Projeto de lei nº 389, de 2004



Baixar 18.74 Kb.
Encontro07.10.2019
Tamanho18.74 Kb.



PROJETO DE LEI Nº 389, DE 2004
Dá denominação de Dr. Miguel Bello ao Centro de Atenção Integral à Saúde de Santa Rita - CAIS - SR, em Santa Rita do Passa Quatro.

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:



Artigo 1º - Passa a denominar-se “Dr. Miguel Bello” o Centro de Atenção Integral à Saúde de

Santa Rita – CAIS - SR, em Santa Rita do Passa Quatro.



Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA


A pedido do Deputado Sidney Beraldo, Presidente desta Casa, que por força regimental encontra-se impedido de apresentar qualquer propositura durante o exercício da presidência, apresentamos o projeto de lei em epígrafe que atribui a denominação de “Dr. Miguel Bello” ao Centro de Atendimento Integral à Saúde, do Município de Santa Rita do Passa Quatro.
Filho dos imigrantes italianos, Domingos Bello De Miguel e Petronilla De Simone Bello, Miguel Bello nasceu no dia 31 de janeiro de 1923, em São José do Rio Pardo.
Criado segundo os costumes italianos, sempre foi um estudante brilhante, tendo recebido vários prêmios, inclusive quando serviu ao Tiro de Guerra, em 1940.
Enquanto estudava, ajudava seus pais na loja da família – Casa Bello – que ficou famosa em toda região por seus artigos finos como cristais, porcelana e prataria, e, nas horas vagas, colaborava na Biblioteca do Colégio Estadual Euclides da Cunha, onde se graduou, em 1939.
Em 1941, então com 18 anos, Miguel foi para o Rio de Janeiro, onde depois de fazer o curso pré-médico, foi aprovado na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil. Nesse tempo, conheceu a jovem Arlete, estudante do Liceu de Belas Artes, que mais tarde viria se tornar sua esposa e mãe de seus quatro filhos: Ângela (1952), Domingos (1954), Isabella (1960) e Isolda (1961).

Com o falecimento prematuro do seu pai, em 5 de maio de 1943, sua mãe, muda-se, definitivamente, com a família para a Fazenda São João da Califórnia, em Santa Rita do Passa Quatro, herdada do seu pai, Paschoal De Simone, onde havia criação de gado e plantações de café e algodão.


Em virtude de seus estudos, no entanto, Miguel permaneceu no Rio de Janeiro, até que, em 23 de maio, de 1944, foi integrado à Força Expedicionária Brasiléia – FEB, servindo como soldado no 6º Batalhão de Caçadores, na cidade de Santos, com especialização na área de saúde.
Com seu desligamento da FEB, em 1945, retoma seus estudos na então Capital Federal, trabalhando, durante os anos seguintes, em diferentes hospitais, até ser aprovado e contratado como médico interno pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, para trabalhar no Hospital da Ilha do Governador, sob a direção do famoso Prof. Campos da Paz.
Graduou-se em dezembro de 1948, em cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, casando-se, logo depois, em 28 de maio, de 1949, com a jovem Arlete, na Igreja Matriz de Santa Rita do Passa Quatro.
Fixando residência naquele Município, ali iniciou sua trajetória profissional, prestando atendimento médico em sua própria casa na Usina Vassununga e no Posto de Assistência Médica local.
Com sua transferência, em 1955, para Vargem Grande do Sul, preferiu deixar o serviço público estadual para permanecer em Santa Rita, onde já tinha muitos pacientes.
Exercendo sua profissão com dignidade e dedicação, o Dr. Miguel recebeu várias homenagens durante toda a sua vida, tendo recebido, inclusive, o Título de Cidadão Santarritense e Menção Honrosa do Rotary Clube.
Por ocasião do seu octagésimo aniversário foi lhe oferecida uma grandiosa festa pela Usina Santa Rita, onde exerceu sua profissão por mais de 52 anos, quando recebeu os agradecimentos dos seus proprietários e funcionários pelo carinho que sempre lhes dedicou.
Tendo herdado de seu pai um profundo amor ao próximo e o gosto refinado pelas artes e pela leitura, e de sua mãe a força do caráter, o senso de justiça e o valor do trabalho, o Dr. Miguel foi o esteio moral e emocional de sua família e exemplo de profissionalismo e dedicação a toda a comunidade santarritense.

Por estes motivos, nada mais justo que esta Casa, atendendo à solicitação dos Vereadores Wagner Martins e Paulo S. Siqueira Cezar, da Câmara Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, preste uma justa homenagem póstuma ao saudoso Dr. Miguel Bello, falecido em 21 de janeiro de 2004, perpetuando seu nome no Centro de Atendimento Integral à Saúde, daquele município.




Sala das Sessões, em 2/6/2004



a) João Caramez - PSDB


SPL - Código de Originalidade: 521729 010604 1914






©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal