Atestado de matrícula



Baixar 9.12 Kb.
Encontro30.06.2019
Tamanho9.12 Kb.



CURSO DE MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS – MBT
Aluno: CARLOS CLEOMIR DE SOUZA PINHEIRO

Projeto: “Estudo químico e farmacológico das raízes de Zingiber Zerumbet (L) Smith (Zingiberaceae), cultivada em Manaus/Am”


Data da defesa: 22/03/2005 Hora: 9:00 h

RESUMO

O Zingiber é um gênero de cerca de 1200 espécies de plantas perenes nativas da Ásia tropical sendo algumas espécies cultivadas e adaptadas no Brasil, as quais são conhecidas como gengibre. No estado do Amazonas as plantas conhecidas como gengibre ou mangarataia são pertencentes à espécie Zingiber officinale, utilizadas na medicina popular bem como na culinária regional especialmente como condimentos e na fabricação de bombons caseiros. A literatura tem citado o uso das raízes dessa espécie na medicina tradicional da Indonésia e Japão nos tratamentos de dores, aumento do apetite, antiespasmódico e na alimentação. E no, entanto, na região (Amazônica ou no Brasil) é apenas usada como ornamental. Os estudos científicos mostram que alguns compostos isolados (zerumbona, humuleno e canfreno) dos óleos essenciais, possuem atividades: antiulcera, antioxidante, citotóxica, antimicrobiana e antiviral. Plantas de Zingiber zerumbet foram cultivadas em área particular e sua exsicata está depositada no herbário do INPA. As raízes de Zingiber zerumbet foram extraídas, utilizando-se os solventes diclorometano e metanol obtendo-se os extratos diclorometânico (DCM) e metanólico (MeOH). Outras raízes foram submetidas a hidrodestilação utilizando-se o aparelho Clevenger, fornecendo os percentuais de (4,08-6,96%) de rendimento de óleo essencial. De cerca de 97,0% do óleo obteve-se por recristalização um material cristalino puro. Juntando as informações dos espectros de RMN de 1H e de 13C, aliado aos espectros de IV; UV; EM, foi possível propor a estrutura 3,7,11,11 - tetrametil-cicloundeca-2,7,9 – trien-8-ona (Zerumbona). A partir dos dados especificados nos espectros e confirmada através de comparações com os dados das literaturas: IV, EM, UV dos óleos essenciais de Zingiber zerumbet, foi possível identificar como principal constituinte o composto denominado Zerumbona (86,9-97%). Os estudos farmacológicos de Zerumbona (ICSP13A) e dos extratos diclorometânico (DCM), metanólicos (MeOH), obtidos das raízes de Zingiber zerumbet, não revelaram toxicidade por via oral em dose de 5 g/Kg, mostraram atividade antiinflamatória para edema de pata produzido pela carragenina em cAMundongos, revelaram um potencial citotóxico expressivo para Artemia salina e atividade antimicrobiana, contra as cepas: Staphylococcus aureus, Escherichia coli “C,” Candida albicans, Salmonella London, Shigella sonnei, Micobacterium smegmatis.


Palavras chave: Zingiber zerumbet, raízes, Zerumbona, citotóxica, hidrodestilação, antibacteriana, antiinflamatória, toxicidade.
Programa: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais

Orientador: Drª. Cecília Verônica Nunez
Banca Examinadora: Drª. Cecília Verônica Nunez (Presidente)

Dr. Emerson Silva Lima (Membro)

Dr. Ézio Sargentini Júnior (Membro)



Universidade do Estado do Amazonas - UEA - www.uea.edu.br - Mestrado em Biotecnologia – MBT

Avenida Carvalho Leal, 1777, Cachoeirinha – Manaus - Amazonas



CEP: 69065-170 - Tel. (92) 3214.9700 mbt@uea.edu.br




Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande