Faculdade de medicina da usp edital atac/FM/19/2009 abertura de processo de credenciamento de professor colaborador médico



Baixar 16.09 Kb.
Encontro02.07.2019
Tamanho16.09 Kb.

COMUNICADO MCP/001/2017

FACULDADE DE MEDICINA DA USP

DEPARTAMENTO DE CARDIOPNEUMOLOGIA
ABERTURA DE PROCESSO DE CREDENCIAMENTO DE PROFESSOR COLABORADOR
O Chefe do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pelo Conselho do Departamento de Cardiopneumologia, terá início no dia 07 de junho de 2017 e término no dia 21 de junho de 2017, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 11h00, e das 13h00 às 15h00, na Secretaria do Departamento de Cardiopneumologia – Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, nº 44, prédio do InCor – Bloco 02, 5º andar, sala 10 – o recebimento das solicitações de credenciamento de Professor Colaborador, junto ao Departamento de Cardiopneumologia, Disciplinas de Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Torácica, Pneumologia e Área de Genética e Medicina Molecular. O credenciamento será realizado de acordo com os termos da Resolução nº 6483, da Reitoria da USP, de 21.12.2012.
1. No âmbito do Departamento as solicitações de credenciamento serão analisadas preliminarmente pela Comissão de Estudos Docentes, Recursos e Normas (CEDREN/MCP), que deverá designar parecerista para analisar a documentação apresentada e emitir parecer circunstanciado sobre o(s) projeto(s) apresentado(graduação e/ou pós-graduação e/ou pesquisa e/ou cultura e extensão) e o(s) respectivo(s) plano(s) de trabalho, bem como sobre o currículo do interessado, considerando:


  1. se o(s) projeto(s) apresentado(s) contempla(m) atividades acadêmicas que relacionam as práticas na área da saúde com o interesse do ensino ou da pesquisa, ou da extensão de serviços à comunidade vinculadas às Disciplinas e Áreas do Departamento de Cardiopneumologia:

  2. se o(s) plano(s) de trabalho explicita(m) as práticas que serão realizadas, tais como orientação de alunos em programas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, coordenação de projetos de pesquisa, supervisão de alunos nas clínicas, aulas, e outras atividades acadêmicas de interesse do Departamento.

2. O parecer circunstanciado elaborado pela CEDREN/MCP deverá:



  1. propor ou não a aceitação do pedido de credenciamento do interessado como Professor Colaborador, respeitando o conteúdo do Projeto Acadêmico do Departamento;

  2. indicar o encaminhamento da solicitação para a Comissão de Graduação e/ou Pós-Graduação e/ou Pesquisa e/ou Cultura e Extensão Universitária;

  3. ser submetido ao Conselho do Departamento de Cardiopneumologia para aprovação.

3. O Candidato, munido de documento de identificação, deverá efetivar sua inscrição na Secretaria do Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP, no endereço acima, mediante apresentação de formulário de solicitação de inscrição, disponível no site do Departamento: (www.fm.usp.br/cardiopneumo), acompanhado de:


  • declaração da Área de Recursos Humanos do HC de que é integrante do Corpo Clínico do HCFMUSP;

  • cópia do Título de Doutor outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional;

  • declaração de que o Currículo se encontra atualizado na Plataforma Lattes;*

  • Projeto de Colaboração e respectivo Plano de Trabalho, conforme modelo disponível no site: www.fm.usp.br/cardiopneumo, devidamente preenchido. O Projeto de Colaboração e Plano de Trabalho deverão explicitar à qual (is) área (s) acadêmica (s) se referem (Graduação e/ou Pós-Graduação e/ou Pesquisa e/ou Cultura e Extensão Universitária) e conter relatório circunstanciado das atividades a serem desenvolvidas em cada uma das áreas,

  • O candidato ao credenciamento de Professor Colaborador, deverá atender aos termos da Resolução USP 6483/2012 e se candidatar-se somente à(s) área(s) em que as atividades de colaboração estejam bem definidas, conforme segue:

  • GRADUAÇÃO – 1) colaborar regularmente com as disciplinas de graduação ministradas aos alunos do primeiro, segundo, terceiro, quarto anos de graduação e internato ( detalhar); 2) atividades atuais com alunos de iniciação científica ( detalhar);. 3) colaboração atual na coordenação de ligas acadêmicas (detalhar), participação atual no Programa de Tutoria (detalhar).

  • PÓS-GRADUAÇÃO: 1) ser orientador credenciado junto à Pós-Graduação, ter alunos matriculados nos últimos quatro anos; 2) ser responsável por disciplina de pós-graduação ( apresentar detalhamento das atividades)

  • PESQUISA: 1) ter projeto de pesquisa em andamento, devidamente aprovado pela CAPpesq;

  • 2) captação de recursos de fomento à pesquisa, nos últimos quatro anos; 3) colaboração na supervisão de alunos de Pós-Doutorado.

  • CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: 1) coordenação de Programas de Complementação Especializada, nos últimos dois anos; 2) supervisão e orientação de médicos residentes, nos últimos dois anos; 3) coordenação de programas de residência multiprofissional, nos últimos dois anos; 4) coordenação e/ou participação em cursos de extensão universitária, nos últimos dois anos (aperfeiçoamento, atualização, especialização, internacionalização)

  • Para candidaturas na Área de Pesquisa, apresentar cópia integral do Projeto de Pesquisa e do documento de aprovação pela Cappesq.

(*os modelos encontram-se disponíveis no site: www.fm.usp.br/cardiopneumo)
4. Os candidatos que tiverem suas solicitações de credenciamento como Professor Colaborador aprovadas pela Congregação da FMUSP, nos termos da Resolução 6483/12 e do presente documento, deverão manifestar explicitamente sua concordância com as atividades a serem desenvolvidas no Departamento e assinarão o Termo de Adesão para o desempenho de Serviço Voluntário, com fundamento na Lei. 9.608/98 e na Resolução USP 6483/12, ficando obrigados a submeter bienalmente ao Conselho do Departamento de Cardiopneumologia o relatório de suas atividades acompanhado de Currículo Lattes e atualização do plano de trabalho e projeto de pesquisa.
O credenciamento tem natureza exclusivamente acadêmica, decorrente do relacionamento institucional que existe entre a Faculdade de Medicina da USP e o Hospital das Clínicas, definido no Regimento Geral da USP, art 14, I, das Disposições Transitórias, e no Regulamento do Hospital das Clínicas (Decreto nº 9.720/77, art 1º, § 1º), bem como no Projeto Acadêmico da FMUSP, aprovado pela Congregação.

O credenciamento não cria vínculo empregatício nem obrigação trabalhista ou funcional, não dando, portanto, ao Professor Colaborador o direito a remuneração, contagem de tempo de serviço ou qualquer outro benefício de natureza trabalhista ou previdenciária ou afim, a cargo da Universidade de São Paulo, permanecendo apenas os encargos funcionais existentes sob responsabilidade do Hospital das Clínicas.



O credenciamento poderá ser utilizado como título nos editais de concursos para provimento de cargos ou funções docentes e para a obtenção de títulos na Universidade de São Paulo.
Maiores informações poderão ser obtidas na Secretaria do Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP – InCor – 5º andar – bloco 02 – sala 10 – telefone: (11) 2661-5092.


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande