Regras Básicas da dci para Miniaturas de dungeons & dragons



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Regras Básicas da DCI para Miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS

Temporada de Torneios de 2005

Válido a partir de 2 de Maio de 2005
Introdução

As Regras Básicas da DCI para Miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS e as regras de jogo das miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS devem se lidas e compreendidas por todos os jogadores que desejem participar de torneios sancionados. Todos os eventos sancionados devem seguir essas regras.


Outros dois documentos – as Regras Universais de Torneios da DCI e o Guia de Penalidades da DCI – são utilizados por organizadores e juízes que queiram entender melhor como realizar e julgar eventos sancionados. Esses documentos podem ser encontrados em www.wizards.com/default.asp?x=dnd/mini/tournaments.
A errata e o FAQ das Miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS podem ser vistos online em www.wizards.com/default.asp?x=dnd/mini/tournaments.
Veja o Apêndice A para definição dos termos utilizados neste documento
Esse documento é publicado em várias línguas. Se existirem diferenças entre a versão em inglês e outra versão, deve ser utilizada a versão em inglês para dirimir dúvidas quanto à interpretação das regras.
Esse documento é atualizado regularmente; por favor visite www.thedci.com/docs para obter a versão mais recente.
800. REGRAS GERAIS DE TORNEIO PARA MINIATURAS DE DUNGEONS & DRAGONS
801. Categorias de Formato e Ranking

A DCI sanciona os seguintes formatos:


Formatos Construídos:

*Ataque Frontal de 100 pontos

*Ataque Frontal de 200 pontos

* Tríade de 100 pontos

* Tríade de 200 pontos
O formato Ataque Frontal deve ser utilizado na maioria dos eventos sancionados (veja a seção 852).

O formato Tríade utiliza esses três formatos:

1ª etapa do torneio: Ataque Frontal

2ª etapa do torneio: Caverna da Dor

3ª etapa do torneio: Saquear
Se um torneio Construído tiver mais que três etapas, repita os cenários na mesma ordem citada.
Formatos Limitados

* Selado (Ataque Frontal)

* Draft de Booster Pack (Ataque Frontal)
Os formatos Limitados podem ser sancionados com exércitos de 100 ou de 200 pontos.
Formato Extremo

* Ataque Frontal de 500 pontos

802. Categorias de Ranking

A DCI utiliza as seguintes categorias de ranking:

* Construído: inclui todos os formatos construídos

* Limitado: inclui todos os formatos limitados

* Extremo: inclui somente o formato extremo
Os ranking de cada categoria podem ser vistos online em www.wizards.com/dci.
803. Peças Válidas e Cartões de Estatísticas

Miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS lançadas pela Wizards of the Coast, Inc. são válidas para jogos em torneios (veja a seção 804). Cada peça deve ter o cartão de estatística oficial para que possa ser utilizada. Se você tiver várias de uma mesma peça, então você só precisa de um cartão oficial para elas, mas deve ter uma maneira de fácil visualização para marcar as condições de cada peça em jogo. Um jogador deve deixar o oponente ler seus cartões sempre que solicitado.


Peças de metal específicas de CHAINMAIL da Wizards of the Coast também podem ser utilizadas no lugar de miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS; veja o documento sobre a equivalência das peças de CHAINMAIL disponível em http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/mit/20040414cmharbinger . Cada peça de CHAINMAIL deve ter uma cópia impressa do cartão do site da Wizards of the Coast ou o cartão oficial de Miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS específico daquele modelo.
Conversões

Conversões (adaptações nas peças) são permitidas em torneios sancionados pela DCI de Miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS, mas devem seguir as seguintes regras:


* A miniatura base (a peça que foi modificada) tem que ser uma peça de miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS.

* A peça base tem que ser facilmente identificável. Um jogador deve ser capaz de identificar que peça é aquela ao vê-la.

* Equipamento adicional (inclusive armas) não pode ser adicionado a uma peça se aquele equipamento não existe no cartão de estatísticas da peça. Por exemplo, um jogador não pode adicionar uma besta a um modelo que não tenha ataque à distância.

Todos os cartões de terrenos lançados pela Wizards of the Coast Inc. são válidos em torneios exceto os seguintes:

*Assembly Tile 5

*Cartões de terreno de Frostburn™ (Crevasse, Ebony Lake, Razor Drifts, Ice Palace).


804. Interpretação dos Cartões de Estatísticas

Os cartões de estatísticas são interpretados utilizando as Regras Oficiais de Miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS e a Errata oficial. A errata pode ser encontrada em www.wizards.com/default.asp?x=dnd/mini/tournaments.


805. Novas Expansões

Miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS podem ser utilizadas em torneios Construídos e Limitados sancionados pela DCI assim que saem em uma expansão. Miniaturas promocionais e pré-lançamentos não podem utilizados a menos que façam parte de uma expansão já lançada.


806. Mínimo de Participantes

No mínimo quatro jogadores devem participar de um evento sancionado pela DCI de Miniaturas de Dungeons & Dragons. Se o mínimo de participantes não for atingido, o evento não pode ser considerado sancionado pela DCI e não será incluído no ranking. Se o mínimo de participantes não for atingido em qualquer evento sancionado pela DCI, o organizador do torneio deve informar a DCI que o torneio foi cancelado.


807. Materiais Necessários

Um jogador tem que trazer os seguintes itens para participar:

* Um mapa de batalha

* Os cartões de terreno que ele pretende utilizar (um assembly e outros três).

* Um dado de 20 lados (d20). Dados não podem ser muito maiores ou menores que o padrão. Os números do dado devem estar distribuídos, ele não pode ter todos os números altos próximos (como em dados Spindown™).

* Marcadores e/ou papel e caneta para marcar dano, pontos de vitória e outros efeitos.

* Peças e seus cartões de estatísticas correspondentes (para eventos construídos)

810. Mecânicas de Torneios de Miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS


811. Estrutura da Partida

Partidas de miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS tem um jogo por partida. Os resultados das partidas são enviados à DCI para serem colocados nos ranking mundiais.


812. Limites de Tempo para Partidas

Sessenta minutos é o tempo recomendado para cada etapa de torneios Limitados e Construídos.


813. Registro do Exército

Cada jogador deve registrar seu exército, anotando todas as peças e cartões de terreno que utiliza, antes do início da primeira etapa do torneio. Ele não pode modificar seu exército ou cartões de terreno durante todo o torneio.

814. Procedimentos Anteriores ao Jogo e Quem Começa

Antes que o jogo comece os jogadores determinam quem começa de acordo com as regras de jogo de Miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS. Isso deve ser feito antes de se começar o jogo.


1. O jogador que venceu a iniciativa de terreno escolhe quem coloca seu cartão de terreno inicial primeiro.

2. O próximo jogador coloca seu cartão de terreno inicial em um canto oposto ao do primeiro jogador.

3. O jogador que colocou o primeiro cartão de terreno coloca outro cartão de terreno.

4. O próximo jogador coloca um cartão de terreno;

5. Os jogadores se alternam colocando cartões de terreno até que todos tenham sido colocados ou que não exista mais espaço válido para se colocar cartões no mapa de jogo.

6. O jogador que colocou o primeiro cartão de terreno distribui seu exército em seu cartão de terreno inicial.

7. O próximo jogador coloca seu exército em seu próprio cartão de terreno oficial.
815. Procedimentos de Jogo em Torneios

Os jogadores devem seguir esses procedimentos durante os jogos.


Colocação de Cartões de Terreno

Os jogadores devem seguir os procedimentos de colocação dos cartões de terreno descritos nas regras de Miniaturas de Dungeons & Dragons. Além disso, nenhum cartão pode ser colocado de forma a tornar parte do campo de trabalho inacessível. Por exemplo, o Treasure Room (Sala do Tesouro) não pode ser colocado em um canto de forma que não tenha saídas.


Local Inicial Marcado: Quando um jogador está movendo uma peça, ele deve deixá-la em seu lugar até terminar de contar seu movimento. Caso prefiram, os jogadores podem marcar o local inicial da peça com um marcador.

Ativação de Peças: Os jogadores devem marcar que peças ativaram de uma dessas três maneiras:

1. Virando o cartão de estatística daquela peça em um ângulo de 90°.

2. Colocando um marcador no cartão de estatística das peças que ativou.

3. Virando a peça que ativou na direção oposta.
Marcadores de Dano e Efeitos: Dano e efeitos devem ser claramente marcados e podem ser anotados em papel, colocados junto à peça ou a seu cartão de estatística. Os jogadores podem usar marcadores de dano ou dados (que devem ser diferentes dos dados ou marcadores utilizados no jogo), caneta e papel ou anotar diretamente sobre o cartão de estatísticas para controlar esses efeitos.

Criaturas Destruídas: As criaturas destruídas e seus cartões de estatística devem ser retirados do mapa para não causar confusão.


Mudança na Alocação de Pontos de Vitória: Em torneios, jogadores recebem pontos normalmente por eliminar minions e criaturas convocadas (summoned) (além dos pontos de vitória normais).

816. Procedimento de Final da Partida

Uma partida termina quando:

*Um jogador atinge a condição de vitória de um cenário,

*Nenhuma criatura sofre dano e nenhum jogador faz uma jogada de ataque ou teste de resistência por 10 turnos inteiros ou

*O tempo da etapa do torneio acaba. Se o tempo limite da partida acaba durante um turno do jogo, o jogo continua até que um jogador complete a condição de vitória daquele cenário ou até que aquele turno termine (o que acontecer primeiro).


Se nenhum jogador tiver atingido a condição de vitória antes do final da partida, são utilizados os seguintes critérios de desempate:

1: O jogador que tiver mais pontos de vitória é declarado vencedor.

2: Se os jogadores estão empatados, aquele que tiver uma peça mais perto do centro do mapa vence.

3. Se mais de uma peça estiver à mesma distância do centro do mapa, a peça dentre essas de maior valor determina o vencedor.

850. REGRAS PARA TORNEIOS CONSTRUÍDOS
851. Construção do Exército

Cada exército deve seguir as regras de facções como descrito nas regras de Miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS.


Além disso, exércitos construídos:

*não podem conter mais pontos que o limite especificado para a categoria de formato (podem conter menos)

*não podem conter mais de12 peças exceto por habilidades especiais como Minions.

*não podem conter peças huge

*não podem conter peças com custo acima de 70 pontos em formatos construídos de 100 pontos ou acima de 140 pontos em formatos construídos de 200 pontos.
A seguinte miniatura é banida em todos os formatos construídos:

* Drider Sorcerer (Giants of Legend)


852. Cenários Construídos
Cenário Ataque Frontal – Jogadores invadem o território inimigo e se movimenta para evitar que o exército inimigo invada seu território.

Vitória: Vence quem primeiro obtiver pontos de vitória igual ao limite dos exércitos: 100 pontos em um jogo de 100 pontos ou 200 pontos em um jogo de 200 pontos. Existem duas maneiras de obter pontos:



  1. Eliminando criaturas do inimigo: Como no cenário padrão, você ganha pontos de vitória igual ao custo da peça eliminada.

  2. Ocupando ao menos um cartão de terreno na metade do mapa do seu oponente. Ao final de cada turno que um jogador tem uma ou mais peças em um cartão de terreno que está inteiramente na metade do mapa do seu oponente, aquele jogador ganha 5 pontos. 10 pontos são dados em torneios de 200 pontos. Uma peça que ocupa múltiplos quadrados é considerada ocupando um cartão de terreno se qualquer parte sua está naquele terreno. Por exemplo, ao final de um turno em um evento de 200 pontos, um jogador tem peças em dois cartões de terreno que estão inteiramente na metade do mapa de seu oponente. Esse jogador ganha 10 pontos.

Cenário Caverna da Dor - Sussurros de agonia e morte ecoam nessas ruínas antigas.

Vitória: Vence o jogador que obtiver pontos iguais ao limite do exército primeiro.

Regra Especial: +5 de dano: Todo dano de ataques corpo a corpo (melee) e à distância (ranged) causam cinco de dano adicional. Esse dano é do mesmo tipo do dano base daquele ataque. Como acontece com todo dano especial, esse dano não é duplicado em um crítico.


Cenário Saquear - Os comandantes buscam locais de valor estratégico.

Vitória: Vence quem primeiro obtiver pontos de vitória igual ao limite dos exércitos.

Existem duas maneiras de obter pontos:


  1. Eliminando criaturas do inimigo: Como no cenário padrão, você ganha pontos de vitória igual ao custo da peça eliminada.

  2. Ocupando um ou mais cartões de terreno na metade do mapa do seu oponente. Ao final de cada turno, para cada cartão de terreno que esteja inteiramente na metade do mapa do seu oponente no qual um jogador tenha uma peça, aquele jogador ganha 5 pontos de vitória para cada cartão de terreno nessa situação. Em eventos de 200 pontos, 10 pontos são dados ao invés de 5. Uma peça que ocupa múltiplos quadrados é considerada ocupando um cartão de terreno se qualquer parte sua está naquele terreno. Por exemplo, ao final de um turno em um evento de 200 pontos, se um jogador tem peças em três terrenos diferentes que estejam totalmente na metade do mapa do oponente, esse jogador ganharia 30 pontos no final do turno.

860. REGRAS PARA TORNEIOS LIMITADOS

Torneios limitados existem em dois tipos: Selados e booster pack. As regras para esses torneios são diferentes e são detalhadas nas seções 870 e 880.
861. Expansões Recomendadas para Torneios de Formato Limitado

Cada expansão de Miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS funciona melhor com um limite específico de exército em partidas Limitadas (sejam elas seladas ou booster draft). Use os seguintes limites baseados em que expansão está sendo utilizada:


Limite de 100 Pontos

* Harbinger™

* Dragoneye™

* Aberrations™


Limite de 200 Pontos

* Archfiends™

* Giants of Legend™ (não utiliza as peças Huge)

* Deathknell™

* Angelfire™

*Underdark™


862. Cenário de Torneio Limitado

Todos os torneios Limitados usam o cenário Ataque Frontal (veja a seção 852).


863. Regra do Comandante 0

Se um jogador não tem um comandante em seu exército limitado, ele pode utilizar cinco pontos do custo de seu exército para fazer com que sua miniatura de custo mais baixo se torne um comandante com um grau de comando 0. Criaturas que tenham a habilidade especial de Wild, Difficult ou Necessitar de Comandante (Requires Commander) não podem se tornar comandantes. Se houver um empate dentre as pacas de custo mais baixo, o dono do exército escolhe que peça designar como comandante. Um jogador que utilize essa opção deve marcar claramente e anunciar a seu oponente antes de cada jogo que peça é seu comandante.


Um jogador pode decidir não utilizar essa opção e não incluir nenhum comandante em seu exército.
864. Construção de Exércitos Limitados

Exércitos limitados:

*não podem conter mais pontos que o limite especificado pela categoria de formato (podem conter menos)

*não pode ultrapassar doze peças, independente de seu custo (exceto por habilidades especiais como Minions).

*não tem limite de pontos para cada miniatura. Por exemplo, um jogador pode utilizar só uma miniatura de 100 pontos em um evento limitado de 100 pontos.
Em um exército Limitado, use a facção de cada peça para verificar a validade de habilidades especiais como Smite Evil. Se uma peça pertence a duas facções, ela conta como as duas. Por exemplo, um modelo que seja Leal e Bom e Caótico e Bom é afetado por qualquer efeito que afete peças leais, caóticas ou boas. Peças que pertencem a todas as facções contam como se não pertencessem a nenhuma e não sofrem efeitos que dependam de facção.
870. Regras para Torneios Selados
Preparação do Torneio

Uma vez que todos os jogadores estejam sentados, o organizador do torneio entrega a cada jogador:

*Um Starter Set e um Booster ou

*Dois Boosters


Cada jogador deve receber o mesmo produto. Por exemplo, se um jogador recebe um booster de Archfiends e um de Deathknell, todos os jogadores devem receber um booster de Archfiends e um de Deathknellr.
Construção e Registro de Exército em Selado

Uma vez que todos os jogadores recebam seu produto, eles têm 20 minutos para montar e registras os exércitos a partir do produto recebido.


As restrições de facção do exército não existem em Selado. Você pode combinar modelos de qualquer facção em seu exército.
Os jogadores escolhem e registram seus cartões de terreno durante o registro do exército. Se os jogadores receberam um Starter Set, eles podem utilizar os cartões de terreno desse Starter Set ao invés de cartões que eles tenham levado ao evento.
880. Regras para Torneios de Booster Draft
Preparação do Torneio

Os jogadores são distribuídos aleatoriamente em círculos de draft (chamados pods) com aproximadamente a mesma quantidade de jogadores em cada um. Pods não podem conter menos de três ou mais de cinco jogadores e deve ser maximizado o número de pods de quatro jogadores. Por exemplo, se nove jogadores vão participar em um torneio de draft, eles devem estar em dois pods: um com quatro jogadores e um com cinco. Não se pode fazer três pods de três jogadores.


Um juiz entrega a cada jogador dois boosters. Todos os jogadores devem receber o mesmo produto. Por exemplo, se um jogador recebeu um booster de Harbringer e um de Aberrations, todos devem receber um booster de Harbringer e um de Aberrations.
Rotação do Jogador Ativo em Booster Draft

O jogador que vai escolher primeiro dentre os cartões de estatísticas colocados à mesa é chamado de jogador ativo. O primeiro jogador ativo é o que está localizado no primeiro assento. Todos os jogadores de uma mesa são jogadores ativos uma vez para cada grupo de Booster Packs, segundo a seguinte distribuição:

* No sentido horário durante o primeiro grupo de Booster Packs (começando com o jogador no assento um)

* No sentido anti-horário no segundo grupo de Booster Packs (começando com o último jogador ativo do primeiro grupo).


Preparação da Mesa de Draft

Como preparação, cada jogador ativo distribui sobre a mesa o conteúdo de um de seus Booster Pack, com os cartões de estatística virados para cima e voltados para si e as peças em um monte ao lado dos cartões. Os jogadores têm 30 segundos para observar os cartões antes do draft começar. Ao final desses 30 segundos, o jogador ativo pega o primeiro cartão. Então cada jogador, na sua vez, tem 10 segundos para escolher um cartão de estatísticas dentre os restantes. Se um jogador não escolhe um cartão durante esse tempo, o juiz deve entregar àquele jogador o cartão com maior valor em pontos que ainda faz parte daquele booster.


Ordem do Booster Draft

A ordem de escolha se move como uma ferradura, começando com o jogador ativo e continuando até o último jogador que ainda não pegou um cartão daquele booster. O último jogador escolhe dois cartões (ao invés de um) antes que o draft continue na ordem inversa, movendo-se na direção de quem começou aquele booster. Quando o draft termina, todos os jogadores devem ter o mesmo número de peças.


Exemplo: Quatro jogadores estão assentados ao redor de uma mesa. Eles estão numerados 1-2-3-4 no sentido horário. O draft acontece assim:



Jogador 1 abre

1st Booster Pack

Jogador 1 escolhe

Jogador 2 escolhe

Jogador 3 escolhe

Jogador 4 escolhe

Jogador 4 escolhe de novo

Jogador 3 escolhe

Jogador 2 escolhe

Jogador 1 escolhe a última


Jogador 2 abre

2nd Booster Pack

Jogador 2 escolhe

Jogador 3 escolhe

Jogador 4 escolhe

Jogador 1 escolhe

Jogador 1 escolhe de novo

Jogador 4 escolhe

Jogador 3 escolhe

Jogador 2 escolhe a última


Jogador 3 abre

3rd Booster Pack

Jogador 3 escolhe

Jogador 4 escolhe

Jogador 1 escolhe

Jogador 2 escolhe

Jogador 2 draft de novo

Jogador 1 escolhe

Jogador 4 escolhe

Jogador 3 escolhe a última


Jogador 4 abre

4th Booster Pack

Jogador 4 escolhe

Jogador 1 escolhe

Jogador 2 escolhe

Jogador 3 escolhe

Jogador 3 escolhe de novo

Jogador 2 escolhe

Jogador 1 escolhe

Jogador 4 escolhe a última


Jogador 4 abre

5th Booster Pack

Jogador 4 escolhe

Jogador 3 escolhe

Jogador 2 escolhe

Jogador 1 escolhe

Jogador 1 escolhe de novo

Jogador 2 escolhe

Jogador 3 escolhe

Jogador 4 escolhe a última


Jogador 3 abre

6th Booster Pack

Jogador 3 escolhe

Jogador 2 escolhe

Jogador 1 escolhe

Jogador 4 escolhe

Jogador 4 escolhe de novo

Jogador 1 escolhe

Jogador 2 escolhe

Jogador 3 escolhe a última


Jogador 2 abre

7th Booster Pack

Jogador 2 escolhe

Jogador 1 escolhe

Jogador 4 escolhe

Jogador 3 escolhe

Jogador 3 escolhe de novo

Jogador 4 escolhe

Jogador 1 escolhe

Jogador 2 escolhe a última


Jogador 1 abre

8th Booster Pack

Jogador 1 escolhe

Jogador 4 escolhe

Jogador 3 escolhe

Jogador 2 escolhe

Jogador 2 escolhe de novo

Jogador 3 escolhe

Jogador 4 escolhe

Jogador 1 escolhe a última


Regras do Draft

Os jogadores não podem se comunicar com outros durante o draft.

Após os 30 segundos de tempo para ver os cartões, se um jogador toca um cartão, considera-se que ele o escolheu e ele não pode mudar sua escolha. Um jogador só deve tocar um cartão que ainda não foi escolhido se for sua vez de escolher.


Durante um draft, os jogadores devem sempre manter todos os cartões que ele tenham escolhido voltados para cima, à vista de todos os jogadores.
Depois de cada booster ter sido todo escolhido, os jogadores devem pegar as miniaturas que correspondem aos cartões escolhidos.

Construção e Registro do Exército de Draft

Uma vez que o draft tenha terminado, os jogadores têm 20 minutos para construir seus exércitos a partir dos cartões e peças que eles escolheram. Os jogadores devem escolher e registrar seus cartões de terreno juntamente com seu exército.
Quando constrói um exército de draft, o jogador deve escolher um componente de facção: leal, caótico, bem ou mal. Todas as miniaturas em seu exército devem conter esse componente de facção. Por exemplo, se um jogador escolhe leal como seu componente de facção, todas as peças em seu exército devem ser leais e boas, leais e más ou uma combinação das duas.
Um modelo que tem a facção “Any” pode ser utilizado em qualquer exército.
Procedimento Sugerido para Etapas

Normalmente, em torneios de Booster Draft, os jogadores só podem jogar contra oponentes de seus próprios pods. Devido ao custo dos materiais, algumas vezes é necessário realizar partidas entre jogadores de pods diferentes com os exércitos que eles montaram em seu primeiro draft. Nesse caso, o organizador não tem que fazer um segundo draft.

870. Regras para o Formato Extremo
871. Construção de Exército Extremo

Quando constroem exércitos Extremos, os jogadores devem seguir as regras de facção como descritas nas regras de Miniaturas de Dungeons & Dragons.

Além disso, exércitos Extremos:

*não podem ultrapassar 500 pontos

*não podem ter mais que 8 miniaturas

*podem conter miniaturas huge ou maiores; não existe limite de pontos para cada miniatura, só o limite geral de 500 pontos.


A seguinte miniatura é banida em torneios Extremos:

*Drider Sorcerer (Giants of Legend)


872. Cenários do Formato Extremo

Torneios Extremos são jogados utilizando o formato Ataque Frontal (veja a seção 852).

OPÇÃO: O organizador do torneio pode anunciar com antecedência que um mapa pré-definido para jogo com miniaturas Huge será utilizado. Caso ele deseja utilizar essa opção, o organizador deve fornecer os mapas. Atualmente, somente o mapa Lost Temple (Templo Perdido) disponível em www.wizards.com/default.asp?x=dnd/mini/tournaments pode ser utilizado.
APÊNDICE A-DEFINIÇÃO DE TERMOS
Construído: Um torneio no qual os jogadores trazer seus próprios exércitos. Os exércitos são montados a partir de várias miniaturas possíveis, dependendo do formato exato.

DCI: Organização dedicada a desenvolver e manter estruturas de torneio para jogos de cards e de miniaturas. Já foi sigla de Duelists' Convocation International, agora é simplesmente DCI.


Juiz: Alguém que está assegurando o bom funcionamento do torneio.
Limitado: Um torneio no qual cada jogador monta seu exército no local do torneio a partir de miniaturas que ele abriu ou escolheu em um draft.
Partida: Um jogo ou série de jogos entre dois jogadores. Em Miniaturas de DUNGEONS & DRAGONS, cada partida é um jogo. Veja as Regras Básicas da DCI para cada jogo para mais detalhes.
Organizador: A pessoa responsável pelo local e pela realização do evento. Ele também é responsável pelo envio dos resultados à DCI para que o ranking seja atualizado.
Rating: um valor numérico divulgado pela DCI que indica a performance em eventos sancionados de um jogador.
Eliminatória Simples: Uma estrutura de competição que elimina um jogador após ele perder uma partida. Pode ser necessário criar byes na primeira rodada para criar uma situação em que somente dois jogadores invictos joguem na última etapa do evento.
Rodadas de Suíço: Estrutura de competição que permite que jogadores participem de todas as etapas de um torneio. Etapas de eliminatória simples podem ser realizadas após as etapas de suíço em alguns torneios.
Etapa do Torneio: O período em que cada jogador participa de uma partida.

Wizards of the Coast, CHAINMAIL, DCI, DUNGEONS & DRAGONS, Frostburn, Sandstorm, Spindown e suas respectivas logomarcas são marcas registradas da Wizards of the Coast, Inc. todas a s marcas registradas, inclusive nomes de personagens e seu aspecto, são propriedade da Wizards of the Coast, Inc. uma subsidiária da Hasbro, Inc. (c)2005 Wizards.




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