Atividade física adaptada e saúde



Baixar 16.25 Kb.
Encontro02.07.2019
Tamanho16.25 Kb.

Texto de apoio ao curso de Especialização

Atividade física adaptada e saúde

Prof. Dr. Luzimar Teixeira
SÍNDROME DO IMPACTO E LESÕES DO MANGUITO ROTADOR NO OMBRO

São as mais freqüentes patologias dentro do grupo das síndromes dolorosas do ombro. Na clínica ortopédica o ombro é a segunda causa de consultas médicas em freqüência, atrás apenas das lombalgias.



O Manguito Rotador é um complexo de 4 músculos (supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor) que surgem da escápula e cujos tendões se misturam com a cápsula articular e se inserem nos tubérculos do úmero proximal. Tem a função de realizar o “fulcro” para a elevação e rotação da articulação gleno-umeral.




Charles Neer, ortopedista norte americano, em 1972 definiu Síndrome do Impacto sendo o impacto dos tendões do Manguito Rotador contra o arco coraco-acromial (ligamento coraco-acromial e porção antero-inferior do acrômio); com este Impacto poder-se-ia haver um “desgaste” da porção tendinosa do Manguito Rotador, podendo chegar-se à rotura total do tendão.





FISIOPATOLOGIA E QUADRO CLÍNICO

As causas de lesão do Manguito podem ser: trauma, atrito, isquemia e impacto. Talvez as causas mais comuns sejam as lesões degenerativas com a idade e por esforços repetitivos, muitas vezes não relacionados com dor.


A lesão normalmente se inicia na face articular do tendão supraespinhal podendo progredir para posterior e atingir o tendão infraespinhal; quando isto ocorre o Manguito Rotador deixa de estabilizar a cabeça umeral e esta migra cranialmente fazendo com que o Tendão do Cabo Longo do Bíceps torne-se o estabilizador da cabeça, com uma morfologia agora alargada e espessada. O ligamento coraco-acromial e tracionado pela migração da cabeça e acaba formando um “esporão de tração”.

A lesão progredindo, pode-se acometer o tendão subescapular, caracterizando uma lesão maciça do Manguito Rotador (2 ou mais tendões ou lesão diâmetro > 5cm); Se a lesão do subescapular progredir, o tendão do cabo longo do bíceps pode se deslocar para medial e deixa de ser um estabilizador da cabeça, tornado a articulação do ombro degenerada (artropatia do manguito rotador).



A Síndrome do Impacto é classificada em 3 tipos:



  • Estágio 1 – edema e hemorragia no tendão

    • Movimentos repetitivos (braço acima da cabeça); lesão reversível com repouso; paciente jovem/esportista;

  • Estágio 2 – tendinose e fibrose no tendão

    • Paciente 25 – 40 anos, dor recorrente no esporte, bursa subacromial espessada (bursite);

  • Estágio 3 – lesão parcial ou total do tendão

    • Paciente acima 40 anos, dor e limitação funcional progressiva do ombro, alterações radiológicas.

 O quadro clínico se caracteriza por dor, diminuição força muscular e do arco de movimento. A dor costuma ser pior nas lesões parciais devido ao aumento de tensão nas fibras de tendão remanescentes. Dor noturna geralmente ocorre, devido ao fato da perda da ação da força gravitacional sobre o braço (paciente deitado), aumentando o impacto. A dor irradiada de patologia do ombro se estende do ombro até o cotovelo e, neste caso, costuma iniciar-se na face antero-lateral do ombro. O arco de movimento do braço para elevação é de 0° a 180°, porém o arco doloroso relacionado com patologia no Manguito Rotador compreende o intervalo entre 60° a 120º.

 
RADIOLOGIA



  • Raio-X – determina com mais precisão as alterações ósseas, sendo praticamente nula para determinar lesões anatômicas dos tendões; Incidência frente verdadeiro e Túnel do supraespinhal são obrigatórias, podendo demonstrar: osteofito subacromial, calcificação subacromial, artrose glenoumeral, artrose acromioclavicular, cistos cabeça úmero etc.

  • Ultra-sonografia – método não invasivo, permite avaliar integridade do Manguito e espessura de seus tendões; baixo custo, exame dinâmico e examinador dependente (radiologista precisa estar habituado com a técnica para melhor acurácia de diagnóstico).

  • Ressonância Nuclear Magnética – é o que chamamos de “padrão ouro” para o diagnóstico por imagem. A artro-ressonância (exame com injeção de contraste intra-articular) consegue ser ainda mais acurada. Permite avaliação do tamanho da lesão, grau de retração do tendão, alterações ósseas e qualidade dos fragmentos de tendão (degeneração gordurosa); Um tendão com grande degeneração gordurosa, mesmo que reparável, dificilmente terá força para função normal.

 



DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

  • Artrose Glenoumeral

  • Ombro Congelado/Capsulite Adesiva

  • Artrose Acromioclavicular

  • Neuropatia do nervo supra-escapular e radiculopatia cervical

  • Os acromiale

  • Artrite Reumatóide

 

TRATAMENTO

O objetivo é a melhora da dor, recuperar o arco de movimento e da força no ombro acometido, conforme a prioridade do paciente.
O tratamento para Síndrome de Impacto não cirúrgico(conservador) consiste em programas de ergonomia, fisioterapia (principalmente reforço dos músculos rotadores internos e externos do ombro), exercícios aeróbicos e modificação da atividade no trabalho/esporte se necessário; Antiinflamatórios não hormonais e métodos analgésicos (como acupuntura) são métodos adjuvantes, secundários. A duração deste tratamento, se bem conduzido, é de aproximadamente 6 meses (veja protocolo de reabilitação neste site).

Após 6 meses de tratamento conservador com persistência da sintomatologia, pode-se proceder a Acromioplastia aberta ou artroscopica. Damos preferência a técnica artroscopica devido a rápida recuperação pós-operatória e por ser menos invasiva (veja protocolo de reabilitação neste site).



As lesões do Manguito Rotador podem ser tratadas por técnica aberta ou artroscopica, dependendo do tipo e extensão da lesão. Para as lesões reparáveis, preferimos a técnica artroscópica com a reinserção dos tendões através de ancoras inseridas nas tuberosidades da cabeça do úmero. As lesões irreparáveis (extensas, degeneração gordurosa abundante...) preferimos o desbridamento (limpeza dos bordos dos tendões) da lesão e retirada da bursa para alívio da dor e consequente melhora do arco de movimento (veja protocolo de reabilitação neste site).











 
Catálogo: wp-content -> uploads -> 2009
2009 -> Faculdades Metropolitanas Unidas – fmu
2009 -> Se você está se preparando para ser mamãe, inclua uma avaliação do seu estilo de vida e de seu companheiro para garantir que vocês dois estão no melhor momento físico e mental para que isso aconteça
2009 -> Exame físico geral
2009 -> Termo de ciência e consentimento
2009 -> Este manual tem por finalidade possibilitar aos nao especialistas diagnosticar e tratar de uma maneira correta as cefaleias. Para tal, apos uma breve revisao dos quadros clinicos menciona-se as possibilidades terapeuticas
2009 -> O que é Plasticidade Cerebral
2009 -> O ouvido, órgão responsável pela audição, está dividido em três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno
2009 -> Trauma ao Nascimento
2009 -> Texto de apoio ao curso de Especialização
2009 -> Unaerp universidade de Ribeirão Preto-Campus Guarujá


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande