Questões para concurso de técnico em segurança do trabalho



Baixar 143.09 Kb.
Encontro28.01.2018
Tamanho143.09 Kb.



Concurso Público

Edital n°01/2004



Secretária Executiva I

Secretária Executiva








INSTRUÇÕES
1. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova.

2. Confira seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado.

3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Aplicadores de Prova.

4. A prova é composta de 40 (quarenta) questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, sempre na seqüência a, b, c, d, e, das quais apenas uma é correta.

5. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao Aplicador de Prova.

6. Transcreva para o cartão-resposta a opção que julgar correta em cada questão, preenchendo o círculo correspondente com caneta esferográfica com tinta preta, tendo o cuidado de não ultrapassar o limite do espaço destinado para cada marcação.

7. Não haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento ou por rasuras feitas pelo candidato. A marcação de mais de uma alternativa em uma mesma questão resultará na perda da questão pelo candidato.

8. Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos (eletrônicos ou não), inclusive relógio. O não-cumprimento dessas exigências implicará a exclusão do candidato deste concurso.

9. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao Aplicador de Prova. Aguarde autorização para devolver o caderno de prova e o cartão-resposta, devidamente assinados.

10. O tempo para o preenchimento do cartão-resposta está contido na duração desta prova.

11. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 3 horas e 30 minutos



Português

Matemática


Conhecimentos

Gerais

Específica





NÚMERO DE INSCRIÇÃO





TURMA




NOME DO CANDIDATO





ASSINATURA DO CANDIDATO





RESPOSTAS

01 -

06 -

11 -

16 -

21 -

26 -

31 -

36 -

02 -

07 -

12 -

17 -

22 -

27 -

32 -

37 -

03 -

08 -

13 -

18 -

23 -

28 -

33 -

38 -

04 -

09 -

14 -

19 -

24 -

29 -

34 -

39 -

05 -

10 -

15 -

20 -

25 -

30 -

35 -

40 -

PORTUGUÊS



As questões 01, 02, 03 e 04 referem-se ao texto abaixo.
A morte de Ayrton Senna num domingo triste de 10 anos atrás provocou uma das maiores catarses da história do Brasil. O piloto sem limites, que era a alma vencedora de um país combalido, morreu de repente, na frente das pessoas que como sempre o acompanhavam: ao vivo para o mundo todo. Vasculhe a memória, não há caso parecido. Nem mesmo o assassinato de John Kennedy, que foi filmado, estava sendo presenciado por milhões de admiradores, pois ocorreu num corriqueiro deslocamento da comitiva numa cidade texana.

Os fiscais do circuito de Ímola ainda retiravam o piloto do cockpit e o mito já estava nascendo.

É difícil mensurar o que o incidente daquele domingo, Dia do Trabalho, mudou na história de um povo, por quanto tempo esses efeitos se prolongarão e a que destino conduzirão. Mas ninguém duvida que uma nova identidade nacional começou a nascer naquele veículo destroçado.

O poder dos mitos e sua influência nos destinos da civilização é freqüentemente negligenciado. Mas ainda que racionalistas cartesianos o menosprezem, a História está cheia de exemplos de cidadãos aparentemente comuns que, por uma ou muitas razões, levam seus povos a novos e inesperados caminhos. A reportagem de capa desta edição esmiuça esse fenômeno e apresenta predestinados que deixaram a condição humana, tornaram-se mitos e, assim como Ayrton Senna, catalisaram as expectativas subconscientes de nações ou gerações. (...)

(HEIN, Ronny. Editorial da revista Os Caminhos da Terra, abr. 2004.)

01 - A intenção principal do texto é:


a) fazer uma retrospectiva da morte de Ayrton Senna e mostrar sua importância para o povo brasileiro.

*b) apresentar ao leitor uma reportagem de uma edição da revista que trata do surgimento e importância dos mitos, dentre eles Ayrton Senna.

c) alertar o leitor para fatos históricos passados, como a morte de Ayrton Senna, que acabam facilmente caindo no esquecimento.

d) mostrar ao leitor a diversidade de temas que a revista aborda na edição apresentada, que são de interesse nacional.

e) fazer uma avaliação do impacto que a morte de Ayrton Senna teve sobre o povo brasileiro, desde o ocorrido até os dias atuais.

02 - O piloto sem limites, que era a alma vencedora de um país combalido ...

É difícil mensurar o que o incidente daquele domingo ...

... tornaram-se mitos e, assim como Ayrton Senna, catalisaram as expectativas subconscientes ...


Tendo em vista o sentido, as expressões grifadas podem ser substituídas, respectivamente, por:
a) combatido – prever – incentivaram

b) abatido – relatar – desencadearam

c) fracassado – medir – enfrentaram

*d) abalado – avaliar – intensificaram

e) perseguido – medir – alteraram

03 - Observe a grafia das palavras e assinale a alternativa correta.


a) Um acidente em Ímola, a dez anos atrás, provocou a morte de Ayrton Senna.

b) Para os brasileiros, não há caso parecido com o de Ayrton Senna. Mesmo daqui há muitos anos, o povo vai lembrar.

c) As aspirações há que queria se referir o editor do texto, será alvo de estudo de especialistas daqui há mais algum tempo.

d) Uma batida há 300 Km/h contra um muro punha um ponto final na vida de um ídolo.

*e) Há muito, não se via uma manifestação como a que ocorreu na morte de Ayrton Senna.

04 - Mas ainda que racionalistas cartesianos o menosprezem, a História está cheia de exemplos de cidadãos aparentemente comuns que, por uma ou muitas razões, levam seus povos a novos e inesperados caminhos.


A sentença acima foi reescrita, sem alteração das relações de sentido, em:
*a) Embora racionalistas cartesianos o menosprezem, a História está cheia de exemplos de cidadãos aparentemente comuns que, por uma ou muitas razões, levam seus povos a novos e inesperados caminhos.

b) A História está cheia de exemplos de cidadãos aparentemente comuns que, por uma ou muitas razões, levam seus povos a novos e inesperados caminhos, porque racionalistas cartesianos o menosprezam.

c) Como racionalistas cartesianos o menosprezam, a História está cheia de exemplos de cidadãos aparentemente comuns que, por uma ou muitas razões, levam seus povos a novos e inesperados caminhos.

d) Como a História está cheia de exemplos de cidadãos aparentemente comuns que, por uma ou muitas razões, levam seus povos a novos e inesperados caminhos, logo os racionalistas cartesianos o menosprezam.

e) Quanto mais os racionalistas cartesianos o menosprezam, tanto mais a História está cheia de exemplos de cidadãos aparentemente comuns que, por uma ou muitas razões, levam seus povos a novos e inesperados caminhos.

As questões 05, 06, 07 e 08 referem-se ao texto abaixo.
O governo atravessa um momento delicado. Como um time de futebol que antes do início do jogo foi recebido pelo carinho da torcida — gritando e aplaudindo o nome do técnico e de cada um de seus jogadores — e depois do apito, com a bola rolando, continuou recebendo apoio e conseguiu até um respeitoso silêncio da torcida adversária, Lula e seus ministros estão começando agora a sentir a pressão das vaias. E elas não vêm só dos torcedores adversários. Sua própria torcida já dá sinais veementes de impaciência.

A tática aplicada para o começo do jogo foi arriscada. Com fama de agressivo, o time surpreendeu e entrou em campo na retranca, cumpriu o regulamento do FMI e, ao invés de ir para a frente, como se esperava, recuou o ataque e ficou estagnado pelos juros altos, trocando a bola na defesa, acumulando munição para um torturante superávit primário. Até determinado momento, o plano deu resultado e o time recebeu aplausos e elogios. Entendeu-se que a retranca estava lá para limpar o campo para o ataque que viria em seguida.

O problema é que o tempo passa, a ansiedade da torcida aumenta e o time continua na retranca. A irritação cresce tanto na torcida quanto — o que é pior — dentro do próprio time. O meio de campo já não se entende, os jogadores começaram a perder a cabeça e criticam abertamente a tática adotada. Por enquanto, as vaias ainda não chegaram ao técnico, mas é hora de levantar do banco, gritar e exigir que o time se organize e cumpra o combinado. Vá para o ataque. [...]

(MELLO, Hélio Campos. ISTOÉ 1797, mar. 2004.)


05 - O texto fala do desempenho do governo por meio de uma comparação com um jogo de futebol. Nessa comparação, só NÃO se pode estabelecer a seguinte relação:
a) técnico  Presidente da República.

b) time  pessoas do alto escalão do governo, como os ministros.

*c) ir ao ataque  responder às críticas dos adversários.

d) torcida adversária  partidos de oposição.

e) torcida  povo.
06 - Em que alternativa a substituição da expressão grifada por aquela que aparece entre parênteses NÃO altera a forma verbal?
a) Cresce, tanto na torcida quanto no próprio time, uma irritação descontrolada. (posicionamentos díspares)

b) Passado já algum tempo de jogo, existe ainda, no time, uma inércia preocupante. (desentendimentos de principiantes)

c) Falta ao técnico do time uma atitude mais firme. (atitudes firmes)

*d) Faz apenas um ano que o time entrou em jogo. (dois anos)

e) Ocorreu, durante o jogo, uma série de falhas. (várias falhas)
07 - Observando as normas da língua culta, em que alternativa a expressão grifada pode ser substituída pelo pronome LHE?
a) O time cumpriu o regulamento do FMI.

b) A torcida recebeu o time com carinho.

c) O técnico aplicou uma tática que ninguém esperava.

d) Os últimos acontecimentos aumentaram a ansiedade da torcida.

*e) Aplicou ao time a tática adequada.
08 - Assinale a alternativa em que a sentença está estruturada de acordo com normas da língua culta.
a) As técnicas que o governo se apóia estão sendo questionadas pela oposição.

b) As medidas do governo, cujos resultados se duvida, foram implementadas sem apoio das bases.

*c) As vaias ainda não chegaram ao técnico a que o texto se refere.

d) A partida de futebol que fala o texto é uma metáfora do governo atual.

e) os jogadores que o texto dirige a crítica mostram um jogo sem planejamento tático.
MATEMÁTICA
09 - Uma pesquisa feita em um universo de 12000 pessoas apontou que 42% delas preferem uma marca de cerveja X e 58% preferem uma marca Y. A fim de que, nesse mesmo universo, a marca X venha a ter mais do que 50% de preferência, é necessário que haja mudança de preferência de, no mínimo:
*a) 961 dessas pessoas

b) 1201 dessas pessoas

c) 1441 dessas pessoas

d) 1681 dessas pessoas

e) 1921 dessas pessoas
10 - Na figura abaixo, o ânguloé reto, e o ponto D pertence ao segmento de reta AB. Sabendo que AC = 5 m, AD = 2 m e BC = 13 m, a área do triângulo DBC é:
*a) 25 m2

b) 28,5 m2

c) 30,25 m2

d) 35 m2

e) 40,5 m2

11 - Suponha dois reservatórios de água com as seguintes especificações do formato interno: o do reservatório 1 é um cilindro circular reto cuja altura é H metros e cuja base tem raio de R metros; o do reservatório 2 é um cubo de aresta H metros. Sobre tais reservatórios, considere as seguintes afirmativas:


I. Se H = 1,5  R, então a capacidade do reservatório 1 é menor do que a do reservatório 2.

II. Se H = R, então as capacidades dos dois reservatórios são iguais.

III. Se H = 2R, então a capacidade do reservatório 1 é menor do que a do reservatório 2.
Assinale a alternativa correta.
a) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

*e) Somente a afirmativa III é verdadeira.

12 - Calcule a área de um terreno em uma região de planície, representado na figura abaixo. São dados: sen 60º = e cos 60º = 0,5.


a) 9375 m2

b) 9,375km2

*c) 9375m2

d) 9,375 km2

e) 18750 m2

13 - A medida da altura de um cilindro circular reto, em cm, é igual à medida do raio da base. Se a razão entre a medida do volume e da área total desse cilindro é igual a 2, então o volume, em cm3, mede:


a) 500

b) 504


c) 508

*d) 512


  1. 516

14 - Seja m o número de vezes que os dois ponteiros de um relógio sobrepõem-se no intervalo de tempo de 0 h 01 min até 12 h 00 min, e seja  o tempo (constante) que decorre de uma dessas sobreposições até a sobreposição seguinte. Nesse caso:


a) m = 10 e  = 60 + min

*b) m = 11 e  = 60 + min

c) m = 11 e  = 60 + min

d) m = 12 e  = 60 + min

e) m = 12 e  = 60 + min

15 - Se 5 máquinas funcionando 16 horas por dia levam 3 dias para produzir 360 peças, então 4 máquinas iguais às primeiras devem funcionar quantas horas por dia para produzir 432 peças em 4 dias?


*a) 18

b) 19


c) 20

d) 21


e) 22

16 - A média aritmética de dois números é 15,5, e a média aritmética ponderada desses números relativa aos pesos 2 e 8, respectivamente, é 17,3. Então um dos dois números é:


a) 12,1

b) 12,2


c) 12,3

d) 12,4


*e) 12,5

CONHECIMENTOS GERAIS


17 - “O deputado Paulo Afonso (PMDB-SC) afirmou estar decepcionado com o fato de, passado mais de um ano de Governo Lula, as mudanças prometidas não terem se concretizado. Ao lembrar que, desde a eleição, apoiou o governo, contrariando, inclusive, a orientação inicial de seu partido, o parlamentar observou que, se fosse para dar continuidade à política econômica de Fernando Henrique, o povo teria escolhido José Serra.” (in: Jornal da Câmara dos Deputados, 16 mar. 2004)
Levando em consideração a declaração do deputado Paulo Afonso (PMDB-SC) e as constantes críticas à política econômica do governo Lula, qual afirmativa não se enquadra no modelo econômico adotado até hoje no governo petista?
a) A prioridade para questões de estabilidade macroeconômica em detrimento das questões sociais.

b) A manutenção de um discurso puramente técnico na área econômica, sem espaço amplo para discussão de alternativas políticas.

c) O aumento do superávit primário como condição fundamental para ganhar confiança dos mercados e, no futuro, voltar a crescer.

d) A manutenção de uma política monetária restritiva ligada a preocupações com aumento da taxa anual de inflação.

*e) A manutenção de uma política de juros altos para investimento imediato em programas sociais.
18 - O sociólogo Sérgio Adorno, ao investigar as práticas penais brasileiras, constatou que, no preenchimento de um formulário, por exemplo, quando o indivíduo acusado de algum delito tinha o direito de definir sua cor, ele “branqueava” sempre a resposta. Por outro lado, no curso do inquérito havia uma tendência a se “enegrecer” ou a “embranquecer” o acusado. Se o réu negro provasse ser trabalhador e pai de família, ele se transformava mais e mais em “moreno claro”, nos documentos do inquérito. O inverso também foi observado. A partir da constatação de Sérgio Adorno, assinale a alternativa que está de acordo com a tese sustentada pelo autor:
*a) Réus negros tendem a ter um tratamento penal mais rigoroso se comparados a réus brancos.

b) Há uma tendência natural de se branquear a cor da pele, pois se acredita que a justiça brasileira associe diretamente cor e criminalidade, muito embora esse fato não tenha sido comprovado empiricamente pelo analista.

c) A justiça brasileira trata os cidadãos de maneira igual, independentemente da cor de sua pele; o que se vê são atitudes racistas por parte dos próprios réus.

d) Os réus, quando têm o direito de definir sua cor, tendem a branqueá-la por acreditar que esse fato pode ajudá-los no decorrer do processo, o que não foi constatado pelo autor.

e) Não há nenhuma ligação, no tratamento penal, entre raça e classe social.
19 - Considere a tabela sobre a evolução do desmatamento no estado do Paraná.


Evolução do Desmatamento no Estado do Paraná

ANO

COBERTURA FLORESTAL
(há)

PERCENTUAL
(%)

1500(*)

17.000.000

85,00

1895(**)

16.782.400

83,41

1930(**)

12.902.400

64,13

1937

11.802.400

59,60

1950(**)

7.983.400

39,68

1955

6.913.600

34,90

1960

5.563.600

28,10

1965(**)

4.813.600

23,92

1980(***)

3.413.447

16,97

1990(****)

1.848.475

9,19

1994(*****)

1.712.814

8,60

1995(****)

1.769.449

8,79

FONTES: (*) Cobertura Florestal primitiva original – Estimativa (**) Maack, 1968 (***) FUPEF, 1984 (****) SOS MATA ATLÂNTICA/INPE/ISA,1998 (*****) IAP, 1994

Com base nesses dados e considerando os conhecimentos sobre o assunto, avalie as afirmativas a seguir.


I. Atualmente o governo do estado conta com um sistema de reposição florestal obrigatória. Isso, dentre outros fatores, fez com que pela primeira vez na história o desmatamento tenha tido um saldo negativo (-0,19%) entre os anos de 1994-1995.

II. Na década de 1980, houve o maior percentual de desmatamento na história do estado do Paraná.

III. O desmatamento no estado do Paraná está ligado ao processo de industrialização e urbanização observado no Brasil no pós-1930.

IV. Das terras desmatadas, 37% foram destinadas para atividades pecuárias.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

*b) Somente a afirmativa I é verdadeira.

c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

e) Somente a afirmativa II é verdadeira.

20 - Levando em consideração a conjuntura nacional, avalie as afirmativas abaixo sobre a defesa dos direitos humanos no Brasil.


I. É praticada, normalmente, por diferentes grupos, desde organizações não-governamentais, sindicatos, associações de classe, até promotores e parlamentares membros de comissões de direitos humanos.

II. Está concentrada nas mãos do poder público federal a competência de denunciar e punir as violações de direitos.

III. Encontra-se significativamente atrasada, e ainda há no país resistências tanto à ratificação de normas internacionais de direitos humanos quanto à aceitação de órgãos internacionais que supervisionem o respeito a elas.

IV. Está garantida constitucionalmente desde 1946, mas ainda apresenta falhas devido ao tamanho do território e à falta de fiscalização.


Assinale a alternativa correta.
*a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

e) Somente a afirmativa IV é verdadeira.
21 - Sobre o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), considere as afirmativas a seguir.
I. Os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU são: EUA, França, Inglaterra, China e Rússia.

II. Os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU são os países vitoriosos da II Guerra Mundial.

III. O Brasil será o primeiro país da América Latina a figurar como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU a partir de 2006.

IV. Nenhum dos países dos continentes africano e sul-americano são membros do Conselho de Segurança da ONU.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

*c) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

e) Somente a afirmativa III é verdadeira.
22 - Como parte do ciclo hidrológico, o escoamento superficial forma:
*a) córregos, rios e lagos.

b) córregos e lençol freático.

c) apenas rios.

d) rios, lagos e poços artesianos.

e) lençol freático, poços artesianos, córregos e lagos.
23 - Sobre o ciclo hidrológico e observando a figura abaixo, é INCORRETO afirmar:


a) A água evaporada dos oceanos (1) junta-se àquela da evapotranspiração (2) e seu contato com as camadas mais frias promoverá a condensação (3).

b) Com a redução da temperatura nas camadas onde se acumula o vapor d´água, poderá ocorrer precipitação (4).

c) A figura representa a constante circulação da água por diferentes ambientes e estados.

*d) A água evaporada dos oceanos (1) tem pouca participação no ciclo hidrológico, pois a maior parte da água provem de evapotranspiração de (2) e de geleiras.

e) A água que escoa superficialmente (6) é a maior responsável pela erosão do solo.


24 - Quanto à possível autoria do atentado ocorrido em 11 de março de 2004 em uma estação de trens, na Espanha, a imprensa e o governo espanhol, na ocasião sob o comando do presidente José María Aznar, veicularam de início informações desencontradas. Havia suposições de que o atentado tivesse sido cometido pelo ETA, movimento separatista basco, e também suposições de que tivesse sido realizado por grupos extremistas islâmicos. Três dias após os atentados, ocorreram eleições presidenciais na Espanha e o partido de José María Aznar, que seguia favorito até então, foi derrotado pelo partido socialista, subindo ao poder o atual presidente José Luiz Rodríguez Zapatero. Sobre o assunto, é correto afirmar:
a) A autoria do atentado foi reivindicada pelo ETA, o que aprofunda as tensões étnicas na Espanha.

b) O governo do presidente José María Aznar, que apoiou George W. Bush e Tony Blair na guerra contra o Iraque, procurou tirar proveito eleitoral do atentado ao sustentar publicamente, desde o início, que a autoria das explosões só poderia ser atribuída a terroristas islâmicos.

*c) Ao assumir o governo, José Luiz Zapatero cumpriu promessa de campanha e anunciou a retirada de tropas espanholas do Iraque.

d) O ETA, pela presença da cultura muçulmana ao longo de séculos na Península Ibérica, tem sua origem política e cultural no fundamentalismo islâmico.

e) A autoria do atentado foi reivindicada por grupos fundamentalistas islâmicos; assim, confirmou-se a opinião da maioria da população espanhola, que desde o início de 2003 apoiou maciçamente as ações do presidente Aznar diante da guerra contra o Iraque.

ESPECÍFICA


25 - A partir dos conhecimentos auferidos ao longo do curso de graduação em Secretariado Executivo, que prevêem dotar o egresso com desembaraço para resolver questões de gestão secretarial, colocando em exercício aquilo que chamamos de ideal em educação, a práxis, pode-se dizer que esse profissional deverá atuar de forma:
a) equilibrada

b) organizada

*c) holística

d) responsável

e) desembaraçada
26 - Dentre as variáveis que seguem, identifique aquelas que melhor traduzem o conceito de Organização Laboral:
a) Reuniões bem organizadas com duração de 2 a 3 horas.

b) Aceitar e realizar todos os serviços que lhe sejam solicitados.

c) Centralizar todas as atividades de forma a não perder o controle.

*d) Tomar a iniciativa de visitar os setores ligados ao seu para antecipar acontecimentos e tarefas.

e) Uma vez identificado um problema não se deve perder tempo em identificar as causas.
27 - Você está concorrendo a uma vaga de trabalho na área de secretariado executivo, na qual exigir-se-á enquadramento na legislação profissional vigente, o que equivale a dizer que é a adequação ao disposto na Lei nº 7.377/85 e na Lei nº 9.261/96. Considerando esse enquadramento, é correto afirmar:
a) Você ainda não é graduado(a) em Secretariado Executivo, no entanto atua na profissão há mais de 24 meses, com carteira assinada, cuja condição o(a) qualifica a concorrer à vaga.

b) Você tem a formação em Técnico em Secretariado, atua na área registrado como tal há mais de 36 meses, o que a(o) qualifica a concorrer à vaga.

c) Você não tem graduação em Secretariado Executivo, mas está registrado como Secretária(o), há mais de 5 anos, o que o indica à vaga.

*d) Você é recém graduado(a) em Secretariado Executivo, embora ainda não tenha feito o seu registro junto ao Ministério do Trabalho; isso, de qualquer forma, não o(a) desqualifica à vaga.

e) Você não tem graduação, porém trabalha há mais de 36 meses como Secretário(a), e possui DRT em nível técnico, o que o(a) qualifica à vaga.
28 - Em uma determinada empresa, a(o) secretária(o) executiva(o) recebeu uma fatura referente a compra de equipamentos; tomou todas as providências cabíveis e a encaminhou ao setor competente para efetuar o pagamento dentro do prazo. Para sua surpresa, passados alguns dias, recebeu uma ligação comunicando o não pagamento da dívida, o que poderia acarretar transtornos legais à empresa. Veio a descobrir que o processo parara no setor administrativo, em face da ausência do seu titular (que estava em férias), e que a secretária deste não havia tomado nenhuma iniciativa a respeito, conduta essa que demonstra um comportamento antiético. Em relação ao texto é correto afirmar:
a) A secretária do setor de pagamentos, prejudicou deliberadamente o profissional do setor que lhe encaminhou o processo de pagamento da futura, por questões hierárquicas.

b) Ambos os profissionais não respeitaram a filosofia da empresa, que é de atendimento pleno aos clientes.

*c) A secretária do setor responsável pelo pagamento da fatura, não atuou como figura-chave no fluxo de informações.

d) É facultado ao profissional da área secretarial assinar documentos que possam resultar no comprometimento empresarial e da dignidade profissional da categoria.

e) A secretária do setor de pagamento guardou absoluto sigilo sobre o assunto e efetuou o encaminhamento do documento que lhe foi confiado.
29 - Hoje o profissional de Secretariado Executivo tem como responsabilidades funcionais uma ampla variedade de funções que lhe exigem habilidades e competências bem definidas e mais complexas que as usuais. A partir desse pressuposto, pode-se afirmar que as habilidades e competências que hoje exigem um maior preparo por parte da(o) secretária(o) executiva(o) são:
a) Espírito de iniciativa e criatividade para realizar tarefas novas e não exigidas – como atender telefonemas.

b) Capacidade lingüística para redação, tradução/versão de textos em língua estrangeira – mas, principalmente, digitação de documentos.

*c) Gerenciamento de projetos, espírito empreendedor e pró-atividade.

d) Restringir-se à execução de tarefas inerentes ao setor.

e) Aceitar que a implementação e desenvolvimento de determinadas ferramentas de trabalho sejam identificadas em análise institucional.
30 - A organização de viagens de trabalho de um executivo, sejam nacionais ou internacionais, requer muita atenção e cuidados por parte do profissional da área de Secretariado. Considerando o processo de organização de viagens, torna-se imprescindível ter em mãos certas informações-chave, como:
*a) Destino; horários de preferência; companhia aérea; voucher; PTA (se for o caso); hotéis; material de trabalho; plano de viagem e documentos.

b) Companhia aérea; voucher; PTA; e-ticket; transfer e fuso horário.

c) Destino; companhia aérea; PTA; conexões; fuso horário e horário de transfer.

d) Material de trabalho; documentos; folders; laptop; conexões e cursos.

e) Nota fiscal dos equipamentos; plano de viagem e documentos.

31 - A sociedade moderna vive, cada vez mais, dependente de um eficiente e eficaz processo de comunicação. Esse processo, na área de Secretariado Executivo, é condição sine qua non para o bom andamento do escritório. Qual das alternativas abaixo melhor traduz o conceito de comunicação por meio do conhecimento?


a) Informações documentais armazenadas em um único computador, em banco de dados - access.

b) Arquivos elaborados de acordo com a TTD do setor correspondente.

*c) Gestão eletrônica de documentos – GED.

d) Classificação e preservação dos documentos.

e) Centralização da informação.
32 - As atribuições da rotina de trabalho inerentes ao profissional da área secretarial, sejam elas diárias, mensais ou esporádicas, são quase infindáveis, porém só será capaz de realizá-las a(o) secretária(o) que tiver flexibilidade, e manifestar interesse em realizar diferentes tarefas, visando o bom andamento do dia-a-dia de trabalho. Para tanto é necessário o conhecimento dos produtos e serviços que a empresa presta. A respeito do assunto considere as seguintes afirmativas:
I. Dentre as rotinas diárias da(o) secretária(o) está a tarefa de manter o espaço físico do ambiente de trabalho, em perfeita ordem, utilizando-se para tanto técnicas de arquitetura organizacional.

II. Receber, analisar e fazer a triagem da documentação, recebida e expedida, pela chefia imediata.

III. Desempenhar tarefas difíceis e de longo tempo de duração, com disciplina e apreço, até o término total da atividade que lhe foi delegada(o).

IV. Após iniciar o dia de trabalho desempenhando tarefas mais simples, mais igualmente importantes ao bom andamento das atividades laborais, a(o) secretária(o) deve executar as tarefas mais demoradas, que exigem maior carga de esforço físico e mental.

V. O trabalho diário de um profissional da área secretarial, é por vezes muito simples, sendo desnecessária a busca por aplicativos tecnológicos que o auxiliem em suas atividades diárias.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I,II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

*d) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
33 - A(o) secretária(o) executiva(o) necessita ter um perfil de profissional multifuncional, dentre essas funcionalidades múltiplas está a de planejamento, organização e execução de eventos empresariais. Diante dessa afirmação considera as seguintes alternativas:
I. Um bom conhecimento em normas de cerimonial e protocolo, para instituições públicas e privadas, auxilia na execução de precedências de lugares de um evento.

II. A base do sucesso de um evento fundamenta-se no preparo pormenorizado de todas as atividades a serem desenvolvidas, ou seja, nas fases pré, durante e pós-evento.

III. O check-list é o instrumento adequado no auxílio do planejamento, organização e execução de um evento.

IV. Na formação do profissional da área de Secretariado Executivo, a habilidade e a aptidão para atuar na organização de eventos são embasadas a partir da teoria da disciplina de técnicas secretariais.

V. O evento organizado pela secretária(o) executiva(o) serve, entre outras coisas, para promover, lançar e fixar a imagem da empresa onde trabalha.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa II é verdadeira.

c) Somente as afirmativas, II e IV são verdadeiras.

d) Somente a afirmativa V é verdadeira.

*e) Somente as afirmativas, I, II, III e V são verdadeiras.
34 - Uma das facetas do perfil exigido pelo mercado de trabalho para qualquer área de atuação profissional, evidenciada no contexto da gestão participativa, é o marketing pessoal. No contexto secretarial ele aparece, e não poderia ser diferente, para auxiliar o profissional a alcançar o sucesso, numa visão holística. A respeito do assunto considere as afirmativas:
I. Quando fala-se em marketing pessoal, deve-se definir projetos de cunho profissional e pessoal.

II. É desnecessário especializar-se cada vez mais na área de atuação.

III. Precisa-se estar atento a mudanças e saber adaptar-se a elas.

IV. É imperioso cuidar da aparência física e do equilíbrio emocional.

V. Deve-se buscar a integração harmoniosa não só para si, mas também para os colegas de trabalho.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa III é verdadeira.

c) Somente as afirmativas, II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas, I, III e V são verdadeiras.

*e) Somente as afirmativas, I, III, IV e V são verdadeiras

35 - Você como Secretária(o) Executiva(o) além de desempenhar com perfeição, competência e habilidade todas as tarefas inerentes à profissão, sabe que sua posição no quadro funcional da empresa, conhecimentos técnicos e muito traquejo organizacional, permite-lhe certa liderança. Por meio dessas características você deverá conquistar a simpatia e a cooperação gratuita do seu staff. Diante do exposto considere as afirmativas:


I. Ao delegar-se uma tarefa, faz-se necessário que a pessoa encarregada em executá-la já tenha um conhecimento prévio do que está sendo solicitado.

II. As tarefas delegadas devem ser repassadas com clareza e objetividade de comunicação.

III. O excesso de tarefas com grau de dificuldade alto a um único colaborador pode gerar atrito e ausência de eficiência na execução da atividade proposta.

IV. Faz-se necessário conhecer o trabalho a ser executado, antes de confiá-lo ao colaborador.

V. A tarefa de liderar equipes, buscando os resultados propostos pelo planejamento estratégico da empresa, é feita pela(o) secretária(o).
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I é verdadeira.

b) Somente a afirmativa III é verdadeira.

*c) Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

36 - Um dos fatores que diferencia um profissional de outro, além da capacidade técnica, é o quanto ele sabe se comportar no ambiente organizacional, ou seja, a etiqueta profissional. Técnicas de boa apresentação pessoal e habilidade no trato com as pessoas são consideradas sinônimos de sucesso na carreira de qualquer profissional. Em relação ao trato com pessoas, a(o) secretária(o) executiva(o) ao atender um cliente deve expressar-se fazendo o uso de uma linguagem:


I. informal, com o uso de gírias, pois esse atendimento deixaria o cliente mais a vontade.

II. que deve ser o mais natural possível.

III. que deve ser formal.

IV. que depende de cada situação.

V. que procure evitar expressões de duplo sentido.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa II é verdadeira.

b) Somente a afirmativa I é verdadeira.

c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II, III são verdadeiras.

*e) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

37 - A(o) secretária(o) executiva(o), por ser o elo entre clientes internos e externos da empresa, juntamente com o seu executivo, necessita lidar com eficácia em relação aos aspectos da sua inteligência emocional. Dentro deste contexto é correto afirmar que, quando falamos de relacionamento interpessoal, estamos falando de:


I. Ter autoconsciência e ser automotivado.

II. Ser incapaz de lidar com o emocional do outro.

III. Saber lidar e controlar as próprias emoções de maneira produtiva e positiva.

IV. Se autoconhecer e autoavaliar-se.

V. Participar de análises em grupo.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa V é verdadeira.

b) Somente a afirmativa II é verdadeira.

c) Somente as afirmativas V e I são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas IV, I e II são verdadeiras.

*e) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

38 - A Redação Comercial, assim como o uso de tecnologias, faz parte do dia-a-dia do profissional de Secretariado. O uso de recursos como editores de texto, serve para auxiliar na digitação e correção dos vários tipos de correspondência empresarial. Dentre esses tipos podemos citar as “atas”. Levando em consideração a forma tradicional de redação de atas deve-se:


I. Numerar todas as linhas seguindo o caminho: arquivo, configurar página, layout, número de linhas.

II. Não enumerar todas as linhas.

III. Não rasurar e não deixar espaços em branco.

IV. Não pôr identificação de seqüência numérica nas reuniões ordinárias.

V. Não colocar Secretário “Ad Hoc”.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

*e) Somente as afirmativas I, e III são verdadeiras.
39 - A(o) secretária(o) executiva(o), ao recepcionar comitivas estrangeiras deverá ter conhecimento sobre os usos e costumes daquele determinado país. Visando recepcionar visitantes estrangeiros de diferentes países como: Alemanha, Índia e Japão e também países muçulmanos, na empresa na qual trabalha, estabeleça a correlação entre as colunas numerando a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda.
1. Tipo de restaurante. ( ) Não deixar comida no prato.

2. Não usar a mão esquerda para comer. ( ) Nunca usar o primeiro nome.

3. Alimentação. ( ) Beijos na face só por manifestação do estrangeiro.

4. Cumprimento. ( ) A vaca é um animal sagrado.

5. Apresentação. ( ) Usa-se para higiene.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.
a) 2, 5, 1, 3, 4

*b) 3, 5, 4, 1, 2

c) 3, 4, 5, 2, 1

d) 5, 4, 3, 1, 2

e) 1, 3, 2, 5, 4
40 - Após a Revolução Industrial, o mundo econômico passou a se estruturar sob a forma de empresas. Estas, por sua vez, necessitaram de novas formas de administração, o que veio sendo aperfeiçoado ao longo dos séculos. No século XX esta evolução caracterizou-se por criar modelos de gestão. Numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda relacionando os modelos de gestão e suas características.
1. Gestão holística. ( ) Modelo horizontal de administração.

2. Gestão participativa. ( ) Qualidade total.

3. Gestão clássica. ( ) Capital humano.

4. Gestão do conhecimento. ( ) Planejamento estratégico.

5. Gestão japonesa. ( ) Produção em massa.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.
a) 4, 5, 1, 3, 2

b) 3, 5, 2, 1, 4

*c) 2, 5, 1, 4, 3

d) 5, 4, 3, 2, 1



e) 2, 1, 4, 5, 3






©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal