Título Aula prática: Movimento retilíneo uniformemente variado. Número de aulas por semana



Baixar 15.52 Kb.
Encontro30.09.2019
Tamanho15.52 Kb.

Plano de Aula

Título

Aula prática: Movimento retilíneo uniformemente variado.    

Número de aulas por semana



Número de semana de aula



Tema

Aula prática: Movimento retilíneo uniformemente variado.    

Objetivos

Aula prática: 1. Reconhecer uma situação física onde se aplica o movimento retilíneo uniformemente variado. 2. Compreender os conceitos de velocidade média e de velocidade instantânea e de aceleração média e de aceleração instantânea.

Estrutura de conteúdo

Aula prática: 1. Aceleração de um corpo em movimento retilíneo uniformemente variado 2. Aceleração média 3. Aceleração instantânea Conceitos: 1. Movimento retilíneo uniformemente variado: é o movimento em linha reta com aceleração constante. 2. Aceleração constante: é aquela que não modifica seu módulo, direção ou sentido ao longo do tempo. 3. Aceleração média: é a razão entre a variação de velocidade e o intervalo de tempo em que a variação de velocidade ocorreu. 4. Aceleração instantânea: corresponde à aceleração média quando o intervalo de tempo tende a zero.

Procedimentos de ensino

Aula prática: realização no laboratório da medida da aceleração de um corpo em movimento retilíneo uniformemente variado pelos alunos. Dar suporte explicando o funcionamento do equipamento experimental e do cálculo da aceleração. Para esse experimento, será utilizado o trilho de ar inclinado. Os alunos deverão medir o tempo de deslocamento do móvel entre dois sensores ópticos consecutivos e calcular a distância entre os sensores. Eles deverão se certificar de que inicialmente a velocidade do móvel seja nula. A partir desses dados, deverão construir o gráfico posição contra tempo e posição contra tempo ao quadrado. Uma reta será ajustada aos pontos experimentais do segundo gráfico e a aceleração do movimento será avaliada pelo valor do coeficiente angular da reta multiplicado por 2.

Recursos físicos

Aula prática: laboratório de Física: uso do trilho de ar, gerador de ar, cronômetro digital, sensores ópticos, móvel que se desloca sobre o trilho, papel milimetrado.

Aplicação prática e teórica

Aula prática: realização pelos alunos da experiência de avaliar a aceleração de um corpo em movimento retilíneo uniformemente variado.

Avaliação

Aula prática: avaliação do relatório da experiência.

Situação

Em Elaboração 

Considerações adicionais

 

Atividade estruturada

 

Plano de ensino

 




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal