Timbre da cnbb para carta em papel A4 (Médio)



Baixar 10.15 Kb.
Encontro28.06.2019
Tamanho10.15 Kb.

P nº 0932/09


POSICIONAMENTO DA CNBB A FAVOR

DAS INICIATIVAS QUE PROMOVEM A PAZ

ENTRE PESSOAS, POVOS, CULTURAS, IGREJAS E RELIGIÕES



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, a partir da fé cristã, manifesta o seu apoio a todas as iniciativas que promovem o encontro, o diálogo, a cooperação e a convivência pacífica entre pessoas, povos, culturas e religiões. No mundo plural no qual hoje vivemos, a acolhida, o diálogo, a convivência pacífica e a cooperação são exigências fundamentais para toda a humanidade. Judeus, Cristãos, Muçulmanos, Budistas, Hindus, tradições Afro-descendentes e pessoas de tantas outras expressões religiosas e culturais, cada uma com suas peculiaridades na forma e no conteúdo, podemos nos sentir irmanados na construção de um mundo de justiça, paz e liberdade para todos.


Urge superar tendências e exclusivismos que causam e intensificam as tensões e conflitos entre povos, culturas e religiões. É preciso construir caminhos de diálogo e de cooperação pelo exercício do respeito mútuo, da acolhida da diferença e do reconhecimento da liberdade religiosa de cada ser humano. Afirmamos, assim, que a paz é possível e que a vida é um valor sagrado, cooperando para a realização de um dos anseios fundamentais de toda a humanidade: shalom, salam, eirène, pax!
É preciso direcionar um olhar comum para o humano, para os seus valores e as vicissitudes do seu meio. Impõem-se para esse olhar comum: a afirmação da liberdade sócio-religiosa, com o respeito pela consciência de cada pessoa e de cada povo; um acordo básico sobre os fins e valores comuns e os meios para alcançá-los, que deve ser sobre os valores que trazem substância à vida pública e ao bem-estar neste mundo, como a sacralidade da vida, a justiça, a liberdade, a igualdade, a paz..., cujas raízes e significado pleno apresentam-se de modo variado nas diversas tradições dos povos; rejeição a toda atitude intolerante, autoritária e violenta, que transgrida os direitos de pessoas e povos e que cause tragédias amargamente sofridas pela humanidade como as guerras e os holocaustos.
Reiteramos a disposição da CNBB para o diálogo e a parceria com todas as pessoas e grupos que promovem iniciativas a favor da justiça e da paz, visando a promoção e a defesa da vida do ser humano e do planeta. Entendemos que tal é o caminho para o congraçamento dos povos, superando preconceitos, e atitudes de intolerância e de violência, religiosa ou politicamente fundamentadas.
Brasília, DF

Dom Geraldo Lyrio Rocha

Arcebispo de Mariana, MG

Presidente da CNBB


Dom Luiz Soares Vieira

Arcebispo de Manaus, AM

Vice-Presidente da CNBB


Dom Dimas Lara Barbosa

Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro

Secretário-Geral da CNBB






SE/Sul - Q. 801 - Conj. “B” - CEP 70200-014 - Caixa Postal 2037 - CEP 70259-970 - Brasília-DF - Brasil - Fone: (61) 2103-8300/2103-8200 - Fax: (61) 2103-8303

E-mail: secgeral@cnbb.org.br — Site: www.cnbb.org.br





©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal