Se você está se preparando para ser mamãe, inclua uma avaliação do seu estilo de vida e de seu companheiro para garantir que vocês dois estão no melhor momento físico e mental para que isso aconteça



Baixar 150.17 Kb.
Página1/3
Encontro24.10.2017
Tamanho150.17 Kb.
  1   2   3

Primeira e Segunda Semanas
Considera-se a primeira semana da gestação aquela que inicia o ciclo menstrual que resulta na gravidez, ou seja, o primeiro dia da última menstruação. No dia da ovulação, o óvulo é liberado pelo ovário que migra para a trompa. Acontece o encontro do óvulo com o espermatozóide que formará o embrião – A FECUNDAÇÃO.



Terceira Semana
A implantação do óvulo fecundado ocorre no fim da terceira semana, quando pode ocorrer uma pequena perda sanguínea que não prejudica a gravidez.

Idade do feto: 1 semana
Características do bebê:

Nessa fase ele é apenas um grupo de células do tamanho da cabeça de um alfinete.


Características da mamãe:

Não há nenhuma mudança, a maioria das mulheres nem sabem que estão grávidas, pois sua menstruação nem atrasou ainda.


Quarta Semana

Idade do feto: 2 semanas
Características do bebê:

Nessa semana o que era um grupo de células começa a se transformar em embrião, isto quer dizer, os futuros tecidos começam a se desenvolver, dando início as diferentes partes do corpo. O seu tamanho varia de 0,36 a 1mm de comprimento.


Características da mamãe:

Você provavelmente ainda não notou nenhuma diferença, mesmo porque pequenos sangramentos podem ocorrer, dando a impressão de uma menstruação regular. A placenta começa a se formar pois ela tem um papel muito importante para essa fase, produzindo hormônios, transportando oxigênio e nutrientes. A placenta alimenta o bebê durante toda a sua estadia dentro do útero. Ao fim da gravidez, esta pode chegar ao peso de 400g.


Curiosidades do período:

Você está sentindo gosto metálico no paladar? Isto pode ocorrer com algumas gestantes, devido às mudanças hormonais.


Dica mensal para o papai: incentive a mudança dos hábitos de sua parceira, acompanhando-a em alimentações saudáveis e exercícios físicos. Isso criará um maior vínculo entre vocês o que será excelente para a gestação e para a chegada do bebê daqui a alguns meses.

Quinta Semana

Idade do feto: 3 semanas
Características do bebê:

Neste período, dois dos itens mais importantes do corpo, começam a se formar: o Sistema Nervoso Central e o Coração. O embrião mede aproximadamente 2 mm e se assemelha a um pequeno cavalo-marinho.


Características da mamãe:

Esta semana você desconfiará que está grávida. A sensibilidade e o tamanho dos seios podem aumentar. O cansaço físico pode aparecer e também pode ser que você urine com mais freqüência.


Dica da semana:

A fumaça do cigarro das pessoas que te cercam, pode prejudicar a você e ao bebê, por isso peça às pessoas que evitem fumar ao seu lado durante a gravidez. Se você é fumante, é necessário saber que este não é bom para o bebê. Ao procurar seu médico para confirmar sua gravidez, informe-se dos riscos.


Dica nutricional:

Faça refeições menores, porém com mais freqüência para evitar que seu estômago fique muito cheio. Evite cafeína, pois estimula a acidez gástrica.


Sexta Semana
Idade do feto: 4 semanas
Características do bebê:

O tamanho dele é de 2 a 4mm. Ocasionalmente o coraçãozinho dele poderá ser escutado pela ultra-sonografia e nesse mesmo exame você perceberá que ele ainda é muito pequenino e está em um período extremamente importante para o seu desenvolvimento adequado, por isso se você é uma mulher que realiza exercícios, deverá procurar um profissional que entenda as mudanças que seu corpo irá passar.


Características da mamãe:

Pode ser que você já tenha aumentado alguns quilinhos, porém se esteve muito enjoada e por isso não se alimentou bem, pode ter perdido peso. Se já está apresentando sensação de azia, isso é geralmente causado pelo refluxo de conteúdos gástricos, que na gravidez ocorre porque o alimento se movimenta mais lentamente e o estômago é comprimido pelo útero, à medida que este aumenta durante o período.


Dica nutricinal:

Se você possui prisão de ventre normalmente, ou esse desconforto está aparecendo no começo de sua gravidez, procure ingerir mais líquidos e alimentos que favoreçam a evacuação, como frutas, verduras, legumes e cereais.


Sétima Semana
Idade do feto: 5 semanas
Características do bebê:

Essa semana em relação ao seu tamanho é bastante impressionante. No começo da semana ele pode apresentar de 4 a 5mm, já no final da semana ele chega a apresentar de 11 a 13mm. As perninhas do seu bebê começam a apontar e os braços cresceram apresentando mãos, braços e ombros, separadamente.


Características da mamãe:

Ainda não há muitas mudanças em seu corpo, apesar da sua ansiedade em mostrar à todos sua barriguinha. Se você ainda sente náuseas matinais, fique tranqüila que daqui a algumas semanas isso irá melhor muito.


Dica nutricional:

Você precisa ingerir leite ou seus derivados, pois eles contêm cálcio que tem grande importância para você e seu bebê, assim como queijos e iogurtes.


Oitava Semana

Idade do feto: 6 semanas
Características do bebê:

Pronto, ele já é um feijãozinho. Tem de 14 a 20mm de comprimento. Os olhinhos dele já estão aparentes assim como a ponta de seu nariz. Os bracinhos já possuem a dobra dos cotovelos.


Características da mamãe:

Se for sua primeira gravidez, será bem difícil de alguém perceber que está grávida, mas seu médico, fazendo um exame clínico pélvico constatará o desenvolvimento do seu útero. À medida que ele cresce você pode apresentar eventuais cólicas ou dores na parte inferior do abdômen.


Dica da semana:

Se você estiver sentindo dores na região dos glúteos e essa dor por muitas vezes descer para a parte posterior ou lateral de suas pernas, pode ser que você esteja sentido a famosa dor ciática. Para aliviá-la é importante consultar seu médico. Seus professores estarão dando dicas constantes e também prescrevendo exercícios para seu alívio.


Dica mensal para o papai: ajude sua parceira com as atividades do dia-a-dia, pois além dela apresentar mais cansaço, ela ainda sente muito sono durante o dia. Nada como o seu apoio para fazê-la sentir-se melhor.
Nona Semana
Idade do Feto: 7 semanas.
Características do bebê:

Seu comprimento é de 22 a 30mm, quase o tamanho de uma azeitona verde média. Os braços e pernas estão maiores, juntamente com o pescoço e orelhas. Ele já se parece com um ser humano. Através do ultra-som é praticamente impossível saber o sexo do bebê, pois as genitálias femininas e masculinas são muito parecidas nessa fase.


Características da mamãe:

Seu útero não pára de crescer, ele deve atender ao crescimento constante do feto. O volume sanguíneo do seu organismo já está bem maior, apesar desse aumento ser mas elevado durante o segundo trimestre da gravidez. Isso ocorre para que o útero e seu corpo como um todo possam desenvolver a gestação de maneira saudável e para que durante o parto a hemorragia da cirurgia não lhe prejudique.


Dica da semana:

Tome cuidado com banhos de imersão muito quentes e saunas (devem ser evitados – consulte seu médico e peça explicações). A temperatura do seu corpo é muito importante para a saúde e bom desenvolvimento do bebê, pois ele normalmente já apresenta 0,5 grau a mais em sua temperatura e depende totalmente de você para controlá-la.


O mesmo cuidado deve ser recomendado para os exercícios, sendo que este deve ser realizado num lugar arejado e com temperatura agradável. Em nenhum momento se esqueça da hidratação e de sempre estar com uma vestimenta segura, confortável e que permita a evaporação do seu suor.
Décima Semana

Idade do feto: 8 semanas
Características do bebê:

Seu bebê está com aproximadamente 5gr e mede entre 31 e 42mm, e está adquirindo características físicas humanas, isso inclui a separação dos dedos das mãos e pés, e a formação do que mais tarde se transformará na dentição. No final desta semana o bebê sai da zona de perigo para o desenvolvimento da maioria das más formações.



Características da mamãe:

Os altos níveis de hormônios vão produzir em você efeitos físicos e emocionais. É perfeitamente normal você perceber que está tendo reações exageradas ou mudanças de humor repentinas. As mudanças físicas incluem o começo do ganho de peso e pode haver um sangramento de gengiva.


Dica da semana:

A partir desta semana você deve usar um sutiã com um bom suporte. O ideal seria adquirir um sutiã ajustável permitindo o uso por mais tempo.


Décima Primeira Semana
Idade do feto: 9 semanas
Características do bebê:

Essa semana marca o fim do período embrionário e agora o seu bebê será chamado de feto. Ele pode apresentar de 44 a 60mm de comprimento e o peso é de 8gr. Seu crescimento é mais acelerado a partir desta semana e permanece acelerado até a vigésima semana. A cabeça do seu bebê representa 50% do tamanho do corpo, os olhos já se moveram para o centro do rosto e agora ele já tem pálpebras.


Características da mamãe:

Seu corpo está gastando mais calorias que antes de você engravidar, pois sua freqüência cardíaca basal pode aumentar até 25%.


Dica nutricional:

Boa parte de suas refeições deve conter carboidratos (massas, pães, batata, arroz, etc.), pois são a fonte primária de energia para o feto, além de garantir a eficiência de utilização dos outros nutriente em seu corpo.



Décima Segunda Semana
Idade do feto: 10 semanas
Características do bebê:

Nas últimas três semanas, o crescimento do bebê tem sido acelerado e agora ele deve estar com aproximadamente 61mm de comprimento e pesando entre 9 e 13gr. É durante a décima segunda semana que as unhas dos pés e das mãos vão começar a ser formadas. Nesta altura a musculatura do feto já está suficientemente desenvolvida para permitir contrações musculares espontâneas (involuntárias), além de estar produzindo seus próprios hormônios ajudando o crescimento e desenvolvimento dos tecidos.


Tópico especial:

A tão esperada semana chegou, normalmente é nela que os médicos liberam as gestantes para iniciar seus exercícios, principalmente se ela nunca realizou (sedentária), pois já passou a época de maior risco fetal. Hoje se a mulher já realizava exercícios antes de engravidar, vários médicos permitem que ela continue, porém isso não é uma regra e a decisão do médico deve ser respeitada pela gestante e pelo professor. Nesta semana, você já se sente mais disposta e diminuíram as náuseas. Provavelmente sua barriga vai começar a aparecer e com isso está na hora de usar roupas mais largas e cuidar bem da pele.


Características da mamãe:

Seu útero está crescendo e agora não tem mais espaço para ele na região pélvica, nesta semana ele vai estar ocupando também a região abdominal do seu corpo. Agora os médicos já podem localizar o útero através de exames externos mesmo que você não sinta estas mudanças. Você pode começar a sentir mais calor, por causa do aumento do volume de sangue no corpo.


Dica nutricional:

Se você é do tipo que adora comer uma besteirinha, cuidado, pois esses alimentos chamados de alimentos de baixo valor nutritivo podem fazer você aumentar muito seu peso e inclusive o do bebê, causando maiores desconfortos e dificultando no parto. Organize-se para comer várias vezes ao dia e deixe de lado os salgadinhos, doces e as refeições do tipo fast-food.


Dica da semana:

Cuidando da forma física: Durante a gestação seu corpo vai passar por muitas transformações e a prática de exercícios físicos vai facilitar a sua adaptação a estas transformações além de ajudar a preparar o seu organismo para a hora do parto. Exercícios fortalecem os músculos e ajudam na circulação sanguínea. Acredita-se que estar bem preparada fisicamente durante a gestação ajuda na hora do parto, além de facilitar o corpo a voltar a sua forma original mais rapidamente.

Mesmo com tantos benefícios, você deve seguir as orientações médicas e respeitar as prescrições do seu professor, comunicando sempre que a realização de algum exercício não estiver confortável.


Dicas mensal para o papai:

Agora que ela esta se sentindo melhor, é um bom período para vocês estarem realizando algumas aulas juntos. Porém, lembre-se que as características dos exercícios durante a gravidez, devem ser diferenciadas e o importante é a sua companhia. Agende uma aula com a sua companheira.


Décima Terceira Semana
Idade do feto: 11 semanas
Características do bebê:

Os bracinhos do bebê estão suficientemente compridos para que ele consiga levar as mãos até a boca, por isso, não estranhe se você achar que ele está “chupando” o dedo. Na verdade ele não consegue fazer o movimento de sucção, ele está apenas com o dedo na boca.

Os tecidos que vão formar os ossos do bebê já estão sendo formados, especialmente ao redor da cabeça e membros, e algumas costelas já podem ser vistas. Começa a fase de maturação dos órgãos internos. Ele começa a urinar o líquido amniótico que engole. A urina fica no próprio líquido, renovado completamente em três horas. É possível agora determinar o sexo do bebê, olhando para os genitais externos. Os intestinos já estão completamente no interior do corpo do bebê; o fígado começa a secretar a bile e o pâncreas começa a produzir insulina. Nesta semana ele mede entre 65 e 78mm de comprimento e pesa entre 14 e 20g.
Características da mamãe:

Agora, os hormônios da gravidez já têm fluxo constante na sua corrente sanguínea e por isso alguns sintomas como o enjôo matinal e mudanças bruscas de humor devem estar diminuindo. O sentimento de ansiedade também deve diminuir consideravelmente uma vez que o risco de abortar é cada vez menor. Neste momento o bebê já preencheu todo o espaço de sua pelve e começa a ganhar espaço no abdômen, os ligamentos que sustentam o útero esticam para acomodar o crescimento desse órgão. Essa é a chamada dor do ligamento "redondo". Muitas vezes é interpretada como uma "fisgada" perto da região da virilha e a barriga vai se tornar cada vez mais aparente.


Dica Nutricional:

Se você é do tipo que só funciona a base de café, chegou a hora de tomar alguns cuidados, pois pesquisas têm mostrado que durante a gravidez a mulher fica mais sensível aos efeitos da cafeína, que está contida não só no café mais também em chocolates, chás, alguns refrigerantes e medicamentos. Pesquisadores verificaram bebês com baixo peso, com menor tamanho da cabeça, abortos e partos prematuros associados ao excesso de cafeína.


Dica da semana:

Melhore sua postura: Devido ao aumento do útero e do peso do bebê você vai estar constantemente ajustando sua postura para realizar as atividades do cotidiano. Para minimizar os riscos de má postura siga as dicas:

Em pé: Evite ficar com os joelhos totalmente estendidos, ficar muito tempo na mesma posição, fazendo a troca de apoio sempre que possível, se for realizar alguma atividade por muito tempo na mesma posição, utilize um apoio para um dos pés (banquinho baixo, caixa de sapato, etc).

Sentada: Sempre que estiver sentada procure manter suas costas retas, de preferência apoiadas em um encosto (cadeira, travesseiro, almofada, etc). Evite manter a pernas cruzadas pois essa posição dificulta a circulação sanguínea e o retorno venoso.

Levantando do chão: Para se levantar comece virando-se de lado, apóie os joelhos e empurre o chão até ficar na posição de “cahorrinho”, apóie um dos pés no chão e continue empurrando o chão, utilizando seu joelho também como apoio e vá desenrolando seu corpo sendo a cabeça a última a levantar.

Pegando coisas do chão: Na hora de pegar algo do chão abaixe-se flexionando os joelhos levando o quadril para baixo e ao levantar utilize a força das pernas nunca incline o corpo mantendo as pernas estendidas.

Sempre: Mantenha suas costas retas, os ombros relaxados e a cabeça alinhada olhando para o horizonte.

Décima Quarta Semana
Idade do feto: 12 semanas
Características do bebê:

Nesse momento a face do seu bebê começa a se desenvolver, suas bochechas e a ponte entre nariz e lábio superior aparece, as orelhas se movem desde a proximidade do pescoço para uma posição mais superior na cabeça e os olhos estão cada vez mais próximos. A formação óssea está acelerada com uma maior retenção e fixação de cálcio. O maior desenvolvimento desta semana em diante é o crescimento da lanugem, uma espécie de pelugem protetora que cresce sobre praticamente todo o corpo do seu bebê, num intrincado padrão que segue a granulação da sua pele, padrões que mais tarde darão origem as impressões digitais. A lanugem é entendida como tendo uma função protetora agindo particularmente como um apoio para produção de cera que recobre o corpo do bebê e será secretado nos meses seguintes, será substituída antes do nascimento por fios mais grossos de pêlos com os quais seu bebê vai nascer. É também uma semana importante para órgãos internos, a glândula da tireóide já amadureceu e começa desde já produzir hormônios. Nos meninos aparece a glândula da próstata e nas meninas os ovários descem do abdômen para a região pélvica. O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax e as mãos estão se tornando funcionais e o bebê começa a aprender a movê-las (mais como um reflexo do que por vontade). Agora o feto apresenta o reflexo de sugar tudo o que se aproxima de sua boca. Seu bebê está aproximadamente do tamanho de seu punho com 80 a 93mm de comprimento e pesando quase 25g.


Características da mamãe:

Agora que você está no “segundo trimestre” está iniciando o melhor período da gravidez. Provavelmente você vai se sentir com mais energia e ao mesmo tempo seu útero está se desenvolvendo a cada semana. Você será capaz de acompanhar este processo localizando o fundus, parte superior do útero, essa posição vai se mover gradualmente para a porção abdominal desde a linha púbica até o umbigo. O coração bate mais forte e mais rápido para bombear um volume maior de sangue no corpo.



Dica nutricional: Assegure-se de aumentar a ingestão de fibras para facilitar a digestão.

Dica da semana:

Consiga momentos para relaxar. Quanto mais tranqüila você estiver menor a chance de sentir dores ou desconfortos. Seu professor lhe ensinará técnicas de auto-massagem que você poderá utilizar nesses momentos. Concentre-se em sua respiração tentando mantê-la mais tranqüila e aproveite o tempo para realizar uma boa leitura, curtir um momento seu com o seu bebê – fala com ele, escutar música e descansar.


Décima Quinta Semana
Idade do feto: 13 semanas
Características do bebê:

O bebê tem uma pele muito fina e translúcida, através da qual são visíveis todos os seus vasos sanguíneos. As sobrancelhas e o cabelo continuam crescendo e se o bebe for ter cabelo pretos os folículos já começam a produzir o pigmento de coloração. O seu bebe vai ficando cada vez mais móvel e flexível, os punhos e cotovelos se flexionam além de conseguir fechar as mãos em formato de punho cerrado. Ossos e medula continuam a se desenvolver. Seu bebe tem agora 93 a 103 mm de comprimento pesando cerca de 50 g.


Características da Mamãe:

A barriga já cresceu o suficiente para você perceber que está difícil de fechar suas calças, isto é, está na hora de buscar roupas adequadas para esta nova fase. Roupas folgadas vão fazer com que você se sinta mais confortável. Você vai conseguir localizar no seu abdômen a parte superior do útero cerca de 7 a 8 cm abaixo do seu umbigo. Se você ainda não tem a data provável para o nascimento do bebê, seu médico poderá fazer isso facilmente através do uso do ultra-som (medida da cabeça). Faça seus planos para conseguir férias entre a 20 e 27a semanas.


Dica da semana:

Seu peso vem aumentando e a barriguinha ainda mais, talvez já seja o momento de você acostumar a dormir de lado, pois as posições de bruços pode ser bem desconfortável e de barriga para cima o peso do útero pode comprimir importantes veias que nutrem seu cérebro e seu bebê.

Uma boa dica é dormir de lado acomodando um travesseiro entre as pernas e acertando a altura do travesseiro na cabeça para manter a coluna reta (nem muito alto nem muito baixo).



Décima Sexta Semana
Idade do feto: 14 semanas
Características do bebê:

Com 108 a 116mm de comprimento e pesando aproximadamente 80g, seu bebê se move bastante e agora você já consegue sentir esses movimentos. O início dessa percepção pode ocorrer entre a 16 e 20 semanas, mas se você ainda não esta sentindo, não se preocupe, pois cada gestação tem a sua individualidade. Ele já consegue manter sua cabeça ereta e os músculos faciais se desenvolvem de tal maneira que já permite a observação de “caretas” abrindo a boca, franzir as sobrancelhas ou ficar vesgo. Agora as pernas são maiores que os braços e ele move os membros com maior freqüência. Se seu bebê é uma menina os ovários já terão descido para a região pélvica e mais de 5 milhões de óvulos já terão sido formados.


Características da mamãe:

O seu útero se expande para dar lugar para o crescimento do bebê e a placenta para armazenar maior quantidade de líquido amniótico com cerca de 220 ml neste estágio. A 16a semana é importante para testes e as glândulas já começaram a produzir leite causando inchaço e rigidez devido ao aumento de irrigação das veias, tornando-as mais visíveis.


Dica mensal para o papai: seja carinhoso com a mamãe. Pesquisas revelam que quanto mais carinho a mãe recebe mais carinho ela dá ao bebê (e a você também).
Dica da semana:

Lembre-se de estar sempre usando roupas confortáveis e simples, pois quanto mais estampa maior você parecerá. Complemente a pouca estampa da roupa com acessórios.


Décima Sétima Semana
Idade do feto: 15 semanas
Características do bebê:

A placenta acompanha a taxa de crescimento do seu bebê. Este órgão vital se desenvolve simultaneamente com o feto desde as vilosidades das primeiras semanas para a espessa massa de tecido com até 2,5cm que pesa mais de 453 gramas no final do processo. Nesta semana a placenta é bem grande e bem nutrida por uma densa rede de vasos sanguíneos, responsáveis pela troca de nutrientes e excretas. O tecido gorduroso começa a ser formado e continua em desenvolvimento nas próximas semanas, ajudando na manutenção da temperatura e metabolismo do bebê, seu minúsculo coração está bombeando cerca de 21 litros de sangue por dia. Agora ele mede 110 a 120mm de comprimento e pesa cerca de 100gr.


Características da mamãe:

Para atender a demanda do seu bebê e da placenta (que o alimenta e o protege), seu coração aumentou de 10 a 30 batimentos por minuto. Este maior volume de pressão sanguínea sobre os vasos sanguíneos de menor calibre como os capilares do nariz e gengivas pode ocasionar pequenos sangramentos que podem ser confundidos com a sensação de congestionamento nasal. O seu útero já está a cerca de 4 a 5cm abaixo do seu umbigo.


: wp-content -> uploads -> 2009
2009 -> Faculdades Metropolitanas Unidas – fmu
2009 -> Exame físico geral
2009 -> Termo de ciência e consentimento
2009 -> Este manual tem por finalidade possibilitar aos nao especialistas diagnosticar e tratar de uma maneira correta as cefaleias. Para tal, apos uma breve revisao dos quadros clinicos menciona-se as possibilidades terapeuticas
2009 -> O que é Plasticidade Cerebral
2009 -> O ouvido, órgão responsável pela audição, está dividido em três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno
2009 -> Trauma ao Nascimento
2009 -> Texto de apoio ao curso de Especialização
2009 -> Unaerp universidade de Ribeirão Preto-Campus Guarujá
2009 -> AvaliaçÃo das alteraçÕes da fase oral da deglutiçÃo observadas em pacientes portadores de seqüela de acidente vascular encefálico


  1   2   3


©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal