Sindromo de claude bernard-horner na lepra argemiro rodrigues de souza



Baixar 51.43 Kb.
Encontro05.03.2018
Tamanho51.43 Kb.

SINDROMO DE CLAUDE BERNARD-HORNER NA LEPRA

ARGEMIRO RODRIGUES DE SOUZA

Médico do Asilo-Colonia


Santo-Angelo.

Este sindromo, como é por todos sobejamente conhecido, aparece nas lesões do simpatico cervical por um ataque à medula, às raizes ou à cadeia ganglionar. O sindromo apresenta sintomas diversos conforme se trate de excitação ou de destruição do simpatico. Na pratica encontra-se sobretudo o sindromo de interrupção o qual se apoia sobre três sinais cardinais: enoftalmia, miose e pseudo-ptose palpebral. Outros pequenos sintomas como, vaso-dilatação e anidrose são accessórios.

O fato de termos encontrado pela primeira vez um doente de lepra com este sindromo é que motivou a apresentação do mesmo aos dignos consócios para a sua discussão.

OBSERVAÇÃO

M.M., 56 anos, bunco, hespanhol, procedente de S. Paulo.



Antecedentes hereditários: Pais falecidos; ignora causa. Não tem e nem teve doentes de lepra na família. Quatro irmãos todos sadios.

Antecedentes pessoais: Nascido a termo de parto normal. Sarampo aos 10 anos. Impaludismo aos 25, adquirido no Canal do Panamá. Em 1920 sofreu um acidente com um trilho que lhe feriu o osso frontal (bossa esquerda). Novo acidente de automovel do qual lhe resultou ferimento sem importância na perna direita. Gonorréa.

Em 1928 notou o aparecimento de uma anestesia no polegar esquerdo. Poucos anos depois sofreu queda das sobrancelhas e erupção de numerosas manchas pelo tronco e membros. Ultimamente suas orelhas se infiltraram e o rosto assumiu uma coloração violacea. Não se refere a epistaxis ou a surtos eruptivos febris.

Historia da doença atual: Nunca percebeu que sofresse dos olhos. Não sabe dizer com segurança quando lhe surgiram os sintomas oculares de que ora nos ocupamos. Procurou-nos para consultar sobre afecção diferente, quando fomos atraidos pela a ptose palpebral esquerda.

Exame objetivo: Calvicie e canicie. Rosácea. Alopecia superciliar e ciliar quase total. Orelhas infiltrarias assim como as regiões malares. Infiltração das arcadas superciliares e do nariz. Pequenas infiltrações eritêmato-pigmentadas no tronco. Máculas eritêmato-pigmentadas nos braços e ante-braços. Atrofodermia acentuada nos membros superiores.

— 380 —


Acrocianose intensa. Discretas infiltrações nas nadegas, coxas e pernas. Varizes com leve flebite. Distrofias ungueais. Adenite inquino-crural. Amiotrofia hipotenar e interossea. Anestesia termo-dolorosa nos bordos cubitais, joelhos, pernas e pés.

Forma clinica: Lepromatosa cutâneo-nervosa.

SINDROMO DE CLAUDE BERNARD-HORNER.

O exame objetivo revela logo a primeira inspecção, do lado esquerdo, uma ptóse palpebral com discreta enoftalmia e mióse correspondente. Estes três sintomas bastam, por si sós, para firmar o diagnóstico de sindromo de Claude Bernard-Horner. Porem, este diagnóstico só poderia ser confirmado depois de afastadas todas as possibilidades de lesões oculares lepróticas reproduzindo exatamente certos sinais de lesões do simpatico cervical. O exame oftalmológico, como veremos adiante, veio derivar duvidas.

Exame oftalmológico: Visão = I. A. O.

1 — Diminuição da rima palpebral do olho esquerdo.

2 — Miose do olho esquerdo.

3 — Pigmentação iriana diversa do O.E. (heterocrômia).

4 — Diminuição da tensão ocular do olho esquerdo (Pelo tonometro de Schiotz):

O.E. = 28

O.E. = 22

Dr. Francisco Amendola.

Exame de laboratório: Muco nasal ++. Lesão cutânea +. Reação de Wassermann e Kahn +++. Exame de urina e feses normais. Punção lombar em 27-4-44: Retirada de 20 cc. de liquido cefalo-raquidiano que foi examinado pelo Dr. Humberto Cerruti.

Aspecto — Transparente, cristalino, incolor.

Albumina — 0,20 grs. por litro.

Cloretos — 7,70 grs. por litro.

Citológico — 1,20 cel. por M3

Glicose — 0,45 por litro.

Reação de Pandy |———|



Globulinas: Reação Nonne Appelt (fase I) |———|.

Reação de Weichbrodt |———|



Reação de benjoim coloidal: 00000.00000.00000.0

Reação do ouro coloidal: 000.000.000.000.

Reação de Takata-Ara: |———|.

Reação de Wassermann (3 antigenos) I cc |———|.

Exame bacterioscópico. Os esfregaços praticados com o sedimento, corados pelo metodo de Ziehl-Neelsen não revelaram a presença de bacilos alcool-acido resistentes de Hansen.

Exames radiológicos: Foram tiradas varias fotografias das colunas cervical e dorsal, assim como do torax. Nada foi constatado de anormal. Pulmões sem alteração notavel. Mediastino normal.

Exame clinico: Figado e baço aumentados de volume. Pressão arterial: Mx. 17 — Mn. 10.

— 381 —


CONSIDERAÇÕES GERAIS.

A leitura desta observação autoriza-nos o diagnóstico de "Sindromo de Claude Bernard-Horner" pelos seguintes sinais:

1 — Ptòse palpebral ou pseudo-ptòse palpebral, segundo outros.

2 — Enoftalmia.

3 — Miose.

4 — Heterocrômia e hipotensão ocular esquerda.

Trata-se portanto de um caso de paralisia do simpatico cervical. Para confirmação desse nosso diagnóstico, foram realizadas tres provas:

1 — Falta de dilatação da pupila por pingamento da pele na região lateral do pescoço.

2 — Inalterabilidade dos sintomas oculares à instilação de cocaina.

3 — Desaparecimento da miose pela instilação de atropina em consequência da diminuição do tonus do esfinter da iris. Além disso dois sinais oftalmológicos importantes foram assinalados pelo Dr. Francisco Amendola: 1) Diminuição da tensão ocular do olho esquerdo. 2) Heterociomia.

Resta-nos agora discutir a provavel etiologia do sindromo: traumatismo por arma de fogo, secção em intervenções cirurgicas cervicais, compressão por bócio ou por ganglios linfaticos infartados ou endurecidos, linfosarcomas, granulomas, abscessos, lesões vertebrais, aneurismas, cancer do esofago, aderencias pleurais nos apices pulmonares, siringomielia, tabes, podem ser causa de transtornos funcionais do simpatico cervical. O sindromo cervical simpatico se encontra pois nas afecções da medula, das raizes ou da cadeia ganglionar.

No nosso caso, os exames clinico, radiologico, sorológico e liquorico nada revelaram que pudesse esclarecer a etiologia da "oftalmoplegia simpatica". Sífilis, tuberculose, tumores foram pesquisados sem resultado. Restam-nos duas causas: traumatica e leprotica. Quanto à primeira, mostra o doente ao exame clinico uma cicatriz profunda de 2 cms. acima da bossa frontal esquerda. Os autores que se ocuparam mais do assunto falam em geral de traumatismos, porem, sempre na região cervical. Seria este portanto, a nosso ver, o primeiro de traumatismo na aboboda craneana. So 

— 382 —

bre a segunda causa, diremos que examinamos mais de 800 doentes do Asilo Colonia Santo Angelo, sem encontrar outro semelhante. Seria um ponto a investigar.



Poderia a leprose, tambem, ao lado de suas irmãs gemeas lues e tuberculose, reproduzir o sindromo de Claude Bernard-Horner?

RESUMO

O Autor apresenta à Sociedade Paulista de Leprologia um caso de sindromo de Claude Bernard-Horner em um doente de lepra. Constatou a presença dos seguintes sinais: ptòse palpebral, enoftalmia, miose, heterocrômia, iriana e hipotensão ocular esquerdas, correspondentes ao sindromo de interrupção. Procura todas as etiologias possiveis e pergunta finalmente se a lepra não poderia reproduzir esta lesão do simpatico cervical.

— — —

BIBLIOGRAFIA:

G. y R KLEMPERER — Tratado completo de clinica moderna. — 1935.

G. DEJERINE — Sémiologie des affections du sistème nerveux. — 1926.

LEVY-VALEUSI — Diagnostic neurologique. — 1925.

L. RIMBAUD — Compendio de neurologia. — 1940.

L. R. MULLER — Sistema nervoso vegetativo. — 1937.

E. VAMPRE — Sindromo de Claude Bernard-Horner paradoxal. Semana oftal - Neurologica, setembro de 1927. — 7.ª Sessão.

— 383 —


— 384 —





Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande