necessárias.

As atividades propostas, para serem executadas durante o período de estágio são cuidadosamente selecionadas, visando proporcionar a vivência do processo de formação em sua maior dimensão. O estagiário deverá desenvolvê-lo criando possibilidades de aprofundar seus conhecimentos e de encaminhar a sua prática.

A observação e análise destas experiências serão importantes para a qualidade do estágio realizado e implicarão na formação do futuro profissional. A dedicação e atenção do estagiário para com as atividades de estágio farão toda diferença para que essas sejam enriquecedoras, transformadoras, e não apenas horas a serem cumpridas para integralização do curso.

2 - JUSTIFICATIVA LEGAL

2.1 - Obrigatoriedade do estágio
Para os cursos que integram a área da saúde, a exigência do Estágio Curricular Obrigatório no âmbito da UNINCOR é decorrência da sua inclusão nas estruturas curriculares e da sugestão do MEC através das proposições de currículos de referência. É normatizado pela Lei nº 11.788/2008, Lei 9.394/1996 e as DCN para o curso de Odontologia.

3 – OBJETIVOS
3.1 - Objetivos gerais
 Proporcionar oportunidades aos graduandos, para a vivência das práticas profissionais vigentes nos ambientes em que estarão inseridos, no exercício da profissão.

 Aprimorar o nível de atuação do estagiário, oferecendo-lhe experiências profissionais inovadoras.

 Formar um graduado técnico e politicamente competente, que integre em sua atuação os conhecimentos,

habilidades, crenças, valores, emoções e compromisso com a realidade da prática profissional.

 Propiciar a vivência de situações reais de utilização dos conhecimentos adquiridos, analisando-os, criticando os, avaliando-os e replanejando ações coerentes com a realidade profissional e o campo de atuação.

 Confrontar teoria e prática durante a formação profissional visando uma formação atualizada e condizente com a realidade.



4 - RECURSOS HUMANOS
O Estágio Obrigatório envolve o estagiário, os Supervisores de Prática, o Docente Orientador da Instituição, o responsável pelo Setor de Extensão e a comunidade em que o estagiário irá desenvolver seu estágio.

5 - TIPOS DE ESTÁGIO / OFICIALIZAÇÃO
5.1 - Estágio Curricular Obrigatório sem remuneração
O Estágio Curricular Obrigatório sem remuneração é o estágio na área de atuação do curso de graduação do aluno, sem receber remuneração por ele.

Neste tipo de estágio também é necessário haver o convênio entre a Instituição/Estabelecimento de Saúde de estágio e a UNINCOR, além do Termo de Compromisso de Estágio individual entre aluno/Instituição com a interveniência da UNINCOR.



5.2 - Estágio Curricular Obrigatório com remuneração (bolsa)
O Estágio Curricular Obrigatório com remuneração é o estágio na área de atuação do curso de graduação do aluno, porém, ele recebe remuneração para realizar o estágio. O valor da remuneração é estabelecido de acordo com a disponibilidade do Estabelecimento de Saúde/Instituição.

Neste tipo de estágio também é necessário haver o convênio entre a Instituição/Estabelecimento de Saúde de estágio e a UNINCOR, além do Termo de Compromisso de Estágio Individual entre aluno/Instituição com a interveniência da UNINCOR.







Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande