Universidade do estado do amazonas



Baixar 29.23 Kb.
Encontro21.12.2018
Tamanho29.23 Kb.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

ESCOLA NORMAL SUPERIOR

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS

ROSILENE GOMES DA SILVA FERREIRA

PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTA TECNOLÓGICA PARA DEFINIÇÃO DE PROJETOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE APOIO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA

MANAUS – AMAZONAS

2008
PROPOSTA – SIPEC-AM
Sistema de Informação sobre Pesquisas em Ensino de Ciências no Amazonas
Neste início de século, um dos desafios do ensino superior como um todo é apropriar-se dos aportes que derivam das novas tecnologias da informação e da comunicação e de suas contribuições nos processos formativo-educativos bem como de adequação nos processos de ensino, pesquisa e informação.

Considera-se este um período ímpar, no qual as concepções e as ideologias determinam a capacidade potencial das propostas que chegam ao campo da educação. Testar, analisar, construir e avaliar a integração de novas formas para divulgar pesquisas voltadas para o Ensino em geral e, especialmente, para o Ensino de Ciências no Amazonas é um desafio para o sistema de gestão do conhecimento, permitindo um uso mais simples e eficiente da informação armazenada, assim como sua busca e distribuição.

Dessa forma, a ampliação e implantação da proposta de um sistema de informação (banco de dados) que possa subsidiar as novas pesquisas na área de Ensino de Ciências, bem como permitir delinear as necessidades na área, se torna essencial para a Região Amazônica. A incorporação desse sistema na Escola Normal Superior (ENS) da UEA permitirá: ampliar a oferta informativa sobre pesquisa em Ensino de Ciências no Amazonas; minimizar as dificuldades em acessar informações nesta área; eliminar barreiras espaço-temporais entre professores da área de Ensino de Ciências, estudantes e pesquisadores; conhecer as carências na área do Ensino de Ciências e potencializar pesquisas futuras.

Atualmente, a UEA possui um banco de dados em que estão armazenados os projetos de Iniciação Científica. Nele estão os projetos aprovados e não aprovados dos diferentes programas de fomento à pesquisa, entre eles o PAIC. Entretanto, somente coordenadores de curso, professores orientadores e alunos bolsistas podem ter acesso a estes projetos, ou seja, pesquisadores de fora da instituição não estão autorizados a consultar dados referentes aos mesmos.

A idéia do sistema de informação proposto é incorporar ao sistema de banco de dados atual da UEA um espaço específico ao Ensino de Ciências, no qual possam ser cadastrados e estejam disponíveis pesquisas de Iniciação Científica, monografias, dissertações e teses contemplando os seguintes níveis; a) Educação Infantil; b) Ensino Fundamental – Ciências Naturais nas séries iniciais (1º ao 5º anos); c) Ensino Fundamental – Ciências Naturais nas séries finais (6º ao 9º anos); d) Ensino Médio – Ensino de Biologia; e) Ensino Médio – Ensino de Física; f) Ensino Médio – Ensino de Química; g) Ensino Superior – Licenciaturas em Ciências Naturais, Física, Química e Biologia. È importante ressaltar que um dos objetivos é o de gerar uma cultura de produção com forte demanda informacional e que seja realizada por todos os envolvidos do Ensino de Ciências em uma instituição e ensino superior (IES), promovendo a divulgação das atividades de pesquisas de forma identificada, acessível e utilizável. A estrutura básica de apresentação do SIPEC-AM pode ser vista na Figura 3, 4, 5.

Figura 3: Estrutura do SIPEC-AM/ Interface baseada no TEDE
PROPOSTA – SIPEC-AM
Sistema de Informação sobre Pesquisas em Ensino de Ciências no Amazonas


Apresentação



Objetivos

Informações para o cadastro da Pesquisa

Página Inicial:

O que pode ser cadastrado?


Como cadastrar?



ICJ - Iniciação Científica Junior

ICEC - Iniciação Científica e Ensino de Ciências

DEC – Dissertações sobre Ensino de Ciências

TEC – Teses sobre Ensino de Ciências

Pesquisas em Ensino de Ciências no Amazonas


Pesquisas em andamento

Pesquisas Concluídas

Título__Autor/Instituição__Período:__Resumo:_250__Quadro_teórico__Contexto_da_pesquisa'>Título


Autor/Instituição

Período:

Resumo: 250

Quadro teórico

Contexto da pesquisa

Quadro Metodológico

Resultados

Conclusão

Recomendações

Referências

Trabalho disponível em:


Título

Autor/Instituição

Período:

Introduçaõ

Quadro teórico

Contexto da pesquisa

Quadro Metodológico

Referências








Elaborado por: Rosilene Gomes da Silva Ferreira
Responsável pela Coordenação do Sistema de Informação: GEPEC – AM (Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências)

Pfof.ª Drª. Elizabeth da Conceição Santos (coordenadora)

Prof.ª Esp. Rosilene Gomes da Silva Ferreira



Figura 4- Estrutura geral do SIPEC-AM



Figura 5: TEDE – interface principal

Fonte: Southwick, S. et al. Metodologia para implantação do BDTD, 2003
Como visto, o sistema TEDE automatiza os procedimentos de publicação eletrônica de teses e dissertações. Neste trabalho, a estrutura foi ampliada para artigos resultantes de pesquisas na área de Ensino de Ciências, em nível de graduação e projetos de professores pesquisadores da rede de Ensino estadual e municipal. Dessa forma, o sistema de fato assumiria uma versão mais abrangente, na qual, a publicação seria efetuada de forma cooperativa envolvendo autores/pesquisadores, cursos de pós-graduação, de graduação e biblioteca da Instituição ou mesmo um administrador do processo com capacidade de receber informações não só da Universidade do Estado do Amazonas, mas de outras instituições de pesquisas, escolas e outras universidades públicas e particulares, já que neste caso, também seria estendido aos artigos científicos que contemplem o Ensino de Ciências.

Atualmente, a UEA não possui um sistema de busca que possa ser acessado por outros usuários externos, o que permitiria delinear as tendências e carências de pesquisa nesta área.

Na estrutura proposta, é importante enfatizar que a interface de busca será incorporada, o que permitirá o acesso a artigos oriundos de teses, dissertações e artigos de iniciação científica realizados na graduação, exemplificados nas Figuras 6 e 7.


Figura 6: TEDE – Interface de busca e listagem de trabalhos

Fonte: Southwick, S. et al. Metodologia para implantação do BDTD, 2003


Figura 7: TEDE – Documento acessível na web
Fonte: Southwick, S. et al. Metodologia para implantação do BDTD, 2003
É importante enfatizar o valor dos projetos de Iniciação Científica, como estímulo para futuros projetos, requer uma decisão que propicie uma mudança no processo cultural, com a incorporação ao ensino e à aprendizagem.

O SIPEC-AM busca aliar a orientação ao aluno de Iniciação Científica às vantagens do acompanhamento por sistemas de informação, bem como sua integração com a biblioteca da instituição de ensino. Para que se possa realizar todo este potencial, a informação deve ser disponibilizada no ato da definição dos projetos de pesquisa em Ensino de Ciências permitindo conhecer o “estado da arte” e as carências a serem contempladas. De nada adianta a informação existir, se os que dela necessitam não sabem da sua existência.



Dessa forma, para que este modelo seja construído e implementado, é necessário que o banco de dados seja realmente utilizado e alimentado pelos pesquisadores envolvidos nessa temática: Ensino de Ciências.

A validade da proposta será verificada à medida que a implementação for concretizada.


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
Universidade estadual
união acórdãos
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande