Universidade estadual paulista “JÚlio de mesquita filho”



Baixar 111.11 Kb.
Encontro11.06.2018
Tamanho111.11 Kb.



rectangle 3rectangle 4rectangle 3rectangle 3rectangle 3rectangle 3rectangle 4

rectangle 3




PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO

MANUAL

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM FISIOTERAPIA

BAURU

2014

APRESENTAÇÃO
Este manual refere-se aos setores, salas e ambientes de aprendizagem, do Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia do Aplicativo para Cursos Novos (APCN) da Proposta de Mestrado Acadêmico em Fisioterapia, da Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru/SP. Destinado a docentes e discentes como ferramenta norteadora na utilização do Laboratório, busca garantir a segurança dos usuários e a manutenção dos equipamentos e espaço físico.

A USC disponibiliza nesse laboratório a infraestrutura e o suporte básico (mobiliário e computadores) necessário à execução de algumas atividades relacionadas a estudos advindos das linhas de pesquisas do APCN “Avaliação e Intervenção em fisioterapia no sistema musculoesquelético” e “Avaliação e Intervenção em fisioterapia cardiovascular e respiratória”.

Na linha de pesquisa relativa ao sistema musculoesquelética serão desenvolvidos estudos com objetivos de investigar, descrever e analisar os aspectos epidemiológicos, biológicos, estruturais, psicossociais relacionados à funcionalidade do sistema musculoesquelético; desenvolver, adaptar e validar instrumentos de medida e protocolos, bem como, propor intervenções nos diferentes níveis de atenção à saúde. Na segunda linha referente ao sistema cardiorrespiratório serão estudados indicadores biológicos, fisiopatológicos, clínicos, funcionais e comportamentais relacionados aos sistemas cardiovascular e respiratório; propor e aplicar intervenções fisioterápicas nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Nesse manual encontram-se as informações gerais do Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia, as normas de uso, o horário de funcionamento, o agendamento de uso e as formas para realizar empréstimo de materiais.


Coordenação do APCN

Mestrado Acadêmico em Fisioterapia

SUMÁRIO


1-CONCEITUAÇÃO 4

2-OBJETIVO 7

3-NORMAS DE USO 8

4-HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 9

5-AGENDAMENTO 9

6-EMPRÉSTIMO DE MATERIAL 9

7-NORMAS ESPECÍFICAS 10

8- RELAÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE FISIOTERAPIA 11

1-CONCEITUAÇÃO

O Laboratório de pesquisa em Fisioterapia (LAPESF), destinado ao desenvolvimento das atividades dos docentes ligados ao Programa de Mestrado Acadêmico em Fisioterapia foram disponibilizados em 2013. O prédio está localizado no terceiro piso do Bloco K e conta com uma área física de 588,94m2. Este espaço conta com 07 (sete) laboratórios, sendo eles: Laboratório de imagem corporal, Laboratório da saúde da mulher, Laboratório do núcleo de pesquisa em fisioterapia na saúde comunitária, Laboratório de análise do movimento humano, Laboratório de diagnóstico cinético funcional cardiorrespiratório, Laboratório de intervenção e reabilitação cardiorrespiratória e Laboratório de avaliação funcional. Há, também, 02 (duas) salas equipadas com computadores para os alunos, 01 sala de expurgo, 01 sala de reuniões para docentes, 01 copa, banheiros para docentes, discentes e outros. Abaixo segue descrição dos Laboratórios:


LABORATÓRIO DE IMAGEM CORPORAL

Docente responsável: Dra. Lucilene Ferreira e Profa Dra Maria Amélia Ximenes

Dimensão de 22,45m². São desenvolvidas pesquisas atitudinais, metodológicas e de avaliação e intervenção sobre imagem corporal. O laboratório está equipado com espelho observador, mesa para discussão de grupo focal. A docente possui parceria estabelecida com o Grupo de estudos e pesquisa em imagem corporal, da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Equipamento em parceria USC e Laboratório de Pesquisa da UNICAMP: filmadora
LABORATÓRIO: SAÚDE DA MULHER

Docentes responsáveis: Dra. Marta Helena Souza De Conti

Dimensão de 20,10 m². Este espaço é utilizado para ensaios clínicos em saúde da mulher nos diferentes ciclos de vida. O laboratório é equipado com maca ginecológica, maca simples, carrinho auxiliar, escada, espelho, bolas de Bobath, rolos de posicionamento, perineômetro, eletroestimulador endovaginal, eletrodos vaginal e anal, luvas, preservativos, fraldas geriátricas, absorventes e material de desinfecção.
LABORATÓRIO: NÚCLEO DE PESQUISA EM FISIOTERAPIA NA SAÚDE COMUNITÁRIA

Docente responsável: Dr. Alberto de Vitta.

Dimensão de 17,90 m², possui equipamentos obtidos exclusivamente por meio de dois Auxílios à Pesquisa FAPESP (06/60908-2R; 2011/20123-4) e dois Editais Universais do CNPq (475743/2008-3; 478188/2011-0), que permitem o desenvolvimento de pesquisas epidemiológicas e de educação em saúde, com enfoque em qualidade de vida, capacidade funcional e atividades de vida diária (AVD) nos diferentes ciclos de vida. O laboratório é equipado com dois computadores, filmadora, máquina fotográfica, gravador, dois oxímetros de pulso, um cardiofrequencímetro, um banco de Wells, um estadiômetro, uma balança digital, um dinamômetro e um adipômetro científico.
LABORATÓRIO DE ANÁLISE DO MOVIMENTO HUMANO

Docentes responsáveis: Dra. Letícia Carnaz

Dimensão de 29,85 m². Objetivos: este espaço é reservado para o desenvolvimento das avaliações de risco ocupacional em ambientes simulados, avaliação de capacidade funcional/ocupacional e de validade e confiabilidade de medidas diretas. Material existente: maca, dinamômetro de preensão palmar, faixas elásticas e protótipos de caixa. Equipamentos em parceria com as docentes Ana Beatriz de Oliveira e Tatiana de Oliveira Sato da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar): inclinômetros e eletrogoniômetros.

LABORATÓRIO DE DIAGNÓSTICO CINÉTICO FUNCIONAL CARDIORRESPIRATÓRIO

Docentes responsáveis: Dra. Bruna Varanda Pessoa Santos, Dra. Camila Gimenes, Dr. Eduardo Aguilar Arca, Dra. Silvia Regina Barrile e Dr. Victor Ribeiro Neves.

Duas salas (1 e 2) com dimensões de 7,78 m2 e 15,95 m², respectivamente. Objetivos: O espaço da sala 1 é destinado para realização de testes de função pulmonar. Material existente: esfigmomanômetro, estetoscópio, maca, manovacuômetro e peak flow meter. Material parceria: espirômetro (USC/UFSCar). O espaço da sala 2 é destinado para realização de testes funcionais, ergométricos e ergoespirométricos, de atividades de vida diária (AVD) e de força muscular. Material existente: esfigmomanômetro, estetoscópio, maca, cardiofrequencímetro, oxímetro de pulso e ergômetro portátil (degrau). Material parceria: dinamômetro de preensão palmar e ergoespirômetro (parceria USC/UFSCar; USC/UNESP-Bauru), eletrocardiograma (parceria USC/UFSCar), cardiofrequencímetro (parceria USC/UFSCar; USC/UNESP-Bauru), eletrocardiógrafo (parceria USC/UFSCar; USC/UNESP-Bauru), Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA) (parceria USC/UNESP-Bauru).

LABORATÓRIO DE INTERVENÇÃO E REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA

Docentes responsáveis: Dra. Bruna Varanda Pessoa Santos, Dra. Camila Gimenes, Dr. Eduardo Aguilar Arca, Dra. Silvia Regina Barrile e Dr. Victor Ribeiro Neves.

Dimensão de 33,55 m². Objetivos: O espaço é utilizado para a realização dos programas de reabilitação, treinamento físico e condicionamento cardiorrespiratório. Material existente: kit de oxigenoterapia, incentivadores respiratórios, oxímetro de pulso, cardiofrequencímetro, glicosímetro, cicloergômetros, esteiras rolantes e colchonetes.
LABORATÓRIO DE TREINAMENTO MUSCULAR

Docentes responsáveis: Dra. Bruna Varanda Pessoa Santos, Dra. Camila Gimenes, Dr. Eduardo Aguilar Arca, Dra. Silvia Regina Barrile e Dr. Victor Ribeiro Neves, prof. Dr. Alberto de Vitta, Profa Dra Marta Helena Souza De Conti.

Com área física de 22,45 m2 é utilizado para o desenvolvimento de programas de treinamento muscular periférico visando o fortalecimento e aptidão física. Material existente: colchonetes, aparelho step, halteres, caneleiras, anilhas, barras, faixas elásticas, aparelho supino/mesa extensora e aparelho estação.

2-OBJETIVO

O LAPESF é um espaço preparado com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas embasadas nas competências das linhas de pesquisas do programa de Mestrado Acadêmico em Fisioterapia com utilização de instrumentos, recursos, equipamentos e dados epidemiológicos.

Este espaço destina-se a prática que almeja alcançar o objetivo do curso que é formar profissionais e pesquisadores em Fisioterapia com conhecimento científico e capacita-los para ações de avaliação e intervenção envolvendo a funcionalidade do sistema musculoesquelético, cardiovascular e respiratório nos diferentes níveis de saúde.

Os projetos de pesquisas dos docentes poderão contribuir para conseguir alguns desafios na área da saúde, pois visam investigar, descrever e analisar os aspectos epidemiológicos, biológicos, moleculares e estruturais relacionados à funcionalidade do sistema musculoesquelético e cardiorrespiratório, bem como, propor intervenções fisioterapêuticas nos diferentes níveis de atenção à saúde em todos os ciclos de vida.

O LAPESF favorece a inserção social que fica evidenciada na aplicabilidade dos resultados dos projetos de pesquisa, bem como na ação direta da capacitação dos profissionais que neles atuarão e que contribuirão para melhoria da saúde e da qualidade de vida, promovendo impactos positivos sobre a comunidade.

3-NORMAS DE USO

Art. 1º- O laboratório de Automação será utilizado exclusivamente para fins acadêmicos, sob a orientação de docentes vinculados ao Programa de Mestrado Acadêmico em Fisioterapia no desenvolvimento de atividades relacionadas a pesquisa e extensão.

Art. 2º- Para docentes externos ao Programa e docentes visitantes, o laboratório poderá ser utilizado desde que haja disponibilidade e autorização do coordenador do Programa.

Art. 3º É vedado o uso do LAPESF para fins particulares que não estejam vinculadas as atividades de pesquisa e extensão.


Art. 4º- O gerenciamento do LAPESF, da utilização, instalações e equipamentos, é competência da Coordenação Programa de Mestrado Acadêmico em Fisioterapia e da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da USC, responsável pelo cumprimento de toda a regulamentação, pertinente ao uso dos laboratórios.
Art. 5º- No LAPESF é permitida a presença dos estudantes que estão matriculados no programa ou projetos de extensão dos docentes vinculados a proposta. Aos demais estudantes ou visitantes cabem seguir o Art.º 2 desse Manual.
Art. 6º- É vedado o consumo de comidas, bebidas, e a utilização de tabagismo nas dependências dos laboratórios inseridos no LAPESF. Para o consumo de comidas e bebidas sem álcool destina-se uma ambiente especifico denominado “copa”.
Art. 7º- Não é permitido o uso de vestimentas que agridam o pudor e que interfiram no decorrer das atividades práticas.

Art. 8º- Não é permitido ligar ou desligar aparelhos ou equipamentos do laboratório sem a autorização ou acompanhamento do docente responsável.




4-HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Art. 9º- Os horários de funcionamento serão afixados nos editais de cada semestre letivo.


Parágrafo 1º- O uso do LAPESF somente será autorizado com acompanhamento dos docentes do Programa de Mestrado Acadêmico em Fisioterapia.
Parágrafo 2º- O laboratório funcionará no período da manhã, tarde e noite, conforme a demanda identificada pelo coordenador.

5-AGENDAMENTO

Art. 10º- As atividades desenvolvidas no laboratório deverão ser previamente agendadas com seus respectivos docentes responsáveis com, no mínimo, 48 horas de antecedência.

Parágrafo 1º- Caso o estudante não possa comparecer a partir de agendamento prévio, por conta de qualquer natureza, deverá avisar com, no mínimo, 24 horas de antecedência.

6-EMPRÉSTIMO DE MATERIAL

Art. 11º- Os equipamentos, recursos e aparelhos do LAPESF poderão ser emprestados para o desenvolvimento de atividades externas de pesquisa, obedecendo às seguintes condições:




  1. Aprovação do responsável pelo laboratório- coordenador do Programa de Mestrado em Fisioterapia.

  2. Desde que haja disponibilidade, ou seja, não estiver sendo usado em outras pesquisas.

  3. O usuário do equipamento, recurso ou aparelho assinará um termo de responsabilidade.

7-NORMAS ESPECÍFICAS

Art. 12º- Para a utilização do LAPESF o estudante deverá obedecer aos seguintes procedimentos e normas:




  1. Utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) identificados em cada laboratório.

  2. Em caso de emergência, utilizar as portas da recepção (na frente do prédio) e do fundo.

  3. Não gritar, assustar ou atrapalhar as pessoas no seu entorno.

  4. Não ultrapassar os limites de segurança para o trabalho com equipamentos.

  5. Atentar para a voltagem dedos equipamentos.

  6. Utilizar equipamentos nas normas especificadas pelo fabricante.

  7. Desligar os equipamentos após o uso.

  8. Não armazenar bolsas e pertences em cima de bancadas e salas.

  9. Ao término das atividades, não deixar nenhum material próprio acima das bancadas ou em outro espaço do LAPESF.

  10. Ao término das atividades, apresentar ao responsável do LAPESF, os equipamentos, recursos, aparelhos e bancada em perfeito estado.


8- RELAÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE FISIOTERAPIA


Conferido em 28/10/2014 -

No Registro

Patrimonial

Material/equipamento

Unidade

Condição

Manutenção

Limpeza




Cama elástica (pequena)

1

BOA




X




Escadas (2 degraus)

3

BOA




X




Colchonetes

6

BOA




X




Rampa/escada

1

BOA

X

X




Macas de madeira

2

BOA

X







Macas de metal

3

BOA




X




Carrinhos para suporte

2

BOA




X




Negatoscópio

1

BOA

X







Aparelho Abdominal

1

BOA

X







Aparelho Step

1

BOA




X




Anilhas (pesos diversos)

12

BOA










Caneleiras (pesos)

12

BOA




X




Rolos de posicionamento

3

BOA




X




Barras (grande) para pesos

2

BOA










Barras (pequenas) para pesos

2

BOA










Rolos (inflável)

2

BOA




X




Bolas Suíça

2

BOA




X




Argolas

2

BOA










Bastão de madeira

1

BOA










Feijão (Inflável)

1

BOA




X




Esteira elétrica

1

BOA

X

X




Bicicleta ergométrica

1

BOA

X

X




Equipamentos de Musculação




Aparelho Peitoral

1

BOA




X




Aparelho Supino/mesa extensora

1

BOA




X




Prancha

1

BOA




X




Aparelho Supino (deitado)

1

BOA




X

Equipamentos de informática




Computadores

5

BOA
















BOA







Mobiliário




Mesas para docentes

20

BOA

x







Mesas para computadores

2

BOA

x







Mesa grande de reuniões

1

BOA

x







Mesas pequenas de apoio

2

BOA










Mesa de centro

1

BOA










Cadeiras

61

BOA










Armários

12

BOA

x







Arquivos

5

BOA










Bancadas grandes para computadores

3

BOA










Longarinas

2

BOA








9- Layout










©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal