Estudo dirigido



Baixar 42.39 Kb.
Encontro14.08.2019
Tamanho42.39 Kb.



ESTUDO DIRIGIDO 5

HERANÇA MULTIFATORIAL

A GENÉTICA DAS DOENÇAS COMUNS
1. Foi realizado um levantamento na classe dos alunos da BIo416 e constatou-se que Diabetes tipo 2 era uma ocorrência frequente nas famílias dos alunos: Em 7 famílias havia pelo menos uma ocorrência, em 5 famílias havia pelo menos 2 ocorrências e em apenas 2 famílias não havia historia de Diabetes. Avalie as genealogias com pelos menos 2 ocorrências e discuta os possíveis padrões de herança.
2. Um geneticista estudou pares de gêmeos mono e dizigóticos, quanto a uma determinada característica.

    1. Se existir um componente genético ponderável na determinação dessa característica, você espera maior concordância entre gêmeos mono ou dizigóticos?



    1. Se a influência do ambiente é primordial na determinação dessa característica, o que você espera da concordância entre gêmeos mono e dizigóticos?


3. Se um único loco fosse responsável pela cor da pele, considerando-se que o branco é A1A1 e o negro é A2A2, os filhos do cruzamento A1A1 X A2A2 seriam todos A1A2 (mulatos). Do casamento A1A2 X A1A2, os filhos seriam ¼ A1A1 (brancos), ½ A1A2 (mulatos) e ¼ A2A2 (negros). Entretanto, do casamento entre mulatos filhos de brancos X negros, surgem filhos que são brancos, negros e mulatos de várias gradações. No início do século Gertrudes e Chalés Davenport, estudando estes casamentos, concluíram que existem cinco diferentes tipos de tons de pele: negro, mulato escuro, mulato médio, mulato claro e branco.
Propuseram, então, que a cor da pele fosse controlada por dois locos gênicos independentes, com dois alelos em cada loco, A1 e A2 e B1 e B2. Os brancos seriam A1A1B1B1 e os negros A2A2B2B2. A pigmentação seria devida à ação aditiva dos alelos A e B. A2 e B2 condicionariam a produção de muita melanina e os alelos A1 e B1 de pouca melanina. A quantidade de pigmento produzida por um heterozigoto A1A2 seria, assim intermediária entre a produzida pelos homozigotos A1A1 e A2A2, o mesmo acontecendo com o alelo B. Os mulatos filhos de brancos (A1A1B1B1) X negros (A2A2B2B2) seriam A1A2B1B2 ( mulatos médios).

Se dois mulatos (A1A2B1B2) se casam, quais os possíveis genótipos de sua prole?










GAMETAS

























G





A




M




E




T




A




S





















Na tabela abaixo escreva os genótipos encontrados acima que correspondem aos fenótipos assinalados:



GENÓTIPOS

FENÓTIPOS




Negro




Mulato escuro




Mulato médio




Mulato claro




branco




  1. Na estenose do piloro, a hipertrofia e a hiperplasia da musculatura lisa causam o estreitamento e a obstrução da passagem. As crianças afetadas têm problemas para se alimentar e são freqüentes os episódios de vômitos. O defeito é corrigível cirurgicamente. Sua freqüência é de aproximadamente 5/1.000 entre os recém-nascidos do sexo masculino e 1/1.000 no sexo feminino.

A freqüência da estenose do piloro nos dois sexos e o padrão de transmissão nas famílias, levou Carter (1976) a propor um modelo de herança multifatorial com limiares diferentes nos dois sexos: mais baixo nos homens do que nas mulheres.

De acordo com esse modelo,

  1. O risco de criança afetada deve ser maior na prole de mulheres ou de homens afetados?




  1. Na prole de homens afetados e na de mulheres afetadas devem ser mais freqüentes as mulheres ou os homens afetados?

Justifique suas respostas.


  1. Qual a frequência dos genótipos -13910C/-13910C, -13910T/-13910C e -13910T/-1390TT na classe Bio416/2013? E, qual a frequência dos genótipos -13905T e -13905G? Podemos classificar estas variantes como SNPs (single nucleotide polymorphism)? Justifique sua resposta.




  1. Faça uma entrevista para avaliar a frequência de pessoas que fizeram o teste genético para identificar as variantes do Fator V e da protrombina dentre aquelas que fazem o uso de pílula anticoncepcional, Antes de você aplicar a sua entrevista, é recomendável consultar as paginas 165, 166 e 167, Thompson & Thompson, Genética Medica. 7a. Edição.



Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande