Termo de consentimento informado para cirurgias de enxerto ósseo em bloco, com área doadora intra-oral



Baixar 8.07 Kb.
Encontro21.10.2017
Tamanho8.07 Kb.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

FACULDADE DE ODONTOLOGIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO
TRANSPLANTE ÓSSEO EM BLOCO

A CIRURGIA DE TRANSPLANTE ÓSSEO EM BLOCO É REALIZADA PARA AUMENTO DE VOLUME ÓSSEO COM O OBJETIVO PRINCIPAL DE INSTALAÇÃO DE IMPLANTES OSSEOINTEGRÁVEIS.


TRATA-SE DA RETIRADA DE UM BLOCO (PEDAÇO) DE OSSO DE UM LOCAL DE DENTRO DA BOCA DO PRÓPRIO PACIENTE PARA SER COLOCADO NO LOCAL DA SUA BOCA ONDE NÃO EXISTE OSSO SUFICIENTE PARA A INSTALAÇÃO DO IMPLANTE.
SÃO REALIZADAS DUAS FERIDAS NA BOCA: UMA NO LOCAL DE ONDE SERÁ RETIRADO O BLOCO ÓSSEO E OUTRA NO LOCAL ONDE ELE SERÁ COLOCADO. GERALMENTE É RETIRADO DA MANDIBULA (MAXILAR INFERIOR) , EM SUA PARTE ANTERIOR OU POSTERIOR. NO LOCAL DE ONDE O OSSO É REMOVIDO É FEITA UMA SUTURA (PONTOS) E NOVO OSSO É FORMADO NUM PRAZO DE, EM MÉDIA, SEIS MESES. APÓS ESTE PRAZO O PACIENTE DEVERÁ RETORNAR AO CURSO PARA O PLANEJAMENTO DA INSTALAÇÃO DOS IMPLANTES.
O LOCAL QUE RECEBE O BLOCO ÓSSEO TAMBEM É SUTURADO (PONTOS), SENDO AGUARDADO O PERÍODO TAMBÉM DE SEIS MESES PARA QUE O OSSO QUE ALI COLOCADO SEJA INCORPORADO AO LOCAL, AUMENTANDO O SEU VOLUME.
EMBORA SEJA UM TIPO DE CIRURGIA BASTANTE PREVISÍVEL, EM ALGUMAS SITUAÇÕES O OSSO QUE É COLODADO ONDE TEM PERDA ÓSSEA NÁO INTERAGE COM O OSSO DO LOCAL E NÃO FORMA QUANTIDADE SUFICIENTE PARA A INSTALAÇÃO DO IMPLANTE. ISTO ACONTECE QUASE SEMPRE QUE UMA PRÓTESE PROVISÓRIA É USADA PELO PACIENTE, PRESSIONANDO O LOCAL DO ENXERTO. PORTANTO NÃO EXISTE TOTAL GARANTIA DE QUE APÓS SEIS MESES DE CIRURGIA O LOCAL DO ENXERTO SEJA PROPICIO PARA A INSTALAÇÃO DO IMPLANTE.
É UM TIPO DE CIRURGIA QUE É REALIZADA EM EMBIENTE HOSPITALAR E REQUER TOTAL COLABORAÇÃO DO PACIENTE NO QUE DIZ RESPEITO AOS CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS. PODE ACONTECER APÓS A CIRURGIA QUE O OSSO ENXERTADO FIQUE EXPOSTO, POR VÁRIOS MOTIVOS, SENDO O PRINCIPAL DELES A FALTA DE REPOUSO ARTICULAR (PACIENTE FALAR DEMASIADO E COMER ALIMENTOS SÓLIDOS).

Podem ocorrer edema (inchaço) e/ou hematomas nas horas ou dias subseqüentes à cirurgia. A intensidade destes sinais está diretamente relacionada à extensão da cirurgia, à medicação utilizada e aos cuidados pós operatórios observados pelo paciente.
EXISTE A ALTERNATIVA DA COLOCAÇÃO DE BLOCO ÓSSEO ADQUIRIDO PELO PACIENTE DIRETAMENTE NO BANCO DE OSSOS. ESTE COMÉRCIO É AUTORIZADO PELO PELOS ÓRGÃOS QUE REGULAM A SAÚDE PÚBLICA NO PAÍS. O BLOCO ÓSSEO SÓ PODE SER ADQUIRIDO PELO CIRURGIÃO-DENTISTA. CASO O PACIENTE OPTE POR ADQUIRIR O BLOCO ÓSSEO, DEVERÁ DEIXAR A IMPORTÂNCIA RELATIVA AO PREÇO DO PRODUTO, PARA QUE O CURSO EFETUE A COMPRA.

TRABALHOS DE PESQUISA MOSTRAM ELEVADO GRAU DE SUCESSO NOS CASOS FEITOS COM O OSSO ADQUIRIDO DO BANCO DE OSSOS, MAS O ÍNDICE DE SUCESSO É MENOR QUE NOS CASOS FEITOS COM O OSSO DO PRÓPRIO PACIENTE.



DECLARO TER ENTENDIDO PERFEITAMENTE OS TERMOS ACIMA E AUTORIZO A REALIZAÇÃO DA CIRURGIA.
NITERÓI,________DE______________DE 2009

______________________________________________




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal