Ronaldo como um fenômeno comunicativo: a individuação de acontecimentos e a construção da imagem pública de uma celebridade



Baixar 201.33 Kb.
Página1/8
Encontro24.01.2018
Tamanho201.33 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8


Paula Guimarães Simões
Ronaldo como um fenômeno comunicativo:
a individuação de acontecimentos e

a construção da imagem pública de uma celebridade

Projeto apresentado ao Colegiado de Curso do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.


Área de Concentração: Comunicação e Sociabilidade Contemporânea

Linha de pesquisa: Processos comunicativos e práticas sociais

Orientadora: Profa. Dra. Vera R.V.França
Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG

Fevereiro de 2010



Resumo

A cena midiática contemporânea é marcada pela expansão do culto às celebridades. Seja por talento profissional, atos heróicos, exibicionismo ou boas estratégias publicitárias, entre outros fatores, pessoas famosas povoam o espaço de visibilidade da mídia, protagonizando narrativas que as projetam socialmente. Tais narrativas, centradas em acontecimentos da vida dessas pessoas, não apenas as constroem como celebridades, mas as relacionam a valores e normas sociais que estruturam uma dada sociedade e seus padrões interativos.

O objetivo desta pesquisa é analisar de que maneira a mídia configura a imagem pública de uma celebridade específica: o jogador de futebol Ronaldo Nazário, mundialmente conhecido como Fenômeno. Busca-se perceber como se realiza o processo de constituição de sua narrativa biográfica pela mídia, a partir da análise do processo de individuação de acontecimentos que marcam a trajetória de vida dessa celebridade. A investigação proposta busca apreender normas e valores sociais mobilizados (e atualizados) na constituição dos enquadramentos dos acontecimentos pela mídia, refletindo sobre a relação entre a celebridade estudada, os discursos midiáticos e os sujeitos no contexto social.

Palavras-chave: Acontecimento. Imagem Pública. Celebridade. Normas e Valores. Ronaldo.

Sumário


1 Introdução 4

2 Justificativa 5

3 A construção do objeto 7

3.1 Delimitação do tema: a imagem pública das celebridades na sociedade midiatizada 7

3.2 A construção do problema: individuação do acontecimento, narrativa biográfica, normas e valores 15

3.3 O recorte empírico 22

3.4 Objetivos gerais e específicos 25

4 Metodologia 25

4.1 Procedimentos 26

4.2 Corpus 27

4.3 Cronograma 29

Bibliografia 29

1 Introdução

As motivações para o planejamento de uma pesquisa científica podem surgir de diferentes maneiras, a partir de inquietações de naturezas distintas. Em alguns momentos, somos impulsionados por teorias e conceitos que nos desafiam e nos colocam questões. Em outros, o nosso compromisso social nos move para a investigação de algum aspecto da realidade que pode ajudar a resolver determinados problemas. E há também aquelas situações em que nosso olhar é fisgado por certos objetos nos momentos mais corriqueiros da vida cotidiana. A pesquisa aqui proposta começou a surgir em uma dessas situações cotidianas: uma conversa entre amigos em uma mesa de bar.

Eu acabara de voltar de um intercâmbio de um ano na Austrália e estava às voltas com a busca por um problema de pesquisa para desenvolver um Projeto de Tese. Em um dos reencontros com os amigos, em julho de 2008, entre relatos de viagem e notícias de colegas ausentes, conversamos sobre os assuntos que eram, então, pauta da mídia. Entre eles, o envolvimento entre o jogador de futebol Ronaldo Nazário de Lima e travestis, em abril daquele ano. Começamos a conversar sobre a trajetória do Fenômeno e o quanto ela poderia ser promissora para uma investigação científica.

A partir daquela conversa, comecei a buscar conceitos e perspectivas teóricas que pudessem me ajudar a problematizar tal objeto empírico. A minha ideia era seguir o caminho iniciado no Mestrado e continuar discutindo a relação entre a mídia e a vida social, procurando perceber, nessa interlocução, a configuração do universo de valores que orienta a vida dos sujeitos. Mas eu precisava de uma literatura mais específica. Dois textos foram particularmente inspiradores naquele momento: um sobre a noção de acontecimento, de Louis Quéré (2005a), e outro sobre o conceito de imagem pública, de Wilson Gomes (2004). Além disso, entrei em contato com alguns trabalhos que vinham sendo desenvolvidos junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG sobre o universo das celebridades e com as discussões que vinham sendo feitas no GRIS (grupo de pesquisa do qual faço parte) sobre instituições, normas e valores. Foi, então, articulando essas leituras (e outras ao longo do percurso) com o objeto que captou meu olhar que este projeto foi construído.

Assim, o problema de pesquisa que orientará o desenvolvimento da Tese aqui proposta pode ser assim delineado: como a mídia configura a imagem pública do jogador de futebol Ronaldo, a partir da individuação dos acontecimentos que marcam a narrativa biográfica dessa celebridade, e como essa constituição revela normas e valores da sociedade brasileira contemporânea? A compreensão e a articulação desses conceitos, bem como a metodologia proposta para a investigação, serão explicitadas ao longo deste projeto. Antes disso, no entanto, apresentamos os principais eixos que justificam o desenvolvimento desta investigação.

2 Justificativa

O presente projeto se delineia a partir de inquietações teóricas que marcam a minha trajetória acadêmica. Em minha Dissertação de Mestrado (SIMÕES, 2004), procurei atentar para a relação entre mídia e sociedade, particularmente, as interlocuções estabelecidas a partir de algumas telenovelas brasileiras contemporâneas. O objetivo foi investigar o tratamento do amor nessas narrativas midiáticas e a forma como a sociedade configura sentidos sobre essa temática, ao se posicionar em relação às histórias de amor ficcionais. Com isso, o trabalho revelou elementos configuradores da experiência amorosa na sociedade contemporânea e a inscrição do amor no quadro de referências que orienta a vida dos sujeitos. Nesse sentido, a Tese de Doutorado aqui proposta irá aprofundar as reflexões acerca da relação entre mídia e sociedade, bem como do papel dos discursos na constituição de normas e valores sociais, atentando não apenas para um produto específico, mas para diferentes discursos midiáticos.

Ao propor a análise da trajetória de uma celebridade como um fenômeno comunicativo, a pesquisa mobiliza um olhar comunicacional na construção da problemática. Atentando para a comunicação como um processo de interação, a pesquisa atua na solidificação da perspectiva praxiológica ou relacional1 que vem sendo acionada nos estudos realizados nesse campo científico. Perspectiva essa que também orientou a Dissertação de Mestrado anteriormente referida.

O terceiro eixo da justificativa para o projeto aqui proposto se refere ao quadro teórico que constitui a problemática da pesquisa, que procura articular o conceito de acontecimento na análise da constituição de uma imagem pública pela mídia. Como afirma Ponte, “os modos como os media configuram eles próprios os acontecimentos, pelo enquadramento (framing) que lhes atribuem, e como se constituem como arenas de acesso diferenciado têm sido das mais recentes e profícuas linhas de investigação” (PONTE, 2005, p. 102). Apesar disso, a construção midiática em torno de biografias vem recebendo pouca atenção da academia, apesar de terem uma importância central na revelação de valores e visões de mundo (HERSCHMANN; PEREIRA, 2003, p. 19).

Assim, a pesquisa procura contribuir com as análises no campo da comunicação a partir da mobilização do conceito de acontecimento para refletir sobre o papel da mídia na construção da narrativa biográfica de uma celebridade, bem como a relação entre esses dispositivos2 midiáticos e o contexto social. Alguns trabalhos vêm sendo realizados a partir da noção de acontecimento3 e outros procuram compreender o fenômeno das celebridades (e da construção da fama) na cena midiática contemporânea4. Entretanto, ainda faltam esforços que procurem articular esses conceitos na análise de processos comunicativos.

O quarto eixo de justificativa deste projeto se refere à escolha do recorte empírico a ser investigado: a construção midiática em torno dos acontecimentos que marcam a biografia do jogador de futebol Ronaldo. Em primeiro lugar, é preciso destacar o lugar que esse esporte ocupa no cenário cultural nacional – no qual ele emerge como “um poderoso instrumento de integração social” (HELAL, 1997, p. 25) –, assim como sua presença constante no cenário midiático. Além disso, compartilhamos da visão de Franco Júnior, segundo a qual “no Brasil, o futebol é bastante jogado e insuficientemente pensado” (FRANCO JÚNIOR, 2007, p. 11). No campo da comunicação, alguns pesquisadores5 vêm se dedicando a reflexões sobre esse tema, inclusive sobre o próprio jogador que a presente Tese objetiva investigar. Entretanto, como será percebido na seção de delimitação do tema deste projeto, nenhum dos estudos realizados se propôs a analisar a constituição da imagem pública de Ronaldo em uma perspectiva mais ampla e a longo prazo, assim como nenhum deles articula as noções de acontecimento e celebridade para a apreensão da narrativa biográfica do Fenômeno.

O quinto e último eixo desta justificativa se refere à articulação das temáticas propostas para investigação e a pesquisa desenvolvida pela orientadora desta Tese. A análise ora delineada está em sintonia com as questões presentes no projeto de pesquisa Práticas comunicativas: valores, instituições (2010-2013), desenvolvido pela Profa. Dra. Vera França. O referido projeto procura analisar, em diferentes produtos midiáticos, a construção dos valores e “a força das instituições evocadas, a dimensão axiológica e normativa que reveste acontecimentos públicos, celebridades” (FRANÇA, 2009b, p. 18). Nesse sentido, a Tese procurará apreender a trajetória de vida de uma celebridade específica, a partir da mobilização do conceito de acontecimento: de que forma ela se posiciona (e é posicionada) em diferentes discursos midiáticos e como os acontecimentos que constroem sua vida mobilizam um conjunto de normas e valores sociais evidenciados na trajetória biográfica em estudo.




  1   2   3   4   5   6   7   8


©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal