Universidade de Coimbra



Baixar 80.26 Kb.
Encontro12.10.2019
Tamanho80.26 Kb.

Universidade de Coimbra






Fundação: 1290

Universidade de Coimbra  (UC) é uma universidade localizada na cidade de Coimbra, em Portugal. É uma das universidades mais antigas ainda em operação na Europa e no mundo, a mais antiga de Portugal e uma de suas maiores instituições de ensino superior e de pesquisa.

A sua história remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que foi criada no século XIII, em 1290, mais especificamente a 1 de março, quando foi assinado em Leiria, pelo Rei D. Dinis I, o documento Scientiae thesaurus mirabilis, o qual criou a própria universidade e pediu ao Papa a confirmação.

Organizada em oito faculdades diferentes, de acordo com uma variedade de campos de conhecimento, a universidade oferece todos os graus académicos em arquiteturaeducaçãoengenhariahumanidadesdireitomatemática,



medicinaciências naturais, psicologiaciências sociais e desportos.

A Universidade de Coimbra possui aproximadamente 20 mil estudantes, abrigando uma das maiores comunidades de estudantes internacionais em Portugal, sendo a sua universidade mais cosmopolita.

Além disso, é o membro-criador do chamado Grupo Coimbra, uma rede de universidades europeias cujo objetivo é a colaboração académica entre elas.

Os paços da Universidade de Coimbra, que começaram a ser construídos no século XIII, albergam hoje as instalações académicas, a Biblioteca da Universidade e o Museu de Arte Sacra. Trata-se de uma arquitectura civil residencial, educativa e científica, onde predominam os estilos predominam os estilos Gótico, Manuelino, Renascentista, Maneirista, Barroco, Pombalino e Neoclássico.

Dentro do complexo, destaque para a Biblioteca Joanina, construída em 1717, no reinado de D. João V. Tem um portal nobre de estilo Barroco, encimado por um escudo nacional. O interior é formado por três salas comunicantes por arcos de estrutura idêntica à do portal. As paredes são cobertas de estantes de dois andares, em madeiras exóticas, douradas e policromadas, executadas pelo pintor régio Manuel da Silva.

Sublinhe-se ainda a Capela de São Miguel, com a fachada de estilo Manuelino, mandada construir entre 1517 e 1522, com remodelações nos séculos XVII e XVIII. Tem portal principal manuelino, da autoria de Marcos Pires e Diogo de Castilho, porta de acesso Neoclássica, de 1780, retábulo principal de talha dourada, onde se destacam pinturas maneiristas sobre a vida de Cristo atribuídas a Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: obra-prima do Maneirismo português.



A Sala dos Capelos, antiga sala do trono, é, hoje em dia, palco da mais importantes cerimónias académicas. Data de meados do século XVII, da autoria do mestre António Tavares. Tem tecto de madeira com pintura de grotescos da autoria de Jacinto da Costa, azulejos tipo “tapete” de fabrico lisboeta e telas régias da autoria de Carlos Falch, João Baptista Ribeiro e Columbano.


www.7maravilhas.sapo.pt/

http://www.7maravilhas.sapo.pt/mon15.html
[

(texto com supressões)


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
Universidade estadual
união acórdãos
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande