Universidade federal



Baixar 43.42 Kb.
Encontro09.08.2019
Tamanho43.42 Kb.



WORKSHOP DA REDE-TB


15 – 18 de setembro, 2002
Rio Othon Palace Hotel
RIO DE JANEIRO – RJ

15 de setembro


14:00h– Reunião dos Relatores titulares e adjuntos dos 08 Grupos de Trabalhos do I Workshop da REDE-TB: Discussão para operacionalizar as atividades de grupo durante o evento.
18:30h Sessão de abertura

Secretario de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Dr José Leôncio de Andrade Feitosa



Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose-REDE/TB-

Dr Célio Lopes Silva



Presidente da FioCruz

Dr. Paulo Buss



Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro-

Dr. Dr. Carlos Lessa



Ministério da Educação

Dr Abílio Baeta Neves



Ministério de Ciência e Tecnologia

Dr. Carlos Américo Pacheco



Ministro da Saúde

Dr. Barjas Negri


19:30h Chairman: Prof Diogenes Santiago Santos – Coordenador da Área Fármacos/REDE/TB

Perspectivas na Área de Ciência e Tecnologia e Controle da TB em nível mundial e no Brasil


1. Perspectivas da Interação entre Ciência e Tecnologia e Indústria no controle de doenças negligenciadas no Mundo e no Brasil. Dra Eloan – Diretora de Farmanguinhos- FioCruz (20min)
2. Atividades da Global TB Alliance no desenvolvimento de novos fármacos e interação Norte/Sul. Dra Maria Freire – Chefe Executiva da Global TB Alliance (20min)
3. Apresentação da REDE-TB: Histórico, interação entre os Órgãos Governamentais e Sociedade Civil e Perspectivas para o futuro. Prof. Celio Lopes Silva- Coordenador Geral da REDE/TB (20 min)

20:30h – “Jantar de Confraternização”


16 de setembro

8:00h – Apresentação das atividades dos órgãos governamentais e Sociedade Civil Organizada na Área de Ciência e Tecnologia e Pesquisa na Área da Saúde em Doenças Negligenciadas: Tuberculose.

Chairman – Prof Jose Luis Fontes Monteiro – Subreitor de Pesquisa e Pos-Graduacão da UFRJ

Vice-Chairman – Prof Jose Roberto Lapa e Silva – Diretor do IDT/UFRJ



  1. Perspectivas de implementação de plataformas para o desenvolvimento e avaliação de novos produtos na área de doenças negligenciadas. Prof. Carlos Américo Pacheco- Secretário Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia-MCT.

  2. Estratégias do Ministério da Educação na interação entre a produção do conhecimento científico e sua aplicabilidade na sociedade. Prof Abílio Baeta Neves – Presidente da CAPES/ MEC.

  3. Propostas do Ministério da Saúde na área de Ciência e Tecnologia em doenças negligenciadas. Dra Maria Fernanda Sardella Alvim- Departamento de Ciência e Tecnologia-DECIT/Secretaria de Políticas de Saúde-SPS/do Ministério da Saúde-MS

  4. Participação da ANVISA na produção e registro de novos fármacos, novos métodos diagnósticos e novas vacinas. Dr. Gonzalo Verccina Neto – Presidente da ANVISA/MS

  5. Atuação da Coordenação Nacional de Ética em Pesquisa do MS- Dra Corina Bomtempo D. de Freitas - Secretaria Executiva da CONEP/MS

  6. Proposta de Política Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação em Saúde- Prof Jose Noronha – Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)

10:00h Coffee break


10:15h: Interação entre os Órgãos Governamentais e Sociedade Civil Organizada na área de Ciência e Tecnologia e Atividades de Controle da Tuberculose.

Chairman: Prof Afrânio Kritski – Coordenador da Área Diagnóstico da REDE-TB

Vice-Chairman – Dra Graça Henriquez –Farmanguinhos – Coordenador da Área Interação com Indústria da REDE-TB (15 min cada palestrante)


  1. Gestão de Projetos entre a Rede TB e Indústria de Fármacos – Dra. Ana Paula Brum Pizarro – Farmanguinhos- FioCruz

  2. Gestão de Projetos entre a Rede TB e Vacinas e Testes Diagnósticos – Dr. Akira Homma BioManguinhos – FioCruz

  3. Controle de qualidade de medicamentos, de vacinas e kits diagnósticos em TB – Prof André Gemal – Instituto Nacional de Controle de Qualidade – INCQS/FioCruz

  4. Atividades do Plano de Mobilização Nacional de Controle da TB – Dr. Neilton de Oliveira. Assessor da Área Técnica de Pneumologia Sanitária-ATPS da Secretaria de Políticas de Saúde-SPS do Ministério da Saúde

  5. Linhas de Pesquisa Prioritárias na fase inicial do Plano de Mobilização Nacional de Controle da TB – Dra Denise Garret – Responsável pelo Setor de Pesquisa da ATPS/SPS/MS

  6. Participação da Sociedade Civil no Controle de HIV e perspectivas de sua atuação no controle da TB – Dr. Raldo Bonifácio – Coordenação Nacional de DST/AIDS do MS

  7. Propostas da REDE-TB relacionadas com formação de recursos humanos Dr. José Roberto Lapa e Silva. Prof Titular e Diretor do Instituto de Doenças do Tórax da UFRJ

12:30h – Almoço



12:30h – Sessão de poster - visita
14:00h. – Área clínico, epidemiológico e operacional

Chairman: Prof. Antonio Ruffino Netto – FMRP-USP

Vice-Chairman: Prof Gilvan Renato Muzzy de Souza, Presidente da Comissão da TB da Sociedade Regional de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro- SOPTERJ
Estado da arte, situação atual da Pesquisa Clínica, Epidemiológica e Operacional em TB no Brasil: agenda para os próximos 3 anos. Dr. Antonio Ruffino Netto. Coordenador da Área Clínico, Epidemiológico e Operacional da REDE-TB, Prof. Titular da FMRP/USP 20min)
Apresentação das propostas e subprojetos da REDE-TB relacionadas com pesquisas operacionais e estudos epidemiológicos (15 min cada palestrante)


  1. Estudos de mortalidade por Tuberculose e sua importância epidemiológica. Prof. Dr Péricles Alves Nogueira- FSP-USP.

  2. Impacto da Estratégia de Tratamento Supervisionado (DOTS) e novas perspectivas. Dra Solange Cavalcanti SMS/RJ.

  3. Estudos epidemiológicos- Transmissão da Tuberculose e abandono do tratamento. Prof. Dr Ricardo Arraes de Alencar Ximenes- UFPE.

  4. Serviços de Saúde : estrutura, processo e resultados e impacto sobre o Programa de Controle de Tuberculose. Adesão ao tratamento da TB. Professora Dra Tereza Cristina Scatena Villa – EERP-USP.

  5. Estudos sobre biosseguranca em hospitais, prisões e Centros Municipais de Saúde - Prof. Dr Afrânio Kritski, UFRJ.

  6. Avaliação do Impacto do Programa de Saúde da Família no controle da TB. Prof Carlos Eduardo Aguilera- NESC/UFRJ e SES-RJ.

  7. Avaliação Geral dos Serviços de Saúde e Programa de Controle da Tuberculose. Professora Dra Sonia Natal/ENSP/FioCruz.

16:40h – coffee break


16:55h – Grupo de discussão nas 8 salas em grupos (ver a sala com relatores titulares e coordenação)
18:00h - Apresentação dos Relatores de Grupos de Discussão

Chairman: Prof. Antonio Ruffino Netto-FMRP/USP, Vice-Chairman: Dra Leda Jamal- CRT/AIDS/SES/SP

Serão discutidas estratégias para a área assim como identificar gargalos, problemas e o tipo de novos financiamentos para implementação das propostas.

20:-00h – Jantar -



Dia 17 de setembro
08:00. – Área de Medicamentos

Chairman: Prof. Diógenes Santos – Vice-Chairman: Prof. João Calixto


Estado da arte, situação atual da Pesquisa Básica e Pré-clínica na Área de Fármacos para TB no Brasil: agenda para os próximos 3 anos. Prof. Diógenes Santiago Santos(Grupo de Microbiologia Molecular e Funcional do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia – UFRGS, Coordenador da Área de Desenvolvimento de Drogas da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose) Alvos Moleculares Definidos e a Busca de Drogas Anti-TB (20min)
Apresentação das propostas e subprojetos da REDE-TB relacionadas com P&D de novos medicamentos (15 min cada)

1. Enzimas da Via de Biossíntese dos Ácidos Micólicos Como Alvos para o desenvolvimento de Drogas Anti Tuberculose. Prof. Luiz Augusto Basso. Grupo de Microbiologia Molecular e Funcional do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia – UFRGS.



  1. Síntese Química de Compostos Inorgânicos que inibem a 2-trans enoil-ACP (CoA) redutase de M. tuberculosis. Prof.Ícaro de Souza Moreira. Departamento de Bioinorgânica, Universidade Federal do Ceará.

  2. Clonagem, Seqüenciamento, Superexpressão das Enzimas da Via do Chiquimato de M. tuberculosis Jaim de Oliveira Simões. Grupo de Microbiologia Molecular e Funcional do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia – UFRGS.

  3. “Surface Plasmon Resonance”, Uma nova Tecnologia para a Busca de Drogas Anti Tuberculose. Prof. João Batista Calixto (Departamento de Farmacologia, Universidade Federal de Santa Catarina.

  4. Estrutura Cristalográfica da Purino Nucleosídeo Fosforilase a alta resolução. Novo modelo para desenho de drogas baseado em estrutura. Dra. Fernanda Canduri. Departamento de Física-UNESP Campus de S. J do Rio Preto.

  5. Modelagem molecular de uma via metabólica de Mycobacterium tuberculosis Uma ferramenta para descoberta de drogas. Prof. Walter Filgueira de Azevedo Jr. Departamento de Física-UNESP Campus de S. J. do Rio Preto.

10:00h – Coffee break


10:15h – Grupo de discussão (8 grupos, ver a sala com relatores titulares e coordenação)
11:30h - Apresentação dos Relatores de Grupos de Discussão

Chairman: Prof. João Calixto, Vice-Chairman: Prof Odir Dellagostin

Serão discutidas estratégias para a área assim como identificado gargalos, problemas e

e necessidade de novos financiamentos para implementação das propostas.


12:30h – Almoço
12:30h – Sessão de poster - visita

14:00h – Área de vacinas

Chairman: Prof. Célio Silva – vice Chairman: Prof. Jose Roberto Lapa e Silva.
Estado da arte, situação atual da Pesquisa Básica e Pré-clínica na Área de Vacinas para TB no Brasil: agenda para os próximos 3 anos. Prof. Célio L Silva. Coordenador do Centro de Pesquisa em Tuberculose da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto– FMRP/USP (20min)
14:30h - Apresentação das propostas e subprojetos da REDE-TB na Área de Vacinas:
Tema: Pesquisa Básica. Profa Dra. Sylvia Cardoso Leão- ECB/EPM/UNIFESP
Tema: Imunopatologia. Prof. Dr. José Roberto Lapa e Silva. IDT/UFRJ
Tema: Plataforma tecnológica para desenvolvimento de vacinas. Prof. Dr. José Maciel Rodrigues Júnior – FMRP-USP
16:10h –– coffee break
16:20h Grupo de discussão (8 grupos, ver a sala com relatores titulares e coordenação)
17:30h - Apresentação dos Relatores de Grupos de Discussão

Chairman: Prof. Célio Silva. FMRP/USP – vice Chairman: Profa Sylvia Cardoso Leão. ECB/EPM/UNIFESP.

Serão discutidas estratégias para a área assim como identificar gargalos, problemas e o tipo de novos financiamentos para implementação das propostas.
18:00h - Indicação do poster que apresentou maior impacto científico e promoveu maior debate na área de Vacinas e de Novos Fármacos.

20:-00h – Jantar -



18 de setembro

8:00h – Área de Ensaios clínicos

Chairman: Prof. Reynaldo Dietze, Vice Chairman: Prof Marcus Barreto Conde
Estado da arte, situação atual de “sites” para ensaios clínicos, fase I, II, III: perspectivas para os próximos 3 anos. Prof. Reynaldo Dietze, Coordenador do Núcleo de Doenças Infecciosas-NDI da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES (20min)
Apresentação das propostas e subprojetos da REDE-TB relacionadas com ensaios clínicos de novas drogas, vacinas e testes de diagnóstico (15 min cada)


  1. A organização de um laboratorio de micobactérias para ensaios clínicos. Dr. Moises Palaci NDI-UFES

  2. Biossegurança em ensaios clínicos de tuberculose. Dra. Solange Alves Vinhas. NDI-UFES

  3. Boas Práticas em pesquisa clínica. Dra Ethel Maciel.NDI-UFES

  4. Marcadores de cura e recidiva da doença e sua aplicabilidade em ensaios clínicos. Prof. Rodrigo Ribeiro Rodrigues. NDI-UFES

  5. Helmintíases e Tuberculose: possível interferência em ensaios clínicos. Prof. Fausto Edmundo Lima Pereira. NDI-UFES

  6. Estudos farmacocinéticos entre pacientes com TB e HIV, UFRJ. Dr. Eduardo Werneck Barroso- IPEC-FioCruz

  7. Validação laboratorial de métodos de detecção radiométricos ou não. Prof Leila Fonseca Instituto de Microbiologia-UFRJ

  8. Adequação dos laboratórios da REDE-TB no desenvolvimento de novos métodos moleculares no diagnóstico da TB. Dra Lucia Rossetti, FEPPS/SES-RS

10:20h- – “coffee break”


10:35h – Grupo de discussão (8 grupos, ver a sala com relatores titulares e coordenação)
11:45h - Apresentação dos Relatores de Grupos de Discussão

Chairman: Prof. Reynaldo Dietze. NDI/UFES, Vice-Chairman: Prof Marcus Barreto Conde -IDT/UFRJ

Serão discutidas estratégias para a área assim como identificar gargalos, problemas e o tipo de novos financiamentos para implementação das propostas.
12:30h – Almoço
12:30h – Sessão de poster - visita

14: 00h – Diagnóstico

Chairman: Prof. Afrânio Kritski - Vice Chairman: Prof. Maria Lucia Rosseti
Estado da arte, situação atual da Pesquisa Básica e Pesquisa clínica na Área de Diagnóstico: agenda para os próximos 3 anos. Prof. Afrânio Kritski, Coordenador do Programa Acadêmico de Tuberculose da UFRJ. (20min)
Apresentação das propostas e subprojetos da REDE-TB relacionadas com P&D de novos testes de diagnóstico - validação clínico-laboratorial (15 min cada)

1. Aplicabilidade do sorodiagnóstico em TB na prática clínica. Prof Marcus Conde. IDT/UFRJ

2. Uso de tipagem molecular no controle da TB. Dr. Philip Suffys- IOC/FioCruz

3. Estudos imunogenéticos em TB. Dr. Adalberto Rezende IDT/UFRJ; IOC/FioCRuz

4. Organização gênica do operon MabA e plc para identificação e diferenciação de M. tuberculosis. Dr. Hermindes Pinto Júnior. Grupo de Microbiologia Molecular e Funcional do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia – UFRGS.

5. Uso de microarrays” no diagnostico de TB . Prof Ulisses Lopes. Inst Biofísica-UFRJ

6. Identificação molecular de micobactérias não tuberculosas em laboratórios de rotina – Profa Sylvia Cardoso Leão. UNIFESP

7. Desenvolvimento de novo kit diagnóstico de PCR colorimétrico para TB, resistente ou não. Dra Lucia Rossetti, FEPPS/SES-RS.

8. Modelos de diagnóstico e custo de intervenção em TB. Prof. Antonio Luis Rodrigues Jr. FMRP-USP.
16:10h – “coffee break”
16:20h Grupo de discussão (8 grupos, ver a sala com relatores titulares e coordenação)
17:30h - Apresentação dos Relatores de Grupos de Discussão

Chairman: Profa Leila Fonseca. IM/UFRJ, Vice-Chairman: Prof Afrânio Kritski. IDT/UFRJ. Serão discutidas estratégias para a área assim como identificar gargalos, problemas e o tipo de novos financiamentos para implementação das propostas.


18:00h: Indicação do poster que apresentou maior impacto científico e promoveu maior debate na área de Estudos Clinico Epidemiológico Operacionais, Ensaios Clínicos e de Diagnostico.
18:15h Sessão de encerramento – Prof Célio Lopes Silva /Coordenador Geral da REDE-TB

20:00h – Confraternização no Hard Rock Café – Barra da Tijuca





: downloads -> tuberculose
downloads -> Pré-Avaliação de Geografia – Prof. Nivaldo 8º Ano ef – IV bimestre Data
downloads -> Reposicionamento do nervo inferior alveolar em conjunção com o posicionamento de implantes ósseo integrados: Relatório de um ca
downloads -> Hemorragia do soalho da boca, resultado da perfuração lingual durante o implante
downloads -> 100 motivos para ir ao dentista parte 07 Antônio Inácio Ribeiro 2001 odontex
downloads -> ReconstituiçÃo de defeitos maxilares alveolares com enxerto de sinfisis mandibular para implantes dentarios
downloads -> Biologia Tecidual aplicada à implantodontia
tuberculose -> Integrated strategies for research and control of tuberculosis (TB) in brazil by developing new drugs and vaccines, diagnostic
tuberculose -> Brazilian tb research network




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal