Área do conhecimento: Ciências Biológicas Palavras-chave



Baixar 11.97 Kb.
Encontro02.07.2019
Tamanho11.97 Kb.

13ª Mostra da Produção Universitária

.

Rio Grande/RS, Brasil, 14 a 17 de outubro de 2014.


SISTEMA RESPIRATÓRIO: CONHECER E COMPREENDER POR MEIO DE ATIVIDADE PRÁTICA
AMARAL, Érica Larissa Souza do;
MARTINS, Raquel Machado;
AVILA, Lilian Baldez de;
HEFLER, Sonia Marisa.


ericadoamaral@gmail.com
Evento: 13ª Seminário de Ensino

Área do conhecimento: Ciências Biológicas
Palavras-chave: Educação básica; Ensino de ciências; PIBID.
1 INTRODUÇÃO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto do Rio Grande trabalha, em parceria, com o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade/Abramundo utilizando seus materiais. Um desses materiais é a prática sobre sistema respiratório, a qual aplicamos ao 5º ano B auxiliando a professora regente da turma, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. O presente trabalho teve como objetivo, a partir de uma atividade prática sobre sistema respiratório, fazer com que o aluno questione a realidade, busque respostas e exponha suas ideias e percepções a respeito do conteúdo.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
O que o Parâmetro Curricular Nacional – PCNs ensino fundamental (1998) indica como um dos objetivos do ensino fundamental é que o aluno seja capaz de questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica selecionando procedimentos e verificando sua adequação. O professor é visto como educador que direciona e conduz o processo de ensino. Trabalha junto com o aluno a realidade concreta. Abre perspectivas a partir dos conteúdos curriculares. Sendo assim, as atividades práticas passaram a representar importante elemento para a compreensão ativa de conceitos, mesmo que sua implementação prática tenha sido difícil em escala nacional, segundo PCN ensino fundamental (1998).

3 PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

Desenvolvemos a atividade com os 25 estudantes do 5º ano B do ensino fundamental da Escola Municipal França Pinto em Rio Grande – RS, o conteúdo de sistema respiratório a partir de uma simples pergunta desencadeadora “Para onde vai o ar que respiramos?”, após instigá-los com esta pergunta, utilizamos o material para montar o modelo de pulmão fornecido pela Abramundo. O material consiste em um balde com uma pequena abertura circular no fundo, duas bexigas, uma derivação em “Y”, um balão surpresa gigante, um apito e fita crepe. Os materiais foram montados de forma que o balde representasse o tórax, o apito o nariz conectado com a derivação em “Y”, que representa o trajeto que o ar faz da traqueia até os pulmões exemplificados pelas duas bexigas e o balão vedando a extremidade aberta do balde como se fosse um diafragma. Puxando o balão, representando a atividade do músculo diafragma na inspiração, notava-se o enchimento das bexigas e a partir desta demonstração experimental continuamos a discussão sobre o caminho do ar dentro do corpo humano. Foi utilizada também uma fita métrica, com o intuito de medir a caixa torácica dos colegas no momento da inspiração e expiração para que comparassem e verificassem se havia alguma alteração na medida de um momento para outro e assim discutirem o motivo destas.

Ao final da atividade foi solicitado que os alunos registrassem em seus diários de ciências um resumo com desenhos sobre o conteúdo.

4 RESULTADOS e DISCUSSÃO
Ao final da realização da atividade prática, observamos grande envolvimento dos alunos durante todo o processo de construção do conhecimento acerca do assunto da aula, comparando cada material utilizado para montar o modelo de sistema respiratório, com as estruturas do aparelho apresentadas no livro didático da Abramundo. Os alunos compreenderam o que cada objeto representava e conseguiram descrever o processo com facilidade, de modo comparativo, respondendo à pergunta desencadeadora. A atividade despertou a curiosidade dos alunos acerca do assunto, quanto mais se perguntava mais perguntas surgiam, por exemplo, ao comentar que nosso sistema respiratório é responsável por captar oxigênio um aluno fez o seguinte questionamento: “Tia, na água tem oxigênio que o peixe respira né? E tem no ar também, por que então quando a gente tira um peixe da água ele não continua respirando?” Para chegar à resposta para tal questionamento retomamos o que vimos na prática, falando sobre as brânquias, mas o que é realmente relevante ao se observar esta pergunta é a incorporação do conhecimento construído às experiências vividas pelo aluno, sabendo que ao retirar um peixe da água ele morre por não conseguir respirar e associar com o conteúdo da aula. Considerando isto, nota-se que a atividade foi satisfatória e tornou-se um conhecimento significativo.

O esquema da atividade prática foi registrado em seus diários de ciências juntamente com as anotações sobre alterações nas medidas do tórax nos diferentes momentos da respiração.


5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao realizar este trabalho com a turma, pudemos perceber como a atividade despertou a curiosidade dos alunos, desde que retiramos os materiais da caixa até vermos como aquele esquema montado com simples materiais representava o sistema respiratório. Os estudantes queriam puxar o balão e fazer as bexigas inflarem, ou seja, queriam participar. Notando este envolvimento e a incorporação do conhecimento como já dito nos resultados, julgamos a atividade satisfatória e contribuidora para nossa formação docente, repensando o ensino estritamente abstrato e objetivando um ensino empírico, certamente pretendemos usar uma atividade prática e instigar os alunos com perguntas em nossas aulas futuramente.
REFERÊNCIAS

PCN. 1998. Parâmetros Curriculares Nacionais Terceiro E Quarto Ciclos Do Ensino Fundamental Ciências Naturais. Brasília, DF.



Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>.
Catálogo: anaismpu -> cd2014 -> ens
ens -> 3ª Mostra da Produção Universitária Rio Grande/RS, Brasil, 14 a 17 de outubro de 2014
ens -> 3ª Mostra da Produção Universitária Rio Grande/RS, Brasil, 14 a 17 de outubro de 2014
ens -> Área do conhecimento: Anatomia Patológica e Patologia Clínica Palavras-chave
ens -> Rio Grande/RS, Brasil, 14 a 17 de outubro de 2014
ens -> Área do conhecimento: Psicologia Social Palavras-chave
ens -> Acompanhamento e avaliaçÃo dos estágios obrigatórios e não obrigatórios em engenharia civil da furg 2013
ens -> Grupo de Estudos em Psicologia Positiva: um relato de experiência rumo a ampliação de conhecimentos e reflexões corrêA, Mikael Almeida neves, Gabriela Wanzeller pinho, Filipe Ferreira de schwengber, Cristine Lucila paludo, Simone
ens -> Psicopatologia no cinema
ens -> Área do conhecimento: Ensino de Arte Palavras-chave


Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande