Projeto de Extensão Universitária



Baixar 8.48 Kb.
Encontro22.01.2018
Tamanho8.48 Kb.

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

PRONTO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO À COMUNIDADE LOCAL


Coordenadora: Heidi Miriam Bertolucci Coelho - Psicóloga (Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada - CPPA)



Grande Área *

Ciências da Saúde

Área temática 1 *

Saúde

Área temática 2 (opcional)

Educação

Objetivos: Este projeto tem por objetivo prestar serviços à comunidade, através de Plantão, onde o cliente é atendido prontamente pelo estagiário de psicologia. Feito este atendimento, os clientes são encaminhados às diversas estratégias de saúde mental, dentre elas, acompanhamento de psicoterapia individual ou de grupo, oficinas culturais, grupos de vivência, orientação psicológica, entre outras. O projeto também articula teoria e prática, proporcionando aos estagiários do curso de psicologia uma antecipação e ampliação do conhecimento clínico, integrado à realidade de vida da população atendida. O suporte teórico utilizado para a formação do aluno e base clínica para supervisão, se dá através da Psicanálise contemporânea.

O Programa de Pronto Atendimento Psicológico destina-se a atender em sistema de plantão e psicoterapia individual, quando necessário, usuários da comunidade local e, de acordo com suas queixas e sintomas, encaminhá-los a outros serviços disponíveis da universidade e do município.

Beneficiário/Clientela: Comunidade de Assis e região: jovens e adultos que procuram ajuda psicológica. São oferecidas 30 horas semanais de Plantão Psicológico no CPPA. São realizadas em média 65 sessões de psicoterapia individual por semana, destinadas aos clientes, oferecidas pelo grupo de estagiários do projeto e por sua coordenadora. Outros beneficiários são os alunos do 4º e 5º anos do curso de psicologia: 11 alunos que recebem supervisão semanal e formação teórico-clínica através deste programa. Este Projeto tem a importância de conscientizar a população a respeito da promoção de saúde mental, em um momento que a cultura contemporânea não promove espaços de reflexão e escuta a dor psíquica.



Esse projeto tem como intenção colaborar com a formação clínica do aluno de psicologia oferecendo uma especialidade profissional, através da experiência prática que pode complementar o aprendizado da sala de aula. É um programa que reúne dados e informações para diversas possibilidades de pesquisas articuladas às demandas sociais contemporâneas, caracterizando a clientela atendida em suas queixas e sintomas, perfil sócio cultural, criando estratégias de prevenção adequadas às questões de saúde mental. As pesquisas realizadas e os atendimentos oferecidos possibilitam sustentação aos trabalhos apresentados em diversos congressos nacionais e internacionais.

Este Projeto já ganhou reconhecimento e importância dentro da comunidade local a respeito da prevenção e promoção da saúde mental. Neste ano de forma particular o Projeto foi apresentado a uma Comissão de Saúde Mental, nomeada pela reitoria, que tem como objetivo, estruturar estratégias de atenção ao aluno universitário. Este trabalho ganha visibilidade nas apresentações de eventos científicos como pioneiro e referência como modelo em programas de Plantões Psicológico.




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal