A importância de atividades educativas na promoção da saúde de crianças na comunidade do Timbó I



Baixar 7.43 Kb.
Encontro26.10.2017
Tamanho7.43 Kb.

UFPB-PRAC_______________________________________________________________ XI Encontro de Extensão


6CCSDCOSPEX05-P

A importância de atividades educativas na promoção da saúde de crianças na comunidade do Timbó I

Maíra Catherine de Negreiros Leitão(2); Rafael Santiago Souza(2), Leonaldo Torres Diniz(2), Wilton Wilney Nascimento Padilha(3).



Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Clinica e Odontologia Social/PROBEX.

Introdução: O projeto Saúde Bucal na Comunidade – SaBuComu, pautado na metodologia da Educação Popular, proporciona aos extensionistas a oportunidade de desenvolver atividades educativas objetivando à promoção da saúde das crianças da comunidade do Timbó I. Objetivo: Relatar a experiência dos alunos vinculados ao projeto quanto às atividades educativas desenvolvidas nas visitas às crianças da comunidade com a finalidade de proporcionar mudanças sociais e promoção à saúde. Relato de experiência: Trabalhando a base da educação popular, os extensionistas enfatizaram a criação do vínculo com as crianças como uma forma para maior aceitação e aprendizado das atividades desenvolvidas. Depararam-se com os maus hábitos aprendidos e memorizados por estas em seu desenvolvimento físico e psicológico durante a infância. Tais hábitos, uma vez absorvidos do ambiente familiar ou social, tendem a acompanhá-las ao longo da vida. Observa-se, portanto, que estas, uma vez deficientes de uma educação básica à saúde, são propensas a cultivar hábitos deletérios, permitindo assim o comprometimento de sua saúde. A partir desta percepção, foram desenvolvidas atividades como a escovação supervisionada, o uso de fio dental, reeducação alimentar e higiene pessoal. Na escovação supervisionada, foi enfatizada a importância da escovação para a prevenção de doenças, bem como a maneira certa de fazê-la. A aplicação do identificador de placa foi essencial para a análise da saúde bucal naquele contexto. Já as atividades baseadas na reeducação alimentar e higiene pessoal foram imprescindíveis para a construção e entendimento do que viria a ser benéfico para a saúde como um todo. Conclusão: As experiências vivenciadas no ambiente escolar da comunidade do Timbó I demonstram a importância das atividades educativas realizadas pelos extensionistas do projeto. Estas influenciaram positivamente a aquisição de hábitos educativos favoráveis à promoção da saúde e a formação cidadã.

Palavras-chave: Promoção da saúde; Educação em saúde; Saúde da criança.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ (1) Bolsista, (2) Voluntário/colaborador, (3) Orientador/Coordenador, (4) Prof. colaborador, (5) Técnico colaborador.




Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande