Prova de física 1o ano ensino médio



Baixar 15.02 Kb.
Encontro14.05.2018
Tamanho15.02 Kb.


Curso e Colégio Anchieta

Específicas

PROFESSOR: Couto

DISCIPLINA: Biologia (COMPLEMENTO)

UFPR 2015/2016



1-Ao estudar a vida, podem-se distinguir diversos níveis hierárquicos de organização biológica, que vão do submicroscópico ao planetário. Começando no plano submicroscópico, observa-se que a matéria viva é constituída de átomos que se reúnem quimicamente, formando as moléculas das diversas substâncias orgânicas. Seguindo esses níveis hierárquicos, conceitue

a) tecidos;

b) órgãos;

c) população biológica.

2- (FUVEST)- tendo em vista o conceito de cadeia alimentar, em qual dos casos havera menor perda da energia armazenada na soja: quando uma população humana come soja, ou quando come carne de porco alimentado com soja?Explique



3- UNICAMP-De acordo com o sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científico Felis catus aplica-se a todos os gatos domésticos como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem (Felis silvestris), o lince (Felis lynx) e o puma ou suçuarana (Felis concolor) são espécies relacionadas ao gato.

  1. A que gênero pertencem todos os animais mencionados?



  1. Por que todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico?



  1. Qual dos nomes a seguir designa corretamente a família a que pertencem esses animais: Felinaceae, Felidae, Felini, Felinus ou Felidaceae? Justifique.

4-(FUVEST-)Um casal de namorados entalhou um coração numa árvore, a 1 metro do solo. Casaram. Ao completar suas bodas de prata, voltam ao local. A árvore, agora frondosa, tem o triplo da altura. A que distância do solo está o coração entalhado? Relacione a posição do coração com o crescimento da árvore.

5-UDESC-Desde a Antigüidade o ser humano consegue perceber as alterações nas paisagens naturais que ocorrem à sua volta. A sucessão ecológica é um dos processos que interfere nessas transformações e conduz as comunidades a estádios de equilíbrio dinâmico com o ambiente.

a) Caracterize cada uma das fases que ocorre durante a sucessão ecológica em uma determinada comunidade.

b) Descreva o que ocorre no decorrer da sucessão ecológica, em relação ao número de nichos ecológicos, à biomassa, e à vegetação de pequeno porte.

6(UFPR)- Colênquima e esclerênquima são tecidos caracteristicos dos vegetais. Compare-os em relação aos seguintes itens:

a)características gerais

b) funções

7 (UFV)- Em relação aos tecidos vegetais:



  1. Qual a função dos meristemas primários e onde se localiza,

b)Qual a função dos meristemas secundarios

C) escreva uma característica do esclerênquima que o diferencia do colênquima


  1. De o nome do tecido localizado nas folhas e nos caules jovens, caracterizado por celulas ricamente clorofiladas com função fotossintética.

8-Bob esponja, personagem de desenho animado é um animal muito primitivo, classificado na escala zoologica como Parazoa. Com relação a esse filo animal, responda:

  1. Qual é o tipo de esqueleto e como esta formado

  2. Que tipo de digestão e onde ocorre

  3. Quais são os tipos de esponja em ordem crescente de complexidade

  4. Como se propagam as esponjas se elas são sesseis

9- o corpo dos vegetais superiores é composto por 2 (dois) conjuntos básicos de estruturas: vegetativas e reprodutivas. Enquanto as estruturas vegetativas garantem a manutenção do indivíduo como uma unidade dentro da população, as estruturas reprodutivas são responsáveis pela propagação deste indivíduo e pela conseqüente manutenção do estoque genético da espécie. No que se refere às estruturas vegetativas, resolva os itens a seguir:

a) Quais as funções do caule e da raiz na planta? Cite pelo menos duas funções de cada órgão.

b) Quais as características morfológicas (ou fisiológicas) de cada um desses órgãos? Cite pelo menos duas características de cada um.

c) Normalmente, os caules e as raízes desenvolvem-se, respectivamente, acima e abaixo do solo. Acontece que determinadas plantas apresentam um padrão de crescimento um tanto quanto diferente. Cite 2 (dois) exemplos de caules subterrâneos e 2 (dois) exemplos de raízes aéreas.



10- FUVEST- sobre semente e fruto das angiospermas, responda:

  1. De quais partes da flor são provenientes



  1. Qual o papel de agentes como vento, os insetos e outros animais em sua formação





©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal