Questão 01 (uern)



Baixar 29.6 Kb.
Encontro11.11.2017
Tamanho29.6 Kb.

Questão 01 - (UERN)

Numa região em que atua um campo magnético uniforme de intensidade 4 T é lançada uma carga elétrica positiva conforme indicado a seguir:



Ao entrar na região do campo, a carga fica sujeita a uma força magnética cuja intensidade é de 3,2  102N. O valor dessa carga e o sentido do movimento por ela adquirida no interior do campo são, respectivamente:
a) 1,6  10–6C e horário.

b) 2,0  10–6C e horário.

c) 2,0  10–6C e anti-horário.

d) 1,6  10–6C e anti-horário.


Questão 02 - (FPS PE)

Uma partícula carregada com carga elétrica q = 0.06 Coulomb propaga-se com velocidade constante, cujo módulo vale v = 100 m/s. A partícula está num local onde existe um campo magnético uniforme e perpendicular à direção de propagação da partícula carregada. O módulo do campo magnético é B = 0.8 Tesla. A força magnética (em módulo) sentida pela partícula será:


a) 1,8 N

b) 5,8 N

c) 3,8 N

d) 4,8 N

e) 2,8 N
Questão 03 - (UDESC)

Um campo elétrico de 1,5kV/m, vertical para cima, e um campo magnético de 0,4T atuam sobre um elétron em movimento horizontal para a direita, de modo que a trajetória do elétron não é alterada. Lembrando que e representam, respectivamente, campo magnético saindo desta folha e campo magnético entrando nesta folha. Assinale a alternativa que apresenta a velocidade do elétron e a direção do campo magnético, na sequência:


a) 3750 m/s ;

b) 3,750 m/s ;

c) 37,50 m/s ;

d) 3750 m/s ;

e) 3,750 m/s ;
Questão 04 - (UFES)

Um bloco rígido e isolante de massa 400 g possui uma carga elétrica embutida positiva de 10,0 C e encontra-se em repouso em uma superfície definida pelo plano zy no ponto A, como é representado na figura abaixo. Um campo elétrico uniforme e constante , de intensidade 1,00 x 102 N/C, é mantido ligado acelerando linearmente o bloco, até este atingir o ponto B. No trecho entre os pontos B e C, um campo magnético uniforme e constante é aplicado perpendicularmente ao plano xy representado por esta folha de papel e com sentido para dentro do papel. Considere que o bloco pode deslizar livremente, sem atrito, entre os pontos A e C; porém, existe atrito entre os pontos C e D.



a) Determine a velocidade escalar do bloco no momento imediatamente antes de atingir o ponto B. Considere que o bloco é um ponto material e que a distância entre A e B é de 50,0 cm.

b) Identifique e desenhe, num diagrama, as forças que atuam no bloco, quando ele se encontra entre os pontos B e C.

c) Encontre a intensidade do campo magnético para que a força de contato entre o bloco e a superfície definida pelo plano zy seja nula no trecho de B a C.

d) Determine o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície definida pelo plano zy em função de v, g e d, considerando que o bloco chega ao ponto C com uma velocidade horizontal v e para no ponto D, percorrendo uma distância d.


Questão 05 - (UFRJ)

Uma partícula de massa m e carga q positiva, em movimento retilíneo uniforme, penetra em uma região na qual há um campo magnético uniforme, vertical e de módulo B. Ao sair da região, ela retoma um movimento retilíneo uniforme.

Todo o movimento se processa em um plano horizontal e a direção do movimento retilíneo final faz um ângulo com a direção do movimento retilíneo inicial. A velocidade da partícula é grande o bastante para desprezarmos a força gravitacional, de modo a considerarmos apenas a força magnética sobre ela.



a) Determine a razão v’ / v entre o módulo v’ da velocidade do movimento retilíneo final e o módulo v da velocidade do movimento retilíneo inicial.

b) Calcule quanto tempo a partícula demora para atravessar a região em que há campo magnético em função de q, m, B e .


TEXTO: 1 - Comum à questão: 6

Se necessário considerar os dados abaixo:
Aceleração da gravidade: 10 m/s2

Densidade da água: 1 g/cm3 = 103 kg/m3

Calor específico da água: 1 cal/g.°C

Carga do elétron = 1,6 x 10–19 C

Massa do elétron = 9 x 10–31 kg

Velocidade da luz no vácuo = 3 x 108 m/s

Constante de Planck = 6,6 x 10–34 J.s

sen 37° = 0,6

cos 37° = 0,8
Questão 06 - (UFPE)

Um elétron entra com velocidade ve = 10 106 m/s entre duas placas paralelas carregadas eletricamente. As placas estão separadas pela distância d = 1,0 cm e foram carregadas pela aplicação de uma diferença de potencial V = 200 volts. Qual é o módulo do campo magnético, B, que permitirá ao elétron passar entre as placas sem ser desviado da trajetória tracejada? Expresse B em unidades de 10–3 tesla.



Questão 07 - (UEFS BA)


Uma partícula eletrizada com a carga igual a 3.10C desloca-se com velocidade de módulo igual a 2.102m/s, formando um ângulo de 30o com a linha de indução magnética de um campo magnético uniforme de intensidade 1,6.10T, conforme mostra a figura.
A força magnética, em 10N, que atua sobre a partícula é igual a
a) 48

b) 58


c) 68

d) 78


e) 98
Questão 08 - (UFC CE)

Analise as afirmações abaixo em relação à força magnética sobre uma partícula carregada em um campo magnético.


I. Pode desempenhar o papel de força centrípeta.

II. É sempre perpendicular à direção de movimento.

III. Nunca pode ser nula, desde que a partícula esteja em movimento.

IV. Pode acelerar a partícula, aumentando o módulo de sua velocidade.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente II é verdadeira.

b) Somente IV é verdadeira.

c) Somente I e II são verdadeiras.

d) Somente II e III são verdadeiras.

e) Somente I e IV são verdadeiras.
Questão 09 - (UFTM)

Para testar a viabilidade da construção de casas antiterremotos, engenheiros construíram um protótipo constituído de um único cômodo, capaz de acomodar uma pessoa de 90 kg. Sob o fundo do piso do cômodo, inúmeros ímãs permanentes foram afixados e igual número de ímãs foi afixado ao piso sobre o qual a casa deveria flutuar.



O cômodo, muito leve, somava, com seu ocupante, uma massa de 900 kg e, devidamente ocupada, pairava sobre o solo a 3 cm de distância. Supondo que, devido à disposição dos ímãs, a intensidade da força magnética dependa inversamente do quadrado da distância entre os polos de mesmo nome, no momento em que a pessoa dentro do cômodo o deixasse, a nova distância entre a parte inferior da construção e o solo, em cm, tornar-se-ia, aproximadamente,
a) 3,2.

b) 4,3.


c) 6,1.

d) 6,2.


e) 9,0.
GABARITO:
1) Gab: C

2) Gab: D

3) Gab: A

4) Gab:

a) |V| = 50 m/s

b)

c) 8  10-3 T

d)  =

5) Gab:

a) Como a força magnética não realiza trabalho, a energia cinética da partícula não muda. Portanto, não se altera o módulo de sua velocidade e, consequentemente, v’/v = 1.

b) t = m/(qB)

6) Gab: B = 2  10–3 T

7) Gab: A



8) Gab: C

9) Gab: A




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal