Secretaria de estado da administraçÃo e da previdência seap



Baixar 204.2 Kb.
Página1/2
Encontro11.07.2019
Tamanho204.2 Kb.
  1   2



PROCESSO SELETIVO 2005

QUESTÕES OBJETIVAS


BIOLOGIA
01 - Em relação ao processo reprodutivo humano, considere as afirmativas abaixo.
I. A fase proliferativa do ciclo menstrual, que ocorre antes da ovulação, apresenta altos níveis de progesterona.

II. O hormônio dosado pelos testes de gravidez mais comuns é a gonadotrofina coriônica, a qual impede a involução do corpo lúteo no início da gravidez.

III. Uma alta secreção de hormônio luteinizante (LH) é o fator responsável pela maturação do óvulo.

IV. Altos níveis de testosterona na circulação sangüínea podem inibir a liberação de LH ou ICSH pela hipófise masculina.

V. Se o ciclo menstrual durar 32 dias ao invés de 28, haverá maior probabilidade de que a ovulação ocorra no décimo sexto dia.
Das afirmativas acima:
*) apenas II, IV e V são verdadeiras.

-) todas são verdadeiras.

-) apenas I, II, III e V são verdadeiras.

-) apenas II, III e V são verdadeiras.

-) apenas I, III e IV são verdadeiras.
02 - A utilização racional da radioatividade em vários campos da pesquisa tem permitido a compreensão de fenômenos importantes. Por exemplo, a uma cultura de células é possível fornecer aminoácidos marcados com isótopos radioativos e, através de técnicas especiais, acompanhar seu trajeto na célula. No caso abaixo, células do pâncreas foram incubadas durante três minutos em um meio de cultura contendo leucina tritiada. Após vários intervalos de tempo, esse material foi submetido a uma técnica que revela a localização do aminoácido radioativo em diferentes organelas citoplasmáticas, pela deposição de grânulos de prata. O estudo do material ao microscópio eletrônico permitiu a construção da figura a seguir. Cada curva descreve a porcentagem de grãos de prata presentes em uma das três organelas diferentes.

Com base no gráfico acima, assinale a alternativa correta.
*) A seqüência numérica correspondente às organelas onde os aminoácidos radioativos podem ser detectados na ordem de síntese e secreção de uma glicoproteína é: III, I e II.

-) A curva II corresponde ao Retículo Endoplasmático Rugoso, porque os aminoácidos radioativos vão sendo progressivamente incorporados aos ribossomos.

-) A curva III corresponde ao Complexo de Golgi, uma vez que a radioatividade decresce com a secreção da glicoproteína.

-) Se, ao invés de expostas a um aminoácido radioativo, células do pâncreas fossem incubadas com timidina radioativa, depois de um certo tempo poderia ser detectada radioatividade na organela correspondente a II.

-) Se uma experiência semelhante fosse realizada com macrófagos incubados com um aminoácido que entra na composição de suas enzimas digestivas, a organela citoplasmática a apresentar a maior concentração de aminoácidos seria a que, no gráfico acima, foi denominada III.
03 - A fotossíntese é o processo nutritivo mais importante para os seres vivos e consiste na conversão da energia luminosa em energia química. Um pesquisador mediu a velocidade desse processo numa planta (expressa em mm3 de O2 liberado / hora / cm2 de folhas), e os resultados estão representados no gráfico abaixo. Nessa experiência, a concentração de dióxido de carbono (CO2) e a temperatura foram mantidas constantes.


Se o pesquisador, num segundo experimento, quisesse aumentar a velocidade da fotossíntese, ele deveria:
*) aumentar a concentração de CO2 e manter a temperatura constante.

-) diminuir a temperatura e diminuir a taxa de CO2.

-) aumentar a intensidade luminosa e manter a taxa de CO2.

-) diminuir a temperatura e manter a taxa de CO2 constante.

-) diminuir a umidade do solo e aumentar a umidade do ar.
04 - Um estudante recebeu de seu professor quatro fichas com as seguintes informações sobre diferentes tecidos:


Ficha I

Células localizadas em colunas

Matriz percorrida por canalículos

Matriz constituída por substâncias orgânicas e minerais

Canais que contêm vasos sanguíneos




Ficha II

Células grandes e globosas

Constitui reserva de material energético

Encontra-se em permanente renovação

Desempenha função de proteção contra a perda de calor




Ficha III

Apresenta numerosos tipos celulares

Aspecto de massa esbranquiçada, mais ou menos rígida e fibrosa

Muito difundido no organismo




Ficha IV

Células fusiformes com núcleo central

Contração lenta e involuntária


Que alternativa apresenta os nomes dos tecidos correspondentes às informações das respectivas fichas?
*) I - ósseo; II – adiposo; III - conjuntivo propriamente dito; IV - muscular liso

-) I - cartilaginoso; II - adiposo; III - ósseo; IV - muscular esquelético

-) I - ósseo; II - cartilaginoso; III - conjuntivo frouxo; IV - muscular liso

-) I - hemocitopoético; II - cartilaginoso; III - ósseo; IV - muscular cardíaco

-) I - ósseo; II - adiposo; III - cartilaginoso; IV - muscular liso
05 - As medidas de profilaxia da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) incluem, principalmente: uso de preservativos, redução do número de parceiros sexuais, não compartilhamento de agulhas e seringas, transfusão de sangue somente com amostras previamente testadas e permanente difusão de informações sobre a doença, suas formas de transmissão e de prevenção. As vacinas contra o vírus da AIDS (HIV) ainda estão em fase experimental. A principal dificuldade encontrada pelos pesquisadores que buscam essas vacinas está relacionada ao fato de o HIV:
*) apresentar constantes mutações em seu material genético.

-) não possuir a enzima transcriptase reversa.

-) determinar o aumento do número de linfócitos T, diminuindo assim a imunidade do indivíduo infectado.

-) ser um vírus do tipo DNA-vírus, contra o qual é mais difícil a obtenção de vacinas eficazes.

-) possuir um envoltório lipídico que impede a ação de vacinas.
06 - Joãozinho, ao nascer, apresentou a doença hemolítica do recém-nascido ou eritroblastose fetal. Foi abandonado quando criança e criado por pais adotivos. Anos mais tarde, Francisca, dizendo ser sua mãe biológica, veio reclamar sua posse. No intuito de esclarecer a situação, o Juiz da Vara de Família solicitou exames de tipagem sanguínea da suposta mãe e de Joãozinho. O resultado foi: Joãozinho, grupo O, Rh positivo; Francisca, grupo A, Rh positivo. Pode-se concluir, então:
*) Joãozinho não poderia ser filho de Francisca porque ela tem sangue do tipo Rh positivo.

-) Francisca poderia ser mãe biológica de Joãozinho.

-) Para elucidar o caso seria preciso conhecer a tipagem sangüínea do pai biológico de Joãozinho.

-) Francisca não poderia ser a mãe biológica de Joãozinho porque uma mulher de grupo sanguíneo A não pode gerar um filho de sangue do grupo O.

-) Para que Francisca pudesse ser mãe de Joãozinho, teria sido preciso que ela tivesse gerado, anteriormente, um filho com sangue do tipo Rh negativo.
07 - Sobre as adaptações apresentadas pelos animais em relação ao meio em que vivem, é correto afirmar:
*) Ossos pneumáticos reduzem o peso das aves e são favoráveis ao vôo.

-) A flutuação dos peixes na água é regulada pela bexiga natatória, que se enche de líquido para ficar mais pesada quando o animal quer ir ao fundo.

-) Para manter o controle osmótico, peixes de água doce devem beber muita água e eliminar muitos sais com a urina.

-) Para a conquista do ambiente terrestre, os répteis tornaram-se vivíparos, ou seja, independentes de fontes de água.

-) O canto das aves é produzido pelo sistema de sacos aéreos.
08 - A gema do ovo de galinha armazena uma grande quantidade de vitelo para suprir as necessidades nutricionais do embrião. Em contraste, organismos muito maiores, como por exemplo o ser humano, apresentam ovos microscópicos, os quais, obviamente, têm uma capacidade muito reduzida de armazenagem de nutrientes. Esse aparente contra-senso desfaz-se ao considerarmos
*) a presença de placenta em humanos.

-) a diferente composição das reservas nutricionais do ovo de galinha e dos ovos humanos.

-) as estruturas adaptadas à fecundação interna nos humanos.

-) a diferença no tempo de incubação do ovo de galinha e a gestação humana.

-) os diferentes tipos de segmentação dos ovos de aves e humanos.
09 - O fenômeno da “eutrofização” da água, causado pelo excesso de esgoto despejado em lagoas, pode ser explicado da seguinte forma:
*) Proliferação de microorganismos decompositores, devido a um aumento de teor de matéria orgânica, com conseqüente diminuição da quantidade de oxigênio presente na água.

-) Diminuição da quantidade de microorganismos decompositores, devido a um aumento no teor de matéria orgânica, com conseqüente diminuição da quantidade de oxigênio presente na água.

-) Proliferação de microorganismos decompositores, devido a um aumento no teor de matéria orgânica, com conseqüente aumento da quantidade de oxigênio presente na água.

-) Diminuição da quantidade de microorganismos decompositores, devido a uma diminuição no teor de matéria orgânica, com conseqüente aumento da quantidade de oxigênio presente na água.

-) Diminuição da quantidade de microorganismos decompositores, devido a um aumento no teor de matéria orgânica, com conseqüente aumento na quantidade de oxigênio presente na água.
10 - Junto com a imensa diversidade de formas de outras espécies relacionadas, o feijão nosso de cada dia – Phaseolus vulgaris – encontra-se preservado em Bancos de Germoplasma (BG), locais onde se armazena a diversidade genética de uma espécie. No Brasil, a coleção mais antiga de Phaseolus encontra-se na Universidade Federal de Viçosa-MG. O maior BG é mantido pelo Centro Nacional de Recursos Genéticos (CENARGEN) em Brasília, onde a variação genética de mais de 8.000 espécimes está preservada e disponível para melhoristas que buscam transferir alelos e características desejáveis de uma espécie para outra, a fim de obter combinações genotípicas com maior potencial produtivo (melhoramento genético). Nas aproximadamente 40 espécies de Phaseolus conhecidas, o conjunto gênico ou número de cromossomos varia de 1 a 12, sendo que as quatro formas cultivadas (vulgaris, coccineus, acutifolis, lunatus) apresentam 2n=22.
Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
*) As quatro espécies de Phaseolus cujos números cromossômicos são 2n=22 devem ser filogeneticamente mais próximas do que aquelas com número cromossômico 2n22.

-) O cruzamento inter-específico deve ser mais fácil entre espécies com diferentes números de cromossomos.

-) O cruzamento inter-específico apresenta o mesmo grau de dificuldade independentemente do número cromossômico das espécies consideradas.

-) Cruzamentos ou hibridações inter-específicas só podem ocorrer utilizando-se técnicas avançadas de biologia molecular.

-) Com os avanços biotecnológicos, bancos de germoplasma se tornam totalmente dispensáveis.




  1   2


©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal