Vom Web zur App



Baixar 27.64 Kb.
Encontro18.09.2019
Tamanho27.64 Kb.




Notícias de imprensa PM 4613-PT

Página / 4



30 anos dos casquilhos deslizantes iglidur: desde o simples casquilho ao elemento de máquina de alta tecnologia



O material polimérico “iglidur“ da igus festejou o seu trigésimo aniversário na feira “K”. Foi há três décadas que a igus apresentou o seu primeiro casquilho deslizante iglidur em polímero, um casquilho isento de lubrificação e de manutenção destinado a aplicações com funcionamento a seco. Após décadas de investigação dos materiais plásticos e das suas propriedades tribológicas, otimizados em relação ao atrito e ao desgaste, hoje em dia a igus possui a maior gama de rótulas, casquilhos e guias lineares em polímero e oferece o cálculo fiável da duração vida online de cada um destes produtos.
Há 49 anos que os tribopolímeros são a base da tecnologia da igus. Ao contrário de outros materiais, é possível alterar e adaptar as propriedades dos plásticos em função das necessidades. Em comparação com o metal, os polímeros oferecem muito mais possibilidades de satisfazerem os requisitos específicos de uma máquina.
Três décadas de iglidur: 40 materiais, 12.000 produtos em stock

Por esta razão a empresa especialista em plásticos apresentou há 30 anos pela primeira vez um casquilho deslizante em polímero sob o nome de iglidur. O iglidur G, um polímero especialmente resistente a impactos reforçado com fibras, tornou-se o pioneiro de uma gama de casquilhos que agora conta com 40 materiais iglidur diferentes. Atualmente a empresa possui a maior gama de casquilhos auto lubrificados em polímero do mundo com mais de 12.000 casquilhos diferentes. A gama vai desde os casquilhos iglidur universais e económicos, passando pelos casquilhos com conformidade FDA até aos casquilhos para alta temperatura e aplicações subaquáticas. Hoje em dia milhares de casquilhos metálicos que requerem lubrificação são substituídos pelos casquilhos iglidur. Os casquilhos são utilizados em todos os ramos industriais, desde os automóveis, máquinas ferramenta, electrodomésticos, bombas, equipamentos de fitness, bicicletas, equipamentos médicos e aeroespaciais.


Funcionamento a seco e sem manutenção: casquilhos auto lubrificados em polímero

Todos os polímeros de alta performance iglidur seguem o mesmo princípio de construção. A base dos casquilhos é uma matriz de material termoplástico. A adição de fibras de reforço aumenta a resistência mecânica e a integração de lubrificantes sólidos na injeção garante um baixo atrito em toda a sua vida útil. Devido aos lubrificantes sólidos integrados os casquilhos deslizantes iglidur prescindem de qualquer lubrificação adicional. Milhões de partículas microscópicas são alojadas em pequenos espaços da matriz polimérica e a partir daí dispersas em quantidades muito pequenas. Os componentes dos casquilhos auto lubrificados não são aplicados em camadas, mas sim misturados de forma homogénea. O resultado é um comportamento com boa resistência ao desgaste em qualquer tipo de movimento.


Investigação e desenvolvimento para máquinas seguras e com longa duração

A igus desenvolve continuamente novos materiais e produtos com o objetivo de aumentar a segurança e a vida útil das máquinas, reduzindo simultaneamente os respetivos custos. Diariamente é estudada no laboratório da empresa a interação das superfícies com o movimento relativo. Desta maneira os engenheiros da igus desenvolvem anualmente cerca de 100 novos compostos poliméricos com caraterísticas diferentes, tais como a resistência à temperatura elevada ou a químicos, a baixa absorção de humidade ou a aptidão para salas limpas. Todo este desenvolvimento é motivado pelos defeitos devido ao atrito e ao excesso de desgaste nas máquinas. Por detrás deste forte empenho no desenvolvimento encontra-se a visão da igus “plásticos para movimento”: componentes em plástico que permitem um movimento seguro e fiável das máquinas durante muito tempo.


Sempre o material certo – cálculo online

No laboratório da igus com 1.750 m2 todos os polímeros de alta performance iglidur são continuamente submetidos a testes de durabilidade, atrito e desgaste. Só no ano de 2012 foram realizados 10.000 testes a casquilhos deslizantes. Este conhecimento sobre as propriedades tribológicas dos polímeros foi adquirido ao longo de décadas de investigação e documentado numa base de dados única. Os resultados dos testes são diretamente introduzidos nas ferramentas online, com as quais pode determinar diretamente qual o casquilho mais indicado para a sua aplicação e qual a duração de vida prevista dos vários materiais.

Atualmente está disponível uma versão “offline” com a caixa de amostras dry-tech. Graças aos “filtros” incluídos é fácil determinar quais os materiais mais adequados de acordo com os critérios da aplicação, tais como a temperatura elevada ou contacto com alimentos, isso exactamente como na ferramenta online. A caixa de amostras drytech pode ser encomendada em www.igus.pt/box.
Legendas:
Foto PM4613-1:

Foi já há 30 anos que a igus, especialista em tribopolímeros, apresentou o seu primeiro casquilho deslizante em polímero isento de lubrificação e de manutenção, sob o nome de iglidur. O iglidur G tornou-se o pioneiro de uma gama que agora conta com 40 materiais iglidur com diferentes propriedades. (Fonte: igus GmbH)


Foto PM4613-2:

Seja online ou offline: Graças às ferramentas online (à esquerda) ou à caixa de amostras dry-tech (à direita) o cliente encontra rapidamente o casquilho deslizante iglidur mais indicado para a sua aplicação. (Fonte: igus GmbH)





CONTACTO:
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel Campos, 239

4100-231 Porto

Tel. 22-610 90 00

Fax 22-832 83 21

info@igus.pt

www.igus.pt


SOBRE A IGUS :
A igus é um dos fabricantes líderes a nível mundial no sector de sistemas de calhas porta cabos articuladas e casquilhos deslizantes em polímero. A empresa sob gestão familiar com sede em Colónia está representada em 29 países e emprega aproximadamente 2.200 empregados em todo o mundo. Em 2012 a igus conseguiu atingir um volume de vendas de 399 milhões de Euros. A igus detém o maior laboratório de testes em fábricas do seu ramo industrial a fim de poder proporcionar aos seus clientes, em muito pouco tempo, produtos e soluções inovadoras adaptados às suas necessidades.


CONTACTO DE IMPRENSA:
Oliver Cyrus

Head of PR & Advertising


igus GmbH

Spicher Str. 1a

D-51147 Köln

Tel. +49 (0) 22 03 / 96 49 - 459

Fax +49 (0) 22 03 / 96 49 - 631

ocyrus@igus.de

www.igus.de

Os termos “igus, chainflex, readycable, easychain, e-chain, e-chainsystems, energy chain, energy chain system, flizz, readychain, triflex, twisterchain, invis, drylin, iglidur, igubal, xiros, xirodur, plastics for longer life, manus, vector“ são marcas registadas na Alemanha e dado o caso, também a nível internacional.









©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal