Proposta do Curso de Higiene



Baixar 5.96 Kb.
Encontro13.12.2017
Tamanho5.96 Kb.

Noções básicas de higiene por meio de práticas de microbiologia”



Vagas: 15

Carga horária: 4 HORAS

Conteúdo: Atividades práticas de Microbiologia relacionadas à higiene e assepsia de diferentes locais.

Público alvo: trabalhadores de restaurantes, hospitais e creches interessados em aprender noções de higiene por meio de práticas de Microbiologia.

Objetivo: O curso é ministrado desde 2007 e visa promover a reflexão do cotidiano da prática profissional dos manipuladores de alimentos.

Justificativa: A intenção da realização desse curso tem sido, desde então, mostrar por meio de práticas de microbiologia qual a importância de uma boa higiene pessoal, do local de trabalho e dos próprios alimentos, para a saúde individual e coletiva. Para atingir esse objetivo o curso tem sido ministrado para trabalhadores que atuam diretamente com manipulação de alimentos e limpeza em restaurantes, lanchonetes, hotéis, creches, hospitais e afins, buscando levantar discussões quanto às razões de se realizar algumas práticas de higienização, muitas vezes comuns em nosso dia a dia. Durante as 4 horas que aqui permanecem, os alunos têm a oportunidade de realizar diferentes experimentos com bactérias, fungos e protozoários que corroboram com o objetivo proposto.

Programação: Lavagem das mãos com diferentes agentes químicos, impressão digital dos dedos em placas de Petri para crescimento dos microrganismos, semeadura de bactérias de diferentes lugares, repicagem de fungos dos alimentos, ação da temperatura e de agentes químicos nos protozoários, ação dos agentes antimicrobianos sobre os micróbios, higienização correta dos alimentos e utensílios de cozinha e discussão sobre a diversidade dos micróbios no que se refere aos alimentos tanto quando estão contaminando como quando são importantes para a fabricação. Observação e discussão de todo material dos experimentos realizados. Dois vídeos de cerca de 10minutos relacionados ao tema complementam as atividades.

Glaucia Colli Inglez



Coordenadora do MMB




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal