Termo de Compromisso



Baixar 325.15 Kb.
Página1/5
Encontro28.06.2019
Tamanho325.15 Kb.
  1   2   3   4   5

intro_c01

- - - - - - - - - - - - - - -

intro_c02

- - - - - - - - - - - - - - -

intro_c03

- - - - - - - - - - - - - - -

Antes de iniciar o curso, leia sobre um assunto muito importante. Veja!




Termo de Compromisso

Você vai descobrir de que forma a Vale consegue sustentar a ambiciosa visão de ser a empresa de recursos naturais global nº 1 em criação de valor de longo prazo, atuando com excelência e paixão pelas pessoas.

Para atingir esses objetivos, foram estabelecidas ferramentas, como o Sistema de Produção Vale (VPS), que ajudam a organizar recursos e processos a fim de alcançar um ambiente de alta performance e soluções inovadoras, que visam o crescimento da Vale.
Tudo isso deve ser feito sem esquecer o valor "A vida em primeiro lugar". Ele reforça o forte compromisso da Vale com o bem-estar dos empregados e das comunidades nas quais opera. Com uma visão proativa de prevenção de riscos, a empresa busca melhorias contínuas em Saúde e Segurança por meio de processos, produtos e serviços inovadores.
Lembre-se a sua vida está em primeiro lugar e VOCÊ é responsável por isso. A partir do momento em que ingressa na Vale, você está convocado a se comprometer com sua Saúde e Segurança e com a de todos. Para se juntar a todos empregados e assumir esse compromisso, preencha seu nome no campo abaixo e clique em Ok.

Saúde e Segurança
Na Vale, existem dois tipos de diálogo relacionados à Saúde e Segurança. Um deles é o diálogo comportamental, que ocorre quando se verifica que alguém está executando uma determinada tarefa sem seguir as normas de segurança. Esse diálogo se dá em tom de voz normal – não é uma bronca – e deve levar a pessoa que está se expondo ao risco à conclusão de que agiu errado. Por se tratar de um diálogo preventivo e ser, por isso, de extrema importância para a segurança de todos, esse diálogo não obedece à hierarquia de cargos na empresa, o que significa que um operário pode e deve falar com o gerente, caso ele esteja em situação de risco.
O outro tipo de diálogo é o chamado de diálogo de Saúde e Segurança. Ao contrário do diálogo comportamental, ele tem um momento específico para acontecer: no início do dia, antes de serem iniciadas as tarefas da equipe. A pessoa encarregada pode variar ou não. Ela escolhe o tema de acordo com as atividades que serão desenvolvidas pela equipe no dia (exemplo: trabalho em altura, trabalho com eletricidade etc.) ou segundo sua necessidade de falar sobre um risco geral que tem observado (por exemplo: sono, gripe etc.).
O diálogo de Saúde e Segurança é bem diferente do diálogo comportamental: além de ter um momento para ocorrer, conforme dito, ele obedece a uma hierarquia e não ocorre devido a um risco ao qual uma pessoa, especificamente, está se expondo. O que ambos os diálogos têm em comum, no entanto, é o caráter preventivo.

A sua vida está em primeiro lugar e VOCÊ é responsável por isso. A partir do momento em que ingressa na Vale, você está convocado a se comprometer com sua Saúde e Segurança e com a de todos.

intro_c04

- - - - - - - - - - - - - - -

intro_c05

- - - - - - - - - - - - - - -

u01_l01_c01

- - - - - - - - - - - - - - -

media/videos/u01_l01_c01.flv

Olá!


7.5#0.9

Como vai?

8.5#1

Chegou na hora certa para a visita!



9.6#2.3

Meu nome é Júlia e eu sou geóloga, prazer!

12#3

A pesquisa mineral é de extrema importância,



15.2#2.8

pois é a etapa que dá início a todo o processo de mineração.

18.1#3.9

É nesse momento que são realizadas grandes descobertas

23#3

e vislumbradas novas oportunidades de negócio para a Vale.



26.1#5

Clique no elemento em destaque.

Quase todos os elementos metálicos úteis ao homem são raros. Para viabilizar seu aproveitamento, procura-se descobrir – por meio de pesquisas geológicas – ocorrências naturais desses elementos, com concentrações bem acima da média.

u01_l01_c02

- - - - - - - - - - - - - - -

Desde o início da pesquisa geológica, os geólogos coletam amostras de minério na superfície e conferem o potencial mineral. Iniciam-se, então, os trabalhos de mapeamento detalhado e a execução de sondagens geológicas.

u01_l01_c03

- - - - - - - - - - - - - - -

A sondagem, feita por equipamentos de perfuração e amostragem das rochas, atinge grandes profundidades e auxilia na compreensão da disposição das rochas mineralizadas naquele ambiente. Durante os trabalhos de sondagem, testemunhos de rocha são obtidos. Após sua descrição pelos geólogos, são enviadas amostras desses testemunhos para a caracterização em laboratórios especializados.

u01_l01_c04

- - - - - - - - - - - - - - -

Os laboratórios de preparação de amostra objetivam o atendimento à exploração geológica da Vale. Eles são responsáveis por receber, registrar, processar e enviar as amostras coletadas pelos diversos projetos para análises químicas, mineralógicas e ensaios diversos.

Clique no elemento em destaque.

Laboratórios Vale
No Brasil, contamos com alguns Laboratórios de Preparação de Amostra. Temos, por exemplo, o de Minas Gerais, no Centro de Desenvolvimento Mineral – CDM, e dois no Pará - um em Carajás e outro em Paragominas.

Estou enviando para seu Tablet uma notícia muito interessante sobre uma medida que levou um Laboratório de Preparação de Amostra a renovar o sistema utilizado para armazenagem dos dados das amostras dos projetos de exploração da Vale. Não deixe de ler! Isso fará você entender o quanto consideramos a inovação importante para o crescimento da empresa.



Laboratório de Preparação de Amostras renova sistema operacional
Uma parceria entre o Departamento de Desenvolvimento de Projetos Minerais (DIPM) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DIIT) da Vale levou o Laboratório de Preparação de Amostra a renovar o sistema utilizado para armazenagem dos dados das amostras dos projetos de exploração da Vale.
O resultado foi um sistema mais amigável, prático e rápido, que acarretou no aumento da produtividade da equipe. As principais melhorias foram o aumento da velocidade de acesso ao sistema, rastreamento das informações, maior controle das atividades do laboratório e desenvolvimento de vários relatórios, como os de conferência de amostras e de controle de qualidade.
Com a renovação do sistema, todo o trabalho realizado pelo Laboratório de Preparação de Amostra será otimizado e agilizado.

Esse tipo de atitude que busca a melhoria contínua e o controle dos resultados reflete o valor Excelência de desempenho, essencial para a promoção de um ambiente de alta performance e, logo, para a obtenção e manutenção de vantagens competitivas duradouras para a Vale. A busca por soluções inovadoras representa outro valor da empresa - o Espírito desenvolvimentista -, assegurando a execução de estratégias que visam o crescimento da Vale.

u01_l01_c05

- - - - - - - - - - - - - - -

Após conhecer o tamanho do depósito e a qualidade e o teor do minério, caso seja provado que ele é economicamente viável e que atende às exigências de qualidade do mercado, a reserva em que foi encontrado o minério poderá tornar-se uma mina como esta ou uma mina a céu aberto.

Para realizar todo esse trabalho, imagina o tempo que nós ficamos em campo! Vivemos em constante contato com a natureza e isso é fundamental para nossa profissão. Para você ter ideia do dia a dia do trabalho de um geólogo, estou enviando uma matéria sobre isso para seu Tablet.

Clique no elemento em destaque.

A Rotina de um Geólogo
Para fazer a pesquisa de campo em busca de novos depósitos, os geólogos chegam a ficar vinte dias acampados em barracas. Os profissionais se locomovem de barco ou de helicóptero para chegar às regiões em que vão executar seus trabalhos de pesquisa.
Além de possuir um amplo conhecimento em geologia, eles têm de compreender as questões socioambientais das regiões em análise, mantendo um bom relacionamento com as populações das áreas pesquisadas. Um martelo e muita percepção foram os principais instrumentos de trabalho utilizados pelo geólogo Breno Augusto dos Santos, no dia 31 de julho de 1967.
A empresa em que trabalhava fazia pesquisas em busca de depósitos de manganês no sul do Pará. Já era conhecida pelo grupo a existência de minerais nos rios e planaltos da região. Num sobrevoo próximo à área, Breno e sua equipe precisaram fazer um pouso e lembraram-se da existência das clareiras como local mais adequado para isso.
Usando a curiosidade investigativa própria de sua profissão, Breno martelou alguns blocos de rocha que revelaram ser de hematita. Foi dado, então, o início à pesquisa e exploração de uma das mais ricas províncias de minério de ferro do mundo!

Essa história que você acabou de conhecer era só o começo de uma trajetória repleta de descobertas. Assim é a profissão do geólogo: movida pelo espírito investigativo, aventureiro e pelas descobertas! É ter orgulho de ser Vale por saber que o minério encontrado faz a diferença não só para algumas pessoas, mas para uma população inteira!

u01_l01_c06

- - - - - - - - - - - - - - -

media/videos/u01_l01_c06.flv

Infelizmente, o horário de visita acabou...

0.2#2.8

Visite outras operações da Vale; todas guardam muitas histórias interessantes.



3#5

Se desejar conhecer melhor a pesquisa mineral, procure um curso da Valer específico sobre isso.

8.8#5.8

Foi um prazer conhecê-lo. A gente se vê por aí. Tchau!



15.2#4.5

u02_l01_c01

- - - - - - - - - - - - - - -

media/videos/u02_l01_c01.flv

Olá, você deve ser nosso novo empregado, não é?

7#3.5


Bem-vindo! Eu me chamo João e serei o responsável por te falar

10.8#4.2


um pouco sobre mineração, que é a área em que atuo.

15.2#3.8


Logo mais você conhecerá as minas. Acompanhe-me!

19.2#4.5


u02_l01_c02

- - - - - - - - - - - - - - -

Clique no elemento em destaque.

Clique e arraste as peças.

A presença da Vale na sua vida

Vamos ver se você sabe quais minérios compõem os elementos a sua volta!



Instruções:

Arraste os objetos, na coluna da esquerda, para os respectivos minérios que os compõem, na coluna da direita. Caso a associação esteja correta, a ligação entre ambos será realizada. Caso contrário, o objeto e o minério permanecerão desassociados.

O ferro está presente na fabricação de automóveis e eletrodomésticos.

O manganês é utilizado para descolorir ou colorir vidros.

O cobre é um excelente condutor de energia, por isso é usado em aparelhos celulares.

O potássio e o fósforo são dois dos principais elementos químicos fertilizantes.

O níquel é empregado na fabricação de baterias recarregáveis, moedas e revestimentos metálicos.

O carvão é utilizado como combustível pelas usinas termelétricas para geração de energia.

u02_l01_c03

- - - - - - - - - - - - - - -

Viu como os minérios estão presentes em tudo a nossa volta? Interessante, não?
Mas você sabe como buscamos o minério na natureza? Imaginando que gostaria de saber, preparei no laptop um esquema resumido enquanto você não chegava! Vamos ver?

Você sabe dizer como buscamos o minério na natureza?


Veja o processo produtivo da Vale.

Pesquisa Mineral
Primeiro é feita uma pesquisa geológica para ver se há depósitos e jazidas minerais.

Operações de lavra
Detectada a viabilidade econômica, é iniciada a lavra.

Beneficiamento
Após extraído o minério, ele precisa de um tratamento para ser utilizado.

Pelotização
Esse processo viabiliza técnica e economicamente a fração fina do minério.

Logística
Para que todos esses produtos cheguem até seu destino, é preciso da logística de transporte em todas as fases, desde a operação de lavra até chegar ao cliente.

Clique no elemento destacado.

Você já passou no local em que estamos desenvolvendo pesquisa mineral? Ou visitou o porto e a ferrovia? Se não foi, sugiro que vá depois, para ver de perto esse processo produtivo. Enquanto ainda está aqui, que tal dar uma olhada nas amostras na mesa de minérios?

u02_l01_c04

- - - - - - - - - - - - - - -

Clique nos itens do menu.

Clique em fechar.

Projeto Moatize: para muito além da produção do carvão
Viajando pelo oceano atlântico e seguindo pelo continente Africano até Moçambique, nossa parada é na vila da província de Tete – Moatize. Nesta região, encontra-se uma das maiores reservas de carvão metalúrgico inexplorada no mundo. Em Moatize, encontramos um produto de ponta e alta competitividade para a Indústria siderúrgica.
São imensas e diversas as oportunidades de negócios que o projeto de Moatize da Vale abre para os moçambicanos. Haverá carvão para ser colocado no mercado nacional e global, que pode ser usado para a geração de energia elétrica e para servir de matéria-prima em indústrias metalúrgicas, de produção de coque, cimento e outros produtos afins.

Com o projeto haverá, igualmente, necessidade de muito material de construção, mobiliário e produtos de primeira necessidade, além de que há ainda necessidade de diversos serviços, entre eles o transporte, comunicações, hospedagem e recreação.


Em Moatize, já começaram a ser implementados projetos de desenvolvimento social, que incluem a reabilitação do Hospital Provincial de Tete e do Centro de Saúde de Moatize, a reforma do Instituto Médio de Geologia e Minas de Moatize, projetos de desenvolvimento da agricultura local e de alfabetização de adultos. Com essas atitudes, a Vale está alavancando a região e transformando o quadro de defasagem da mesma, que apresentava, entre outros, graves problemas relativos à saúde, transporte e educação.
Um dos maiores desafios para a Vale em Moatize é a perspectiva multicultural . Os habitantes da região possuem diversas crenças, dialetos e costumes que precisamos compreender e respeitar. Engajar, por exemplo, os líderes comunitários de Moatize requer, entre outros aspectos, saber expressar-se nos idiomas e dialetos regionais, considerar a tradição oral em detrimento da linguagem escrita e interagir com os régulos, guardiões dos ritos sagrados, respeitados como líderes tradicionais.
A fé da comunidade local no Projeto Carvão Moatize foi reforçada quando a empresa recebeu as bênçãos religiosas em cerimônia comandada por um régulo. O ritual, pelo qual se pede licença aos espíritos dos ancestrais que moram no local, foi seguido de chuva. O sinal foi interpretado como uma aprovação à iniciativa.

Lançando um olhar para perspectivas mais amplas de desenvolvimento regional, a Vale se mobilizou para gerar mão de obra diversificada na região.


Com esse objetivo, a empresa desenvolveu cursos e treinamentos nas áreas de carpintaria, serralharia, alfaiataria, eletricidade geral, além de construção civil, moda e confecções. Por intermédio da Valer, foram iniciadas, ainda, as ações do Programa de Formação Profissional para capacitar profissionais nos cursos de operação de mina e soldagem. Pela primeira vez no exterior, o programa seguirá o formato brasileiro, reafirmando a tendência da empresa a levar as ações educacionais para o âmbito global.
Sabe o que mais me impressiona nessa história? Por causa da abrangência dessa solução apresentada pela Vale em relação ao desenvolvimento sustentável na região de Moatize, o projeto tornou-se modelo de implantação e vem colhendo os frutos da crença dos habitantes quanto à atuação da empresa no local.

Vida Saudável para os Empregados da Integra Coal
Desde a implantação, em 2007, do Programa Colegas Saudáveis (Healthy Mates Program), os empregados das operações da Integra Coal, no estado de New South Wales, Austrália, são incentivados a adotar um estilo de vida saudável. A diferença dessa iniciativa em relação a outras ações nessa área é que o programa está focado na busca da boa forma de cada pessoa após o expediente do trabalho. O objetivo é buscar, por meio da transformação individual, a formação de uma força de trabalho com pessoas mais saudáveis, seguras e produtivas, tanto no trabalho, como em seus lares. O programa combina diversas ações que têm em comum a mesma mensagem: manter-se em forma para ter uma vida saudável. Embora o objetivo seja coletivo, todas as metas são traçadas individualmente, de forma a motivar cada pessoa de acordo com suas próprias necessidades.
As ferramentas utilizadas incluem educação e aconselhamento individual por nutricionistas e fisioterapeutas sobre a conscientização de questões relacionadas à saúde, uso de instalações esportivas pelas famílias, intervenções médicas específicas e supervisão.
Dentre os resultados alcançados destaca-se o envolvimento de 78% dos empregados em pelo menos uma das ações. Ao mesmo tempo, a implantação do Programa Colegas Saudáveis é considerada um dos principais fatores que contribuem para a melhoria de indicadores de segurança. Dentre estes, cabe ressaltar a redução de 63% na taxa de frequência de acidentes com afastamento.

Vale Lidera Desenvolvimento Tecnológico de Ferrosos

No Centro de Tecnologia de Ferrosos (CTF) da Vale, localizado em Nova Lima (Minas Gerais, Brasil), é possível acompanhar, por meio de simulações em laboratórios, todo o processo produtivo, desde a definição de rotas de beneficiamento até o comportamento do minério nas plantas siderúrgicas.

Um exemplo de trabalho realizado no CTF foi o desenvolvimento da pelota de minério de manganês da Mina do Azul (Pará, Brasil). O maior empecilho dessa produção era seu alto custo, associado à necessidade de calcinação do minério antes da etapa de queima da pelota crua.
Os pesquisadores do CTF da Vale desenvolveram, no entanto, um método de preparação do minério que elimina a necessidade dessa calcinação. Essa rota foi inicialmente testada por meio de simulações na própria Vale, com resultados muito bons e, posteriormente, confirmada em processos mais adequados à produção de pelotas de manganês.

Os estudos inovadores realizados no CTF levaram o desenvolvimento tecnológico de ferrosos da Vale a outro patamar! Por causa deles, a Vale tem à disposição um processo economicamente viável para a produção de pelotas de manganês, suportando as estratégias para esse negócio.



Projeto Tres Valles, Chile
O projeto de cobre Tres Valles possui esse nome porque engloba três vales chilenos: Chalinga, Chuchiñi e Cárcamo. A preocupação da Vale com o desenvolvimento sustentável da região é tão grande, que a empresa distribuiu para todos os seus empregados folhetos contendo instruções sobre como agir ao se relacionar com as comunidades e com o meio ambiente.
Diversas medidas pontuais – como mostrar a credencial sempre que exigido e identificar os carros das operações com a logo da Vale –, somadas a ações maiores – como dar preferência à mão de obra local, capacitando-a, distribuir lotes para os garimpeiros da região, tratar a água utilizada e redistribuí-la pela população – demonstram o compromisso com as comunidades.
No que tange ao meio ambiente, destacam-se atitudes como a preservação da fauna e da flora, reflorestamento com espécies nativas cultivadas em hortas pelos habitantes locais e proteção dos sítios arqueológicos encontrados.
São exibidas, por exemplo, amostras das plantas nativas que a Vale preserva, além de maquetes com projetos de moradias desenvolvidas especialmente para os habitantes que serão reassentados, de acordo com seus estilos de vida.
As ações da Vale na região buscam equilibrar responsabilidade econômica, social e ambiental, promovendo o desenvolvimento e garantindo a sustentabilidade. Atuando dessa forma, a Vale tem conseguido o apoio das comunidades locais para operar em diferentes localidades.
Todos os habitantes locais podem ter acesso às informações relativas ao projeto Tres Valles na Casa Aberta. Além de informar sobre a extração e transformação do cobre e sua importância na vida de todos, a Casa Aberta leva aos moradores diversas exposições que lhes mostram com transparência o que será feito na região.

2

No Chile, a atuação das comunidades junto à Vale resultou em um episódio emocionante: no dia da votação que decidiria sobre a concessão da licença para a Vale iniciar as operações, uma multidão de pessoas que a Vale ajudou e capacitou para o trabalho, grande parte equipada com seus EPI, demonstrou seu apoio à empresa, ficando em frente ao prédio onde ocorria a votação. Além dessas pessoas, o apoio veio também da maioria dos políticos locais, o que resultou na aquisição da licença pela Vale.



Reciclagem de Níquel
Atualmente, cerca de 50% do níquel presente no aço inoxidável vem de níquel reciclado. As vantagens da reciclagem do níquel são inúmeras: além de ser uma medida sustentável, que leva em conta a preocupação com o futuro do planeta e da humanidade no que respeita ao esgotamento do minério, seu custo é inferior ao de extração do minério de níquel.
Apesar do níquel em produtos como o aço inoxidável ser normalmente reciclado por outros setores industriais, como a indústria siderúrgica, a Vale também desempenha um importante papel na reciclagem de níquel e de produtos contendo níquel.

2

Essa atitude reflete o Espírito Desenvolvimentista da Vale – que está sempre à procura de novas oportunidades de ação e de soluções inovadoras diante dos problemas. Outro valor identificado em ações como essa é a Responsabilidade econômica, social e ambiental.



Bayovar: Diálogo Franco
Quando lançou a pedra fundamental do Projeto Bayóvar, em Piura, norte do Peru, a Vale concluiu mais uma etapa do processo de relacionamento iniciado na região anteriormente. A grande expectativa criada em torno do empreendimento serviu de base para o desenvolvimento de ações que prepararam tanto as comunidades como a empresa para as atividades previstas para o local.
O primeiro passo foi a realização de uma série de reuniões com as comunidades dos povoados próximos ao projeto. Nesses encontros, a população foi informada sobre os detalhes do empreendimento e pôde expressar suas próprias demandas. Juntos, comunidades e empresa criaram ações para aproveitar o potencial do projeto e alavancar atividades em diferentes elos da cadeia de valor, com foco em educação, meio ambiente, capacitação de mão de obra e infraestrutura social.
Uma das principais ações resultantes desse processo de diálogo é o Programa de Fortalecimento de Fornecedores Locais, voltado a oferecer capacitação gratuita aos fornecedores de serviços e produtos. O objetivo central é orientar os empreendedores locais para que estejam aptos a atender às demandas do Projeto Bayóvar e de outros negócios criados em seu entorno, gerando maior renda para os habitantes locais.

A preocupação da Vale com o crescimento e desenvolvimento dos países em que atua é mais um dos motivos pelos quais nós, seus empregados, temos orgulho de ser Vale!

u02_l01_c05

- - - - - - - - - - - - - - -

Parece que você está um tanto curioso para conhecer as minas! Infelizmente, não vou poder ir com você, mas meus colegas te acompanharão.
Não deixe de visitar a área de preservação ambiental da mina a céu aberto, que também é muito interessante!
Boa sorte na sua viagem! Nos vemos por aí!

Escolha um dos itens do totem.

u02_l01_c06

- - - - - - - - - - - - - - -

media/videos/u02_l01_c06.flv

Oi! Acabo de falar com o João, que me disse que você estava vindo para cá.

1#4.3

Ele me explicou que você já conheceu um pouco sobre mineração



6#3

e pediu para que eu te mostrasse de perto as operações de mina a céu aberto.

9.1#4

Ah, já ia me esquecendo: meu nome é Davi. Prazer! Vamos lá?



14#5

u02_l01_c07

- - - - - - - - - - - - - - -

Os principais processos na operação de uma mina são perfuração, detonação, carregamento e transporte. Os dois últimos envolvem dois equipamentos muito famosos aqui na Vale: a escavadeira e o caminhão fora-de-estrada, que aparece em destaque.

Clique no item destacado.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
Universidade estadual
união acórdãos
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande