Um paciente de 8 anos, chega a sua farmácia, junto com sua mãe para adquirir uma caixa de Ritalina



Baixar 9.05 Kb.
Encontro28.12.2017
Tamanho9.05 Kb.

SIMULAÇÃO DE SITUAÇÕES NA FARMÁCIA COMERCIAL
Um grupo de alunos fará o papel do farmacêutico e o outro grupo fará o papel do usuário . O tempo total para cada dupla é de 15 minutos , e o texto deverá ser entregue ao professor no início da apresentação. Haverá uma nota para o grupo e uma outra para cada aluno . A média valerá 20% da nota final do bimestre. A data de apresentação será 28/11 as 14:00hs.U

TURMAS 1 e 2





  1. Um menino de 8 anos, chega a sua farmácia, junto com sua mãe para adquirir uma caixa de Metilfenidato (com prescrição para um comprimido ao dia ). Como bom farmacêutico você faz algumas perguntas e fica sabendo que esta criança adora Coca-Cola e a mãe disse que ela tem dificuldades de adormecer à noite e portanto esta dando uma colherinha de prometazina toda a noite. Além disso a criança tem dores de cabeça frequentes e a mãe lhe dá um medicamento com associação de cafeina + aspirina.



TURMAS 3 e 4


2) Uma senhora fofinha nos seus quarenta e poucos anos, chega na farmácia de manipulação com a seguinte prescrição médica de um endocrinologista : Fenproporex + Diempax + Cáscara sagrada + Furosemida + Sivastatina.. Curiosa ela quer saber para que servem todas estas substâncias ? Através de uma atenção farmacêutica bem conduzida, voce consegue obter dela várias informações que nem o próprio médico estava sabendo, e fica muito preoucupado . Que atitude você tomará e quais foram estas informações que tanto o preoucupou ?




TURMAS 5 e 6

3) Um senhor idoso com uma bengala vem com uma prescrição de Midazolam ( 10mg ;1x ao dia, ) e voces ficam sabendo que além de insônia ele sofre também de artrose nos joelhos, tem uma úlcera estomacal e já passou por uma cirurgia de ponte de safena. O senhor esta confuso de como distribuir os vários medicamentos que toma ao longo do dia.. Quais os medicamentos em uso e qual a orientação do farmacêutico?




TURMAS 7 e 8

4) Uma paciente está sendo internado numa clínica cirúrgica para efetuar uma cirurgia corretiva de urgência., e a anestesia será local com sedação ..Já foi efetuado seu exame de sangue e não apresenta problemas O farmacêutico clínico está realizando uma anmnese farmacoterapêutica com a paciente e descobriu alguns problemas alérgicos e algumas doenças importantes , que vão necessitar da utilização de alguns fármacos durante e após o ato cirúrgico. Quais foram as perguntas efetuadas durante a anamnese ? Quais foram as respostas que originarão a utilização de algus fármacos e quais serão esses fármacos ? Quais os fármacos que serão utilizados na sedação e na anestesia?



TURMAS 9 e 10

5) Snr. João vem a farmácia com prescrição para um anti-psicótico típico. ( primeira geração) . Através de uma entrevista , o farmacêutico fica sabendo que ele sofre de leves fenômenos ilusórios. João , ao retornar no mês seguinte , o farmacêutico vem a saber que ele teve prisão de ventre e dificuldade ejaculatória.. Como é que o farmacêutico conseguiu estas informações e o que pode fazer para ajudar o cliente?



TURMAS 11 e 12



. 6) Um cliente entra na farmácia com uma prescrição que inclue 1 caixa de cápsulas de 250mg de Ácido Valpróico e 1 caixa de comprimidos de 200 mg de Carbamazepina . pede também fora da receita, Omeprazol 20 mg para tratar sua gastrite e Eritromicina 250mg. para tratar uma infecção urinária .


TURMAS 13 e 14


8) Um mecânico, seu vizinho, vem mancando a sua farmácia com uma receita para adquirir Imipramina 25mg, e pede também um remédio para dor. na perna. Ele disse que foi ao médico e ele não explicou para que serve esta tal de Imipramina!! Voce o conhece e sabe que ele bebe em excesso.



9) Uma senhora elegante que faz uso de anti-convulsivantes, pois há dois meses sofreu um traumatismo craniano, veio até a farmácia adquirir uma nova caixa para os próximos meses. Pediu para conversar com o farmacêutico e disse que estava com perda de cabelos , além disso reclamou de mau funcionamento hepático e diarréia e pediu um hepato protetor




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal