Apometria



Baixar 1.06 Mb.
Página1/28
Encontro02.07.2019
Tamanho1.06 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   28

APOMETRIA

Círculo Eclético da Luz (C.E.L.)

- 2004 -
O presente trabalho foi organizado pelo Círculo Eclético da Luz.


Criado em 02 de agosto de 2003, na cidade de Santos/SP, o grupo foi formado inicialmente com o objetivo de estudar as técnicas apométricas e posteriormente, agregar outros conhecimentos das ciências humanas visando o restabelecimento do ser, em seu aspecto físico-mental-espiritual.
Suas atividades, por estatuto e definição, são gratuitas, sem gerar nenhum ônus a população.
A base de nossos estudos é fundamentada no espiritualismo e nas obras de Kardec, Drº. Lacerda, JS Godinho, Nelson Miranda e outros autores espíritas e apométricos.
Atualmente o grupo está sediado em imóvel emprestado gratuitamente para o desenvolvimento de suas atividades, na rua Hugo Maia, 230 – Altos – Santos/SP.
O objetivo dessa apostila e condensar assuntos chaves relativos a apometria. São portanto textos de apoio ou complementares e de nenhuma forma trata-se de um curso oficial, mas sim de um esforço em trazer elementos de reflexão aos estudos. Além disso, incorporamos conhecimentos que são resultantes de nossas observações como grupo de estudos e trabalhos.
Um ponto importante a ressaltar é que hoje o conhecimento da humanidade dobra a cada quatro anos e a apometria, dentro deste contexto, acompanha essa evolução.
Para um maior esclarecimento e conhecimento, sugerimos e recomendamos as leituras das obras relacionadas na bibliografia.

Santos, SP, 18 de agosto de 2004.


Círculo Eclético da Luz


A GRANDE INVOCAÇÃO

Do ponto de Luz na mente de Deus


Que flua Luz nas mentes dos homens
Que a Luz desça à Terra

Do ponto de Amor no coração de Deus


Que flua Amor nos corações dos homens
Que Cristo retorne à Terra

Do centro onde a vontade de Deus é conhecida


Que o Propósito guie as pequenas vontades dos homens
O Propósito que os Mestres conhecem e servem

Do centro a que chamamos a raça dos homens


Que se realize o plano do Amor e de luz
E feche a porta onde se encontra o mal

Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano Divino sobre a Terra!

Programação do Curso


Aula

Data

Assunto

Facilitador

1ª aula

18/Ago

O que é apometria

Física Quântica na apometria

Darma, Karma – Ação e Reação


Alamir

2ª aula

25/Ago

Os corpos espirituais

Lázara

3ª aula

1/Set

Níveis, Sub-níveis – Personalidades Virtuais,

Alamir

4ª aula

8/set

Técnicas de proteção em grupo e individuais

Lázara

5ª aula

15/set

Leis da apometria – 1ª a 7ª lei

Paulo

6ª aula

22/set

Leis da apometria – 8ª a 14ª lei

Regina

7ª aula

29/set

Mediunidade e apometria

Olinda

8ª aula

6/out

Chackras



9ª aula

13/out

C.D.D.E – 1ª parte

Suely

10ª aula

20/out

C.D.D.E – 2ª parte

Lucia

11ª aula

27/out

Auto-obsessão

Zélia

12ª aula

3/nov

O poder da mente e Corrente Mento-Magnética

Carlos

13ª aula

10/nov

Técnicas Apométricas – 1ª parte

Alamir

14ª aula

17/nov

Técnicas Apométricas – 2ª parte

Lazara

15ª aula

24/nov

M.O.F.

Cromoterapia

Luminoterapia


Regina

Beth


Paulo

16ª aula

1/dez

Desdobramento Múltiplo

Alamir

17ª aula

8/dez

Trabalho Prático

Equipe C.E.L.

Horário
19h35min Abertura da Sala


19h40min

19h50min Passe


20hs – Início da aula (fechamento do portão)
21h30min – Término da aula


1ª Aula

O que é apometria

Física Quântica na apometria

Darma, Karma – Ação e Reação


1ª Aula

O que é apometria
HISTÓRIA:

CRIADOR: Quem primeiro experimentou, no Brasil o desdobramento induzido por um operador encarnado foi o Dr. LUIZ RODRIGUES, farmacêutico/bioquímico, natural de Porto Rico, radicado no Rio de Janeiro. O Dr. LUIZ RODRIGUES chamava sua técnica de Hipnometria.

Durante o ano de 1965, esteve em Porto Alegre, um psiquista porto-riquenho chamado Luiz Rodrigues. Realizou palestra no Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA), então presidido pelo Sr. Conrado Rigel Ferrari, demonstrando uma técnica que vinha empregando nos enfermos em geral, obtendo resultados satisfatórios. Denominada Hipnometria, essa técnica foi defendida no VI Congresso Espírita Pan-americano, em 1963, na cidade de Buenos Aires. Essa técnica consistia na aplicação de pulsos magnéticos concentrados e progressivos no corpo astral do paciente, ao mesmo tempo que, por sugestão, comandava o seu afastamento.

O Dr. Luiz Rodrigues não era espírita e dele não mais tivemos notícias até seu desencarne.

DESENVOLVIMENTO E FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA: Dr. JOSË LACERDA DE AZEVEDO, nascido, em 12.6.1919, formado em medicina pela UFRGS em 1951, Cirurgião, ginecologista e, mais tarde, clínico geral renomeado, homem de sólida cultura; com conhecimentos aprofundados em Matemática, Física, Química, Botânica, História Geral, História da França, História do Cristianismo, História da I e II Guerras Mundiais, foi o responsável pelo desenvolvimento e fundamentação científica da Apometria.

Dr. LACERDA tinha formação e vivência espírita desde a juventude. Nas artes, sem nunca ter exposto, pintou diversos quadros com real valor artístico. Dr. LACERDA casou-se em 1947, com sua prima Sra. Iolanda Lacerda de Azevedo, mulher de grandes virtudes, médium dedicada e caridosa, ainda atuante na CASA DO JARDIM, onde carinhosamente recebe os enfermos aos sábados pela manhã. O convite do Sr. Conrado Ferrari para assistir uma demonstração de Hipnometria, dirigida pelo Dr. Luiz Rodrigues, no Hospital Espírita de Porto Alegre, nos idos de 1965, foi a partida para que o Dr. LACERDA, homem de rara genialidade, desenvolvesse e fundamentasse cientificamente a APOMETRIA. Dr. LACERDA adotou o termo APOMETRIA (do grego "apo" = além de, separar e "metron" medida), por entender que o termo Hipnometria era impróprio por dar a idéia de hipnose, que não tem qualquer relação com as técnicas de APOMETRIA.


O Termo Apometria
O termo Apometria vem do grego Apó - preposição que significa além de, fora de, e Metron - relativo a medida. Representa o clássico desdobramento entre o corpo físico e os corpos espirituais do ser humano. Não é propriamente mediunismo, é apenas uma técnica de separação desses componentes.
A Apometria é uma técnica de desdobramento que pode ser aplicada em todas as criaturas, não importando a saúde, a idade, o estado de sanidade mental e a resistência oferecida. É um método geral, fácil de ser utilizado por pessoas devidamente habilitadas e dirigentes capazes. Apresenta sempre resultado eficaz em todos os pacientes, mesmo nos oligofrênicos profundos sem nenhuma possibilidade de compreensão.
O êxito da Apometria reside na utilização da faculdade mediúnica para entrarmos em contato com o mundo espiritual da maneira mais fácil e objetiva, sempre que quisermos. Embora não sendo propriamente uma técnica mediúnica, pode ser aplicada como tal, toda vez que desejarmos entrar em contato com o mundo espiritual.

Atendimento
No atendimento aos enfermos, é utilizada a seguinte prática: Coloca-se inicialmente, por desdobramento, os médiuns em contato com as entidades médicas do astral. Uma vez firmado o contato, faz-se o mesmo com o doente, possibilitando dessa forma o atendimento do corpo espiritual do enfermo pelos médicos desencarnados, assistidos pelos espíritos dos médiuns que então relatam todos os fatos que ocorrem durante o atendimento, tais como: os diagnósticos, as cirurgias astrais, as orientações práticas para a vida, assim como a descrição da problemática espiritual que o paciente apresenta e suas origens.
Torna-se necessário ainda, que se faça proteção vibratória, através de preces e formação de campos de força e barreiras magnéticas ao redor dos médiuns.
O tratamento dos obsessores constitui um capítulo à parte, tal é a facilidade e eficiência com que os espíritos sofredores são atendidos. Em virtude de se encontrarem no mesmo universo dimensional, os espíritos protetores agem com muito mais profundidade e rapidez. Os diagnósticos são muito mais precisos e detalhados; as operações astrais são executadas com alta técnica e com o emprego de aparelhagem sofisticada em hospitais muito bem montados em regiões elevadas do astral superior. Esse é um dos grandes segredos do tratamento espiritual e será provavelmente um marco fundamental para a futura Medicina do Espírito.

Física Quântica na apometria
Prof. João Argon Preto de Oliveira em 02/05/98

IV Encontro Regional de Apometria - Lages - SC


Mais um Pouco de Teoria
O desenvolvimento teórico da Física Quântica, estimulado por Louiz de Broglie, com sua Mecânica Ondulatória apresentada em 1924, pelo qual toda partícula é acompanhada por uma onda piloto, levaram, finalmente os físicos de hoje ao ponto de vista de estarem os elétrons espalhados em regiões ou camadas orbitais, fazendo com que se apresentasse como uma bola de "fofo" e indistinto material energético, porém rígido em seu conjunto. Um núcleo positivo, com elétrons espalhados em regiões ou camadas orbitais, formando uma nuvem em concha.

O átomo, interpretado quanticamente, pela Química/Física, tem os denominados números quânticos em número de quatro; que descrevem os estados de um elétron num átomo:


1 - As órbitas, cujas localizações são probabilidade eletrônicas (os níveis de incerteza) espalhada pela região onde o elétron pode ser encontrado, formando como se fosse uma crosta, daí o número "n" ou número de camadas, o principal.
2 - O número quântico do momento angular orbital, que caracteriza o número de subcamadas de uma mesma camada (número quântico azimutal).
3 - O número quântico magnético orbital que varia de -1 a +1, dependendo pois do valor de 1 ou seja, o momento angular orbital.
4 - O quarto número quântico é o seu momento cinético, o "SPIN" (que significa giro em inglês), que é devido ao movimento de rotação do elétron em torno de seu próprio eixo. Esse movimento só pode assumir duas orientações: têm o mesmo sentido da translação e é positivo (+) ou é contrária à translação e é negativo.
Por outro lado, o próprio núcleo do átomo gira em torno de seu eixo, como o sol, tendo um momento angular. Os momentos cinéticos (quantidade de número angular) ou Spins, são representados por vetores, segmentos de reta orientados, que são perpendiculares à órbita do elétron, sendo voltado para cima quando positivos, e voltado para baixo quando negativo.
Tanto o movimento orbital do elétron, como o Spin, produzem campos magnéticos independentes.

Aplicação na Apometria
A teoria da Relatividade desenvolvida por Albert Einstein, chegou à conhecida relação:
E = m.c2 (Energia é igual a massa, vezes o quadrado da velocidade da luz)
ou m = E / c2 (matéria é igual a Energia dividida pelo quadrado da velocidade da luz)
Por onde se pode concluir que a matéria ( massa Û matéria) é formada por energia condensada.
Assim sendo é fácil se verificar que os diversos estados da matéria, desde o sólido até a matéria espiritual quintessenciada são formas diferenciadas de energia em níveis vibratórios cada vez mais elevados, e que, podendo a energia atuar sobre a energia, no estado espiritual, é a mente, através do pensamento impulsionado pela vontade, a grande moduladora das formas e das ações.
O Dr. Lacerda deduziu com clareza a lei que rege o pensamento como operação do Espírito:

O pensamento irradia-se em todas as direções a partir da mente, por meio de corpúsculos mentais energéticos. Quando devidamente potencializado através de uma mesa mediúnica e canalizado através de um médium ao Mundo Espiritual, dado o grande potencial energético do mundo material, poderá ser modulado pelos espíritos do Bem, Mentores, etc... realizando ações e produzindo efeitos notáveis.


O comando do dirigente por meio de pulsos cumulativos de energia cósmica, por ele e pela mesa, atraída e somada às energias vitais do próprio corpo, passa ao plano astral, e, em conformidade com as descobertas e revelações da Física Quântica, transformadas as freqüências vibratórias em massa magnética, atua de maneira decisiva sobre os espíritos a eles dirigida.
Uma das primeiras revelações da ação da Física Quântica no Mundo Espiritual, nos é relatada pelo Dr. Lacerda em seu livro na página 100, onde a vovó Joaquina, para auxiliar o dirigente, sugere: "Pois então dê uma zinversão no Spin dele", um mago extremamente confiante e poderoso. E o mago desmoronou.
SPIN
Mas o que seria a inversão de Spin?
Temos duas hipóteses para explicar a inversão de Spin, cujo conceito já estudamos acima:
1 - A primeira, como fez o Dr. Lacerda, modificando o momento angular do Spin, fazendo com que seu vetor, que é paralelo ao vetor do Spin do núcleo, se incline em relação ao plano de órbita do elétron, e, conseqüentemente em relação a direção do vetor do núcleo. Conseqüências: mudança do momento angular ou cinético do elétron, afetando todo o equilíbrio da substância da matéria, por seu efeito sobre o campo magnético do elétron. Resultado: emissão de energia magnética não modulada com dois efeitos: nas entidades espirituais, perda de energia e portanto de força de atuação; nas estruturas moldadas, como bases ou aparelhos, dissociação de seus componentes por perda da energia de coesão, ocorrendo desprendimento de "faíscas" e jatos fotônicos, já observados por médiuns videntes que acompanhavam a operação.


2 - A segunda, pela inversão do sentido da rotação dos Spins, da metade dos elétrons, fazendo-os ter o mesmo sentido, e, logicamente, do vetor que expressa a sua energia cinética e magnética do átomo. As conseqüências são similares às relatadas na primeira hipótese, já que os vetores todos passam a ter um só sentido com efeitos devastadores no campo magnético do átomo, da matéria quintessenciada do Plano Espiritual, como magnificamente Demócrito descreveu: "A alma consiste em átomos sutis, lisos e redondos como os do fogo.".
Usamos por outro lado o Salto Quântico, que muda o padrão vibratório das entidades, elevando-o para que as mesmas, em nível mais alto, aceitem em paz, palavras de doutrinação e harmonia para que possam se enquadrar no plano adequado a sua realidade, já que estavam sob forte influência telúrica.
Também por meio do Salto Quântico é possível promover o deslocamento das entidades ao longo do tempo, em especial para regressões ao passado.

Salto Quântico
Mas o que é Salto Quântico?
"Salto quântico é mudança de estado brusca de um Sistema Corpuscular. O sistema passa de um estado a outro, saltando estados intermediários".
O efeito desta mudança no Plano Espiritual pode se fazer no nível espacial-vibratório com deslocamento do Sistema para planos diferenciados de seu plano, para o futuro ou para níveis passados, uma vez que se canalizem as energias necessárias ao Mundo Espiritual juntamente com comando de solicitação.

Do mesmo modo "a mudança de estado" se pode fazer na dimensão temporal, que no Mundo Espiritual tem um significado totalmente diferente do mundo material, já que o tempo, como entendemos, lá não existe. O passado e o presente subsistem simultaneamente separados, tão somente, por estados vibratórios distintos, daí poder ocorrer o deslocamento de um para os outros mediante pulsos de energia adequadamente conduzidos pelas entidades do bem, que os recebem do mundo material de formas já relatadas.


O Salto Quântico também pode ser entendido como a mudança de órbita dos elétrons, que, quando recebem energia saltam para órbita imediatamente mais externa e quando necessariamente retornam a sua órbita original emitem a energia recebida na forma de fótons (luz), energia radiante, energia eletro-magnética, etc... dependendo da substância emissora. Portanto: o uso das cores na técnica apométrica, por meio de energia fotônica devidamente modulada às cores necessárias; a despolarização dos estímulos da memória pela aplicação de energias magnéticas anulando os registros dos bancos da memória: a dialimetria; / como tratamento do corpo etérico, por meio da redução da coesão intermolecular cósmica passando pela mente do operador; assim como praticamente todas as demais técnicas e procedimentos da Apometria, estão vinculados aos fenômenos estudados na Física Quântica.
Mas como? Pela emissão de energia a partir dos organismos dos médiuns e do dirigente, que, recebendo a energia cósmica a qual altera as órbitas de seus elétrons que, ao retornarem, emitem energia modulada pela mente aos fins específicos, e somando as suas próprias energias vitais, remetem ao mundo espiritual, um caudal de forças físicas e mentais de incomensurável valor. Não nos é possível medir a realidade dos efeitos destas energias no Mundo Maior, cuja constituição sendo totalmente mental / energética, escapa dos limites de nossa percepção material. Somente sabemos da eficiência de sua atuação através dos médiuns nas suas diversas manifestações de intermediação entre os dois mundos.

O ÁTOMO
Desde a velha Grécia (400 a.C.), a humanidade conhece os fundamentos da Física no campo do "infinitamente pequeno". LEUCIPO E DEMÓCRITO intuíram a existência da menor partícula de matéria, partícula basicamente imutável e indestrutível ou indivisível (a + tomo, o que não pode ser cortado ou dividido). Durante mais de 2000 anos nada de novo seria acrescentado, a não ser o vislumbre de DESCARTES, que via as porções mais ínfimas da matéria como um "torvelinho em movimento" expressão que bem poderia servir ao elétron de nossos dias.
Na incessante busca da energia básica do universo, foram identificadas as partículas elementares de que se compõe o átomo. Sua velha indivisibilidade, suposta por DEMÓCRITO E LEUCIPO, desintegrou-se assim que foram conhecidos o próton e o elétron, estáveis e com cargas eletricamente contrárias, mais o neutro (sem carga elétrica) porém instável. Neutros e prótons constituem o núcleo do átomo, com carga elétrica positiva e os elétrons giram ao redor deste núcleo, como os planetas ao redor do sol, porém suas órbitas são irregulares e podem saltar de níveis em função da energia cumulada.
Partículas menores do que estas, mas incrivelmente instáveis, foram descobertas posteriormente. Mésons, fótons, neutrino, antineutrino, léptons, bárions, etc, foram sendo descobertas, mais por seus efeitos do que por sua existência física. Nos dias que correm, os físicos estão sendo desafiados pelo fato do que mesmo essas ínfimas partículas de energia não podem ser consideradas elementares. Estamos cada vez mais perto da descoberta da energia primária do cosmos, pois caminhamos inexoravelmente em direção ao "Grande Agente Imanifestado", causa da existência do universo.

ESTABILIDADE ENERGÉTICA DO UNIVERSO
LAVOISIER, químico famoso, mostrou-nos que, no mundo da matéria, nada se perde tudo se transforma. Conforme o segundo princípio da termodinâmica, formulado por THONSON, a energia do universo, dissipando-se continuamente, acabaria por esgotar-se como a corda de um relógio ou carga de uma bateria. Hoje, porém, se sabe que a quantidade total de energia permanece a mesma, o que confirma a tese de que o universo foi criado sem a possibilidade de perda energética. As teorias da Física Quântica e da Relatividade determinam a compreensão de que os conceitos de matéria e energia, agora não são mais estanques, mas intercambiáveis, constituindo um todo indissolúvel.
De acordo com a equação de EINSTEIN: W = m. C2 que nos diz que energia (W) e igual à massa (m) multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz (C2) quando a massa material desaparece pela desintegração atômica, esta se transforma em energia equivalente; isto é, a massa material corresponde à massa de energia radiante, conservando o mesmo peso total em qualquer das formas que assuma.
Outra conseqüência desta famosa equação é o fato de que toda vez que imprimirmos velocidade a uma partícula, quando esta se aproxima à velocidade da luz (300.000 km/s), sua massa aumenta de tal grandeza que para manter a velocidade crescente necessitaríamos ilimitadas quantidades de energia. Se lográssemos esse sucesso, a partícula ou massa deixaria de existir como matéria e se transformaria em luz. Esse conceito nos mostra as limitações que tem o homem em explorar e conhecer o universo enquanto homem físico, submetido ao binômio tempo espaço. Não obstante, por dedução filosófica, acreditamos que Deus não criou a grandeza do Universo infinito para atormentar o homem, na sua ânsia e permanente busca de conhecimento.
Parece-nos que a solução está em aumentar a energia pelo desenvolvimento da mente e diminuir a massa pelo amor ou evolução espiritual, podendo assim movimentar-se para além da velocidade da luz. Não será isso o que fazem os espíritos iluminados ou espíritos puros que, por terem se alçado além dos limites da matéria, são energia pura, sem massa física e, portanto, possíveis de se deslocar à velocidade do pensamento?
EMMANUEL, mentor espiritual de Chico Xavier já disse que o homem só chega a Deus movido pelas asas do saber e do amor. Não será por isso que os anjos, considerados criaturas puras e perfeitas, são representados na forma de crianças aladas?



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   28


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande