Estágio decorre de 20 a 24 de julho, e dirige-se a estudantes do secundário estg/ipleiria ensina a construir robôs móveis na 19.ª edição da Ciência Viva no Laboratório



Baixar 20.68 Kb.
Encontro18.09.2019
Tamanho20.68 Kb.



Estágio decorre de 20 a 24 de julho, e dirige-se a estudantes do secundário

ESTG/IPLeiria ensina a construir robôs móveis

na 19.ª edição da Ciência Viva no Laboratório

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG/IPLeiria) vai ensinar a desenvolver robôs móveis, na 19.ª edição do programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias. O estágio decorre de 20 a 24 de julho, será dirigido pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica da ESTG, e destina-se a estudantes dos 10.º, 11.º, e 12.º anos, com o objetivo de proporcionar aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica.

O estágio pode ser frequentado por estudantes de todo o País – que no ano letivo 2014/2015 frequentaram o ensino secundário –, e é gratuito. «A seleção da ESTG para formar na área da robótica mostra bem a força que esta Escola tem nesta área, e que a aposta que se tem feito no IPLeiria está a dar os seus frutos, sendo a ESTG considerada um dos polos formadores de relevo no País em robótica», salienta Pedro Martinho, diretor da Escola.

O estágio em desenvolvimento de robôs móveis será coordenado pelo docente da ESTG Hugo Costelha. Nele, os alunos terão oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de robôs móveis de pequenas dimensões, utilizados sobretudo na área da educação. Os participantes irão intervir em todos os passos do desenvolvimento do robô, desde a conceção mecânica e eletrónica, até ao desenvolvimento e programação dos algoritmos de controlo do robô, tendo ainda a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de sistemas e impressão 3D, muito utilizados na área da robótica. O estágio seguirá uma abordagem típica de investigação: identificação de problemas, desenvolvimento de soluções, implementação e teste. 

A decorrer desde 1997, o programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias, iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, já envolveu mais de 11.000 estudantes, que frequentaram estágios científicos em laboratórios de instituições de todo o País. A 19.ª edição da Ciência Viva no Laboratório decorre entre 22 de junho e 28 de agosto, em diversos centros de investigação de norte a sul do País, que ministrarão estágios em várias áreas científicas.

Os participantes no estágio em desenvolvimento de robôs móveis na ESTG têm incluído o almoço, e, caso sejam alunos deslocados, têm ainda direito ao jantar e o alojamento.

As inscrições estão abertas, e os interessados podem candidatar-se na página online da Ciência Viva, no menu “Ciência Viva no Laboratório”, “Estágios”, efetuando de seguida pesquisa por Instituição ou por Área Geográfica, ou seguir este link: http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2015/inscricao.asp?accao=showentidadedetail&id_entidade=223.
Leiria, 19 de junho de 2015

Para mais informações contactar:

Midlandcom – Consultores em Comunicação



Ana Frazão Rodrigues * 244 859 130 * 939 234 508 * afr@midlandcom.pt

Ana Marta Carvalho * 244 859 130 * 939 234 518 * amc@midlandcom.pt


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande