Requerimento nº 1885, de 2000



Baixar 5.92 Kb.
Encontro28.10.2017
Tamanho5.92 Kb.


REQUERIMENTO Nº 1885, DE 2000
Requeiro nos termos do artigo 165, inciso VIII, da IX Consolidação do Regimento Interno da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que se registre nos anais desta Casa, um voto de congratulações a SOCIEDADE BRASILEIRA DE LARINGOLOGIA E VOZ, a SOCIEDADE BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA, e a SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA pelos inestimáveis serviços que vêm prestando à comunidade paulista, e em especial à de Campinas, através de cursos, seminários, publicações, além de extenso programa de orientação e prevenção do câncer de laringe.

Requeiro, ainda, que desta manifestação dê-se ciência à Professora Doutora Iara Bittante de Oliveira, Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, no seguinte endereço: Rua Cel. Quirino, 870 – aptº 131 - Camburi – Campinas/SP – CEP.: 13025-001.



JUSTIFICATIVA

Os profissionais destas instituições têm se empenhado, num árduo trabalho para detectar preventivamente o câncer de laringe. Para desenvolver este trabalho contando com a ajuda de alunos do curso de fonoaudiologia, médicos residentes em otorrinolaringologia e profissionais das áreas de fonoaudiologia e otorrinolaringologia.

Este trabalho é voluntário, efetuado pelas ruas das cidades, onde as instituições montam barracas para efetuarem exames da laringe nos munícipes, gratuitamente.

Além do trabalho de campo, efetuam, também, trabalho com grupos de riscos: advogados, professores, políticos, entre outros profissionais que têm como instrumento de trabalho a voz, visto que estes precisam conservar e cuidar da voz de um modo todo especial.

Pela amostragem, verificou-se altos índices de incidência dessa moléstia, que tem no tabaco o maior aliado. Esta premissa, confirmada através de estudos desenvolvidos por estas instituições, indica que 90% do câncer na laringe é provocado pelo hábito de fumar. Por isto sugerem que nas propagandas de cigarro fosse alertada os malefícios que o tabaco causa também à laringe.

Cabe a esta Casa por tantas iniciativas louváveis realizadas pelas, SOCIEDADE BRASILEIRA DE LARINGOLOGIA e VOZ SOCIEDADE BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA e SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA, enaltecer seus feitos, augurando-lhes perenes votos de sucesso.


Sala das Sessões, em 13/06/00
a) CARLOS SAMPAIO

hb




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal