Questões para concurso de técnico em segurança do trabalho



Baixar 162.12 Kb.
Encontro28.12.2017
Tamanho162.12 Kb.


S

ECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA - SEAP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Concurso Público

Edital n° 03/2004

Prova de Conhecimentos – 09/05/2004 - Manhã




Agente de Execução – Técnico de Enfermagem









INSTRUÇÕES
1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas.

2. Confira seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado.

3. A interpretação das 50 (cinqüenta) questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Aplicadores de Prova.

4. Nesta prova, as questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, sempre na seqüência a, b, c, d, e, das quais somente uma é correta.

5. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao Aplicador de Prova.

6. Transcreva para o cartão-resposta a opção que julgar correta em cada questão, preenchendo o círculo correspondente com caneta de tinta preta. Não ultrapasse o limite do espaço destinado para cada marcação.

7. Não haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento ou por rasuras feitas pelo candidato. A marcação de mais de uma alternativa em uma mesma questão resultará na perda da questão pelo candidato.

8. Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos (eletrônicos ou não), inclusive relógio. O não-cumprimento dessas exigências implicará a exclusão do candidato deste concurso.

9. Ao concluir as provas, permaneça em seu lugar e comunique ao Aplicador de Prova. Aguarde autorização para devolver o caderno de provas, o cartão-resposta, devidamente assinados, e o comprovante de inscrição.

10. O tempo para o preenchimento do cartão-resposta está contido na duração desta prova.

11. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 horas



Português

Matemática

Informática

Conhecimentos

Específicos

Políticas de Saúde






NÚMERO DE INSCRIÇÃO





TURMA




NOME DO CANDIDATO





ASSINATURA DO CANDIDATO






RESPOSTAS

01 -

06 -

11 -

16 -

21 -

26 -

31 -

36 -

41 -

46 -

02 -

07 -

12 -

17 -

22 -

27 -

32 -

37 -

42 -

47 -

03 -

08 -

13 -

18 -

23 -

28 -

33 -

38 -

43 -

48 -

04 -

09 -

14 -

19 -

24 -

29 -

34 -

39 -

44 -

49 -

05 -

10 -

15 -

20 -

25 -

30 -

35 -

40 -

45 -

50 -

PORTUGUÊS



As questões 01 e 02 referem-se ao texto abaixo.
Misturem-se criações de espécies diferentes de animais, condições inadequadas de armazenamento, higiene precária e aglomerações humanas. Está pronta a fórmula para a eclosão de novas epidemias. São esses fatores que ajudam a explicar por que grande parte dessas doenças tem início em países asiáticos, onde existem todas as condições citadas. “Além das mais recentes, como a Sars e a atual gripe do frango, tudo indica que doenças como a varíola e o sarampo também tenham surgido no continente”, diz o epidemiologista Stefan Ujvari. Ele explica que os vírus acabam passando dos animais para o homem. Isso aumenta as chances de que eles sofram mutações, adaptem-se ao nosso organismo e passem de uma pessoa para outra. “Ao aglomerar animais com finalidade econômica, os homens favorecem o surgimento de epidemias que passariam despercebidas aos humanos se os bichos estivessem espalhados pela natureza, pois suas doenças se restringiriam a eles”, diz.

No livro “Armas, Germes e Aço”, o epidemiologista norte-americano Jared Diamond explica que, nos animais, as doenças epidêmicas também precisam de populações grandes e densas, surgindo principalmente entre espécies sociais, como vacas e porcos. “Quando domesticamos esses animais, eles já sofriam de doenças epidêmicas que apenas esperavam o momento de serem transmitidas dos rebanhos para nós.” Ele cita como exemplo o vírus do sarampo, parente próximo do vírus causador da peste bovina, que possivelmente foi transmitido dos rebanhos para os seres humanos e depois evoluiu para o modo como o conhecemos. Os vírus da tuberculose e da varíola também teriam se originado a partir do contato dos humanos com os bois, e a coqueluche, do contato com porcos e cães. “Esses invasores são criteriosamente escolhidos pela seleção natural, e apenas alguns conseguem se transformar em doenças do homem”, diz o epidemiologista.

(Galileu, no 152, mar. 2004.)

01 - Segundo o texto, é correto afirmar:
a) Os países asiáticos apresentam condições climáticas ideais para o surgimento de epidemias novas, o que justifica o aparecimento das novas epidemias lá.

b) Ao contrário das epidemias mais antigas, a Sars e a gripe do frango começaram em animais e depois foram transmitidas ao homem.

c) Os vírus transmitidos ao homem pelos animais preservam todas as suas características genéticas. Comprova-se isso observando-se o vírus da tuberculose e da varíola.

d) Os animais mais propensos a doenças epidêmicas são os que estão espalhados pela natureza.

*e) A aglomeração de animais próxima ao homem, a densidade populacional e a falta de higiene constituem o cenário ideal para o surgimento de novas epidemias.

02 - Segundo as gramáticas de língua portuguesa, empregam-se aspas:
I. No início e no fim de uma citação para distingui-la do resto do contexto.

II. Para acentuar o valor significativo de uma palavra.

III. Para realçar ironicamente uma palavra ou expressão.

IV. Para indicar o título de uma obra.
As aspas usadas no texto podem ser justificadas somente pelas regras apresentadas em:
a) II e IV.

*b) I e IV.

c) I e III.

d) II e III.

e) III e IV.

03 - Em que alternativa a sentença foi estruturada de acordo com as normas cultas de concordância?
*a) Notícias afirmam que 6,4 bilhões de pessoas serão infectadas pelo vírus. Desse total, 30% devem morrer.

b) Em 1918, quando surgiu a gripe espanhola, não existia tratamentos específicos como os antivirais de hoje.

c) Se realmente houverem as condições propícias, o número de infectados será bem maior.

d) O vírus da gripe sofre mutação radical e torna-se extremamente contagioso. É assim que surge epidemias mundiais.

e) A cada ano, esses vírus sofrem pequenas mutações, que o torna apto a driblar nosso sistema imunológico.
04 - O edital deste concurso, em uma de suas partes, esclarece o seguinte:
9 DA AVALIAÇÃO MÉDICA

9.1 Para a avaliação médica serão convocados por edital próprio, até o preenchimento do limite de vagas e por ordem de classificação, os candidatos aprovados e classificados que tenham sido considerados aptos na avaliação de aptidão física.

9.2 A avaliação médica terá caráter eliminatório e abrangerá exames laboratoriais e exames físicos a serem especificados no edital de convocação.

9.3 Para a avaliação médica, o candidato deverá vir munido de documento de identidade, devendo autenticar o documento de verificação de presença através da coleta de impressões digitais.

9.4 Na avaliação médica será considerado apto o candidato que não apresentar quaisquer alterações patológicas que o contra-indiquem ao desempenho do cargo/função para o qual se inscreveu.

9.5 O candidato que na avaliação médica for considerado inapto por determinado período terá sua vaga garantida, sem prejuízo para a nomeação dos demais candidatos, até que, dentro do prazo previsto no laudo, submeta-se a exames para nova avaliação.


Segundo as instruções acima, é correto afirmar:
a) Para a avaliação médica, o candidato terá que autenticar documento que tiver suas impressões digitais.

b) Os candidatos considerados inaptos pela avaliação médica não perderão sua vaga. Deverão submeter-se a novo exame.

*c) A prova de aptidão física será anterior ao exame de avaliação médica.

d) Todos os que se candidataram ao concurso deverão passar pela avaliação médica.

e) A avaliação médica declarará aprovado o candidato que não apresentar problemas psicológicos.

As questões 05 e 06 referem-se ao texto abaixo.
Os brasileiros já despontam em quinto lugar na lista dos países com mais bichos de estimação. Os cachorros são preferência nacional, somando 23 milhões, contra 10 milhões de gatos. Há uma década, o Brasil nem sequer figurava entre os dez primeiros colocados. Dois motivos explicam esse fenômeno, segundo a veterinária e psicóloga animal Hannelore Fuchs, da USP. A agitação do dia-a-dia e o advento da internet afastaram as pessoas, que apelaram para os animais como forma de trocar afeto. Outra explicação é que, cada vez mais, aceita-se que os bichos são capazes de corresponder ao carinho de seus donos. [...]

Estudos recentes mostram que os cachorros são os mais habilidosos em entender o comportamento humano. As pesquisas nessa área avançaram tanto que alguns laboratórios criaram tradutores de latidos. Segundo o biólogo Samuel Gosling, da Universidade do Texas, em Austin, como os cães sempre estiveram ao lado dos humanos desde a idade das cavernas, especializaram-se em ler os sinais de humor e emoção. Para eles, era uma forma de ter abrigo e comida garantidos. A simbiose entre humanos e cachorros é tamanha que Gosling identificou quatro tipos de inteligência em cães usando testes psicológicos aplicados em humanos. Não é um exagero, portanto, dizer que o cão é o retrato de seu dono. Os avanços na forma como a ciência encara o “ser animal” trazem consigo uma contradição. Afinal, como seria possível criar animais em cativeiro ou fazer experimentos em laboratórios se eles têm a sua capacidade de pensar e de sentir? Aos poucos, a humanidade aprende a respeitar a bicharada, menos por nossas diferenças e mais por nossas semelhanças.

(ISTOÉ, Ed. 1795, mar. 2004.)
05 - Segundo o texto, é correto afirmar:
a) Na última década, os cachorros ganharam a preferência dos brasileiros, ultrapassando os gatos, que antes ocupavam a posição de bicho de estimação predileto.

b) Só na última década foi feito um levantamento confiável do número de animais de estimação no Brasil.

*c) O aumento do número de animais de estimação no Brasil é motivado tanto pelo ritmo de vida quanto pelo reconhecimento da capacidade afetiva dos animais.

d) Como os cães são mais inteligentes que os gatos, já foi possível criar tradutores de latidos, mas ainda não existem tradutores de miados.

e) O reconhecimento das semelhanças entre homens e animais é compatível com o uso de bichos para a realização de experimentos em laboratórios.
06 - A frase a seguir, adaptada do texto, foi pontuada corretamente na alternativa:
a) Dois motivos explicam esse fenômeno; a constatação de que a agitação do dia-a-dia e o advento da internet, afastaram as pessoas, que apelaram para os animais como forma de trocar afeto; e a observação de que os bichos são capazes de corresponder ao carinho de seus donos.

b) Dois motivos explicam esse fenômeno – a constatação de que a agitação do dia-a-dia e o advento da internet afastaram as pessoas – que apelaram para os animais como forma de trocar afeto, e a observação de que os bichos são capazes de corresponder ao carinho de seus donos.

c) Dois motivos explicam, esse fenômeno: a constatação de que a agitação do dia-a-dia e o advento da internet afastaram as pessoas, que apelaram para os animais, como forma de trocar afeto, e a observação de que os bichos, são capazes de corresponder ao carinho de seus donos.

*d) Dois motivos explicam esse fenômeno: a constatação de que a agitação do dia-a-dia e o advento da internet afastaram as pessoas, que apelaram para os animais como forma de trocar afeto, e a observação de que os bichos são capazes de corresponder ao carinho de seus donos.

e) Dois motivos explicam esse fenômeno; a constatação de que a agitação do dia-a-dia e o advento da internet afastaram, as pessoas que apelaram para os animais, como forma de trocar afeto e a observação de que os bichos são capazes, de corresponder ao carinho de seus donos.

As questões 07 a 09 referem-se ao texto abaixo.
O estudante Cláudio da Silva apresentou-se para iniciar seu estágio em uma firma de processamento de dados munido da carta reproduzida abaixo, expedida pelo CIEE/PR:
O(a) Estudante, acima mencionado(a), foi selecionado(a) por essa Unidade Concedente de Estágio e manifestamos nossa satisfação por estarmos juntos nesse trabalho meritório de contribuir para a formação da futura geração de bons profissionais com o auxílio de um Estágio de Qualidade.

Cabe-nos informar que o(a) Estudante em referência já está devidamente cadastrado(a) no CIEE/PR, tendo apresentado a declaração de matrícula atualizada e fotocópias do RG e do CPF.

Entretanto, o Estágio só poderá ter início depois da devolução do Acordo de Cooperação (AC) e do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) assinados pelo Administrador do Convênio dessa Unidade Concedente de Estágio (UCE) e do Plano de Estágio assinado pelo Supervisor de Estágio dessa UCE. Assim sendo, rogamos a fineza das assinaturas nas 4 vias dos referidos documentos, e a devolução de todas as vias para o CIEE/PR, por intermédio do(a) próprio(a) Estudante Candidato(a) a Estágio.

É nosso dever levar ao seu conhecimento, com o objetivo de evitarmos autuações da Fiscalização do Ministério do Trabalho e do Ministério da Previdência Social, que somente após a devolução do AC/TCE e do PLANO DE ESTÁGIO, devidamente assinados, procederemos ao seu registro e assinatura pelo Representante do CIEE/PR, a anotação da data do início e do término do Estágio no Plano de Estágio, a inclusão do nome do(a) Estagiário(a) na apólice de Seguro contra Acidentes Pessoais e a remessa das vias do AC/TCE e do PLANO DE ESTÁGIO para essa Unidade Concedente.

Apresentamos nossos sinceros agradecimentos pela sua compreensão e imprescindível colaboração.
07 - Indique o encaminhamento, por parte da firma, que atende ao que foi solicitado na carta.
*a) Solicitar ao Administrador do Convênio a assinatura das vias do AC e do TCE, e ao Supervisor de Estágio a assinatura do Plano de Estágio, todos em quatro vias.

b) Comunicar ao Administrador do Convênio e ao Supervisor de Estágio que os documentos enviados pelo CIEE/PR deverão ser assinados e devolvidos por Correio.

c) Solicitar ao setor de Recursos Humanos da Unidade Concedente de Estágio que faça uma avaliação do estudante, a fim de verificar se ele tem o perfil adequado para estagiar na empresa.

d) Apresentar o estagiário ao seu futuro chefe, para que suas habilidades sejam avaliadas a fim de verificar se ele tem o perfil exigido pela empresa.

e) Conferir a documentação do estudante: declaração de matrícula atualizada, RG e CPF.
08 - A partir da carta do CIEE/PR, considere as afirmativas a seguir:
I . A seleção do estudante foi feita pela firma que vai acolhê-lo para a realização do estágio.

II . O estágio só poderá ser realizado após autorização dos Ministérios do Trabalho e da Previdência Social.

III . O estágio a ser realizado está previsto em um convênio firmado entre o CIEE/PR e a Unidade Concedente de Estágio.

IV. O estágio só poderá ser iniciado após a assinatura dos documentos pela UCE e pelo CIEE/PR.
Estão corretas:
a) Somente as afirmativas I e IV.

b) Somente as afirmativas I e II.

c) Somente as afirmativas II e III.

d) Somente as afirmativas II, III e IV.

*e) Somente as afirmativas I, III e IV.
09 - Se o CIEE/PR fizesse o encaminhamento conjunto dos estagiários Cláudio da Silva e Ana Silveira, alguns trechos da carta deveriam ser revistos. Indique a alternativa em que a revisão NÃO foi feita de forma correta:
a) Os Estudantes, acima mencionados, foram selecionados por essa Unidade Concedente de Estágio [...]

*b) Cabe-nos informar que os Estudantes em referência já estão devidamente cadastrado no CIEE/PR [...]

c) [...] tendo apresentado as declarações de matrícula atualizadas e fotocópias do RG e do CPF.

d) [...] a devolução de todas as vias para o CIEE/PR, por intermédio dos próprios Estudantes Candidatos a Estágio.

e) [...] a inclusão dos nomes dos Estagiários na apólice de Seguro contra Acidentes Pessoais [...]
10 - Uma das maneiras de se formar palavras é por meio de prefixação, ou seja, agregar um elemento no início do vocábulo. No português, um prefixo muito produtivo é o in, veiculando um sentido negativo. Isso não significa que toda palavra que começa por in seja formada por esse processo. Das palavras retiradas do texto, selecione o conjunto em que se pode comprovar esse processo nos dois termos.
*a) informalidade, inadaptação.

b) instigante, infortúnio.

c) investiu, inovação.

d) individuais, inadaptação.

e) induzindo, instigante.

MATEMÁTICA

11 - Um empresário, preocupado com os preceitos sociais e com a cidadania, tem atualmente 210 empregados, dos quais 10% são portadores de deficiência. Considere as seguintes afirmativas, a respeito do número de empregados dessa empresa.
I. Nessa empresa há 189 empregados que não são portadores de deficiência.

II. Se, daqui para frente, nenhum dos atuais empregados for demitido e forem contratados somente portadores de deficiência, haverá um momento em que exatamente 12% do total de empregados serão portadores de deficiência.

III. Se, dos 210 trabalhadores, forem demitidos 11 que não são portadores de deficiência, os portadores de deficiência serão exatamente 11% do total.
Assinale a alternativa correta.
*a) Somente a afirmativa I é verdadeira.

b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

e) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

12 - Um prédio está sendo reformado para abrigar um hospital. Constatou-se que será necessário construir uma rampa na saída de emergência do prédio, entre o 1o andar e o nível do solo. Sabendo que o desnível é de 2,30 m, e que o ângulo de elevação da rampa em relação à horizontal deverá ser de 20º, calcule o comprimento aproximado da rampa. (São dados: sen20  0,34; cos20  0,94)
a) 4,6 m

b) 5,2 m


c) 5,8 m

*d) 6,7 m

e) 7,2 m

13 - Gás liquefeito de petróleo, para uso em residências, usualmente é vendido em recipientes metálicos contendo 13 kg ou então contendo 45 kg de gás. Além de um salário fixo, um vendedor de gás ganha comissão de R$ 0,39 por venda de 13 kg e comissão de R$ 1,00 por venda de 45 kg. Ao final do mês, apurou-se que ele vendeu 8.625 kg de gás e recebeu, como correspondente comissão, R$ 222,00. Então o número de vendas que ele fez, nesse mês, cada uma com 45 kg, foi de:
a) 95

b) 100


*c) 105

d) 110


e) 115

14 - A figura abaixo é um trapézio, cujo perímetro mede 28 cm. Então sua área, em cm2, é igual a:
a) 30

b) 32


c) 34

d) 36


*e) 38

15 - Uma fatura foi paga com 15 dias de atraso. Em conseqüência, sobre o valor da mesma, foram cobrados multa de R$ 31,00 e juros simples, pelos dias de atraso, à taxa de 0,1% ao dia, perfazendo-se o pagamento total de R$ 1.655,00. Então, o valor da fatura é de:
*a) R$ 1.600,00

b) R$ 1.605,00

c) R$ 1.610,00

d) R$ 1.615,00

e) R$ 1.620,00
INFORMÁTICA

16 - A figura a seguir mostra a tela inicial do Microsoft Word 2000, com alguns dos seus elementos numerados.

Numere cada linha de definição a seguir, com base na numeração da figura:
( ) Régua

( ) Barra de ferramentas ‘Padrão’

( ) Ponto de inserção (cursor)

( ) Barra de ferramentas ‘Formatação’

( ) Barra de Status
Assinale a seqüência correta, de cima para baixo.
a) 3, 2, 5, 4, 1

b) 5, 3, 2, 1, 4

*c) 5, 4, 2, 1, 3

d) 5, 2, 3, 1, 4

e) 4, 1, 3, 5, 2
17 - A figura a seguir mostra uma planilha que está sendo usada no Microsoft Excel 2000. Nela, as células B5 e C5 foram selecionadas.


Se levarmos o ponteiro para o canto inferior direito da célula C5 (na alça de preenchimento, denotada por uma pequena caixa preta), podemos ver que o ponteiro muda para um sinal de Mais. Suponha que nesse momento arrastamos a alça de preenchimento até a célula H5. O efeito dessa operação é:
a) Apagar o conteúdo de todas as células do intervalo B5:H5.

*b) Inserir uma seqüência de números (de 10 em 10) nas células do intervalo B5:H5, terminando com o valor 70 na célula H5.

c) Copiar o valor 20 para as células do intervalo D5:H5.

d) Copiar o valor 10 para as células do intervalo C5:H5.

e) Inserir os valores 10 e 20, de forma alternada, nas células do intervalo B5:H5.

18 - No uso de redes de computadores dentro de uma organização, o usuário normal (que não seja o administrador) deve:
I. Ter acesso a arquivos compartilhados por outros usuários.

II. Ter acesso de leitura à caixa de correio eletrônico (e-mail) de qualquer outro usuário da rede.

III. Ter acesso a recursos de hardware compartilhados como impressoras ou scanners.

IV. Ter acesso de leitura e escrita à área de trabalho de qualquer outro usuário da rede.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

*d) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
19 - O hardware dos sistemas computacionais é composto por um conjunto bem definido de dispositivos e unidades. Qual das alternativas abaixo NÃO é exemplo de dispositivos de entrada ou de saída de um computador?
a) teclado

b) mouse


c) impressora

d) modem

*e) CPU
20 - Em relação ao uso de navegadores (browsers), mecanismos de busca e páginas da Internet, considere as afirmativas abaixo:
I. O Internet Explorer é o único navegador (browser) que pode ser usado no sistema operacional Windows.

II. Alguns mecanismos de busca, como o Google, possuem links de tradução automática para páginas em inglês. O uso desses links não é recomendado, pois as traduções obtidas podem ser totalmente erradas (por exemplo, a tradução obtida pelo Google para “web services” é “correia fotorreceptora”, enquanto deveria ser “serviços web”).

III. Uma vez definido, o conteúdo de um conjunto de páginas da Internet não pode ser mais alterado.

IV. Os dados armazenados em páginas da Internet são supervisionados regularmente por entidades supra-governamentais para garantir a exatidão das informações contidas nas páginas.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I é verdadeira.

*b) Somente a afirmativa II é verdadeira.

c) Somente a afirmativa III é verdadeira.

d) Somente a afirmativa IV é verdadeira.

e) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
21 - Segundo a Lei n° 7.498, de 25/06/86, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, cabe ao técnico de enfermagem assistir ao enfermeiro:
a) na organização e direção dos serviços de saúde e das atividades técnicas e auxiliares de enfermagem.

b) na consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.

c) no planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência à saúde.

d) na direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviços de saúde e de unidade de enfermagem.

*e) no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem.
22 - O uso de dreno cirúrgico de látex tipo Penrose facilita a saída para o exterior de líquidos, sangue ou secreções acumulados em uma cavidade. Considere as afirmativas abaixo relativas aos cuidados de enfermagem no pós-operatório em um paciente com dreno cirúrgico de látex.
I. Deve-se realizar o adequado posicionamento do dreno, evitando que ocorra tração e posterior deslocamento.

II. Deve-se realizar o curativo conforme a necessidade e rotina do serviço e com o material determinado para a prevenção de infecções.

III. Deve-se controlar a drenagem, atentando para a quantidade e aspecto da secreção drenada.

IV. Deve-se manter o dreno aberto no momento da transferência do paciente do leito para a maca ou vice-versa.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

*b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

23 - Quanto aos cuidados de enfermagem pós-operatórios de paciente submetido a torococentese, é INCORRETO afirmar:


a) Deve-se manter vigilância sobre o sistema de drenagem, evitando que o selo d’água caia abaixo de 2 cm.

b) Deve-se controlar o volume drenado, pelo menos a cada 6 horas.

*c) Deve-se evitar mudança de posição no leito para que o paciente se mantenha confortável.

d) Deve-se fazer anotações sobre o volume, aspecto do líquido drenado e funcionamento do sistema.

e) Deve-se manter o(s) frasco(s) abaixo do nível do tórax, inclusive ao transportar o paciente, sendo que neste caso o dreno deve ser pinçado para segurança do paciente.
24 - Considere as afirmativas abaixo quanto aos cuidados de enfermagem na reposição hidroeletrolítica.
I. Deve-se controlar o volume a ser ministrado nas 24 horas.

II. Deve-se controlar o gotejamento das soluções.

III. Deve-se observar o local da punção a fim de detectar precocemente qualquer alteração, como soroma e flebite.

IV. Deve-se estar atento a sinais de hipovolemia ou hipervolemia.

Assinale a alternativa correta.
*a) As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
25 - Quanto à administração de medicamentos, é INCORRETO afirmar:
a) Os “cinco certos” devem orientar a administração de medicamentos: droga certa, dose certa, via certa, hora certa e o paciente certo.

b) Os locais para a administração de injeção intramuscular são a região deltóidea, região dorsoglútea, região ventroglútea e região da face ântero-lateral da coxa.

c) Os medicamentos orais são indicados aos pacientes que podem deglutir e retê-los, tendo a desvantagem de apresentar um início de ação mais lento que a via parenteral.

*d) O volume máximo a ser introduzido no músculo deltóide não deve ultrapassar 6 ml, devendo-se evitar também grande número de aplicações consecutivas em vista da pequena massa muscular.

e) Nebulização é a introdução de medicação não volátil através do trato respiratório, e consiste numa corrente de oxigênio ou de ar comprimido que é passada por uma solução, captando pequenas partículas.
26 - Em relação aos processos de esterilização, é INCORRETO afirmar:
*a) A esterilização pelo calor seco é vantajosa em relação ao calor úmido, pois necessita de baixas temperaturas, o tempo de esterilização é menor e é possível se abrir a estufa durante o processo.

b) A presença de matéria orgânica (gordura, sangue, pus e outras secreções) protege os microorganismos contaminantes do contato indispensável com o agente esterilizante, daí ser necessária a limpeza prévia dos materiais a serem esterilizados.

c) O calor úmido na forma de vapor saturado sob pressão permite a esterilização de materiais inoxidáveis, tecidos, líquidos e borrachas, com exceção de pós.

d) Qualquer que seja o método usado para esterilização, deve-se fazer periodicamente testes bacteriológicos para se avaliar a eficiência do processo.

e) São condições necessárias para a manutenção da esterilização de materiais: a observância do prazo de validade do processo, assim como a integridade do invólucro, o abrigo da poeira e da umidade e a proteção contra insetos.
27 - Paciente com dreno de tórax sob selo d’água, nutrição parenteral total (NPT) e sonda vesical de demora, no momento da passagem do leito para maca e vice-versa, deverá ter:
a) dreno fechado, NPT aberta e sonda fechada.

b) dreno aberto, NPT aberta e sonda fechada.

*c) dreno, NPT e sonda fechados.

d) dreno aberto, NPT fechada e sonda aberta.

e) dreno fechado, NPT aberta e sonda aberta.
28 - Numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda.
1. Diabetes Tipo I ( ) Mais característico da fase adulta.

2. Diabetes Tipo II ( ) Ocorre preferencialmente em indivíduos obesos.

( ) Atinge principalmente crianças e adolescentes.

( ) O paciente é chamado insulinodependente.


Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 2, 1, 1, 2

b) 1, 2, 1, 2

c) 1, 1, 2, 2

d) 2, 1, 2, 1

*e) 2, 2, 1, 1
29 - Um paciente recebeu 2/3 (dois terços) de um comprimido porque sua prescrição médica era de 0,2 g. Qual é a dosagem do comprimido inteiro em mg?
a) 150 mg

*b) 300 mg

c) 200 mg

d) 75 mg


e) 100 mg
30 - Calcule em quantas gotas por minuto devem ser infundidos 90 ml de uma determinada solução endovenosa para que permaneça em perfusão por 30 minutos.
a) 10 gotas

b) 45 gotas

c) 30 gotas

*d) 60 gotas

e) 20 gotas
31 - Sobre as estruturas e componentes do corpo humano, considere as afirmativas abaixo.
I. Os neurônios são células nucleadas especiais capazes de captar estímulos exteriores, como calor, frio e dor, e conduzi-los através do organismo.

II. O escroto, uma bolsa frouxa e enrugada, dividida em dois compartimentos nos quais estão contidos os testículos, os epidídimos e a parte mais proximal dos cordões espermáticos, exerce importante papel na regulação da temperatura local em relação ao ambiente.

III. As hemácias são formadas nas medulas vermelhas dos ossos longos, vivem cerca de 120 dias e são responsáveis pela defesa do organismo.

IV. As plaquetas apresentam um pigmento rico em ferro, denominado hemoglobina, e são responsáveis pelo transporte de oxigênio para as células.

V. A bile é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar.
Assinale a alternativa correta.
*a) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
32 - Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.
( ) Os seres vivos que sintetizam seus próprios alimentos são autótrofos.

( ) A reprodução assexuada é a forma mais simples de reprodução; não há participação de gametas nem ocorre a fecundação.

( ) As plantas, através do processo de fotossíntese, sintetizam seus próprios alimentos a partir da água, gás carbônico e energia solar captada pela clorofila.

( ) O hospedeiro é o portador assintomático nas doenças infectoparasitárias.


Assinale a seqüência correta, de cima para baixo.
a) V, V, F, F

b) F, F, F, V

*c) V, V, V, F

d) F, F, V, V

e) V, F, V, V
33 - As políticas públicas nacionais englobam as áreas de vigilância sanitária e epidemiológica. As duas áreas compreendem ações distintas, embora com o mesmo objetivo, que é a qualidade de vida das pessoas. Numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda.


1. Vigilância epidemiológica

2. Vigilância sanitária



( ) Orientação, fiscalização e controle quanto à construção de estabelecimentos comerciais, asilos residenciais, hospitais, creches e escolas.

( ) Análise de fatores ambientais e socioeconômicos que possam ter alguma influência na eclosão de doenças e nas condições de saúde.

( ) Orientação e controle das doenças transmissíveis.

( ) Orientação, fiscalização e controle quanto ao registro e às condições de fabricação, embalagem, distribuição, estocagem, conservação e transporte de alimentos.

( ) Verificação de surtos de intoxicação gastrintestinal por bactérias como, por exemplo, a salmonela.

Assinale a alternativa que apresente a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.


a) 1, 1, 2, 1, 1

b) 2, 1, 2, 2, 1

c) 2, 1, 1, 1, 2

d) 1, 1, 2, 1, 2

*e) 2, 1, 1, 2, 1

34 - Em relação ao exame do “teste do pezinho”, é INCORRETO afirmar:


*a) O local da coleta do material para o exame é na parte lateral do calcâneo.

b) O exame detecta níveis alterados de proteína, creatinina e uréia.

c) O exame deverá ser colhido após 48 horas da ingestão de leite materno.

d) O hipotireoidismo e a fenilcetonúria também são doenças detectadas pelo exame.

e) É necessário realizar a anti-sepsia do local de coleta do material para exame com álcool a 70% e aguardar que o mesmo evapore completamente.
35 - Com relação ao atendimento inicial do traumatizado, existe o A, B, C, D do trauma, adotado pelo SIATE no Paraná. Acerca disso, numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda.
1. A ( ) Avaliação neurológica.

2. B ( ) Avaliação da respiração.

3. C ( ) Avaliação de permeabilidade das vias aéreas e controle cervical.

4. D ( ) Avaliação do volume circulante e bomba cardíaca.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 1, 2, 4, 3

b) 4, 2, 3, 1

c) 3, 1, 4, 2

*d) 4, 2, 1, 3

e) 1, 4, 3, 2
36 - Um turista é atendido em uma unidade de saúde devido a uma crise hipertensiva. Após o atendimento, solicita à enfermeira uma transcrição do atendimento, pela necessidade de mostrá-lo ao médico que já o atende na sua cidade. A profissional recusa-se a fornecer transcrição, agindo, assim, de forma:
*a) não ética, porque os registros e documentação do usuário em saúde são dele por direito.

b) ética, porque se trata de um documento sigiloso do serviço de saúde.

c) ética, porque o usuário poderia ler e interpretar erroneamente os registros.

d) ética, porque não haveria necessidade de transcrever a outro profissional.

e) ética, porque o usuário poderia utilizar a transcrição contra o serviço de saúde ao interpretar equivocadamente alguma anotação.
37 - Os tipos de preparo de insulina se distinguem devido à velocidade com que a insulina injetada é absorvida da camada sob a pele (subcutânea) para o sangue (início da ação) e pelo tempo que toda a insulina injetada demora para ser absorvida (duração da ação). Quanto aos tipos de insulina, considere as seguintes afirmativas:
I. Pacientes que fazem uso da insulina rápida não devem fazer uso de outros tipos de insulina.

II. Deve-se orientar o paciente que faz uso da insulina rápida a permanecer em jejum até o momento em que a insulina atingir seu efeito máximo no organismo, no prazo de 3 horas.

III. Quando o nível glicêmico estiver baixo e for horário da administração da insulina NPH, deve-se orientar para que o paciente faça uma refeição ou lanche e administrar a insulina prescrita.

IV. Os frascos de insulina devem ser mantidos dentro da geladeira para sua conservação, sendo retirados 30 minutos antes da sua aplicação.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I é verdadeira.

*b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

c) Somente a afirmativa II é verdadeira.

d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
38 - A enfermagem cirúrgica é aquela que trata dos cuidados globais de enfermagem prestados ao paciente nos períodos pré-operatório, trans-operatório e pós-operatório. Tais cuidados objetivam minimizar os riscos cirúrgicos, dar maior segurança ao paciente e reabilitá-lo o quanto antes para se reintegrar à família e à sociedade. A respeito da enfermagem cirúrgica, considere as seguintes afirmativas:
I. A cirurgia de urgência é aquela que deve ser realizada imediatamente, não permitindo nenhum preparo pré-operatório do paciente.

II. Cuidados como o preparo da pele, o preparo intestinal, a higiene e o tempo de jejum que o paciente deve cumprir devem ser tomados na véspera e no dia da cirurgia.

III. O circulante tem como principal atribuição a montagem da sala de operações, auxílio ao instrumentador, atendimento ao paciente, auxílio ao anestesista e atendimento ao ato cirúrgico.

IV. Quando o paciente se submete à anestesia geral, a principal complicação que pode apresentar no pós-operatório imediato é a cefaléia intensa.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa II é verdadeira.

b) Somente a afirmativa IV é verdadeira.

c) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

*d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

39 - O trato gastrointestinal está sujeito a muitos distúrbios que podem interferir com a ingestão normal, a absorção dos nutrientes e a eliminação normal dos excretas produzidos por esses processos. Quanto a tais distúrbios, considere as seguintes afirmativas:


I. A intoxicação alimentar pode ser causada por manuseio e acondicionamento incorretos dos alimentos ingeridos.

II. A prevenção da apendicite inclui a ingestão de alimentos fracionados e diminuição tanto do fumo como da ingestão de álcool.

III. Na peritonite, observam-se dor difusa ou local, rigidez muscular, ausência de ruídos hidroaéreos e respiração superficial.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa II é verdadeira.

b) Somente a afirmativa III é verdadeira.

c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

*e) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
40 - A vacinação é a melhor forma de prevenir várias doenças da infância. Atualmente existem várias vacinas seguras e eficazes, produzidas com os mesmos agentes causadores das doenças, mas inativados, atenuados ou modificados. Assinale a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda, referente aos tipos de vacina e a doença contra a qual conferem imunidade.
1. Tríplice Viral ( ) Caxumba

2. BCG ( ) Coqueluche

3. DPT ( ) Difteria

( ) Tuberculose

( ) Sarampo
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
a) 3, 2, 1, 2, 1

b) 1, 1, 3, 2, 3

*c) 1, 3, 3, 2, 1

d) 1, 3, 2, 1, 2

e) 2, 1, 2, 1, 3

41 - Com relação ao acidente de trabalho, é correto afirmar:


a) A doença do trabalho não é considerada como acidente de trabalho.

b) A doença ocupacional não é considerada como acidente de trabalho.

c) A doença crônica é considerada como acidente de trabalho.

d) As doenças degenerativas são consideradas como acidentes de trabalho.

*e) A doença do trabalho e a doença ocupacional são consideradas como acidente de trabalho.
42 - São sinais de agravamento do nível da desidratação:
*a) anúria, letargia, pulso fino e rápido, taquipnéia e posteriormente bradipnéia.

b) saliva espessa, língua úmida e ausência de lágrima.

c) diarréia, vômito e cefaléia e diurese intensa.

d) olhos fundos, fontanela deprimida e turgor normal.

e) ausência de brilho no olhar, aumento da diurese e urina de cor escura.

43 - Quanto à finalidade e à composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), considere as seguintes afirmativas:


I. A CIPA é formada por representantes da empresa e representantes eleitos dos empregados.

II. Essa comissão tem por finalidade o estímulo à prevenção dos acidentes por meio de sugestões, orientações e fiscalização das medidas para proteger os trabalhadores.

III. O número de empregados necessários para constituir a CIPA depende da direção da empresa.

IV. Todos os empregados, mesmo os que não integram a CIPA, podem participar das reuniões, indicando as situações de riscos e apresentando sugestões para melhorar as condições de trabalho.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I é verdadeira.

*b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

c) Somente a afirmativa II é verdadeira.

d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
44 - A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um formulário que garante ao trabalhador acidentado os seus direitos previdenciários. Com relação à CAT, é correto afirmar:
a) Quem preenche a CAT é o departamento de pessoal da empresa ou o médico responsável da empresa apenas.

b) O trabalhador não pode preencher a CAT.

*c) Quem preenche a CAT é o departamento de pessoal da empresa. Se a empresa não preencher a CAT, o próprio trabalhador ou seus dependentes, o médico que o atendeu, o sindicato, ou qualquer autoridade pública podem preencher o formulário.

d) A CAT deve ser preenchida apenas nos casos de acidentes de trabalho com afastamento por mais de 15 dias.

e) Em caso de doença do trabalho, deve ser preenchida a Notificação de Análise de Acidente do Trabalho (NAT).
45 - A doença profissional causada pela exposição a poeiras orgânicas de algodão, linho, cânhamo ou sisal é chamada de:

a) asbestose.

b) bagaçose.

c) silicose.

d) asma ocupacional.

*e) bissinose.




POLÍTICAS DE SAÚDE

46 - Com relação às disposições da Lei n° 8.080/90 referentes à Saúde do Trabalhador, assinale a alternativa correta.


a) O Sistema Único de Saúde não se responsabiliza pela informação ao trabalhador, à sua respectiva entidade sindical e às empresas sobre os riscos de acidentes de trabalho, doença profissional e do trabalho, ficando essas informações a cargo das instituições privadas.

b) A partir da homologação dessa lei, a avaliação do impacto que as novas tecnologias provocam à saúde ficaram a cargo do Ministério da Ciência e Tecnologia e suas representações estaduais.

c) A direção municipal do Sistema Único de Saúde deve indicar a entidade sindical responsável pela revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho.

d) As políticas de saúde do trabalhador incluem a responsabilidade na formação dos recursos humanos, promovendo cursos de reciclagem e garantindo sua satisfação no trabalho.

*e) Devem ser desenvolvidas atividades voltadas à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

47 - São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que constam na Lei 8080 /90:


a) centralização, universalidade e integralidade.

b) hierarquização,centralização e integralidade.

*c) universalidade, igualdade e integralidade.

d) universalidade, participação popular e autonomia.

e) integralidade, participação popular e autonomia.

48 - A Lei nº 8.080/90, no seu capítulo III, dispõe sobre a articulação das políticas e programas de saúde e as principais atividades a serem desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde, a cargo das comissões intersetoriais. Sobre o disposto na lei, considere as seguintes atividades:


I. Alimentação e nutrição

II. Biodiversidade

III. Segurança

IV. Ciência e tecnologia


Cumprem ao Sistema Único de Saúde:
a) Somente I.

b) Somente II.

c) Somente III e IV.

d) Somente II e III.

*e) Somente I e IV.
49 - Quanto à competência da direção municipal do sistema de saúde (SUS) regida pela Lei n° 8.080/90, considere as seguintes atribuições:
I. Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde.

II. Participar do planejamento, programação e organização da rede nacional e independente do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação com sua direção estadual.

III. Acompanhar o processo de licitação para definir a gestão de laboratórios públicos de saúde e hemocentros.

IV. Executar a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras independentemente da União e dos Estados.

É(são) da competência da direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS):
a) Somente III.

*b) Somente I.

c) Somente I e II.

d) Somente II e IV.

e) Somente III e IV.
50 - Considere as seguintes afirmativas, relacionadas à participação da iniciativa privada na assistência à saúde, conforme as disposições da Lei nº 8080/90:
I. As entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do Sistema Único de Saúde.

II. Os princípios éticos e as normas que regem o seu funcionamento devem ser submetidos à apreciação pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde.

III. Os critérios e valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial serão estabelecidos mediante negociação das tabelas praticadas, visando atingir uma média de valores de mercado.

IV. Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é vetado exercer cargo de chefia ou função de confiança no Sistema Único de Saúde.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I é verdadeira.

b) Somente a afirmativa III é verdadeira.

c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

*d) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.



e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.







©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal