The return of the black cat: the travel narrative as literary journalism in the work of Dr. Erico Verissimo



Baixar 107.58 Kb.
Página1/4
Encontro07.10.2019
Tamanho107.58 Kb.
  1   2   3   4

Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação



XXVI Encontro Anual da Compós, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo - SP, 06 a 09 de junho de 2017

A VOLTA DO GATO PRETO: a narrativa de viagem como jornalismo literário na obra do Dr. Erico Verissimo1



THE RETURN OF THE BLACK CAT: the travel narrative as literary journalism in the work of Dr. Erico Verissimo
Eduardo Ritter 2
Resumo: Desde a Grécia Antiga até a contemporaneidade, as narrativas de viagem são produzidas e publicadas com destaque no meio literário. No Brasil, a partir do século XX, esse gênero ganha destaque no campo de produções jornalísticas. Erico Verissimo, jornalista, escritor e doutor em literatura, foi um dos que deixou um rico legado nesse tipo de produção: quatro livros resultantes de viagens para Estados Unidos, México e Israel. Dessa maneira, o artigo investiga os elementos que permitem considerar o relato de viagem A volta do gato preto como uma narrativa que se enquadra no gênero Jornalismo Literário na categoria de livro-reportagem-viagem, proposta por Lima (2004). Para tanto, foram identificadas cinco temáticas principais que aparecem no enredo desse texto misto: viagem, família, universidade, cultura e guerra.

Palavras-chave: Jornalismo literário. História do jornalismo. Narrativa de viagem. Livro-reportagem. Erico Verissimo.
Abstract: From Ancient Greece to contemporaneousness, travel narratives are produced and published prominently in the literary field. In Brazil, from the twentieth century, this genre gains prominence in the field of journalistic productions. Erico Verissimo, a journalist, writer and doctor in literature, was one of those who left a rich legacy in this type of production: four books resulting from trips to the United States, Mexico and Israel. In this way, the paper investigates the elements that allow to consider the trip report The return of the black cat as a narrative that fits in the genre Literary Journalism in the category of book-reportage-trip, proposed by Lima (2004). In order to do so, we identified five main themes that appear in the plot of this mixed text: travel, family, university, culture and war.
Keywords: Literary journalism. History of journalism. Travel narrative. Book-report. Erico Verissimo.

1. Apertem os cintos


No final dos anos 1950 uma obra escrita pelo escritor norte-americano Jack Kerouac se tornaria um clássico do movimento beat e de narrativas de viagem: On the road. Conforme explica Claudio Willer, um dos principais especialistas desse estilo literário, “há uma delimitação cronológica – de 1944 até 1958 ou 1959 – da beat, se encarada estritamente como movimento literário” (WILLER, 2010, p.10). Ou seja, a obra de Kerouac, publicada pela primeira vez em 1957, praticamente encerrou e consagrou o movimento que, a partir de então, passa a ser vislumbrado como um estilo. Conquanto, o que fez essa obra obter tamanho sucesso? O próprio Kerouac explica: “E foi exatamente assim que toda minha experiência na estrada de fato começou, e as coisas que estavam por vir são fantásticas demais para não serem contadas” (KEROUAC, 2004, p.26).

Igualmente fantásticas demais para não serem contadas são a maioria das viagens feitas por escritores e jornalistas narradas no formato de livro. Um exemplo disso é a obra A volta do gato preto, produzida pelo jornalista e escritor brasileiro Erivo Verissimo quase 20 anos antes de On the road. Aliás, as narrativas de viagens, dos gregos antigos, passando por Marco Polo e Jack London, até se chegar aos contemporâneos Renato Ortiz e Dodô Azevedo, sempre atrairam a atenção do público.

Destarte, o presente artigo busca responder ao seguinte questionamento: o livro A volta do gato preto pode ser considerado uma narrativa jornalística de viagem? Para tentar responder, faz-se uma releitura da referida obra de Erico Verissimo a partir da perspectiva do conceito de livro-reportagem-viagem, apresentada por Lima (2004), e de relatos do trânsito humano no jornalismo, de Martinez (2016). O objetivo principal da pesquisa é entender os movitos que levam a obra a ser, ou não, considerada uma narrativa jornalística de viagem que está inserido no gênero Jornalismo Literário.

Metodologicamente, o artigo se caracteriza como sendo de metodologia aberta, no sentido proposto pelo professor Juremir Machado da Silva: “As lentes dos jornalistas e dos pesquisadores ampliam ou reduzem o observado de acordo com o grau de interesse do observador, do seu ângulo de visão e da sua grade de persepção” (SILVA, 2011, p.16), ou seja, as técnicas metodológicas utilizadas influenciam na interpretação do objeto analisado. Assim, otpou-se por procedimentos metodológicos abertos, utilizando a pesquisa bibliográfica para a realização de um texto que se caracteriza, prioritariamente, por ser descritivo. “As pesquisas deste tipo têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenônomeno ou o estabelecimento de relações entre as variáveis” (GIL, 1994, p.45). Também é utilizada a perspctiva de Gancho (2006) sobre análise narrativa.

Dessa maneira, o artigo foi dividido em três partes principais. Inicialmente são apresentadas características da narrativa de viagem no jornalismo bem como as relações entre jornalismo e história, pois a produção do presente texto se justifica ainda pela importância da obra como documento histórico de um período importante da trajetória humana: a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, é apresentada uma breve biografia do escritor Erico Verissimo, destacando a sua passagem pelo jornalismo e os seus livros de viagem. Por fim, é feita a análise descritiva de A volta do gato preto. Vale ressaltar ainda que a presente pesquisa faz parte de uma série de estudos que vem sendo desenvolvida por este pesquisador em relação às narrativas de viagem de Verissimo. Feitas essas considerações, apertem os cintos, pois esse é um passeio no túnel do tempo para rever a obra de um dos principais escritores e jornalistas brasileiros. E todos os interessados pelo tema estão convidados a fazer essa viagem.


: data -> arquivos 2017
arquivos 2017 -> Insira aqui o título: e aqui o subtítulo, se houver
arquivos 2017 -> Insira aqui o título: e aqui o subtítulo, se houver
arquivos 2017 -> O que é ser nerd? Um estudo de recepção sobre a série televisiva The Big Bang Theory1 what it is to be nerd? A reception study about the tv series The Big Bang Theory
arquivos 2017 -> Insira aqui o título: e aqui o subtítulo, se houver
arquivos 2017 -> News from a distant war: tv, witnessing and the regulation of affect
arquivos 2017 -> Insira aqui o título: e aqui o subtítulo, se houver
arquivos 2017 -> Insira aqui o título: e aqui o subtítulo, se houver
arquivos 2017 -> Insira aqui o título: e aqui o subtítulo, se houver
arquivos 2017 -> Insira aqui o título: e aqui o subtítulo, se houver
arquivos 2017 -> Insira aqui o título: e aqui o subtítulo, se houver


  1   2   3   4


©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal