Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Berardinelli



Baixar 6.37 Kb.
Encontro18.09.2019
Tamanho6.37 Kb.

PROJETO DE LEI Nº 1085, DE 2017
Institui a "Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Berardinelli".



A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

Artigo 1º - Fica instituída a “Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Berardinelli”, a ser realizada, anualmente, na terceira semana de agosto.
Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.



JUSTIFICATIVA

A Síndrome de Berardinelli-Seip ou lipodistrofia congênita generalizada é uma doença autossômica recessiva caracterizada por hipertrigliceridemia e tolerância diminuída a glicose, causadas por resistência insulínica. Na vida adulta, curso com diabete melito, hipertensão e aterosclerose. Os pacientes com essa desordem apresentam ausência quase total de tecido subcutâneo, hipertrofia muscular, fácies acromegalóide, acantose nigricante e hepatoesplenomegalia.


A anamnese e o exame físico, focados na ectoscopia característica da Síndrome de Berardinelli-Seip, são primordiais na avaliação dos pacientes com lipodistrofia generalizada. Na avaliação nutricional os pacientes são frequentemente confundidos com pacientes desnutridos, embora não apresentem baixa estatura.
Diante do exposto, submeto à elevada consideração e apreciação de Vossas Excelências, esperando ao final o acolhimento e aprovação da matéria.

Sala das Sessões, em 28/11/2017.



a) Gil Lancaster - DEM






©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal