Um livro (obra) é uma máquina inferna de produzir significações



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Aula 2
Um livro (obra) é uma máquina inferna

de produzir significações”

Merleau-Ponty
Re-significação enquadra-se no conceito de releitura?

Monalisa de Leonardo Da Vinci


Monalisa de Marcel Duchamp



Sim. Na obra trabalhada em sala de aula (A Fonte – Duchamp), conclui-se que o artista, com sua proposição, executa uma releitura não de uma obra específica, mas de todo universo da arte, de todas as obras produzidas até então. Assim sendo, a re-significação enquadra-se no conceito de releitura.

Fonte – Marcel Duchamp


Re-significação = Ação de modificar o sentido original do signo; propor outro significado

Signo = Qualquer objeto, forma ou fenômeno que remete para algo diferente de si mesmo e que é usado no lugar deste para representa-lo.

Ex: a balança significando a justiça; a cruz indicando o cristianismo; um conjunto de sons (palavras) designando as coisas físicas do mundo; fumaça é sinal de fogo etc.


Objetividade = Qualidade do que é objetivo; qualidade do que é imparcial; característica do que não é evasivo.

Objetivo = Aquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação; diz-se do que está no campo da experiência sensível independente do pensamento individual e perceptível por todos os observadores; cujos julgamentos não são influenciados por sentimentos ou opiniões pessoais; que pode ser capturado pelo intelecto.

Subjetividade = Realidade psíquica, emocional e cognitiva do ser humano, passível de manifestar-se simultaneamente nos âmbitos individual e coletivo, e comprometida com a apropriação intelectual dos objetos externos.

Subjetivo = Que existe na mente; que pertence ao sujeito pensante e a seu íntimo; característico de um indivíduo; pessoal, particular; que não tem objetividade, imparcialidade, tendencioso, passional; independente do que é concreto, objetivo; impalpável, imaterial; válido para um só sujeito.
Semântica: do gr. Semantiké: que indica, que significa, que faz conhecer; que é um indício. o componente do sentido das palavras e da interpretação das sentenças e dos enunciados; teoria abstrata da significação ou da relação entre os signos e seus referentes e, constituindo com estas uma semiótica; ciência que estuda a evolução do significado das palavras e de outros símbolos que servem à comunicação humana; estudo da significação lingüística vista como uma rede de relações estabelecidas através da decomposição do significado das palavras em unidades semânticas mínimas (semas).
Para a análise, precisamos reunir o maior número possível de dados objetivos; entender o todo a partir do fragmento.

Para interpretar, cruzamos os dados objetivos com o conhecimento individual, subjetivo; traduzir um pensamento em outro pensamento num movimento ininterrupto.



Exercício


Obra: A última ceia (Leonardo Da Vinci)

Em sala de aula: análise e interpretação


A última ceia – Leonardo Da Vinci





Noções de re-significação proposta pelos alunos:

  • Alterar o significado

  • Criar uma obra, utilizando-se de signos cuja função é conhecida e comum a todos

- Toda re-significação traz consigo resíduos da referência utilizada

Questões levantadas pelos alunos:

  • A subjetividade e o devaneio

- Necessidade de conhecer/ampliar o próprio vocabulário acerca do universo artístico

- A metáfora e a imaginação

Tarefa para próxima aula:

  • Criar uma releitura para a obra

A última Ceia, de Leonardo Da Vinci

  • Metáfora e imaginação: uma primeira definição

(a cargo do aluno Fernando Deoode)



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