Raiva Novembro de 2015



Baixar 21.2 Kb.
Encontro12.01.2018
Tamanho21.2 Kb.



INFORMATIVO DE SAÚDE PÚBLICA DE MASSACHUSETTS

Raiva
Novembro de 2015 | Página de 3

rectangle 1O que é raiva?

Raiva é uma doença muito séria que afeta o cérebro e a medula espinhal de mamíferos (se um animal possuir pêlos, ele é um mamífero). Gatos, cachorros, guaxinins, coiotes e raposas são mamíferos, assim como as pessoas. A raiva é causada por um vírus e quase sempre causa a morte. A raiva é geralmente uma doença de animais, mas ela pode ser transmitida de um animal infectado para uma pessoa.


Como a raiva é transmitida?

A raiva é transmitida quando um animal com raiva morde outro animal ou pessoa. O vírus da raiva está presente na saliva (cuspe) de animais infectados. Os animais infectados também podem transmitir raiva se sua saliva entrar em contato com um arranhão ou uma ferida, ou com os olhos, o nariz ou a boca de outra pessoa ou animal.


A raiva causa a morte de pessoas nos Estados Unidos?

Sim, mas é muito raro pessoas contraírem raiva nos Estados Unidos. Das 55.000 pessoas que morrem de raiva a cada ano ao redor do mundo, somente uma ou duas dessas mortes ocorrem nos Estados Unidos.


O quão comum é a raiva nos animais em Massachusetts?

Bastante comum. Desde 1992, mais de 5.000 animais apresentaram teste positivo para raiva em Massachusetts. A maioria destes casos ocorreu em animais selvagens como guaxinins, cangambás, morcegos, marmotas e raposas, mas todo ano alguns animais de estimação (especialmente gatos) e animais de fazenda também contraem raiva. Felizmente, há uma vacina para proteger cachorros e gatos contra a raiva.


Há algo especial sobre morcegos e raiva?

Sim. A maioria dos casos humanos recentes de raiva nos Estados Unidos foi causada por morcegos. Qualquer possível contato com morcegos deve ser levado a sério. Isto inclui uma mordida ou um arranhão, acordar com um morcego no recinto ou encontrar um morcego em um recinto com uma criança pequena ou uma pessoa mentalmente debilitada. Os dentes do morcego são tão pequenos que a pessoa pode não perceber que foi mordida, por isso exposições a morcegos precisam ser cuidadosamente avaliadas.


Que tipos de animais não contraem raiva?

Aves, peixes, répteis (como cobras, tartarugas e lagartos), anfíbios (como sapos e salamandras) e insetos não podem contrair ou transmitir raiva.


Pode-se dizer se um animal é raivoso?

Não se pode dizer se um animal tem raiva apenas olhando para ele. Animais raivosos podem agir

estranhamente depois que o vírus afeta seus cérebros, ou eles podem parecer bem. Às vezes, os


Novembro de 2015 | Página 2 de 3
animais raivosos podem atacar agressivamente pessoas ou animais. Em alguns casos, um teste é feito no cérebro do animal para descobrir se ele tem raiva.

rectangle 1


Como a raiva é prevenida nas pessoas?

Depois que uma pessoa é exposta à raiva, são aplicadas injeções (denominadas “imunoglobulina”) em volta da mordida ou do arranhão para ajudar a combater o vírus onde o mesmo entrou no corpo. Quatro ou cinco vacinações (injeções) são também aplicadas no braço da pessoa ao longo de várias semanas. Estas injeções também irão ajudá-la a combater o vírus. Isto vai prevenir a pessoa de contrair a doença, desde que as injeções sejam aplicadas antes dela começar a ficar doente. Se a pessoa não tomar as injeções e ficar doente com raiva, não há tratamento eficaz. A raiva é quase sempre fatal.


O que você deve fazer se achar que teve contato com o vírus da raiva?

Se você for mordido ou arranhado por um animal:



  • Lave a ferida com água e sabão imediatamente por dez minutos.

  • Telefone para seu médico ou secretaria de saúde local. Eles podem ajudá-lo a determinar se você precisa ser tratado para exposição ao vírus da raiva.

  • Seu oficial local de controle animal pode ser capaz de capturar o animal que o arranhou ou mordeu. Animais selvagens devem ser testados imediatamente para raiva. Gatos, cachorros, furões e vacas podem ser observados por 10 dias. Se eles permanecerem saudáveis, eles não o expuseram ao vírus da raiva.


O que você deve fazer se encontrar um morcego em sua casa?

  • Se o morcego for encontrado em um recinto com uma pessoa dormindo, uma criança pequena desacompanhada, uma pessoa mentalmente incapacitada ou um animal doméstico, deve-se capturar o morcego de maneira segura e testá-lo para raiva. Informações sobre como capturar um morcego de maneira segura podem ser encontradas no documento intitulado Capturing a Bat: What You Need and How To Do It (Capturando-se um Morcego: De Que Você Precisa e Como Fazê-lo) na página www.mass.gov/dph/rabies.

  • Telefone para a sua secretaria de saúde local para que o ajudem a testar o morcego para raiva.

  • Telefone para seu médico, sua secretaria de saúde local ou para o Departamento de Saúde Pública de Massachusetts para que o ajudem a determinar se você precisa ser tratado para exposição ao vírus da raiva.


O que você deve fazer se achar que seu animal doméstico foi exposto ao vírus da raiva?

Se seu animal doméstico for mordido ou arranhado por outro animal:



  • Telefone para seu veterinário para que ele o ajude a determinar se o animal necessita de cuidados médicos.

Novembro de 2015 | Página 3 de 3




  • rectangle 1Seu oficial local de controle animal pode ser capaz de capturar o animal que arranhou ou mordeu seu animal de estimação. Animais selvagens devem ser testados imediatamente para raiva.

  • Em alguns casos, pode ser necessário confinar seu animal e observá-lo para ver se ele desenvolve sinais de raiva. Seu inspetor local de animais pode ajudá-lo a determinar se isso é necessário.


Como você pode ajudar a prevenir a raiva em Massachusetts?

  • Ensine as crianças a nunca se aproximarem de animais que eles não conheçam – mesmo que pareçam amigáveis.

  • Informe o oficial local de controle animal sobre qualquer animal que se comporte de maneira estranha.

  • Aprecie os animais selvagens à distância. Não mantenha animais selvagens como domésticos. Isto é contra a lei em Massachusetts.

  • Certifique-se de que seus animais domésticos estejam vacinados contra a raiva. Por lei, todos os cachorros, gatos e furões devem ser vacinados regularmente contra a raiva.

  • Não alimente ou forneça água a seus animais de estimação fora de casa. Mesmo tigelas vazias irão atrair animais selvagens e de rua.

  • Mantenha seus animais de estimação em um quintal cercado ou em uma coleira e não os deixe vagar livremente.

  • Mantenha sua lata de lixo seguramente coberta. Latas de lixo abertas atrairão animais selvagens e de rua.

  • Mantenha sua chaminé tampada e conserte buracos nos sótãos, porões e varandas para ajudar a manter animais selvagens como morcegos e guaxinins fora de sua casa.


Onde você pode obter mais informações?

  • Com seu médico, enfermeiro ou clínica, ou com a secretaria de saúde local (listada no catálogo telefônico sob o item governo local)

  • Na Divisão de Epidemiologia e Imunização (Division of Epidemiology and Immunization) do Departamento de Saúde Pública de Massachusetts (MDPH – Massachusetts Department of Public Health), pelo telefone (617) 983-6800 ou pelo telefone gratuito 1-888-658-2850 ou na página www.mass.gov/dph do MDPH.

  • Na Divisão de Saúde Animal (Division of Animal Health) do Departamento de Recursos Agrícolas de Massachusetts (MDAR - Massachusetts Department of Agricultural Resources), pelo telefone (617) 626-1810 ou na página www.mass.gov/agr do MDAR.






straight connector 3Massachusetts Department of Public Health | Bureau of Infectious Disease | 305 South Street, Jamaica Plain, MA 02130



Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande